O Bêbado Equilibrista

1
Cristiano Melo · Brasília, DF
9/6/2008 · 155 · 71
 

ELE

Verdes, azuis, laranjas, vermelhos, brancos, pequenos, grandes, ovais, redondos, capsulares, amargos, sem gosto... Pareciam até uma sopa de letrinhas disformes, tudo de uma só vez com um pouco de água da torneira e um telefonema “Cuide dos nossos cães, por favor”, conseguia balbuciar antes de deixar o telefone cair ao lado de seu corpo nu peludo de um homem de trinta anos. “Acorde, acorde! Se você quiser transformar a sua vida em merda faça, mas não faça a minha” gritava alguém de quarenta anos, ao tentar lhe acordar, em vão. Uma luz no seu olho tentava ver a dilatação da pupila, enquanto sorria e mexia os lábios para dizer “Peraí, eu tô bem”, mas saíam apenas ruídos estranhos em meio à saliva grossa que não deixava de escorrer pelo rosto “Que nojo”, pensava. Tentava contar as luzes que passavam no teto, enquanto o levavam numa maca para uma sala de Unidade de Terapia Intensiva, a tal de UTI, “Deve ser mais uma sigla inventada pelos ianques norte-americanos”, pensava. E rapidamente foi cercado por várias pessoas que vestiam branco, desconhecidas e com aspecto de estarem preocupadas e apressadas, “Calma, gente, eu estou bem, e quem são vocês?”, tentava em vão pronunciar palavras e só saíam ganidos.
Enfiaram sonda no seu nariz para ir direto ao estômago, enquanto circundavam o braço e tomavam seu pulso. Injetavam algum líquido pela sonda e depois aspiravam, ele sentia tudo, doía muito e não conseguia se mexer ou falar, só acompanhava com os olhos, enfim algum deles confidencia ao ouvido dele que havia injetado algo para dormir. Apagou no mesmo instante.

ELA

Havia muito tempo, Márcia e Alfredo, eram os amigos mais unidos na faculdade. Faziam tudo junto, desde lanchar na cantina até pesquisas acadêmicas e apresentações científicas em Congressos de outros estados. Conviviam mais do que com qualquer outro membro da família ou outra pessoa. Passavam a manhã e a tarde na faculdade e estudavam à noite ou iam a um barzinho na orla da Praia de Iracema em Fortaleza para conversar sobre amenidades, nunca faltava assunto. Causava uma pontinha de ciúmes ou até inveja nos outros colegas de curso. Cursavam Medicina Veterinária na Universidade Estadual do Ceará no início da década de noventa do século vinte.
Vivia-se um momento ímpar no Brasil, pois haveria a primeira eleição presidencial num processo democrático, depois de tantos anos em ditadura militar. Ele era de esquerda e ela de direita, com seu pai sendo militar reformado. Discutiam muito por isto, mas sempre com argumentos plausíveis de ambos o que só trazia admiração mútua. Alfredo invadiu, junto com alguns colegas de outros cursos, a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, para garantir que os reitores fossem eleitos e não escolhidos como era até o momento, com direito a greve de fome e retirada à força por policiais. Márcia o recebia com aquela cara de quem diz não tem jeito mesmo...
Fernando Collor de Mello ganhou as eleições presidenciais, este o candidato da Márcia, enquanto o dele, Roberto Freire fora muito pouco votado.
Todos tinham certeza que namoravam, chegava até ser engraçado, pois nos convites sempre colocavam os nomes juntos, e deveria ser pertinente, pois, tratavam-se como tal, com direito a ceninhas de ciúmes dos dois. Em tudo era equilibrado, até nas discussões. Ambos namoravam, o dela morava no Rio de Janeiro e a dele, sempre ia lhe buscar na faculdade e que ela não gostava muito por causa do já dito ciúme. Tão pouco ele curtia vê-la empolgada quando o seu namorado de longe vinha visitá-la, era uma temporada sem Márcia por perto e mais um outro tempo dele emburrado. “Espere, aonde você vai?” Bradou com ira e candura apertando o seu braço, tão forte, deixando-o sem sangue e depois soltou, e registrou a pressão dele por meio do computador que o enfermeiro anotava os dados numa prancheta de hora em hora, quando era momento da correia ao redor de seu braço se encher de ar e aferir a pressão sanguínea.

O ANJO E O BÊBADO

Acordou enfim, nos braços de um anjo, que lhe levava a algum lugar, longe de tudo aquilo, da tal UTI e de sua ridícula vida. Foi com o tal anjo, deveria ser um, pois tinha asas e cabelinho cacheados e dourados. Não sabia ao certo, mas foi. Não poderia fazer nada e se entregou... Pela primeira vez em sua vida, ou talvez, não fosse mais vida e finalmente poderia ser quem realmente fosse, sem saber quem era, mas talvez, agora, descobrisse. Descobriu e acordou na sarjeta com vômito da cachaça regurgitada ao seu redor.

Sobre a obra

Resumo de um roteiro feito inicialmente para o teatro. Como não passou de projeto, reduzi as personagens e editei em um conto.

compartilhe



informações

Autoria
Cristiano Oliveira de Melo
Downloads
545 downloads

comentários feed

+ comentar
luz de sempre
 

Lembrou-me uma das músicas que mais gosto de ouvir, talvez de um tempo não vivido, mas que sinto como se tivesse passado por todas as agruras sofridas..Praia de Iracema, ainda me lembro dela, muito bonita..beijos de luz...

luz de sempre · Maceió, AL 7/6/2008 14:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Sério que lembrou a música? Que bom, muito obrigado pelo carinho e beijos minha querida.

Cristiano Melo · Brasília, DF 7/6/2008 15:22
sua opinião: subir
Patipetista
 

muito louco...[:)]

Patipetista · Taboão da Serra, SP 7/6/2008 19:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helga Rackel
 

Uau!
Parabéns, Cristiano! Texto intrigante e interessante por assim o ser. A beleza do conto está no fato de prender o leitor até o final. Você conseguiu! Gostei :)

Aguarde meu voto.
Abraço ;)

P.S.: Obrigada por suas visitas e comentários tão gentis! Deus o abençoe.

Helga Rackel · Fortaleza, CE 7/6/2008 20:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helga Rackel
 

Ah! E gostei da lembrança que você remete a Fortaleza. Não sabia que é nosso conterrâneo. :D

Helga Rackel · Fortaleza, CE 7/6/2008 20:14
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Pati...você achou????risos...kkkkkkk Adorei o emoticon. bjos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 7/6/2008 21:07
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Helga minha querida, sou sim da terrinha... Moro em Brasília há dez anos, mas tenho família e papagaio aí em Fortal. Fico contente que tenha lido, gostado e comentado meu conto, a parte da invasão da reitoria foi real, e a Luiziane era uma ds que estvama lá comigo...risos. Bem, meus comentários no seu trabalho são méritos seus, viu? Beijinhos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 7/6/2008 21:09
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Quase um beatnik... Muito interessante esse seu estilo de costurar histórias.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 7/6/2008 21:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Caro overmano Marcos, muito obrigado pelo elogio, honrado que fico com sua visita. abços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 7/6/2008 21:22
sua opinião: subir
JACK CORREIA
 

E porque você não desenvolve o roteiro e leva ao teatro? Seria interessante vê-lo adaptado para o palco. Abraço.

JACK CORREIA · Crato, CE 8/6/2008 00:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tita Coelho
 

Cristiano,
pena que não virou roteiro, gostei demais do conto!
Muito bem escrito e construido... Bom um dia ainda aprendo a escrever contos assim!
ficou muito legal! Parabéns
abraços

Tita Coelho · Porto Alegre, RS 8/6/2008 00:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ailuj
 

Cris,seria uma excelente peça,sua descrição faz a gente enxergar os personagens e sentir até o cheiro de vômito,que nojo,,rs
Muuito bom mesmo!

Ailuj · Niterói, RJ 8/6/2008 00:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Jack, foi uma tentativa. Na peça original era um homem e suas quatro visões de mulheres... Muito obrigado pelo incentivo. abço.

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/6/2008 01:05
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Tita, me alegra em muito sber que gostaste, pena mesmo não ter vingado. Escrevi alguns roteiros para teatro, mas nenhum foi para a frente devido o rumo da vida... E que é isso? Eu adoro o seu estilo de escrever sobre o fantástico, seus contos nessa área são bom por demais. De qualquer maneira muito obrigado. : )

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/6/2008 01:07
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Ju, deu pra VER o vômito??? Risos Dessa vez não vou mandar um xêro que você deve estar enjoada...risos2. Bem, como eu disse acima, coisas da vida não ter ido pra frente, mas gostei desse novo formato. bjos

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/6/2008 01:09
sua opinião: subir
Cherry Blossom
 

Que interessante! Você o transformou num conto, mas ele continua com a dinâmica do teatro e do cinema, são cenários e cenas distintas. Você mantém um estilo próprio como em "As Musas". Talvez seja um sinal te alertando te dizendo pra insistir, repensar e escrever roteiros...
beijos

Cherry Blossom · Dracena, SP 8/6/2008 02:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Olha que incentivo vocês me dão, cuidado para não criarem um monstro...risos. Cherry que fina percepção, eu gosto muito do As Musas, mas este acho que ficou legal também...Quem sabe...Tenho muitos amigos do teatro, aliás sempre estive próximo da trupe, quem sabe... Quem sabe... Beijos querida.

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/6/2008 08:27
sua opinião: subir
Raiblue
 

Bon jour..Cris-Cris....

Gostei demais ...daria uma bela peça teatral!!!Adoro criar roteiros p teatro tbém, sabia? Faço muito isso com meus alunos....E este seu está perfeito...cenas independentes que se cruzam no final...Não sei qual gostei mais...' As Musas' tbém está maravilhoso!!Quero os dois no palco,viu?rsrs....E tem que vir pra Salvador...rs..estarei lá na primeira fila...pra brindar o sucesso contigo!

Super parabéns , Cris-Cris!!

Beijinhos bluecarinhosos...
Lindo domingo procê...
Blue-Blue

Raiblue · Salvador, BA 8/6/2008 11:37
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Blue-Blue,
convite irrecusável, esse de ir a Salvador... Cidade maravilhosa!
Tomar café na baía de todos os santos...Muito bom. Com relação ao roteiro ir ao teatro, seria muito bom também, mas...Como adoramos as reticências, deixemos por conta do que virá...
beijos
Cris-Cris

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/6/2008 11:42
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Conto entrelaçando destinos, me prendeu com a sua facilidade de desenrolar estórias...bacana mesmo Cristiano.ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 8/6/2008 11:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Cintia, muito obrigado pelo comentário e apreciação, fico muito feliz com isto. ab.

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/6/2008 12:02
sua opinião: subir
AbraAo
 

Cristiano,

Você me surpreende. Com essa cara risonha de quem não quer nada, você chega e me trás mais um bom roteiro que não sei por que cargas d'águas não deu certo.
Muito bom, parabéns, um abraço, e um ótimo início de semana.

AbraAo · Rio Branco, AC 8/6/2008 20:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

kkkkkkkkkkk
"cara risonha de quem não quer nada"
kkkkkkkkkkkkk
Pô...sacanagem...snif (às gargalhadas)
risos
Pera, deixa eu enxugar meu riso...
Muito obrigado pelo comentário..kkkk
Pera, já eu respondo,
Bem, onde eu estava? Sim, Obrigado pela visita e..kkkkkk
Não vai dar, hoje não vou conseguir responder...kkkk

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/6/2008 20:55
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Nossa Cris, de roteiro em roteiro, traz-nos as tuas lindas produções.
E eu aqui torcendo pelo resgate com anjo e tudo o mais. A imaginação foi longe...
Patabéns! Quem sabe ainda se tranforme numa peça?
beijos


Branca Pires · Aracaju, SE 9/6/2008 01:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Que legal...Bom saber o que vc causou no leitor, muito obrigado pelo feed back. Então estava a aguardar o anjo? rs.Bem, ele pode existir ..ou não, depende do leitor/observador. bjo.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 07:26
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Vc viu o "patabéns" ???
Nossa, perdão triplamente qualificado, viu?

Branca Pires · Aracaju, SE 9/6/2008 07:33
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Patabéns...hum dá um título...rs

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 07:38
sua opinião: subir
luz de sempre
 

Acho que o anonimato..não te pertence mais meu caro!Daqui a pouco, tomara que sim, todo o Brasil vai aplaudir de pé esse teu talento nato de unir tantas pessoas a um só destino: se encantar com tuas lindas palavras!beijos de luz...

luz de sempre · Maceió, AL 9/6/2008 09:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Nossa, que lindo Lud...Não tenho palavras para lhe agradecer o seu incentivo, sempre tão carinhoso. beijinhos minha querida.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 10:03
sua opinião: subir
luz de sempre
 

Obaa, abri a votaçãoo!Mais um sucesso pra ti Cris!beijos de luz...

luz de sempre · Maceió, AL 9/6/2008 10:04
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Que rápida...Obrigado. rs bjos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 10:08
sua opinião: subir
Tita Coelho
 

voltando
abraços

Tita Coelho · Porto Alegre, RS 9/6/2008 10:10
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Brigadão Tita, volte sempre...rs, bjos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 10:11
sua opinião: subir
luz de sempre
 

Rápida..como a luz..risos..beijos.

luz de sempre · Maceió, AL 9/6/2008 10:11
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

nossa cristiano...que história...
muito bom meu amigo...votado.
um grande abraço.

samuel.

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 9/6/2008 10:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Sam-Sam,
Que bom que gostou.
Obrigado pela presença, comentário e votos.
Forte abraço.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 10:17
sua opinião: subir
Helga Rackel
 

Legal, Cristiano! Pense! Agora me sinto mais "em casa". :p
Como prometido: votado!

Abraço ;)

Helga Rackel · Fortaleza, CE 9/6/2008 10:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Helga, "pense!" é bem da nossa terrinha, hein? risos
Muito obrigado por vir aqui dar o seu voto, bjos e, se pudesse, ia para a praia hoje, mas aqui não tem essa opção
: (

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 10:21
sua opinião: subir
Ailuj
 

Cris,meu voto,meu beijo meu xêro e desejo de uma excelente semana

Ailuj · Niterói, RJ 9/6/2008 10:50
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Ju-Ju,
Obrigado pelos mimos...Boa semana também minha querida conterrânea do mundo...bjos e xêros.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 10:51
sua opinião: subir
Cherry Blossom
 

Hora do votooo!
beijinho

Cherry Blossom · Dracena, SP 9/6/2008 12:59
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Che-Rry,
Animada com o voto...hehehe, eu também gosto. bjos querida.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 14:27
sua opinião: subir
Patipetista
 

Vamos que vamos... votinhos pra publicar !
Bjinhos

Patipetista · Taboão da Serra, SP 9/6/2008 16:07
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Os meus votos para esse belo "bêbado e o equilibrista".
beijnhos

Branca Pires · Aracaju, SE 9/6/2008 16:12
sua opinião: subir
clara arruda
 

Visitando e votando nos belos trabalhos dos amigos.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 9/6/2008 16:27
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Pati-Pati,
brigadin, bjin.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 18:07
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Branca, obrigado pelos votos,
bjos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 18:07
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Obrigado Clara, seja sempre bem-vinda,
bjos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 18:08
sua opinião: subir
ayruman
 

Quando se esquece de si mesmo, você se torna o Universo. (Hakuin ... Pintor japonês).
***
Oi. Confirmando presença.
Pensando juntos se pensa melhor!
jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 9/6/2008 19:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

JB, muito bom sua citaçaõ, obrigado pela presença e mais um comentário
Abços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 19:10
sua opinião: subir
alcanu
 

Demaaaaaaaaais, cara, que ritmo, estou desbundado !
Um abraço !

alcanu · São Paulo, SP 9/6/2008 19:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
celina vasques
 

Publicado Poeta! maravilhoso como tudo que voce faz!!!
com louvor!!!


beijos

celina vasques · Manaus, AM 9/6/2008 19:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adriana Costa
 

Muito bom, Cristiano! Se eu fosse você não desistiria do projeto original do texto - o teatro - à medida que engavetamos idéias, elas tendem a melhorar. O teu conto é show! E arre-égua, que saudade de Fortaleza!!!
Beijos @>--

Adriana Costa · Brasília, DF 9/6/2008 20:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Sem dúvida, um talento você, Cristiano.
Trabalhos sempre muito especiais...
bjo.

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 9/6/2008 20:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
EdimoGinot
 

ô Cristiano.
Esse quase que passou batido.
Você é muito bom de prosa.
Duplo talento.
um abraço
EG

EdimoGinot · Curitiba, PR 9/6/2008 20:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Alcanu...kkkk, vc é uma figura...obrigado meu caro.
abços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 20:35
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Celina minha querida, sempre com palavras doces de incentivo, muito obrigado.
bjos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 20:36
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Adriana, vc também é uma litorânea no cerrado??? Seja bem-vinda.
É...quando engavetados, talvez fiquem como vinho a fermentar...na cachola...daí pode ficar melhor
Muito obrigado
bjos.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 20:37
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Nydia, que doces palavras,
Não tenho palavras para lhe agradecer...
Só: muito obrigado!
bjos

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 20:38
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Caro EG
Que bom que apareceste...
Fico muito contente e feliz pelo incentivo
Obrigado.
abços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 9/6/2008 20:40
sua opinião: subir
Acácio Vale
 

muito bacana Cristiano esse entrelaçe de histórias que vc desenrola (ou enrola) de maneira ímpar. muito legal,TEATRAL!
abraço
acácio!

Acácio Vale · São Luís, MA 10/6/2008 08:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Caro amigo Acácio,
Muito obrigado eplo coentário e votos.
Forte abraço.

Cristiano Melo · Brasília, DF 10/6/2008 12:33
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Já vim aqui, ok?
Mas agora lembrei, vc viu isto

Click...porquê não?

bjs

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/6/2008 22:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Cintia, muito obrigado pela infromação.... Muito legal.
bjos

Cristiano Melo · Brasília, DF 10/6/2008 23:49
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Cristiano, adorei o texto. esses "diálogos" sempre são muito graciosos, minimalistas e adoráveis.
Ah, eu consegui os votos pra Extravio, vc viu?
Fiquei contente

Compulsão Diária · São Paulo, SP 11/6/2008 00:07
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

ah, me explica pq meu voto vale 2? acabei de votar e vi isso.

Compulsão Diária · São Paulo, SP 11/6/2008 00:08
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Obrigado CD,
Veja na sua caixa-postal, respondi por lá
sua caixa-postal é um envelope pequeno que fica ao lado de seu nome. no canto superior da página.

Cristiano Melo · Brasília, DF 11/6/2008 00:16
sua opinião: subir
Mustangue
 

Muito boa a história, as imagens que ela induz na mente... seria um roteiro de clip também?!?!

Mustangue · Porto Alegre, RS 13/6/2008 09:26
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

caro mustangue, muito obrigado,
é não havia pensado, talvez um clip fosse mais apropriado...
valeu a dica!
abços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 13/6/2008 11:50
sua opinião: subir
llamar al pan
 

Ei Cristiano! parabéns! Você esceve muito bem... Votei!
Legal! Gostei! Votei!
Minha colaboração para o Overmundo "MISTÉRIO NO SOLAR" está na Fila
de Votação no site. Se puder confere:
http://www.overmundo.com.br/banco/misterio-no-solar
abraço fraterno...

llamar al pan · Belo Horizonte, MG 15/6/2008 16:38
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Ok, obrigado, vou conferir.
bjo

Cristiano Melo · Brasília, DF 15/6/2008 16:48
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 4 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados