O lado oeste da noite - roteiro cinema

afernandez
1
arlindo fernandez · Campo Grande, MS
14/8/2007 · 42 · 7
 

O LADO OESTE DA NOITE
sinópse


Quimera é um transexual (aqui, no sentido amplo da pessoa que tem a convicção de pertencer ao sexo oposto, cujas características fisiológicas aspira ter) que se vê, em dado momento da vida, diante de duas paixões, por um homem e por uma mulher e acaba tendo de fazer uma escolha difícil, que mudará todo o resto da sua vida. Esta é a linestory de “O Lado Oeste da Noite”.
O filme conta a história de Agosto, jornalista e poeta casado com Amapola. O casal vive numa espécie de pensão em Corumbá, à margem do Rio Paraguai. Moram também na pousada o pintor Manoel Quinze —um homem refinado que adora vinhos e convive com a idéia de que sua mulher, já morta, ainda vive ao seu lado—, Aurora e Perdita, que são as proprietárias; Abílio, piloto de barcos fluviais, e sua esposa Quimera, uma mulher bela e misteriosa (na verdade um transexual) por quem Agosto se apaixona.
Agosto e Quimera vivem uma paixão platônica ao ponto de esquecerem as outras vidas que estão em suas voltas (e que são apenas humanos) — Agosto é casado com Amapola, a quem não mais considera como mulher e amante, mas como irmã. É uma história atemporal pintada com as cores do realismo mágico. As imagens podem ser reais, imaginárias ou pura ilusão. Os acontecimentos são fotogramas de um filme cósmico, cuja trilha sonora é o som da Rádio Camalotes a emissora que tem “o melhor som do oeste depois dos ruídos do Pantanal”.

PERSONAGENS

O lado oeste da noite


AGOSTO tem 40 anos. É Jornalista e poeta. Geralmente usa ternos com camisa branca. É sofisticado, inteligente, gosta de astronomia e não se importa com a pobreza do lugar. Ao longo da trama desenvolve um amor platônico por sua vizinha, Quimera.


QUIMERA tem 30 anos. É sofisticada, elegante, bonita, misteriosa, solitária e guarda um grande segredo. Ela é casada com Abílio e vive um amor platônico por Agosto.

AMAPOLA tem 38 anos. Bonita, independente, realista e tem dois amantes. Ela é casada com Agosto.


ABÍLIO tem 50 anos. Ele trabalha num barco que transporta passageiros para Assunção e Cáceres. Não é bonito, mas é humano e guarda segredos com sua mulher Quimera. Usa terno, quase sempre. É amante de Amapola.


AURORA tem 65 anos. Elegante, sofisticada e prática. Vive com uma amiga. É dona da pensão e gosta de cozinhar e jogar cartas.


PERDITA tem 68 anos. Usa vestido preto, quase sempre. Tem cabelos brancos, é uma pessoa livre, solitária e, às vezes, amarga. Preserva sempre o bom humor para enganar a tristeza que imagina carregar. Mora com Aurora. Gosta de beber cervejas e jogar cartas.


ROSÂNGELA tem 45 anos. Mulher sofrida, amargurada, que passa os dias olhando os clientes que entram e saem do seu pequeno restaurante na beira do rio. Gosta de jogar cartas, é amiga de Aurora e Perdita.


MANOEL tem 75 anos. Ele é sofisticado e inteligente. Gosta de vinho tinto e tango. Manoel curte uma paixão pela mulher que morreu. Supostamente esta personagem vive presente na vida de Manoel. Trata-se de Mercedes. Manoel tem o hábito de falar por metáfora e poemas.

RÁDIO CAMALOTES 104

Emissora onde trabalha Quimera. Essa rádio permeia toda história. Ela está na vida de todos os personagens. “O melhor som do oeste depois dos ruídos do Pantanal”. Apresentação e prefixo da rádio.


Figurantes

45 pessoas.(homens,mulheres,jovens e crianças).

Roteiro completo 45 paginas...










compartilhe



informações

Autoria
arlindo fernandez - contos.
Ficha técnica
RTF - roteiro para cinema escrito em 2004. Longa-metragem
A historia tem inicio com este conto.http://www.overmundo.com.br/banco/o-lado-oeste-da-noite-conto
Downloads
686 downloads

comentários feed

+ comentar
arlindo fernandez
 

o roteiro está bem simplificado e foi escrito em 2004. A história tem inicio com o conto
http://www.overmundo.com.br/banco/o-lado-oeste-da-noite-conto

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 12/8/2007 13:45
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Aleluia!!!
Eis que retorna o grande poeta de CG.
Vou ler e depois falamos.
Bom vê-lo novamente aqui, pode crer.
abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 12/8/2007 19:03
sua opinião: subir
arlindo fernandez
 

Salve Leandro!
Voce sempre criativo e gentil.Sempre estou lendo seus trabalhos,mesmo não estando aqui.
Observei que algumas pessoas precisam de roteiros - trabalho de escola,sei la ...coisas assim. Este é o principal motivo de querer publicar "o lado oeste da noite". Sei que é difícil de compreender e também muito extenso.( só vai ler quem estiver muito interessado em roteiros para cinema).
Feliz em vê-lo,
abraços

Ps. uma nova ferramenta acusa de estar em lugar errado, isso é correto?

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 14/8/2007 16:33
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Um grande abraço, amigo.
Sobre a ferramenta: estava sendo postado mt spam, tipo propagandas pornográficas e outras tais. E para eliminar esse tipo de material fez-se a ferramenta. Quando atingir uma publicação fora do lugar o número de votos corresponde à publicação, ela é eliminada. Também funciona para quem publicar fora da proposta da seção.
Vou ler o seu roteiro sim
abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 14/8/2007 17:30
sua opinião: subir
Patricia Moreira
 

Muito interessante o argumento - simples - Mas o simples é complexo! Ei, quando chega aos cinemas?rss Gostei muito do roteiro. Bem humano, gutural de dar medo, bem próximo ao que temos de mais oculto em nossa alma., Bjs

Patricia Moreira · Vitória da Conquista, BA 15/8/2007 21:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
arlindo fernandez
 

Salve Patricia!
Que bom que gostou do roteiro - fica difícil visualizar a trama. Mesmo assim vc pegou,bem próximo ao que temos de mais oculto em nossa alma...
Talvez um dia seja filmado, até lá a história vai se complicando mais.
Tambem fiz a trilha sonora - as canções (meu parceiro Geraldo Espíndola). Tais canções podem ser ouvidas no overmundo ( com a letra). Uma das músicas "atrás dos camalotes" está tb. no site www.apreis.org (Quando meu parceiro fez uma tour pela França) a música fez sucesso.pode conferir.
Tem mais outras 3 canções.
Ainda devo escrever um romance,um livro "o lado oeste da noite". Para voce sentir o "tom" da história, leia o conto com o mesmo nome.
Muito obrigado,
saudações pantaneiras do sul
bjs.

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 20/8/2007 19:58
sua opinião: subir
pedro fenelon
 

Otimo Arlindo.
Pura magia as margens do rio Paraguai.
Vai ser show.
Parabens.

pedro fenelon · Campo Grande, MS 7/8/2008 01:20
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 4.6 Mb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados