O que fazer no dia Mundial do Meio Ambiente? (I)

1
Marlene Bastos · Goiânia, GO
2/6/2009 · 4 · 3
 

O que fazer no dia Mundial do Meio Ambiente? (I)

O dia 5 de junho foi instituído pela Assembléia Geral da ONU como o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia com a intenção de fazer as pessoas repensarem suas práticas diárias, reverem seus conceitos e comprometerem-se com atividades capazes de fazer do mundo um lugar melhor para vivermos.

Mas será que um dia por ano é suficiente para alcançar esses objetivos? Claro que não. Entretanto, você pode dar o primeiro passo nesse dia e se unir a milhões de pessoas ao redor do mundo que buscam fazer a diferença por meio de atividades dedicadas à conscientização e à preservação ambiental.

Um exemplo deste tipo de atividade é a divulgação de práticas ecológicas que eu, no papel de voluntária on-line do Instituto Voluntários em Ação, destaco a seguir.

A ideia é deixar a sua rotina diária mais verde! Não, não é para pintar de verde todos os ambientes que você frequenta. Você pode contribuir para a proteção do meio ambiente com simples mudanças na sua rotina diária. Segundo estudos científicos, são necessários em média 21 dias para se consolidar novos hábitos. O esforço é bem pequeno, considerando os benefícios para o resto das nossas vidas e para os nossos descendentes. Que tal começar esverdeando suas manhãs com as pequenas mudanças de hábito abaixo?

- Não deixe a torneira aberta enquanto faz a barba, lava o rosto ou escova os dentes. Parece algo que não precisa ser lembrado, não é? Mas é um hábito simples que a maioria de nós esquece.

- Utilize barbeador elétrico ou navalha em vez de barbeador descartável. Isso pode diminuir a quantidade de lixo da sua casa e, consequentemente, do mundo.

- Instale no seu banheiro chuveiros de baixo fluxo e um “timer” para regular o consumo de energia dispensado para aquecer a água.

- Habitue-se a fazer xixi durante o banho e economize vários litros de água. Digo, por experiência, que é bem estranho no início. Mas lembre-se dos 21 dias!

- Use toalhas de pano para secar rosto e mãos em vez de toalhas de papel, que acumulam lixo.

- Pendure suas toalhas regularmente para mantê-las sempre secas, assim você pode fazer uso diversas vezes sem precisar lavá-las constantemente.

- Compre sucos concentrados e iogurtes com embalagens retornáveis ao invés de descartáveis.
- Deixe para ler o jornal no trabalho. Mas se prefere ter o seu próprio exemplar, não se esqueça de reciclar.

- Quando preparar o lanche das crianças levarem para a escola, escolha embalagens reutilizáveis ao invés de embalá-los com papel alumínio ou filme plástico.

- Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e retirar da tomada os carregadores, pois eles continuam a consumir energia mesmo quando não estão carregando.

Ter uma consciência verde não é tão difícil quanto pensamos. Comprometa-se HOJE e adote essas dicas na sua rotina. Incentive seus amigos e familiares a fazerem o mesmo. Envolva-se. Nosso planeta precisa de nós.

compartilhe



informações

Downloads
293 downloads

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Marlene,
Como as coisas estão, todo o dia é dia do meio ambiente
e todo o dia é dia de conscientização, principalmente nas escolas,
pois as crianças aprendem muito mais que os adultos que já estão viciados em depredação.
Meu neto ( 4 anos) não joga nada pela janela do carro e nem escova os dentinhos com a torneira aberta.
bjs
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 3/6/2009 12:44
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

...gostei mto do seu texto.
devia ser lido em todas as salas.......em todas!

bjsssssss;)

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 4/6/2009 02:29
sua opinião: subir
Marlene Bastos
 

Doroni!
Cláudia!


É vero, é vero... cada sementinha que plantamos na consciência de uma criança pode contribuir e muito para um futuro melhor para a humanidade. Já notaram como o Brasil está deixando de ser aquele "país tropical bonito por natureza", que a natureza já tem dado seus sinais de esgotamento???
Mil Bjokas ; )

Marlene Bastos · Goiânia, GO 4/6/2009 10:02
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados