O JARDIM SECRETO- RESENHA

NET- Divulgaçao
1
Doroni Hilgenberg · Manaus, AM
6/9/2011 · 6 · 19
 

O JARDIM SECRETO


Este filme é baseado na obra de Frances Hodgson Brunett, e se passa no inicio do século XX, no esplendor e encantamento da Índia onde vive a pequena Mary Lenox, juntamente com seus pais, esnobes aristocratas Ingleses que não lhe dão a devida atenção, deixando-a aos cuidados de uma mucama nativa. A menina, na inocência de seus 10 anos , sem o carinho e a convivência dos pais, vendo-os de longe sem poder se aproximar, torna-se birrenta, mal educada e intratável. Tempos depois, quando a índia é assolada pelo cólera, a pequena Mary perde seus pais, e é salva por milagre.

Órfã e sem ninguém, a pequena Mary é mandada para Liverpool na Inglaterra, para morar com seu Tio e Tutor, Lorde Archibald Craven na mansão de Misselthwaite, um casarão campestre e antigo, com mais de 100 quartos e isolado de tudo e de todos. Obrigada a conviver com um mordomo tradicional e austero e uma governanta rigoroso e fria, a pequena tem seus dias amenizados por Martha, uma serviçal que a pôs em contato com seu irmão Dickon, que vivia solto pelos campos em companhia de animais, brincando pelos jardins e conversando com Bem o jardineiro. Mary também fez amizade com um pássaro que a ajudou a encontrar a chave para entrar em um segundo jardim, o Jardim Secreto, que fechado há 10 anos, já estava quase morrendo mas com a ajuda de Mary, Dickon e Ben, se renovou e começou a florir como nunca.

Em uma noite, quando Mary foge da vigilância da severa governanta e passeia pelas alas da mansão, ela ouve alguém chorar e descobre em um dos quartos seu primo Collyn, ( com sua idade) que se diz doente e corcunda, que não tem ânimo para se levantar da cama e que vai morrer logo, pois é isso que o médico diz e a governanta concorda, tanto que nem as janelas do quarto é permitido abrir para que ele possa tomar ar fresco e apreciar a natureza. A menina então, faz com que Collyn deite de bruços e inspeciona suas costas e vê que ali não existe nada de corcunda e que ele não se levanta por que não quer...Mas Collin não sabia andar, nunca lhe foi permitido sair da cama, só mesmo para banhos gelados quando suas pernas doíam por falta de exercícios.

Inicia-se então, uma linda amizade, Mary trás a ele diversos livros e passam tardes maravilhosas entretidos com histórias e aventuras. Ela abre as janelas do quarto para que Collin aprecie a vida lá fora e o encanto da Natureza, o sol, a chuva, as flores, os animais e a charneca em flor. O menino já não pensa mais em morte, se alimenta melhor e com o ar fresco, suas faces vão adquirindo cor fazendo-o um rapazinho mais bonito e saudável. Logo ele sai da mansão numa cadeira de rodas para apreciar o jardim juntamente com Mary e Dickon, mas não conta aos serviçais que ele se sente melhor. Deixa-os pensarem que ele vai morrer mesmo, pois acredita que é isso que o médico quer, pois era parente e estava de olho na herança.

No Jardim, acontece os poucos um milagre, o menino com a ajuda de Mary, levanta-se da cadeira de rodas e dá seus primeiros passos, no inicio, cambaleante, mas com o tempo e a ajuda dos demais amigos, ele se firma nos pés e se põe a andar tão normalmente como qualquer menino. A alegria é geral entre as crianças, mas ele ainda não conta para a governanta e nem para o médico, continua na cadeira de rodas. Quer fazer surpresa a seu pai quando esse voltar de uma de suas inúmeras viagens, pois que, desgostoso quando a esposa morreu com o nascimento de Collin, ele evitava ficar muito tempo na Mansão, onde tudo lembrava sua esposa, principalmente o Jardim Secreto, que fora feito para ela.

Quando Lord Cravem chega a mansão, é alertado pela governanta sobre a desobediência de sua sobrinha que havia tirado o pequeno doente de seu quarto para levá-lo em suas excursões descabidas pelos jardins afora. Lord Craven parte atrás deles, mas ao chegar ao Jardim Secreto, tem uma maravilhosa surpresa. Seu filho, alegre e feliz, vem ao seu encontro caminhando normalmente e brincando como as outras crianças. Felizes voltam para casa...

OB . Este filme nos faz pensar que todo o zelo excessivo é nocivo, pois a criança para se desenvolver, precisa de liberdade, de soltar-se para o mundo, de brincar com outras crianças e principalmente o contato com a natureza que ajuda a desenvolver o cognitivo e fortalece sua visão perante a vida e tudo o mais que o cerca.

Resenha

Filme:
O Jardim Secreto ( Drama)
Lançamento-1993-EUA
Diretor – Anieszka Holland
Obra – Frances Hodgson Burnett
Doroni Hilgenberg

Sobre a obra

Este filme nos mostra o valor de uma amizade e também quanto o zelo em demasia pode ser prejudicial para crianças em desenvolvimento

compartilhe



informações

Autoria
Doroni Hilgenberg
Downloads
5657 downloads

comentários feed

+ comentar
kfarias
 

Esse filme é uma lição de vida, companherismo, amizade e gorça de vontade.
Obrigado por fazer-me lembrar dessa estória e desse filme, passam tantas fitas sem muito teor na tv, que esquedem de repetir as obras primas, como esse filme.

Abraços.

kfarias · Águas de Lindóia, SP 6/9/2011 20:47
sua opinião: subir
kfarias
 

Esse filme é uma lição de vida, companherismo, amizade e força de vontade.
Obrigado por fazer-me lembrar dessa estória e desse filme, passam tantas fitas sem muito teor na tv, que esquedem de repetir as obras primas, como esse filme.

Abraços.

kfarias · Águas de Lindóia, SP 6/9/2011 20:48
sua opinião: subir
elindsant
 

Eu também havia esquecido desse filme,mas bem observado cuidados em excesso é muito prejudicial , principalmente a criança, como diz o velho ditado;" quem não se arrisca não petisca" parabens pelo texto. bjus.

elindsant · São Paulo, SP 6/9/2011 21:21
sua opinião: subir
Marisa Santos
 

oi minha querida amiga poeta... tenho quase certeza que já vi este filme,você me fez relembrar algumas cenas. Gosto de filmes que nos fazem refletir sobre a vida, a morte, as alegrias e sofrimentos,enfim...sobre a existência humana.Passo horas pela madrugada procurando estes filmes para curtir muito.Obrigada pela boa lembrança.Texto excelente.bjs querida.Marisa Santos

Marisa Santos · Campinas, SP 6/9/2011 22:22
sua opinião: subir
Greta Marcon
 

Eu não vi esse filme, mas achei a história maravilhosa!
Parabéns pelo texto.
Beijosss

Greta Marcon · Ponte Nova, MG 7/9/2011 02:04
sua opinião: subir
ayruman
 

Muito bom Doroni. O filme é uma autêntica "obra prima". Uma lição de Vida para todos nós preocupados com a evolução do ser humano.

Abraço fraterno.

ayruman · Cuiabá, MT 9/9/2011 18:02
sua opinião: subir
MartaLucena
 

Não conheço o filme mais me prendi nessa linda narrativa, uma bela estória, a liberdade é um bem, as crianças também necessitam entender usar o seu livre arbítrio. Parabéns poetisa. bjs

MartaLucena · Natal, RN 10/9/2011 08:38
sua opinião: subir
MartaLucena
 

ler-se " entender como usar o seu livre arbítrio"...

MartaLucena · Natal, RN 10/9/2011 08:39
sua opinião: subir
Cau Santana
 

Uma resenha e tanto!
Vc não só nos passou uma linda história como também nos mostrou uma realidade quanto ao zelo excessivo e protetor e suas consequências.
As crianças realmente precisam de liberdade e espaço, desse contato com a natureza q tanto nos ensina.
Bjs e parabéns!

Cau Santana · Barreiras, BA 10/9/2011 17:00
sua opinião: subir
ayruman
 

Tenha um bom dia e uma boa Semana amiga Poeta!

ayruman · Cuiabá, MT 12/9/2011 10:59
sua opinião: subir
Al Ma
 

infante,preocupação constante
dos limites a fantasia
eternas necessidades.Parabens!bjs.Al Ma

Al Ma · Laranjal Paulista, SP 13/9/2011 14:08
sua opinião: subir
- M.Leite
 

Parabens Doroni,
Esse filme é lindo, me lembro vagamente, lembro que o assisti, mas era criança, lembro claramente da cena que Mary o descobre e ali desperta a amizade.
Um filme belo e formoso.
Não se pode deixar de vê-lo. Me despertou vontade de ve-lo novamente.
Beijos e otima semana!

- M.Leite · Virgínia, MG 15/9/2011 16:33
sua opinião: subir
camuccelli
 

É como se eu tivesse visto o filme.Você relata com tal propriedade que não da pra ver as cenas passarem.

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 26/9/2011 15:30
sua opinião: subir
PedrOMonteirO
 

Devemos valorizar a arte que na combinação narrativa e imagética, representa a vida.
Abraços Doroni

PedrOMonteirO · São Paulo, SP 23/10/2011 09:12
sua opinião: subir
ayruman
 

Curtindo a saudade. Por onde anda PoetAmiga?

Fique com Deus!

ayruman · Cuiabá, MT 30/11/2011 15:33
sua opinião: subir
ayruman
 

Doroni.Desejo saúde e Paz.

Que em 2012 possamos continuar juntos nesta nossa caminhada por um ser humano melhor. Por um mundo melhor. Que o Divino Mestre Jesus continue a nos iluminar. Sempre!

De coração para coração.

ayruman · Cuiabá, MT 29/12/2011 22:50
sua opinião: subir
heldermaceio
 

não conheço o filme, mas a narrativa é muito interessante. peguei como dica pra procurar e assistir.

tudo de bom minha querida amiga. bj

heldermaceio · Maceió, AL 28/1/2012 23:29
sua opinião: subir
ayruman
 

Saudade. Por onde anda PoetAmiga?

Fique com Deus!

ayruman · Cuiabá, MT 13/2/2012 23:06
sua opinião: subir
Ney Souza Lima
 

não entregue os pontos,
costure-os

não se ache em elos
procure-os

se os narcisos submergem
o olhar fica denso

e se os narcisos se emerguem
o luar é imenso

Ney Souza Lima · São Jorge do Patrocínio, PR 16/10/2014 11:33
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter