O Anti-Édipo e a Antropologia

1
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ
17/2/2007 · 160 · 5
 

Texto apresentado para o curso A Antropologia da Pessoa e sua Interação com os Saberes Psicológicos, ministrado pelo professor Luiz Fernando Dias Duarte, no PPGAS-Museu Nacional-UFRJ, em 1990 (ou teria sido 1989?). Luiz Fernando me recomendou tentar sua publicação, mas demorei a achar que seria algo além de um trabalho de curso, bem introdutório. Mas hoje, relendo o que escrevi há tantos anos, resolvi deixar de lado a timidez (talvez fosse realmente vergonha de apresentar para um público maior algo tão pouco seguro, e que termina tão abruptamente...) e publicar meu rascunho aqui na internet, pois pode ser útil para outros iniciantes no pensamento de Gilles Deleuze (que continua a me supreender sempre, sobretudo toda vez que tento entender as novas aventuras capitalistas, como esta que tornou possível a Web 2.0). A leitura pode ser um pouco complicada, recomendada apenas aos que sabem alguma coisa de francês. Mas acho que vale a pena dar uma olhada somente nas duas citações que escolhi para a epígrafe, juntando Clarice Lispector a David Byrne. Óbvio que Clarice vem na frente.

compartilhe



informações

Autoria
Hermano Vianna
Downloads
4327 downloads

comentários feed

+ comentar
Pereira
 

Vou dar uma lida.

Pereira · Serra, ES 19/2/2007 11:24
sua opinião: subir
Marcelo Chagas
 

Olá Hermano, como vai?
Não consegui baixar seu texto. Você poderia me mandar por email ?
Abraço.

Marcelo Chagas · Santos, SP 22/2/2007 12:35
sua opinião: subir
Marcelo Chagas
 

Tentei novamente e consegui !

Marcelo Chagas · Santos, SP 22/2/2007 12:45
sua opinião: subir
Luiz Fernando Dias Duarte
 

Hermano, foi em 1990. É interessante reencontrar seu texto on line; eu o havia relido no semestre passado, quando ministrei Teoria Antropológica II no Museu Nacional e tive que incluir referências à agora influente tendência de uso de Deleuze & Guattari na antropologia. Você foi um pioneiro dessa linha - mesmo que inédito (até há pouco...). Gostei de revê-lo na banca de Vanessa Pereira.

Luiz Fernando Dias Duarte · Rio de Janeiro, RJ 1/3/2008 19:37
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Luiz Fernando: que honra encontrá-lo aqui no Overmundo! Muito obrigado!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 1/3/2008 20:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 203 Kb

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados