MÚSICA DE RUIZ é o trabalho de Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz. O CD lançado em 2006, traz composições da dupla e parcerias com artistas como Alice Ruiz e Makely Ka, além de participações mais que especiais de Carlos Careqa, Glauco Soter, Ângelo Esmanhoto, Beline Cidral, Fred Teixeira, Du Gomide, entre outros.
Além do disco, a dupla também publicou o livro CONTRA-INDÚSTRIA, um raro material sobre a cena independente no Brasil que traz um novo paradigma.
Dessa vez, a música instrumental Moiras, composição de Téo Ruiz. O arranjo é uma referência ao mito das moiras. Segue abaixo o texto sobre essa música que foi para o encarte do disco.
Esta composição instrumental é baseada no mito das Moiras (ou Gréias), três fiandeiras da mitologia grega (com similares em muitas outras culturas) e que determinam como será fiado, medido e cortado o fio da vida. Uma jovem, uma senhora, e a outra velha, revezavam a utilização de apenas um dente e um olho e estavam acima da determinação de qualquer deus. Esta música é composta por três instrumentos de corda: o milenar Tampura, o centenário violoncello, e outro relativamente recente na história da música, o violão, realizando três funções musicais distintas representando cada uma das moiras. As linhas dos instrumentos vão traçando uma conversa ininteligÃvel, porém explÃcita e determinada.
Tanto o livro quanto o CD podem ser adquiridos através do site oficial da dupla.
Saiba mais sobre o livro também aqui!
Tem mais é que ficar mesmo. E sou favorável à idéia que circulou por aÃ, de deixar como está, já que está muito bom. E que venham outras.
Téo... fica valendo o "que venham outras" e o "está muito bom", mas o comentário era sobre a música do Mansur, o choro para o maestro dele que está ali na capa no banco de cultura neste momento e em tese era apenas uma versão demo.
Sobre a tua música, agora sim: linda.
O som de fundo me lembrou o Uakti. Sabe aquele instrumento que gira? Não vou lembrar o nome... mas... foi feito com algo parecido?
E o teu violão em paz-tensão na medida tá ótimo.
Abração,
Felipe
Uakiti???? Nossa, que elogio! Adoro esses mineiros, são muito bons. Aliás, tem muita coisa boa em Minas. Não tô lembrado desse instrumento que gira direiro. Vi um show deles aqui uns anos atrás, e tinham tanta coisa que faziam tantos sons diferentes e legais...
Como sempre Felipe, obrigado! Daqui a pouco já tem o disco todo, e vou colocar o encarte também.
Abraços
Massa ter o disco inteiro, Téo... e espero o Contra-Indústria também, fiquei curioso pra ler desde que soube da existência desse trabalho teórico de vocês... Bom... o instrumento que gira do Uakti está na primeira fotografia desta colaboração.
Abraços!
Na verdade são tantos que já estou em dúvida se é esse mesmo... Quem sabe no site próprio do Uakti dá pra saber precisamente
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 24/7/2007 13:06Acho que eu vi qual é o instrumento.
Téo Ruiz · Curitiba, PR 24/7/2007 18:46
Sobre o livro, vamos publicar aqui sim. Eu só preciso organizar o arquivo certinho e, principalmente, discutir algumas questões sobre o "copyleft" com o editor pra gente fazer tudo direitinho. Ele apóia também, mas queremos fazer de um jeito bacana, e o Overmundo é o local ideal pra isso. Beleza?
Abraços, e obrigado pelo apoio de sempre!
Bacana! Interessante o conceito...é uma música que pode interagir com imagens...meio trilha...tá bem gravada...e têm esse som diferente da tampura...gostei e votei!
abraços
Moiras em cordas tecem o contÃnuo.
Botei para rodar sem parar na esperança de que o fio não se parta e a tecitura nunca acabe.
Além do que, Teo, a melodia traz sim uma conversa bem construÃda sobre a existência que propaga, em som, a energia vital.
Eu gostei também desta.
Valeu Adroaldo! É uma música que eu particularmente gosto bastante, e no arranjo pensamos justamente nessa continuidade. Essa música representa muito pra mim, pois como violonista ouvi alguns outros artistas instrumentais, principalmente Mário da Silva. Não chego nem perto desses caras na habilidade de tocar o violão, não mesmo. Mas essa música foi uma que eu fiz com muito cuidado e me remete muito a essa fase instrumental minha. Gostei do resultado, que bom que gostaram também.
O disco já está quase todo aqui!!!
Abraços
bem bacana! gostei muito do som.
abraços
Já tem mais uma música do CD na sala de edição!
http://www.overmundo.com.br/banco/musica-de-ruiz-retrato
Abraços!
Muito bom mesmo...
VOTEI.Já fui no Retrato.Vou pro site.
bj
Essas cordas fiam muitas eras. É lindo. Foi a primeira música que ouvi do cd. Escolha feita pelo encantamento do tÃtulo. Vou me esticar aqui do lado e ouvir as outras. Já sou toda agradecida por essa dose única.
abraço pra vc.
Obrigado Milu, te convido pra ouvir o resto nesses links abaixo. Espero que goste!
http://www.overmundo.com.br/banco/musica-de-ruiz-cd-completo
http://www.overmundo.com.br/banco/tudo-tem-recheio-casca-de-nos-cd-completo
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!