O Chamado de Cthulhu (de Lovecraft, trad. de KA-AK-KIM)

Xtopher42 (no Flickr.com)
1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
13/3/2007 · 131 · 2
 

O penúltimo capítulo da série comemorativa aos 70 anos de morte do escritor americano H. P. Lovecraft traz o clímax de sua obra, com O Chamado de Cthulhu.

O termo Cthulhu é provavelmente uma invenção do próprio Lovecraft. E é, juntamente com o livro imaginário Necronomicon, uma de suas mais famosas criações; tanto, que deu origem à expressão Mitos de Cthulhu, que abrange toda a literatura lovecraftiana e o universo desenvolvido por outros autores com base em suas descrições metafísicas.

Cthulhu é uma entidade, um ser fantástico, o mais poderoso dOs Grandes Ancestrais. Neste conto, que o apresenta, Lovecraft deixa claras suas intenções no gênero de horror. A ameaça não vem de fora, mas de dentro. O horror não está no monstro, mas no medo que ele inspira aos personagens.

(Peço perdão antecipado pelo excesso de notas de rodapé e indicações de links e verbetes. Com este texto, chega ao fim a seqüência de traduções que vinha postando em homenagem ao escritor. No próximo dia 15 de março, serão 70 anos de sua morte. Em breve, encerrarei a série em um último suspiro. Agradeço a todos que me acompanharam até aqui.)

---
Textos de KA-AK-KIM podem ser encontrados em www.contoaberto.org.

compartilhe



informações

Autoria


Texto original de H. P. Lovecraft, tradução de KA-AK-KIM.

KA-AK-KIM é o pseudônimo literário-poético-artístico-filosófico-realístico de Viktor Chagas, escritor autônomo, que, nas horas vagas, atua como jornalista e pesquisador.
Downloads
81108 downloads

comentários feed

+ comentar
Juliaura
 

Viktor,
Quem sabe celebrativa ou em homenagem ao invés de celebrativa?

Juliaura · Porto Alegre, RS 13/3/2007 17:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Juliaura, eu concordo em absoluta. "Série comemorativa" fica meio mórbido mesmo. O melhor era eu ter usado "celebrativa" ou "em homenagem", mas agora o texto já saiu da fila de edição e não posso mais mudar.

Quem sabe o Lovecraft não entenda minhas boas intenções e não fique chateado comigo por isso? Seguindo o jeitão mórbido do próprio Lovecraft, acho que ele riria da situação... :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 13/3/2007 17:21
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados