Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O CLUBE DO IMPERADOR _ RESENHA

1
Doroni Hilgenberg · Manaus, AM
14/9/2010 · 7 · 12
 

O CLUBE DO IMPERADOR - RESENHA

O filme “O Clube do Imperador”, se passa no ano de 1.976 no tradicional colégio para rapazes chamado St. Benedict´s, onde estudam a nata da sociedade Americana e outros alunos vindos de todas as partes do mundo. O principal lema do colégio é formar homens de caráter tendo por base a transmissão do saber e do conhecimento dos grandes vultos do passado que muito contribuíram para uma verdadeira democracia.

O Professor William Hundert ( Kevin Kline), se destaca por ser comprometido com a formação dos educandos , principalmente do caráter, e por gostar de lecionar História Grego Romana, tendo em seu currículo o legado de grandes vultos do passado : Aristóteles, Platão, Sócrates, Júlio César e outros, que muito contribuíram valorizando a história. Ele proporciona aos seus alunos aulas teóricas e práticas num ambiente alegre e emocionante onde predomina o conhecimento como a base de todo o saber. Ele acredita que “ O caráter de um homem é seu destino” e tudo faz para que seus comportados alunos sejam pessoas sábias, integras e corretas.

Com a chegada de um novo aluno; Sedgewick Bell (Emile Hirsch, filho de um importante Senador, o professor vê seu domínio ameaçado pela arrogância e prepotência daquele aluno que consegue aos poucos uma legião de fãs para suas façanhas nada edificantes. Mesmo assim, o Professor Hundert, procura educá-lo conforme as normas do colégio, favorecendo-o na medida do possível pensando que com o tempo poderá melhorar o seu caráter.
Por ocasião de um concurso, o professor ( a pedido do diretor) ajuda-o mais do que deveria e ele se vê entre os 3 finalistas para a disputa final onde será coroado o Sr. Júlio César.

No dia do concurso, o professor percebe que Sedgewick esta colando. Ciente da falta de caráter de seu aluno, e de que uma delação não seria proveitosa, ele resolve desclassificá-lo fazendo-lhe uma pergunta que não estava registrada em livros mas que estava gravada numa placa acima da porta da sala de estudo dos alunos cujo lema era “O fim depende do começo”.

Desclassificado, Sedgewick inicia uma guerra com o seu idealista professor e ciente do poder que o dinheiro do seu pai proporciona, torna o ambiente quase insuportável. Quando a turma se forma, o Prof. Hundert se sente fracassado em seu papel de professor pois não havia conseguido mudar o caráter de seu rebelde aluno .

Vinte anos depois, Sedgewick, já diretor de uma grande empresa e querendo mostrar todo o seu poder e glória, ( talvez para uma desforra), convida o Professor Hundert (já aposentado) para ser moderador de um concurso nos mesmos moldes do Sr Júlio César. Para tanto oferece uma rica contribuição para o Colégio St. Benedict e garante a todos estar preparadíssimo para ganhar. O concurso acontece com os mesmos protagonistas anteriores e no dia determinado tudo é feito conforme as regras. Mas novamente o Prof. Hundert descobre que Sedgewick esta colando e que, através de um minúsculo aparelho transmissor alguém estava lhe soprando as respostas das perguntas que lhe eram feitas. Mesmo assim, as perguntas e respostas se alastram até que o professor cansado da trapaça de seu ex aluno, faz outra pergunta que não estava no currículo mas já sabia de antemão que só outro participante sabia a resposta.

Desclassificado pela segunda vez, Sedgewick encontra o professor no banheiro e escarnece de sua virtude e de sua moral, quando diz que o caráter e a virtude não levam a nada. Ele chegou onde quis, tinha poder e glória e ia se candidatar a presidente, não se importando com a mediocridade do professor, que ele achava que não passava de um João Ninguém. Tão embevecido estava em contar vantagens e desvirtuar o professor que só percebeu a presença de seu filho quando este já havia escutado tudo e olhava seu pai de modo critico e inquisidor, não concordando em nada com as bravatas do pai.

O Prof. Hundert é homenageado por seus ex- alunos que entre vivas e aplausos recebe deles uma placa exaltando o seu papel de professor e onde se lia: Um grande professor tem pouca história para registrar, sua vida se prolonga em outras vidas. Homens assim, são pilares nas estruturas de nossas escolas, mais essênciais que seus tijolos e suas vigas.”
E sendo assim, o professor que já aposentado havia abandonado o ensino, voltou a dar aulas no St Benedict´s, ciente de que ainda poderia contribuir para a formação do caráter de outros alunos, pois um só que se desvirtuou, não teve o poder de contaminar o resto do rebanho, pois para o restante dos rapazes, “ o importante não era só viver, mas viver com retidão”

Doroni Hilgenberg

Resenha feita em outubro de 2004 –
8* período de Pedagogia
Filme “O Clube do Imperador”
Produzido nos EUA – 2002
Lançado no Brasil – 2004
Direção – Michael Hoffman
Europa Filmes.

Sobre a obra


O Filme nos deixa as seguintes lições:

*Todo o professor deve ter um ideal, ser comprometido com a formação dos alunos e ter consciência de que o conhecimento através das ciências é a principal fonte para aquisição do saber.

* A autoridade quando bem direcionada e com caráter educativo, tem o poder de suplantar o poder mesmo contrariando poderosos.

compartilhe



informações

Autoria
Doroni Hilgenberg
Ficha técnica
RESENHA
Downloads
2990 downloads

comentários feed

+ comentar
alcanu
 

Sem dúvida um filme edificante !
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 15/9/2010 02:44
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Obrigada apela leitura Alcanu.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 15/9/2010 16:39
sua opinião: subir
Greyce Kelly Cruz
 

gostaria de ver
vou tentar baixar

Greyce Kelly Cruz · São Luís, MA 15/9/2010 18:56
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Oi Kelly.
O filme é longo e é bom assistir acompanhada.
eis o Trailer..
http://www.youtube.com/watch?v=X4rF7jw5pw8&feature=related

bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 15/9/2010 19:28
sua opinião: subir
Greta Marcon
 

O filme deve ser bom, mas o meu pc não anda bom para ver vídeos.
Beijosss

Greta Marcon · Ponte Nova, MG 15/9/2010 22:25
sua opinião: subir
mochiaro
 

Doroni
Fui da área tecnológica no campo da engenharia, mas tive por um tempo lecionando Física.
Sei o quando temos numa sala de aula coberta até com 35 alunos essa dificuldade em implantar verdades.
O ensino de hoje fere em muito que nos foi dado no passado no respeito e admiração com o mestre educador.
Pobre Brasil, dos analfabetos e até governantes onde: pagou passou; onde é proibido no ensino público reprovar alunos e os professores entrando de licença médica, em média três a quatro por dia em São Paulo, por estresse e perigo até de sua autoridade e vida.
Exemplos ficam na história e nos grandes centros educacionais do primeiro mundo.
Aqui infelizmente, num país onde a bolsa família engana e cria vagabundagem a universidade federal tira e corta o almoço para os estudantes que era de até um real.
O que esperar ou dizer para os jovens de hoje o que foi o ontem para nós e o que será o amanhã para eles; no exemplo que temos no dia a dia, da corrupção elogiada e do professor condenado.
Um beijo e parabéns por essa resenha do filme que estou procurando agora mesmo baixar da internet.



mochiaro · Rio de Janeiro, RJ 17/9/2010 19:13
sua opinião: subir
ayruman
 

Maravlha amiga.
"Aquele que não tem nada de bom, nada de virtuoso no coração, é incapaz de ensinar aos seus semelhantes a bondade e a virtude, porque é contrário à natureza das coisas... Condição básica para o educador nato.
(Confúcio).

Abraço fraterno. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 24/9/2010 08:45
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

tai um filme que eu assistiria... tamanho poder de sugestao sua.

bjssss;

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 26/9/2010 10:44
sua opinião: subir
MartaLucena
 

O filme serve como ponte de visão para o despertar da seriedade do que é educar pessoas, educação e saber, complemento essencial ao indivíduo , ferramentas indispensáveis ao crescimento do ser humano. Família e Mestres eram responsáveis na formação de pessoas bem sucedidas na vida. Hoje existe uma distância que deveria ser repensada e retomada em pro do bem de todos.

Parabéns, é assim mesmo que começa, cada um dando a sua contribuição. Ao Mestre com Louvor

MartaLucena · Natal, RN 29/9/2010 10:05
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM
O CLUBE DO IMPERADOR _ RESENHA

Um Trabalho muito Especial com conteudo de Utilidade Pública.
Uma Lição Riquíssima que a gente assiste no dia a dia com os Políticos corruptos e a Mídia Poderosa.
Querem dominar para acumularem mais Lucros mesmo causando fome e dores.
Um belíssimo Trabalho
Parabéns.
Abração Amigo para todos.

azuirfilho · Campinas, SP 6/10/2010 11:59
sua opinião: subir
Giulia Tadaki
 

Nossa, eu ja ouvi falar desse filme, mas nunca assisti. Adorei sua resenha sobre o filme, agora quero ate assisti-lo, haha.

Parabens, muito boa escrita. ;D

Giulia Tadaki · Biguaçu, SC 15/10/2010 19:41
sua opinião: subir
Sandra Santos -
 

ótima resenha, preciso ver este filme! abraço.

Sandra Santos - · Porto Alegre, RS 18/2/2011 15:43
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 5 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados