NOVOS JORNALISTAS NATOS

1
CCF · Praia Grande, SP
21/6/2009 · 2 · 3
 

JORNALISTA(Aurélio-2001) – Pessoa que dirige ou redige um jornal ou que dele é colaboradora periodista.

Por ter opinião e procurar expô-la, coloquei; e cada vez mais ganho espaço na mídia, meus textos em vários jornais no curso da minha existência, a partir do momento no qual descobri existir em mim, um ser pensador.
Também atuo na colaboração para a edição de revistas, livros e outras atividades relacionadas ao uso da palavra e da informação.
Assim como eu, muitos existem espalhados pelo Brasil.
Portanto, entendo que a desobrigação do diploma para o exercício da profissão de jornalista, mais do que nos transformar em jornalistas, acena com a liberdade e a responsabilidade de individualmente aprimorarmos nossa capacidade através de cursos que agreguem mais valores ao nosso nato talento para a área.
Hoje, reconhecido pela decisão quase total dos juizes do Supremo Tribunal Federal presentes na sessão do dia 17/06/09, que revogou a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista (8 X 1) , sei que será inevitável o rótulo de J.S.D (Jornalista Sem Diploma), mas isso não deve diminuir os Novos Jornalistas Natos.
Portanto, como diria Ibrahim Sued: “Ademan, Bye Bye e Sorry periferia”.
De Machado de Assis até os dias de hoje, passando por Vicente Leoporace, Nelson Rodrigues, Jarbas Passarinho e muitos outros, quantos não contribuíram para a grandeza da atividade jornalística, sem possuir titulo acadêmico como Jornalista?
Faço uma pergunta aos contrários à revogação decretada pelo STF:
Os pequenos jornais das cidades grandes e os grandes jornais das cidades pequenas existiriam sem a colaboração dos articulistas(*) desfaculdados?
É muito justo, que esses colaboradores sejam reconhecidos pela sociedade brasileira, que muito terá a ganhar com a decisão do Supremo.
A seleção natural da espécie, por certo acontecerá e as empresas de comunicações saberão identificar e selecionar aqueles que irão valorizá-la no contexto dos acontecimentos.
Ainda assim, o pior jornalista sempre terá o eco da sua opinião ressoando na cabeça dos homens úteis e inúteis da nossa nação, quando esse, mesmo atropelando a linguagem culta, escrever ou falar a verdade sobre o que de errado corrói o tecido social.
Eis ai a missão do verdadeiro Jornalista, com ou sem diploma!
(*) Articulista (Aurélio-2001) – Autor de artigos de jornal, revistas e etc.

Celso Corrêa de Freitas
Poeta, Escritor e agora Jornalista
Presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP
Diretor de doutrina da Escola de Pais do Brasil - Praia Grande-SP
Diretor do Instituto Oramilade-Estudo de Problemas Étnicos e Sociais


Sobre a obra

Ser ou não ser...Eu sou,Jornalista!

compartilhe



informações

Autoria
Celso Corrêa de Freitas
C C F
Ficha técnica
Crônica em relação a um assunto que domina os debates do momento.
Downloads
212 downloads

comentários feed

+ comentar
Cláudia Campello
 

Concordo contigo.
o talento é o que conta..
diferente das leis e da medicina e de tantas outras areas.
pra ser artista ha se fazer faculdade ?

bjsssssssss e aprovado texto. tu és JORNALISTA.

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 21/6/2009 21:00
sua opinião: subir
lagoacristo
 

Concordo em tudo com vc. Só gostaria de ponderar que o exercício do jornalista-sem-diploma é possível na imprensa escrita ou no rádio. Na TV, o que tenho visto é o exibicionismo colidindo com o jornalismo. Exemplo? Jo Soares, excelente 'entertainer', perguntando o que quer e aparecendo mais(e às custas) do que o convidado agendado. Em outras ocasiões, o interesse é do anunciante, como Faustão, Gugu, Xuxa e outros quando fazem suas 'entrevistas'. E no cinema, o próprio Micheal Moore, que acaba aparecendo mais que o objeto de seus documentários. Quanto à opinião da 'fratella' Cláudia, acho que cursos e faculdades de música, cinema, artes plásticas, teatro, canto, sempre darão maior bagagem e conhecimento ao artista. O auto-didata acaba aprendendo 'fazendo', o que prejudica o próprio público(platéia).

lagoacristo · Rio de Janeiro, RJ 27/6/2009 06:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
CCF
 

Obrigado Claudia, Obrigado Lagoa cristo!
Grato pelas opiniões emitidas, todas sensatas e dispostas na forma de trazer um conteúdo a ser somado ao que penso.
O assunto de fato é apaixonante e ainda muito vai se falar. Felizmente nossa opinião já está nos anais dessa casa chamada OVERMUNDO e poderá ser assimilada, criticada ou apoiada por outro alguém, com ou sem diploma.
E isso é o que vale!
Um abraço e muito obrigado.
CCF
www.portalpoeticoccf.blogspot.com

CCF · Praia Grande, SP 27/6/2009 16:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados