Outro dia estava lendo a história do GRANDE/PEQUENO MESTRE PASTINHA quando dei com a frase:
O SEGREDO DA CAPOEIRA MORRE COMIGO!
Não pude acreditar, tamanho egoismo não é predicado de quem tem o titulo de GRANDE MESTRE! Inconformado passei a procurar qual seria o TAL SEGREDO. E assim se passaram dias meses, anos até que tchan, tchan, tchan tchan:
EU DESCOBRI O SEGREDO DA CAPOEIRA!
Inacreditavel estivera bem na minha frente, do meu lado, na minha costa e eu NÃO PERCEBIA. Imenso, cristalino, estivera todos esses anos, talvez coberto por um pequeno lenço de um magico, que por uma graça divina fora agora removido.
Que alegria, que felicidade, eu agora compreendia tudo, entendia a frase do velho MESTRE e seu espanto diante da cegueira de seus alunos em ver oque lhes mostrava todos os dias!
O SEGREDO DA CAPOEIRA!
Corri para a casa de meu amigo para anunciar a boa nova:
ARAÚNA, voçe não vai acreditar mas eu descobri o segredo da Capoeira!
OQUE? k-kk-kk-k-k!
Estou te dizendo véio é serio!
Pô Leiteiro, eu tenho mãe, tu queres me matar de rir k-kk-kk-k-k-!
Não acreditas mais em mim, mermão?
Me digas então qual é o segredo?
Era oque eu estava esperando, a hora de dividir o meu minuto de glória. Ah o segredo, o segredo é....o segredo?...( meu Deus me ajude) bem como eu estava dizendo, o segredo.
Sim, sim o segredo k-kk-kk-k-k- !
Não havia duvidas, eu esqueci o segredo da Capoeira.
Sai cabisbaixo, orelhas vermelhas de vergonha, coração fervendo de odio impotente contra aquela risada que ecoava na minha mente.
A cada passo dado, a cada esquina dobrada, os k-ks ecoavam e desciam espinha abaixo, enfraquecendo minhas pernas, tornando lentos os meus passos, aumentando a distancia entre nossas casas. Corri como nunca tinha corrido e mergulhei na cama.
Nada como um dia depois do outro, ou como o tempo para curar as feridas!
Mas, maisena tem seu dia de mingau, eis que derepente, como um raio, ilumina-se novamente ele:
O SEGREDO DA CAPOEIRA!
Momentos de euforia seguidos de reflexão, não poderia bancar o garotinho besta, que ganhou um brinquedo lindo novamente.
A situação exigia AUTO-CONTROLE. Tratei de relembrar varias vezes até ficar ciente de que não esqueceria, e me dirigi a casa de ARAÚNA, não mais como um pateta com um anel de brilhantes, mas sim, como um professor que iria ensinar a um aluno que sabe tudo, que ele não sabe nada!
Bati, a porta se abriu e nossos olhares se cruzaram.
Oque te traz aqui Leiteiro?
Tu não vais acreditar, mas eu vim fazer hora, pois não tenho nada para fazer, disse-lhe com voz cansada.
Estava confirmado, não havia mais duvidas:
O SEGREDO DA CAPOEIRA NÃO ERA PARA SER DITO E SIM MOSTRADO NAS RODAS DE CAPOEIRA, ao som de seus instrumentos e cantorias e é ISSO QUE O VELHO MESTRE PASTINHA FAZIA nos seus jogos e cantorias!
OQUE EU FAÇO BRINCANDO VOÇE NÃO FAZ NEM ZANGADO e seus alunos NÃO PERCEBIAM OU ENTENDIAM!
Não pude disfarçar as lagrimas ao dizer:
ARAÚNA HOJE É O DIA MAIS TRISTE DA MINHA VIDA!
Agora eu sabia eu tinha certeza:
O SEGREDO DA CAPOEIRA MORRIA COMIGO!
Acredite se quiser meu caro leitor, eu descobri o segredo da Capoeira, mas se voçe for igual a São Tomé, eu lhe dou o fio da meada:
CAPOEIRA É OQUE NÃO PARECE, e PARECE OQUE NÃO É!
Por falar em fio, Capoeira seria uma pequena rede cujos NÓS são seus segredos. Quando um NÓ arrebenta (leia-se é esquecido ou desprezado) NÓS(epa!) OS NOVOS MESTRES nos afobamos em reconstrui-lo ficando a REDE DEFORMADA por aquele HORRIVEL NÓ!
Deixassse-mos nós a reconstrução para os VELHOS MESTRES CONHECEDORES DA ARTE, a emenda seria invisivel, preservando com seus conhecimentos a obra do autor! Contudo com nosso EGOISMO, PRESSA E IMPERFEIÇÃO, continuamos a encher de NÓS essa rede, A CAPOEIRA... continua ai embaixo na ficha tecnica!
Legal, esta foto me lembra uma de Pastinha dando aula de capoeira a moças de saia, acho que em 1962, andre
Andre Pessego · São Paulo, SP 5/7/2007 00:12
Pastinha já foi Ãfrica...
Pra mostrar Capoeira do Brasil...
Pé dentro, pé fora
Quem tem pé pequeno
vai embora...
É assim mestre?
E sabe qual é o segredo da existência?
Vou perguntar de novo lá no teu outro postado e quero a resposta, caro amigo.
Juli meu anjo, não é co-incidência teres o Aura no nome, e pela foto do perfil tens olhado o céu demasiado e hora imprópia, (use protetor 40 FPS ou vais arrumar um melanoma) tentando receber uma resposta divina. Antigamente eram muitos os privilegiados, hoje não conheço nenhum que fale com o ÔME!
são 2 musicas, e a do Pé é discriminadora como são muitas na Capoeira, e te devolvo o desafio:
Porque os Negros teêm Pé grande?
RGS é um grande reduto negro! Não sou e não serei mestre, SOU PROFESSOR de Capoeira!
Um dos Segredos-são 2 o Biblico e o Cientifico- começou no Paraiso, Adão criado para ser jardineiro, tinha ja um super conhecimento e nomeou todas as Arvores e Animais, ao comer da Arvore da Sabedoria-a Macieira- ficou sabendo tudo que o seu Criador sabia, ou seja da Arvore da Existência- a Arvore da Vida Eterna!
Agora por sua causa o Brasil vai saber que Arvore era esta!
A CASTANHEIRA! Não conheço fruta que dure mais no Brasil, quem souber me avise! Infelismente estudei pouco e sobre o Cientifico sei pouco. Mais informações no texto: Meu lado Ateu ou As contraDICÇÕES da Biblia no meu prfil!
Beijos de Leite!
André, volte ao Odia mais triste da minha vida, e responda a pergunta que fiz a Juliaura!
AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 8/7/2007 14:00
Tá direito professor, pela órdi.
Agora: eu sei, sim, porque negro tem pé grande e nem precisa ser porque tem negro no Rio Grande do Sul pra saber, tá.
1. Porque meu pai contou pra minha mãe e mostrou pra ela. É 45, bico largo. Coturno tem que ser 46/6.
2. Pra chutar forte em gol.
3. Pra dar pernada a 3x4 sem se despentear
4. Porque sim
5. E porque... chega, guria, cala a boca que quem manda aqui sou eu, ele sempre repetia do alto do bigodão chapeludo dele. Porque ainda era no milênio passado, sabe , né?
Então, viu, viu, como eu sei porque.
Tenho até foto dele, um dia desses mostro aqui, quando criar a coragem que meus dentinhos de ciso me derem quando nascerem.
Beijin de curimim, AZnº
Vivendo e aprendendo, na verdade não é essa a resposta, apesar de ter ouvido Elis cantar o: Dar pernada a 3x4, o resto não conhecia se referindo ao Negro! Na minha modesta opinião é hereditário, ja que tanto na Africa como os escravos no Brasil, não usavam sapatos, as sandalias provavelmente devem permitir o alargamento do pé do mesmo jeito dos descalços! Então os negros de hoje mesmo não andando mais descalços receberam a mesma "lancha" que Jesus usou para andar no mar da Galiléia, até porque cientificamente falando, provavelmente JC era Negro!
Agora voçe sabe como Deus criou o Negro?
Mexe com quem esta quieto, mexe!
OLHA A FACA!
PS: A fruta é a Castanha-do-Pará!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!