O que adianta freqüentar a escola se a maioria dos jovens que dela saem “formados†sobrevivem de forma semelhante e em alguns casos até pior do que quem não a freqüentou? Por que continua crescendo o número de adolescentes e até mesmo crianças fumantes, alcoólicas e gestantes? Não poderia esquecer de citar aqui também as drogas ilÃcitas que ainda abocanham um pedaço cada vez maior da juventude brasileira.
O marasmo que assola os adultos é cada vez mais sentido entre os mais jovens, o que definitivamente interfere no presente e futuro do PaÃs.
Um mercado de trabalho insuficiente de oportunidades para todos? Talvez, porém há uma considerável demanda por gente graduada especializada em determinadas áreas, mas o problema é que poucos se formam e destes menos ainda exercem sua profissão, seja por falta de informação, seja por falta de vontade e mesmo necessidade, já que muitos dos que se formam são oriundos de famÃlias abastadas e só o fazem pelo titulo de doutor para aparecer bem em seu meio social, e considerando que ainda temos assimilada a pobre ideologia de que o trabalho só serve e deve ser feito para se manter as necessidades básicas e no máximo algum luxo de vez em quando, muitos dos que são ricos herdeiros só curtem a vida e alguns chegam à velhice dizendo com orgulho: Nunca trabalhei!
Enquanto isso os que querem – precisam – trabalhar tem que enfrentar gigantescas dificuldades para se graduarem e pouquÃssimos conseguem realizar tal ato que pode muito bem ser interpretado como proeza, a começar mesmo pelo ensino fundamental: aulas maçantes, algumas sem sentido aparente, na verdade considero um grande erro não explicarem o sentido de tudo isso logo no inÃcio dos estudos, confesso saber que alguns tentam superficialmente explicar e que realmente na idade que entramos nesse esquema ainda não conseguimos discernir o que é a vida e o que estamos fazendo nela, na verdade muitos de nós - e eu me incluo nesse nós – envelhecemos e até morremos sem saber direito o que é a vida em sua plenitude.
Seguimos no ensino fundamental e médio sem qualquer atrativo na escola e atividade cultural extra classe, não somos estimulados a pesquisar, não somos levados a saber e cumprir nossos deveres de cidadão assim como não somos levados a saber e cobrar os nossos direitos. Deixamos os professores fazerem o que bem entendem como: faltar aulas – coisa que muitos alunos comemoram ignorando o quanto isso os prejudica –, dar uma aula que ninguém entende nada, atrasar a matéria, etc.
Há muitas e boas oportunidades nesse nosso PaÃs, o que falta é informação, interesse mesmo, mas esse não nos é despertado diante da enxurrada de más noticias que recebemos diariamente de diversas fontes. Vivemos alienados por novelas, filmes e músicas que em nada de bom contribuem para a nossa vida. Ao contrário, disseminam pobres ideologias como: Escola PÚBLICA é para pobres! Hospital PÚBLICO é para pobre!, em suma tudo o que é público é só para pobres, ou seja, só existe o público pobre no Brasil, não existe um povo - mesmo que dividido por classes - com deveres e direitos iguais, onde o que é público é de todos e não só de uma classe, e, portanto deve ser bem tratado por todos para bem servir a todos, principalmente quando se trata dos dois exemplos que citei por achá-los mais importantes, Educação e saúde, se as camadas sociais com maior poder de esclarecimento e conseqüente reivindicação decidir entrar na escola pública e lutar pela qualidade desta tenho certeza que conseguirão, assim como nos hospitais. Outras pobres ideologias: Ônibus é de GRAÇA para estudantes e idosos, médico de GRAÇA no posto de saúde, etc.. Quase que diariamente tenho que repetir a quem me fala tal asneira, NADA É DE GRAÇA!!! Nós PAGAMOS IMPOSTOS PARA ISSO, as empresas e funcionários não deixam de receber pelas nossas passagens, consultas, etc.
Voltando ao assunto educação - sem na verdade ter saÃdo dele, pois educação é uma conjuntura complexa e incrivelmente inclusiva abrangendo tudo o que se conhece – creio que o que falta em nosso sistema de ensino é a humanidade nos relacionamentos, estes que estão sendo burocratizados mais e mais a cada dia que se passa, sendo transformado em algo mecânico, imparcial, estúpido! Que bom seria que os professores, diretores e principalmente membros da Fiscalização e das Secretarias e mesmo Ministério da Educação viessem pessoalmente à s salas de aula conversar com os alunos para saber o que esta acontecendo na escola, se estão aprendendo bem, o que e como estão aprendendo. Se tem alguma sugestão de melhora. Isto é simplesmente, ouvir o cliente para melhor atende-lo, nós alunos somos clientes da escola, empresa do governo, e como tal devemos exigir tal tratamento que nos é de direito!
É meu caro amigo, com raras excessões, a turma hoje é conhecida como: Geração Cangurú, pois não sai da sacola dos pais. Abraços
Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 5/6/2008 12:50Retornando para votar. Sucesso! Abraço
Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 5/6/2008 22:19
Na escola publica, para o governo nao precisa aprender ler, basta aprender assinar o nome é o bastante pra virar mais um eleitor ou voto de miséria
parabéns pelo texto..
Com o Coração cheio de Alegria.
Luz e Paz... Saudações Ayrumânicas. jbconrado.
*****
Aquele que não tem nada de bom, nada de virtuoso no coração, é incapaz de ensinar aos seus semelhantes a bondade e a virtude, porque é contrário à natureza das coisas... Condição básica para o educador nato. (Confúcio)
Josimar, toda a realidade que vc expõe em seu texto acontece porque nós deixamos. Não temos consciencia critica, pagamos impostos e não fazemos cobranças. O ensino é fraco e os hospitais não prestam, e em vez de nós nos rebelar-mos, optamos pelo comodismo e gastamos nosso suado dinheirinho em colégios particulares e em convênios hospitalares que nem sempre dão conta do recado. Belo texto, meu voto e parabéns!
Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 7/6/2008 12:43Eu tenho uma teoria sobre essa decadência social e a inversão de valores que se generaliza. Os pais de hoje são os filhos dos adolescente dos anos 60, aqueles que não acreditavam m ninguém com mais de trinta anos, que aprendeu a transgredir em nome da liberdade de expressão, em nome de uma resistência à ditadura. Aqueles adolescentes não aprenderam a ter limites, portanto não tem como transmiti-los aos filhos. Os pais têm deixado mais e mais para terceiros, como a escola e a igreja, a missão de educarem seus filhos. Como professor, tenho percebido isso diariamente. É uma longa discussão que não seria num comentário que não seja quilométrico que iria discorrer sobre tudo isso. As fam´lias são essenciais para que se formem bons cidadãos e boas escolas, não o inverso.
Marcos Pontes · Eunápolis, BA 7/6/2008 21:06
Meu caro amigo, seu texto é divino.
Abraços
Airton
Estrela-RS
parabens, amigo. Dias melhores virão. Votado.
graça grauna · Recife, PE 7/6/2008 22:21
Josimar,
Um texto voltado para uma preocupação real. Todos que trabalhamos como educadores, eu me incluo, pois estou quase me apoesentando como educadora, podemos dizer que a situação educacional do Brasil nunca esteve tão delicada. Todos os responsáveis pelo funcionamento das máquinas, educação e saude dizem que fazem tudo, porém mentem de forma descarada, já que sabemos que os recursos não são investidos onde e como deveriam. Nao adianta perguntar ao cliente porque não aprendem, já sabemos... Sabemos que é impossÃvel se dar o que não se tem. como o professor será motivante se não se sente motivado, com as condições indignas de trabalho e salários ainda mais indÃgnos etc. etc..
Te parabenizo pelo texto, pelo envolvimento com a questão preocupante da educação no Brasil e te convido a acreditar que isso tudo vai mudar, pois nós estamos preocupados e queremos mudar a realidade então vamos conseguir, não podemos deixar de acreditar.
Beijos e votos com louvor.
Parabéns !
Colococu tudo muito claro, que sriva de refelxão ![:)]
perdão, colocou de forma muito clara, servirá de reflexão !
Patipetista · Taboão da Serra, SP 8/6/2008 16:43
Uma ótima reflexão sobre o tema Josimar!
A escola pública, há muito deixou de ser o que era. Te digo que na época dos meus pais, a escola pública tinha um ensino bom, hoje a realidade é diferente.
O respeito com os professores é nulo, e além do mais o ensino (tipo) abre braecha para uma educação fraca, onde o professor passa a ser "facilitador" da matéria e não quem ensina.
Sou pedagoga e desisti de atuar na minha área, pois existem sérias discrepâncias dentro da nossa escola hoje!
ótimo texto.
abraços
Nada é realmente de graça. Nós contribuintes pagamos tudo até mesmo a gasolina do jatinho do presidente.O certo seria não votar, pois assim eles sentiriam ñossa falta. O maior problema deste pais é o voto ser obrigatorio. Se não fosse os politicos teriam que mostrar serviço de verdade para poder se eleger e ganhar seus salarios.Mudemos o votos, vamos fazê-los pensar.
Gostei do texto. Votadissimo!!!!
Muito procedente sua preocupação, mas acredite: "Apesar dos pesares" ainda existem bons professores, que lutam por um ensino de qualidade para todos e por todos! Bjos no coração! Votado!
Ju Virginiana Jussára C Godinho · Caxias do Sul, RS 14/6/2008 01:00Concordo com o Marcos Pontes, tb sou profesora e percebo que um dos motivos para a situação descrita é a desestrutura familiar, a falta de limites e de valores.
Ju Virginiana Jussára C Godinho · Caxias do Sul, RS 14/6/2008 01:03
Unanimidade nacional.
De norte a sul todos concordam com seu texto. Mas, se todas as opiniões convergem para o mesmo consenso, pergunto-lhes, o que poderemos fazer? Se´é que poderemos fazer alguma coisa.
E eu de cá já respondo que não sei. Ultimamente tenho ouvido e visto na mÃdia, professores sendo espancados e até assassinados por alunos e (ou) ex-alunos. É o caos!
Um abraço
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