Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O ESPÍRITO DOS INSENSATOS

1
Eduardo Lamas · Rio de Janeiro, RJ
15/9/2009 · 3 · 0
 

(EDUARDO LAMAS)
A felicidade é o estado de espírito dos insensatos. Sim, é verdade, vez por outra sou acometido pela falta de bom senso. Mas o que tenho visto mesmo antes da insensatez e muito aquém da falácia que camufla as verdadeiras intenções, esta verborragia que mascara personalidades fracas e vazias, é a inconseqüência travestida de coragem, a displicência travestida de tranqüilidade, o excesso travestido de produtividade, a estupidez travestida de inteligência, a afetação travestida de sensibilidade, a sensualidade travestida de promiscuidade.
Vejo um mundo repleto de seres felizes, sorrindo e acariciando suas infantis desculpas e adiamentos, e a pieguice descomunal com que se maquia diariamente diante de um espelho opaco ou fosco ou côncavo ou estilhaçado. Ter uma imagem distorcida de si mesmo é ver o mundo, a natureza, os monumentos, as pessoas, a arte de forma equivocada.
Mas, claro, a vida tem as cores e as formas que lhes emprestamos com nossos sentidos, mesmo quando nos anulamos e nos esforçamos, ou simplesmente nos deixamos enxergar pela ótica de outro. Distorção, espelho com rachaduras, imagens fragmentadas e disformes.
E eu que já quis ser mais rápido que a minha imagem no espelho? Sim, tentei inúmeras vezes fazer um movimento tão veloz que a imagem refletida não conseguisse me acompanhar com a mesma velocidade. Olhei para o lado de lá e quis saber como era, quem era aquele que me imitava e que mundo era aquele que reproduzia fielmente invertido o que estava aqui, do meu lado, à minha volta. É, eu sonhei...
Narciso olhou-se no lago e se apaixonou pelo que viu. Ele não voltou a olhar quando as águas se agitaram. Hoje, os narcisos miram-se nesse espelho d’água diariamente e mesmo que as águas estejam extremamente revoltas jamais conseguem enxergar os seus esgares, suas faces mais horrendas. Só conseguem captar sempre a mesma imagem: a do riso embasbacado da felicidade pré-fabricada.

Sobre a obra

Este texto foi publicado originalmente no blog Em Questão (www.eduardolamas.blogspot.com) na série Monólogos.

compartilhe



informações

Autoria
Eduardo Lamas
Ficha técnica
Eduardo Lamas é escritor e jornalista, autor do recém-lançado livro de poesias Profano Coração (http://www.editoramultifoco.com.br/catalogo2.asp?lv=128)
Downloads
93 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados