Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Ovos e frangos: O Brasil depende da importacao...

1
victorvapf · Belo Horizonte, MG
18/1/2009 · 120 · 18
 


Naquele ano de l976, eu trabalhava no exame de guias de importação, na Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil. Minha função era examina-las, conferir os preços e ver o enquadramento tarifário. Uma guia um dia, chamou-me à atenção: Uma importação de "pintos avós, de linhagem macho" e pintos avós, de linhagem fêmea", de uma firma nos EEUU, que detinha e detém o conhecimento genético das aves. Como na guia estava escrito que a importação era destinada "à reprodução", vinha costumeiramente sendo autorizada sua emissão. Mas, naquele dia não! Fôra por mim descoberta uma "furada" naquele serviço: A prole importada, no meu raciocínio não poderia servir "para reprodução" uma vez que as aves importadas não geravam descendentes, depois dos netos, vinha uma raça híbrida, que servia apenas, e serve, sòmente para consumo, pois não deixam descendentes, fechando o ciclo com a vida útil do plantel reprodutivo importado. Logo tudo se resumia em: "Importação para consumo", o que é proibido! Obviamente, relatei por escrito o fato e passei o problema aos meus superiores. A importação ficou paralizada, e a firma interessada procurou-nos, dizendo que iria parar a produção de ovos e carne, caso não emitíssemos as guias...O fato é que, o assunto foi parar na mesa do então Ministro da Fazenda, Mario Henrique Simonsen, que depois de um mês a liberou, mandando um "Telex", afirmando para emitirmos as guias, pois a Granja Guanabara estava desenvolvendo um "estudo" e até que tenhamos o "conhecimento genético" próprio, dar prioridade a estas guias de importação, principalmente para não faltar frangos e ovos no mercado brasileiro. Pois é, o fato é que até hoje, importamos os "reprodutores" e nos pautamos ainda naquele velho "telex", pois a operação com aves e ovos "para consumo", ainda e' proibida!
A Granja Guanabara sediada no Rio de Janeiro foi comprada, não sei por quem, e o conhecimento genético próprio, teve um final totalmente desconhecido!





Sobre a obra

Até hoje, as importações continuam, visto que o Brasil fez poucos investimentos em pesquisa, não possuindo portanto um conhecimento genético próprio e econômico...Se parar a importação, que é proibida e permitida precariamente, vai faltar ovos e frangos e as granjas do Brasil fecham...Portanto, já somos totalmente dependentes destas importações dos EEUU. Os milhões de dólares despendidos nestas operações para consumo, deveriam ser direcionados para uma pesquisa séria, pois um país não pode ficar refén de outro, principalmente em alimentos...
Existem pesquisas inconclusivas, pois o segredo, a descoberta, acontecida nos EEUU, se encontram guardadas a "sete chaves"!
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

compartilhe



informações

Autoria
Autor:victorvapf
Ficha técnica
Tem muitos trabalhos de pesquisa, mas só para melhorar o desempenho dos plantéis das Granjas...Mas trabalho para ficarmos independentes das importações, não existe nenhum...
Downloads
211 downloads

comentários feed

+ comentar
joe_brazuca
 

Victor...que informação !...Isso é uma bomba "aviária" !...só acho que isso deveria estar no overblog !...cancela aqui e poe lá !...
Mas, de qq forma, ta muito bom...baita denuncia !
abraço

joe_brazuca · São Paulo, SP 15/1/2009 20:31
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Sempre fomos escravos dessa gente infame meu caro!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/1/2009 20:42
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Ou saeja, mais uma maracutaia apoiada pelo governo e seus burocratas mal intencionados ou corrompidos. Simonsen não deve ter feito por ignorância, ou seja...

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 15/1/2009 21:40
sua opinião: subir
azuirfilho
 

victorvapf · Belo Horizonte (MG
Ovos e frangos: O Brasil depende da importacao...

Uma dependéncia desnecessária, é como se viesse uma ordem para essa dependéncia ser mantida e nada mudar no estado de dependéncia e sub-desenvolvimento crónico.
Ainda bem que estamos vendo o Brasil mudar um pouco.
Parabéns pelo Tema táo importante para nossa cidadania e Soberania.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 16/1/2009 01:19
sua opinião: subir
carlos magno
 

Muito boa essa publicação tua. O negócio é denunciar mesmo essa gente sordida que vende o nosso país a qualquer preço porque eles levando o deles, o pôvo que se dane, eles não tão nem aí . Meus sinceros aplausos e abraços, amigo Victorvapf.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 16/1/2009 01:41
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Victor,

Por essa eu jamais esperava, que absurdo!

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 16/1/2009 06:26
sua opinião: subir
  Gorete
 

Não se rio, ou se choro!
Qta pouca vergonha; qtos interesses ocultos!
É a cara do Brasil! Aplaudo vc pela iniciativa em nos trazer o conhecimento de mais uma infamia cometida por aqueles que se dizem "donos do poder"!
Abços...volto pra votar!

Gorete · Ipatinga, MG 16/1/2009 06:54
sua opinião: subir
victorvapf
 

Gorete:

A regra basica do mercado Internacional:



Toda guia de importacao, tem que vir acompanhada de uma "Fatura pro-forma com os seguintes dizeres: Estes sao os precos correntes do mercado internacional"

Ora, todos nos sabemos que um pinto nao pode ter o mesmo preco de um bezerro exportado naquela epoca, para o Paraguai, se nao me engano, em torno de 30 dolares cada...Mesmo, sendo os chamados "pintos avo's" !

victorvapf · Belo Horizonte, MG 16/1/2009 07:52
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 17/1/2009 16:56
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 17/1/2009 18:14
sua opinião: subir
  Gorete
 

Deixando meu voto e meu abraço!!

Gorete · Ipatinga, MG 18/1/2009 09:36
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Meu voto e meu abraço!

raphaelreys · Montes Claros, MG 18/1/2009 14:54
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Claudia Almeida · Niterói, RJ 18/1/2009 15:50
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Victor, amigo
Um assunto sério esse da nossa depedência. Sempre servimos. sempre fomos escravos. Bela informação.
Abraços
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 18/1/2009 19:30
sua opinião: subir
Circus do Suannes
 


Informação extremamente útil.
Vou colocar futuramente um texto, no qual sustento que tudo isso é efeito dos eflúvios do Lago Paranoá.
Aguardem.

Circus do Suannes · São Paulo, SP 18/1/2009 19:47
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

joe_brazuca · São Paulo, SP 19/1/2009 12:29
sua opinião: subir
carlos magno
 

OLha o voto aí amigo Vitorvapf.
Abraços.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 19/1/2009 20:56
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Victor, excelente...até nomes de plantas nacionais são patenteadas lá fora e aqui não podemos usá-los.Pode? Pode...Existem muitas pesquisas no campo da agricultura como muitos tipos de café, híbridos que estão no mundo todo, os incentivos não saõ tão grandes, algumas vezes sim, é o efeito montanha russa, verbas altas e verbas baixas, por isso ainda dependemos de outros países, mas já foi pior.
abs

Cintia Thome · São Paulo, SP 21/1/2009 19:54
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter