Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O seu lugar no mundo

Internet
1
Flávio Herculano · Palmas, TO
25/1/2010 · 2 · 0
 

Somos paisagens. Somos árvores, paredes, céu, chão. Somos aquelas luzes amarelas noturnas que o viajante se depara ao longe, na estrada, olha para elas pela janela de seu carro e passa, indiferente.

Somos o trabalhador que anda pela rua, o velho sentado à porta de casa, a criança de pés no chão que esse mesmo viajante vê, igualmente indiferente, enxergando a todos apenas como elementos daquele cenário passageiro. Todos anônimos, iluminados pelas luzes amarelas.

E, para o trabalhador que anda, para o velho sentado e para a criança, também o viajante é apenas mais um elemento cenográfico - apenas um vulto pos trás do brilho da janela do automóvel. Mais um, entre tantos viajantes que passam todos os dias, sem nome, sem expressão, sem origem e sem destino conhecido.

Para o outro, todos somos paisagens, mas não aquelas dos cartões postais. Não estamos retratados junto aos monumentos, às praias e praças. Compomos as imagens do cotidiano. Somos o tocador de zabumba moldado por Mestre Vitalino, o mulato da colheita de café imortalizado por Portinari, a criança que solta pipa num quadro naiff, o trabalhador sem-terra de braços erguidos e foice na mão do retrato de Sebastião Salgado. Todos anônimos, elementos de um cenário, figuras de seu espaço e de seu tempo.

Somos uma peça, um adereço, como a cama, o guarda-roupa e a samambaia que compõem um lar. Somos o lugar que ocupamos. Rua, número, bairro, cidade, estado e CEP nos servem como uma segunda identidade. Diga-me onde mora e te direi quem és, o que pensas e como vives.

Nossas referências estão presas a quadrados. O quadrado de uma casa, de uma cidade, um Estado e, quiçá, de uma região. Somos as nossas bandeiras, quadradas. Somos o elemento-notícia do jornal local, igualmente quadrado.

Não, não encha o peito para dizer que somos cidadãos do mundo. Somos cidadãos da nossa comunidade, da sala quadrada dos nossos empregos. Podemos até mudar, mas só de um quadrado a outro, ou então ampliá-lo.

Estamos fechados, não em círculos, mas em quadrados, dividindo experiências e valores, entre as mesmas árvores e paredes, sobre o mesmo chão e sob o mesmo céu. E somente para aqueles que estão fincados no mesmo pedacinho de chão, dividindo conosco água, pão e ideias, é que somos seres individuais - com nome, história, personalidade e sentimentos - e não apenas elementos dispersos na paisagem.

compartilhe



informações

Autoria
Flávio Herculano
fherculano@yahoo.com.br
Downloads
74 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados