Oureana de Além-mar, Ourém Terra de Moura

1
Arlindo Matos · Ourém, PA
2/7/2007 · 168 · 21
 

Livro que trata da história do Ourém, município de 20 mil habitantes, localizado no nordeste do Pará. A história da cidade é contada desde o período colonial até os dias de hoje, e o livro possui capítulos específicos, tratando da política, da justiça, religião, educação, comunicação, esporte e cultura.
Recheado de fotografias de diversas épocas, além de documentos como mapas, o autor recorreu à pesquisa em bibliotecas, entrevistas e à sua própria vivência no local para a feitura da obra.

compartilhe



informações

Autoria
Arlindo Matos
Downloads
8316 downloads

comentários feed

+ comentar
Benny Franklin
 

Caríssimo Arlindo, Que bom que fala de Ourém, onde se realiza um dos mais importantes Festivais de Música do Pará. Portanto, gosto demais de aprazível cidade...
Também estou com "Tema de Ângelus" em edição no banco de cultura, quando tiver tempo, tardizinha dessas, leia-o. Dê seu pito. Eis o link: http://www.overmundo.com.br/banco/tema-de-angelus-1
Forte abraço.
Abçs. Benny.

Benny Franklin · Belém, PA 30/6/2007 19:33
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Valeu a força, cara. Principalmente por ter sido o único a comentar neste espaço. Um abraço e apareça sempre.

Arlindo Matos · Ourém, PA 1/7/2007 21:34
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Que legal, Arlindo.
Você bem podia dar umas dicas de Ourém para o Guia do Overmundo, hem? Acho que o Guia daí ainda está vazio. Que tal inaugurá-lo?
Abraço.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 2/7/2007 13:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
linney
 

A história deste Brasil!!!
Gostei!!!
Linda foto!!!

linney · Canoas, RS 2/7/2007 17:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Viktor e Linney muito obrigado pelas menções. Na verdade minha "obra" não foi concluída e cansei de procurar incentivo para publicá-la. Botei no overmundo sem revisão alguma com a ajuda de um amigo, mas não entendo nada disso. Não sei nem o que é o Guia do Overmundo. Já tou muito feliz em responder pra vcs. Valeu amigos.

Arlindo Matos · Ourém, PA 2/7/2007 20:57
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Arlindo. O Guia é um espaço do Overmundo dedicado a indicações sobre pontos turísticos, points locais, festas tradicionais, artesanato e muito mais. Você pode dar uma viajada pelo Guia aqui. Eu recomendo. É muito legal. E se se animar, vale publicar algo por lá.
Querendo conhecer mais do Overmundo, é só ir chegando. Dê uma lida nesse pequeno texto explicativo. E seja bem-vindo...

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 3/7/2007 12:22
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Caramba, Arlindo, que pesquisa, hein! Há quanto tempo você vem coletando essas informações? Parabéns pelo trabalho. Tomara que você aceite a sugestão do Viktor... Seria uma maneira de continuar a contar a história de Ourém, via internet. Enquanto isso, vou continuar minha peregrinação pelo livro. :)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 3/7/2007 14:53
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Santa ignorância a minha, Viktor. Minha internet aqui em Ourém é péssima. Eu próprio não consigo baixar o "livro". Para abastecer o Overmundo fui à Belém e um amigo perito colocou pra mim, dando-me algumas dicas básicas. Mas estou tentado a explorar mais e tentar contribuir com meus parcos recursos o Overmundo. Abraço e mais uma vez obrigado.

Arlindo Matos · Ourém, PA 3/7/2007 21:04
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Que doçura Helena. Desde criança tenho o senso de memória e sempre guardei em anotações, gravações e na memória a maior parte da história aqui contada. Costumo dizer que sou um dublê de escritor. Em 2004 comecei catalogar cronologicamente minhas idéias, tendo como ponto de partida a trajetória política narrada em livro raríssimo de 1925, do engenheiro civil Palma Muniz. O resto foi pesquisa no cartório, onde sou oficial, um pouco na prefeitura, e muitas horas de entrevistas com antigos da cidade. Obrigado pelo carinho.

Arlindo Matos · Ourém, PA 3/7/2007 21:16
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Digo que sou dublê pq sou leigo. Um pretenso auto-didata que luta pela memória de seu Município. Acho que por tudo que faço sem fins lucrativos, devo ser um abinegado da cultura ouremense.

Arlindo Matos · Ourém, PA 3/7/2007 21:22
sua opinião: subir
Bruno Sérvulo
 

Olá, tiozão! finalmente saiu! fico felicíssimo com a iniciativa e o resultado desse trabalho agradando aos que apreciam a história. Ourém foi a cidade que nasci e cresci, vendo-a nos livros e documentada me agrada muito! Meus parabéns! conversaremos melhor a respeito quando a aportunidade se fizer presente...Um grande abraço, do seu sobrinho!
Bruno Sérvulo

Bruno Sérvulo · Macapá, AP 3/7/2007 21:41
sua opinião: subir
Matheus Benassuly
 

Olá,Arlindo! foi um enorme prazer acessar esse teu trabalho maravilhoso d pesquisa sobre a minha(nossa) tão amada ourém.
Eu, na "qualidade de filho" (que piegas...) do teu amigo Rildo Medeiros,não poderia deixar de indicar dois pontos de modificação no teu trabalho (no que diz respeito ao festival de ourém):
1° Em 1992 a música que ficou no segundo lugar foi mesmo Pelos Campos do Marajó, mas os autores são Rildo Medeiros e Donato Sarmento (e não Cíntia e Dam Campos, como escrevestes);
2° Em 2004 Paracauari ficou em segundo lugar (quem fiou em terceiro foi o Sérgio Leite).
Bem,era só isso.
Por que o livro já é uma grande iniciativa tua e dos teus colaboradores daí de ourém (e de Belém), terra encantada, muito bem documentada por este trabalho.

abraço!

Matheus Benassuly · Belém, PA 28/7/2007 18:05
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Valeu teu registro Matheus e o leitor aqui do Overmundo pode também dar crédito a tua preciosa informação. O que eu posso te justificar que a fonte para o gráfico do festival foi o próprio material do festival, na casa de cultura de cultura de Ourém. O que eu posso te adiantar é que pode até ter havido inversão na posição de 2004, mas com relação a 1992 não. Pois é comum os concorrentes em festivais, usarem autoria postiça para burlar o regulamento e inscreverem mais música do que o permitido. Depois de publicado num festival de renome como o de Ourém, o agraciado fica para a história. Prometo que vou voltar a fonte e verificar. Obrigado pelo comentário. Abraço, conterrâneo!

Arlindo Matos · Ourém, PA 28/7/2007 21:00
sua opinião: subir
elizondo23
 

Oi Arlindo! Demorei um pouquinho mais não podia deixar de uma olhada no livro e deixar aqui meu comentario. Parabéns! o livro ta lindo e com um conteúdo super completo e consistente. Amo essa cidade, minha historia de vida começou a ser formada e definida ai, tenho um vinculo com Ourém que nunca será desfeito e me alegra saber que a historia dessa pacata e linda cidade está tão brilhantemente retrata em seu livro! Mais uma vez, meus parabéns!!!
Abraços:
Renata Elizondo Souza

elizondo23 · Belém, PA 17/10/2007 16:07
sua opinião: subir
Paulo Bragança
 

arlindo dou meu parabéns para vc
o livro fikou muito bom
pq contou a história do nosso município
abraços
paulinho

Paulo Bragança · Ourém, PA 9/2/2008 08:50
sua opinião: subir
Paulo Bragança
 

Paulo Bragança · Ourém, PA 9/2/2008 08:52
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Ontem completou 460 dias em que publiquei esta obra e já haviam baixado até o presente momento, 613 no mundo todo. Fiz a divisão e verifiquei que é baixado 1,33 livro por dia. Por tratar-se de um tema que não é universal fiquei muito feliz de ser lido todos os dias por mais de uma pessoa, fora as versões em apostilas e cd. Agradeço a todos pela consideração e afinidade por Ourém, "A Pérola do Guamá".

Arlindo Matos · Ourém, PA 6/10/2008 23:12
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Meu Deus do céu! Tomei um susto. Hoje(24/05/2009) abri esta página e vi computados 1012 downloads, ou seja, foi ultrapassada a marca de 1000 downloads, quase 400 a mais, antes de completar 8 meses do meu comentário acima(06/10/2008), com 613 livros baixados. Portanto continua uma excelente média de dois livros por dia. Volto a agradecer o público leitor e Overmundo pela publicação. Obrigado a todos.

Arlindo Matos · Ourém, PA 24/5/2009 17:53
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

Ontem fez dois anos que postei este trabalho. Hoje está computado, sem muita divulgação 1.173 downloads. Só pra registro de quão feliz estou por esta publicação. Sinceramente? Eu não esperava tanto interesse...

Arlindo Matos · Ourém, PA 3/7/2009 19:05
sua opinião: subir
Arlindo Matos
 

http://www.youtube.com/watch?v=BMA9vW0NqSY (Tanajura-Bitus e Içás)

Arlindo Matos · Ourém, PA 26/8/2011 21:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados