Músicas de Domínio Público do Folclore Santareno

Luciana Leal Cavalcante
Instale o Flash Player para ver o player.
1
Fábio Cavalcante · Santarém, PA
25/5/2011 · 16 · 8
 

Gravado entre novembro de 2010 e maio de 2011, em Santarém/PA.
Este disco é parte do resultado da bolsa de pesquisa, experimentação e criação artística concedida pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) no ano de 2010. O projeto foi feito em duas partes. A primeira foi o registro, em áudio e partitura, de músicas do folclore de Santarém-PA. Na segunda parte, escrevi arranjos baseados em alguns temas folclóricos, que foram executados por mim e a Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho, e formam este disco. Todo o material reunido (vídeos, áudios, textos e fotos) está disponível no site do projeto, que pode ser acessado clicando aqui.

compartilhe



Embutir



informaes

Autoria
As músicas "Arapiuns", "Porrada na macaxeira", "Indereré", "Roda" e "Valsa do Saracuá" são de autoria de Fábio Cavalcante. "Glorioso São João", "Umga vumba", "Marcha dos pretos" e "Marambiré" são tradicionais do oeste paraense, e de autores desconhecidos.
Ficha tcnica
Arranjos e gravação por Fábio Cavalcante. Interpretado por Fábio Cavalcante e Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho, com regência de João Paulo Fonseca. Projeto Gráfico de Luciana Leal.
Downloads
422 downloads

comentrios feed

+ comentar
Paulo Silas
 

Adorei! Lindo de se ouvir!

Paulo Silas · Fortaleza, CE 26/5/2011 10:09
sua opinio: subir
Paulo Silas
 

Olhei no outro site (http://www.fabiocavalcante.com/folcloresantareno/registros.html)

e olha o que encontrei: "Menina, quando tu fores" Essa música ouço minha mãe cantar de vez em quando... :)

Paulo Silas · Fortaleza, CE 26/5/2011 10:33
sua opinio: subir
Fábio Cavalcante
 

Olá, Paulo!

Eu também conhecia esses versos: "Menina, quando tu fores..." desde criança. Outro que lembro que cantavam em Belém era o "Balaio, meu bem, balaio...", que tá nessa página de registros. Elas devem ter rodado boa parte do país, e sei lá de onde vieram mesmo. rs

Tem uma canção lá - dorme, meu filho - cantada pelo Laurimar, um senhor de 70 anos, que foi interessante: durante as entrevistas, ele se questionava se várias dessas melodias tinham vindo com levas de imigrantes que ele viu chegar por aqui - americanos, cearenses, paranaenses... Pois essa mesma melodia é deste hino aqui. Mostrei pra ele e ele ficou encantado, porque era uma melodia com a qual ninavam ele.

Ah, parece que faixa 8 (Valsa do Saracuá) tá corrompida aqui overmundo - ela acaba abruptamente. Uma versão completa dela pode ser ouvida aqui.

Um abraço e obrigado pelo comentário! :)

Fábio Cavalcante · Santarém, PA 26/5/2011 17:50
sua opinio: subir
Wellington Coelho
 

Meu caro, Fábio,
O que dizer? Não sou músico, mas meus ouvidos provaram sua música e a acharam deliciosa, apetitosa, experimento na cozinha dos sons que produz deliciosas melodias.
Já virei fã.
Que sejamos overMANOS.
Convide-me sempre.

Wellington Coelho · Belo Horizonte, MG 26/5/2011 19:55
sua opinio: subir
Paulo Silas
 

Olá, Fábio Cavalcante!

Também não duvido dessa tese dos imigrantes. Quantos milhares de brasileiros (ou talvez milhões, não sei) foram atraídos para os seringais! Inclusive tem um livro – O Paroara - de um dos patronos da Academia Cearense de Letras - Rodolfo Teófilo - que conta, ainda que romanceado, a história de um cearense que foi para a Amazônia.

Ademais, penso que isso só prova mais uma vez que somos um povo altamente miscigenado! Nossa(s) cultura(s) está(ão) conectadas com muitas outras culturas (tanto indígenas quanto estrangeiras).

Seria muito legal poder ouvir "Menina, quando tu fores" acompanhada pela banda. Todavia já agora o trabalho foi perfeito. Gostei especialmente de ‘Arapiuns’ e ‘Marambiré’.

De novo parabenizo pelo excelente registro de nossa cultura. Que ela atravesse as gerações!

Amigavelmente,

Paulo Silas · Fortaleza, CE 27/5/2011 09:22
sua opinio: subir
ayruman
 

Excelente registro de nossas raízes. Sucessos.

ayruman · Cuiabá, MT 27/5/2011 15:25
sua opinio: subir
Fábio Cavalcante
 

Obrigado, Ayruman e Wellington (Sejamos Overmanos, sim!)

Paulo, Falando em banda pra tocar o "Menina, quando tu fores", lembrei de uma coisa... A gravação de "Menina..." foi só com as vozes das senhoras de Saracura, "sem banda", porque lá não tem mais nenhum instrumentista pra acompanhá-las. Elas me contaram que até há uns 30 anos atrás haviam muitos instrumentistas no lugar, e os grupos que tocavam essas músicas nas festas eram formados por muuuitos instrumentos - violões, cavaquinho, violino, flauta, banjo, trompete, onça, pandeiro, reco-reco e outras percussões.
Infelizmente, hoje não tem mais nenhum grupo musical em Saracura. Todos os músicos morreram ou se mudaram. :(

Mais uma vez, obrigado pelos comentários.

Fábio Cavalcante · Santarém, PA 31/5/2011 17:37
sua opinio: subir
Marcelo Rangel
 

G E N I A L !!! A ideia, O projeto, o conceito, a execução, o resultado! Parabéns a todos que participaram!!

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 16/6/2011 16:42
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados