No térreo de um prédio, uma calçada ladrilhada chamou-me a atenção. O musgo aproveitou o tempo chuvoso e a umidade sob a copa de uma árvore pra mostrar-se em verde viçoso, dando ao passeio público um toque especial. Aquele mosaico vivo, exposto às solas de uma gente fria que passava indiferente, parecia pedir para ser fotografado. E foi isso mesmo que fiz.
Antes de publicar a foto aqui, porém, aticei o amigo e poeta Antonio Rezende, de Palmas, num e-mail curto e instigador: “E então, camarada... dá pra viajar na poesia da foto que te mando agora?†A resposta veio sem demora. Estes versos que reproduzo a seguir:
não vi a pequena folha amarela
bailar no ar desde a copa alta
até o pouso leve na úmida calçada
mas colho poesia na essência dela
cismando que ainda nos falta
muito para convencer a “manadaâ€
imagino com quanta lixa de salto
de passante medonho e atordoado
gastou-se a superfÃcie do chão ladrilhado
e quantos não notaram (mesmo do alto)
este mosaico frágil e, sobretudo,
avesso a tanto rosto mudo
no rés-do-chão de uma simples fachada
quanta lição natural desperdiçada!
é mesmo devagar que o musgo medra
enfeitando as brechas do ladrilho
num segredo de entranha de pedra
eternizado por teu olhar de andarilho
Agora, foto e versos estão na roda, como se diz. Como um brinde à sensibilidade dos amigos do Overmundo. Alguém mais se habilita?
bela imagem e belas palavras!!!
Parabéns mais uma vez, Tom!
Parabéns mais uma vez, Resende!
Essa parceria é perfeita. Abraços!!!
Desculpe o erro...
Parabéns Rezende!!!
É, Tom. Até que não ficou ruim. Ressalto que repente é repente. Tem liga e sentimentalidade. Viva!
Antonio Rezende · Palmas, TO 26/1/2007 17:41BelÃssimo e instigante casamento entre foto e texto, assim como o insistente musgo beijando os vãos das pedras. Gostei demais meninos!
Cida Almeida · Goiânia, GO 29/1/2007 13:32
Linda composição, as cores...tudo...Parabéns!
Tudo muito belo!
Parabéns aos dois!
Simples, sensÃvel e belo.
Gostei demais.
Um abraço.
a folha amarelada dá uma vida na foto... e a poesia é muito bonita. parabéns a dupla... continuem assim. estarei por perto para apreciar mais trabalhos da dupla...
no mais... aquele abraço das Geraes
DJ Yuga
Voces parecem unha e carne.
Se agarrem mesmo, vale à pena!
Parabéns!
Um abraço mineiro.
anamineira...
Eu é que agora estou no compromisso de acompanhar algumas colaborações em parceria com o Tom Damatta, pelo menos enquanto ele não puder fazer isso.
Como você sabe, meia dúzia vestiu carapuça e explodiu em ódio provocando o maior rebu! O que sei é que aquele xará e parceiro que sofreu degola não tarda a voltar.
Com ele eu curto isso de ser unha e carne. E nem aà para a meia dúzia que cisma em teimar que focinho de porco é tomada.
Ah, se todo mundo como você e o dj yuga...
Abraços tocantinenses!
Osvaldo, Cida, Lucaz, LetÃcia, Carlos, Daianne, Adan...
Em nome do autor desta colaboração, com o mesmo espÃrito do comentário anterior, eu agradeço a manifestação de vocês.
As parcerias com o Damatta continuarão.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!