O Nascimento Mágico do Samba

1
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ
25/2/2007 · 228 · 4
 

O texto foi escrito em 1996 para palestra no exterior (portanto, ao escrever, eu tinha em mente uma platéia de ouvintes estrangeiros) que acabou sendo cancelada - portanto é um texto inédito, que tenta resumir os argumentos que desenvolvi em O Mistério do Samba e se aventura por outros mistérios... Acho que pode ser uma leitura interessante para o período pós-carnavalesco, acompanhando os outros textos foliões publicados aqui no Overmundo com a tag carnaval-2007

compartilhe



informações

Autoria
Hermano Vianna
Downloads
2048 downloads

comentários feed

+ comentar
Spírito Santo
 

Achei instigante. Tanto que não cabe apenas um simples comentário. Fiquei animado e vou ver se arranjo uma hora para dar meus modestos palpites neste tema tão brasileiro. Pra início de conversa, me chamou muita a atenção o fato de, no ensejo de detonar um suposto mito (a repressão ao Samba 'negro' em sua origem), o texto deixar transparecer levemente, a defesa de mitos clássicos que eu julgava já detonados no país: A 'Democracia racial', o 'Homem brasileiro Cordial', a harmonia entre as 'três raças tristes', a 'Cultura mulata' etc.
Pano pra manga, diria.

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 26/2/2007 08:00
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

não digo não houve repressão - digo que não houve apenas repressão: também não defendo o mito da democracia racial, nem acho que há nenhuma harmonia entre três raças tristes - agora, que vejo vantagens enormes em misturas/mixagens/mestiçagens transculturais, isso é evidente em tudo que escrevo - a mistura que gosto não disfaça o antagonismo entre tudo aquilo que foi misturado - pelo contrário...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 26/2/2007 11:24
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Pois é. Então estamos no mesmo barco. É que se estabeleceu um pensamento tão conformista sobre estes temas, durante tanto tempo, que a gente acaba ficando nessa, de cobrar mais ênfase e tal. O único problema que acho no texto é este mesmo. Tem coisas que me pareceram que não estavam ditas e deixavam uma impressão errada da sua posição. Vou reler com outros olhos agora. No meu caso (vou ver se consigo ser claro e feliz num texto) acho que existem mitos demais espalhados por aí, dos dois lados (se é que este papo de dois lados faz sentido). Proponho colocar tudo na roda.
Grande abraço.


Abraço,

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 26/2/2007 12:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Guto Mello
 

Adorei a parte que você fala do Gilberto Freyre !!!

Guto Mello · Niterói, RJ 18/6/2007 18:38
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados