NILO E A DOMA GENTIL 1910
O Amor pelo Animal, é o respeito e a consideração.
É uma coisa demais ideal, é de ter amor no coração.
Mostra toda a dignidade, o cavalheirismo e a cortesia.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Ser do Mar é uma Arte, tem seu segredo no Tempo.
O destaque é todo a parte, que se da o encantamento.
Ter grande humanidade, e comunhão como em utopia.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Domava com afetividade, com seu tratar todo especial.
Ele anulava a ferocidade, como num trato todo irmanal.
Um encontro na totalidade, com confiança e simpatia.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Um Domador diferente, que com o animal se integrava.
Uma relação inteligente, que aos dois seres libertava.
Comunhão na intimidade, com muito talento e categoria
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Não tinha animal estressado, nem ferocidade ou brabeza.
Com Nilo era só agrado, era toda a afinidade e a beleza.
Como um estado de igualdade, que anulava a selvajaria.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Homem simples e normal, a todo mundo sensibilizava.
Um Humano fenomenal, que ao impossível realizava.
Divina a sua humildade, num exercício de sabedoria.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Não era a ação que subjugava, era completa integração.
Com cada animal somava, causava toda a admiração.
Acarinhava com identidade, e todo animal lhe obedecia.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Tinha o Dom Encantador, com os animais conversava.
Sorria e falava de amor, Nilo corria junto e assobiava.
Passava paz e afinidade, como fosse viva mitologia.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Azuir Filho e Turmas, do Social da Unicamp e de Amigos de
Rocha Miranda e Mosqueiro.
Esta Poesia é de homenagem a Nilo Tavares de Oliveira que era dotado de muitas Habilidades dentre elas a de amansar os animais com afagos e muito amor. Nilo era Marítimo, seus papeis eram de Mestre de Pequena Cabotagem, e em 1926 tinha chegado de uma viagem da cidade de Rio Grande com Chico seu Cunhado e empreendeu outra viagem para Manaus, Verdadeiramente de Longo Curso, era muito respeitado admirado e tinha o apelido de Nilo Querido. Era considerado Homem Estudado e era consultado pelos amigos e vizinhos do antigo Bairro da Passagem, da Comarca de São Bento e Igreja de São Benedito da Cabo Frio tão linda, do Peró e do Guriri.
Manoel Francisco Ferreira, o Pai de Chico, Julia e Leonor, Pai da Julinha Mulher de Nilo, chamava de Nilo Filho Querido ao marido da sua filha, por lhe considerar como um verdadeiro filho.
Tem aquela foto famosa Com Astrogildo Pereira na Fundação do PCB em 1922 onde 7 delegados. Francisco Ferreira não esta nesta foto mas foi dos setenta que em Assembléia aprovaram a fundação do PCB em 1922. Francisco Ferreira, o Grande Chico, foi militante e Fundador do PCB era muito amado, um Herói de mil aventuras maravilhosas era amigo, decidido corajoso e conversador elegante, Ele que nos contava tudo do Nilo Tavares de Oliveira, seu cunhado casado com a Julia da Conceição Tavares , pais do Venerável Paizinho e dos seus irmãos Cândida, Casilda, Hermenir, Maria Preta do Mulato e Junilo. Todos os filhos de Nilo e Julinha foram muitos Ligados ao Cultural e exerceram atividades de Professores e organizadores mas, só Junilo que foi formado em Medicina.
Os Vizinhos procuravam Nilo com seus animais e criações e ele resolvia as questões de partos, doenças, febres contusões, feridas e de acalmar os animais e atendia a pássaros e ao gado. Dizia que o estado dos animais retratam o espírito dos Homens e que por isso, todos tem de ser tratados com afeto.
Obra de Homenagem a Nilo Tavares , que foi Mestre navegante de Pequena Cabotagem , que era muito Educado no Trato com todas as pessoas principalmente as mais humildes. Era Nilo quem organizava as pescas em que participava toda a comunidade em que também atendiam generosamente as famílias que ninguém podia ajudar na puxada da rede até a praia, ao recolhimento, contagem e divisão dos peixes com os participantes e os carentes, Bairro da Passagem Cabo Frio. Nilo era muito procurado como amigo que era, para dar orientação diante de todo tipo de questões e dentre elas do cuidado de animais cão e gato e toda a diversidade de criação da região Marítima de Cabo Frio, era muito conhecido por sua prática diária da navegação. Nilo orientava de tratar com carinho pra viverem mais e a vida de todos ser mais feliz. Criava um ambiente de respeito e entendimento e ajudava o mundo ser melhor.
Querido Azuir, venho te prestar minhas 'homenagens', por tão bonitos poemas, em homenagens às pessoas de bem e que em muito, merecem as nossas reverências.
Parabéns!
Um grande e fraterno abraço!
Meu querido.Um dia me atrevo a fazer-te uma homenagem(se isso não desagradá-lo)
tenho imenso carinho por suas homenagens e o respeito pelo homem.
Branca Pires · Aracaju (SE)
Obrigado Amiga por sua Presenca com suas palavras amigas e animadoras.
......Querido Azuir, venho te prestar minhas 'homenagens', por tão bonitos poemas, em homenagens às pessoas de bem e que em muito, merecem as nossas reverências.
Parabéns!
Um grande e fraterno abraço!
·
Verdadeira bencáo
Abrigado
Abracáo Fraterno
clara arruda · Rio de Janeiro (RJ)
Amiga Rainha querida, vocé só faz nos Honrar.
Muito obrigado por tudo, suas palavras sáo queridas e fortalecedoras.
.......Meu querido.Um dia me atrevo a fazer-te uma homenagem(se isso não desagradá-lo)
tenho imenso carinho por suas homenagens e o respeito pelo homem.
Amiga de verdade,
Muito grato .
Abracáo para o Amigo Ygor
Saude para todos e em especial para o Neto.
Azuir meu querido amigo!!
Mais uma delicada homenagem!!
O Nilo deve ser realmente muito especial, pois os animais,principalmente os cães,reconhecem um bom espírito...e nas mãos deles se tornam dóceis...confiando totalmente suas vidas a eles e sendo eternos companheiros!
Delicado e emocionante seu gesto...
Parabéns,meu lindo!
Um beijo azulzencarinhoso
Raiblue
Azuir,
Mais uma história encantadora em versos.
Abs,
VOTADISSIMO! Adorei!
Meus votos com muito carinho e admiração pelo trabalho
magnifico!
beijo no coração
Linda história Azuir
A figura da criança é maravilhosa e já vale meus votos
Um beijo
Azuir..
Tu és um poço de conhecimentos.
Bela homenagem a quem merece!
bjssssss
Meu querido Azuir, grande contador de história: de todas as tuas crônicas´essa é a que mais gostei porque nela tem uma carga poetica misturada a uma memória revolucionária, amorosa, quixotesca.... Destaco um trecho a seguir que me encante pela simplicidade e sabedoria de quem é navegador. Bjos e minha admiração sempre, Graça Graúna
Ser do Mar é uma Arte, tem seu segredo no Tempo.
OI. Estou chegando, grande amigo do Coração do tamanho do Mundo. Sou grato por sua consideração com minha pessoa.
Voto confirmado. jbconrado
A este tipo de trabalho se pode chamar de pesquisa. Um levantamento assim imagino dificil. Diferente de procurar coisas sobre figuraço.
Vale a pena tomar conhecimento destas pessoas que verdadeiramente
contribuiram com a formação do Brasil
abração
andre.
Azuir, mais uma bela homenagem em seus escritos tão gostosos de ler.
O mar e os animais, literal e metaforicamente são muito ricos em natureza.
Parabéns
abraços
azuir...tratamento com afeto...
é isso mesmo...certo estava nilo...
um abraço.
samuel
Azuir meu bom amigo,
Já tive oportunidade de ler uma obra espiríta, onde o autor cita que Jesus por ser tão iluminado, fazia carinho nas serpentes, sem que elas o molestasse.
Esse dom sobre o animais plantas é privilégio de poucos.
Votado!
Abraços,
Azuir!
Linda a história do sr. Nilo Tavares, contada em seu poema! Através deste, você enaltece sua maneira gentil, não só com os animais, mas, também, com todos que o procuravam. Nobreza de gestos que podemos sentir, até hoje, em seus descendentes! Parabéns pela homenagem (In Memoriam) àquele que foi um grande ser humano!
Um fraterno abraço!
Áurea.
Tinha o Dom Encantador, com os animais conversava.
Sorria e falava de amor, Nilo corria junto e assobiava.
Passava paz e afinidade, como fosse viva mitologia.
Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia.
Muito, muito legal, jóia..... mestre
Almas como a de Nilo vem ao mundo em missão de renúncia. São os anjos bons da vida! Sempre prestijiando as boas intenções e os bons sujeitos meu caro Azuir! Nota 10!
raphaelreys · Montes Claros, MG 9/7/2008 06:42Bela homenagem a alguém que deve ter sido muito especial. Muito bons teus versos. Parabéns. Votado e grande abraço.
Eduardo de Oliveira · Teresina, PI 9/7/2008 11:06
Azuir, poetamigo, adoro te ler, já te disse isso não? parabéns, querido amigo especial...
beijos no coração...
Azuir seu vejo seu poema num momento em que escrevo sobre os animais atropelados nas rodovias, um caso especial aqui onde morrem por dia 4 a 5 aninais, uma violencia!
Esse domador é unico e merece todo respeito, porque os bichos do circo sao vítimas de violencia e ninguem faz nada!
Voce merece mil beijos em falar sobre o trabalho desse domador.
bjs
sinva
Parabéns Azuir.
Mais uma digna homenagem.
Um abraço
Volatando Azuir, para os devidos e merecidos votos.
beijão
Fácil não deve ser amansar quaisquer que sejam os animais.
Creio que mais fácil foi fazer a linda homenagem.
O que me impressiona bem, alem dos seus versos que homenageam as pessoas merecedoras, e a quantidade de fotos por voce tiradas e elaboradas, um desenrolar da historia nao contada e que passamos tomar conhecimento, parabens e votado com merecimento, abracos
victorvapf · Belo Horizonte, MG 9/7/2008 15:31
Azuir,
infelizmente é muito comum depararmos com animais sendo maltratados e mutilados. O respeito aos animais é algo que deve ser sempre enaltecido.
Parabéns pelo texto.
Abraços.
É imensamente gratificante apreciar seu trabalho Azuir!
Lê-se em suas linhas o respeito, o amor, a dedicação e o carinho com que você homenageia pessoas especiais. Anônimos que você traz à luz deste maravilhoso OVERMUNDO.
Parabéns a você que também é uma pessoa especial e essencial para todos nós.
Forte e carinhoso abraço.
Azuir.
Na verdade, amigo Azuir, todos os homens deveriam abrir caminhos para os mais humildes e com eles fraternizar-se. Justa homenagem. Grande texto.
Abraços
Noélio
Querido Amigo,
"Doma Gentil é especialidade, que Mestre Nilo já fazia." eu diria:
"Homenagem Gentil é especialidade, que Mestre Azuir já fazia e faz, com uma competência que nos encanta." Ainda por cima, não sei como consegue essas fotos lindas. Sou fã de fotos antigas. Minha avó tinha uma coleção enorme de fotos do século XiX e início do século XX, retratando a família, que era uma jóia preciosa. Com a sua morte, desapareceram todas aquelas recordações. Eu passava horas vendo aquelas fotografias, os meus antepassados. Eu, às vezes, ficava arrepiado.
Parabéns meu amigo.
Abração
Bela pesquisa e narrativa...e a poesia mostra sua sensibilidade intelectual e interpretativa, Azuir !...e a personagem, fantástica !
abs
Joe
Parabéns, Azuir. Considere-se homenageado por suas homenagens.
Abraços.
Meu querido Amigo Azuirfilho,
Mais um texto, mais uma obra.
Homenagem que desenterra
o filho de outra era.
Parabens por mais um texto-homenagem.
Ao lermos temos a real capacidade
em compreender todo seu trabalho:
- Especial dedicação ao Ser Humano.
Meu carinho e admiração.
Beijos,
Regina
Muito bonito o teu poema...
Belissima homenagem...
Gostei demais!
meu voto, claro!
um sorrisão
Enise...
..."Nilo orientava de tratar com carinho pra viverem mais e a vida de todos ser mais feliz. Criava um ambiente de respeito e entendimento e ajudava o mundo ser melhor..."
Que bom seria se cada um de nós,tivéssemos um pouquinho do Nilo...
A ti, querido Azuir, meus sinceros parabéns por tantas belíssimas homenagens que tens feito.
Beijoos...
Meus aplausos e votos.
Um texto excelente.
Abraços
Muito bom! Parabéns!
Abraço
Chego com seu trabalho já publicado meu querido amigo.mas jamais deixaria de comparecer.Motivos alheios a minha vontade me impediram de estar durante a votação.
Um grande abraço dessa amiga.
Meu querido amigo Azuirfilho, o teu trabalho é sempre admirável e apreciado por todos nós aqui. Meus sinceros aplausos e abraços.
Carlos Magno.
Azuir,
sempre com lindas homenagens e memórias !
Abçs de Betha.
Nao sei muito sobre cavalos e doma, mas ja havia visto algo sobre isto e fiquei impressionado pela delicadeza , parabéns pelo artigo abraço
j.alves · São Paulo, SP 10/7/2008 21:52
Azuir, parabéns por mais essa homenagem.
Nilo, um exemplo a ser seguido.
Beijo.
Gosto de ver suas homenagens... Tanto carinho, que pessoa doce vc deve ser!
Ivy Gomide · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2008 23:43
Sábio Nilo...Azuir, tuas homenagens são muito poderosas! Reuni-las numa coletânea seria um trabalho árduo, eu sei...mas penso que seria recompensado pela certeza de que estaria contribuindo de uma maneira única ao legado cultural e folclórico do nosso País. Há poucos poetas "biografistas"...conhece algum?
Grande abraço!!
Olha, Azuir, achei encantador tanto amor e cuidado ocm os animais, e na feição do Nilo, percebi caridade, humanidade.
Que pessoa mais suave!
A imagem mostra, vc diz. Graças a Deus.
Abraço carinhoso.
ser racional é entender o irracional
Ney Souza Lima · São Jorge do Patrocínio, PR 11/7/2008 13:39
Relendo e votando, amigo Azuir.
Parabéns!
abrs
Mais uma grande obre. Só voce comesta sensibilidade para nos brindar com tanta maravilha!
Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás · Santa Cruz de Goiás, GO 11/7/2008 14:11Bela narrativa e merecida homenagem, abraço
Berioliveira · Vitória da Conquista, BA 13/7/2008 19:48
Que bela homenagem! Levou-me a Belo Vale, onde fui criada entre animais...árvores, flores, frutos, música, riacho, estradas poeirentas.SAUDADES!
Um bj
Sílvia.BHG.MG.Brasil.VOTO CERTO.
Bela homenagem e belas rimas Azuir!!! um grande abraço
O poeta oculto · Teresina, PI 14/7/2008 16:10
Olá Azuir,
um mundo construído com amor é sempre mais amor. Seja lá onde estivermos é o amor que trará "gentes melhor".
Com Carinho,
Sander
Nossa, cara parabens, baita de um testão, gostei da rima, muito bom o texto, abraços e sucesso cara
Espartano · Ilópolis, RS 16/7/2008 19:12
Quem sabe eu e Clarinha Arruda não nos juntemos para fazer-te uma homenagem, menino!! Adorei! Votado
Lena Girard · Belém, PA 3/8/2008 20:37
Força e persistência meu nobre amigo poeta...
Abraços Guaicuru!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!