NOVO MANUAL DO GUERRILHEIRO URBANO

by Daniel Banda
Instale o Flash Player para ver o player.
1
Brunno SV · Brasília, DF
7/4/2007 · 91 · 1
 

Fosse há 40 anos atrás os integrantes da Banda Sub-Versão (Brunno SV- vocal, Daniel Banda- Bateria, Ramones- Guitarra e Luís- Baixo) já estariam sendo procurados pelos órgãos de repressão da ditadura militar por comportamento subversivo. O guerrilheiro Carlos Marighella quando escreveu seu Manual do Guerrilheiro Urbano em 1969 soube bem o que foi isso e acabou sendo chacinado pelos policiais do temido Departamento de Ordem Política e Social- DOPS.
Mas o ano é de 2007 e as armas usadas pelos intitulados "Guerreiros da Paz" não são mais os molotovs e as metralhadoras dos integrantes da ALN, e sim um arsenal sonoro com uma critica social contundente que pode ser ouvido no mais novo lançamento da Sub-Versão. O " Novo Manual do Guerrilheiro Urbano" é completamente subversivo desde as letras e estruturas musicais que vão do rap mais genuíno do DF, às várias vertentes do rock, como em todo o processo que envolveu a produção do disco. As cópias do trabalho foram prensadas em SMD (Semi Metalic Disc) uma nova tecnologia que surge para tentar baratear o custo com a produção de CDs e consequentemente seu preço final, sendo uma importante alternativa a pirataria.
Gravado em 2006 em dois estúdios localizados no Gama e em Taguatinga- DF , o álbum "Novo Manual do Guerrilheiro Urbano" foi co-produzido por Diego Marx e teve riquíssima contribuição do bandolinista Hamilton de Holanda na rap rock " Marcha da Revolução", uma das composições mais descompromissadas da banda, que vai de ambientação e ritmos característicos de música rap candanga (sombria, sisuda e grave), a um inesperado samba auxiliado por uso sample e toques firmes, pesados e distorcidos de guitarra.
Mais do que um trabalho musical, "Novo Manual do Guerrilheiro Urbano" funciona como síntese dos quase 10 anos de carreira da Sub-Versão e seus integrantes, assim como das experiências políticas e musicais adquiridas nesse período. Certamente um guia para aqueles que desejam conhecer a realidade da América Latina e refrescar a memória sobre um dos períodos mais marcantes da história brasileira a partir do golpe de 64. Tudo isso através da critica social do rap e a já clássica rebeldia do rock. Esse é o rap com guitarras da Sub-Versão.

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Brunno SV
Ficha técnica
Produção: Sub-Versão, Diego Marx e Marcos Pagani.
Engenheiro de gravação: Riti Santiago e Marcos Pagani (Orbis Estúdio ? Taguatinga - DF) e Juliano Gustavo (Gama - DF).
Mixado e masterizado por Marcos Pagani (Janeiro de 2007).
Baixo e guitarra gravados na casa do Juliano Gustavo por ele mesmo (Abril de 2006).
Bateria, vocal, trilhas adicionais de baixo e guitarra gravados no Orbis Estúdio (em Março, Agosto e Dezembro de 2006).
Bandolim na faixa ?Marcha da Revolução? gravado e executado por Hamilton de Holanda, em seu estúdio particular (Novembro de 2006). Artista gentilmente cedido pela gravadora Biscoito Fino.
Técnico de bateria: Rodrigão.
Bateria executada por Riti Santiago.
Baixo executado por Maurício Ramones, exceto em ?Trilha Sonora da Vida? por Brunno SV.
Guitarras executadas por Maurício Ramones e Robson Abreu.
Coro: Brunno SV, Daniel Banda, Luís F. Xavier, Diego Marx, Marcos Pagani e Beto Batata.
Samples: Luís F. Xavier.
Design gráfico: Daniel Banda.
Foto: Tatiana Reis.

Sub-Versão é:
Brunno SV (vocal)
Daniel Banda (bateria)
Maurício Ramones (guitarra)
Luís F. Xavier (baixo).
Downloads
1093 downloads

comentários feed

+ comentar
Tê Jardim
 

Novo Manual do Guerrilheiro Urbano é uma música que faz pensar. É bom saber que ainda existem corações revolucionários, insatisfeitos com a nossa realidade atual, e indignados com o comodismo geral.

Além das letras, a preocupação com uma música de qualidade é perceptível.
Estão de parabéns!

Tê Jardim · Belém, PA 6/4/2007 11:39
7 pessoas acharam útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
mp3, 11.5 Mb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados