PALMARES, o brilho e o belo

1
Andre Pessego · São Paulo, SP
17/11/2013 · 1 · 0
 

Amostra do texto

A festa de Na. Sra. das Candeias era o palco, o momento, que melhor refletia o estado de espírito do povo de Porto Calvo, de Recife, de Olinda, de Salvador: O medo era duplo – medo da vitória dos negros era igual ao medo da derrota de Palmares. Eles, “os negros de Palmares, tem sido a ameaça e o freio à gula de Portugal, da Europa. Zumbi era a um só tempo – o Gal. Zumbi e o Chiquinho do Padre. Boas lembranças e medo conviviam em tantos. “Falam que é muito poderoso”, suscitavam ....

Para continuar, fazer o download à direita no alto.

Sobre a obra

“Aqueles são apenas negros, não são escravos, nem”forros”, nem nada. Somente negros. Ali, tudo misturado. O governador ali perto, sem falar nada. Negros – enfeitados, brilhando, brilhantes, malacacheta pregada no corpo, na testa, nas roupas. Malacacheta de tudo em que é cor. Um arco ires, brilhando, encandeando a todos. As menininhas brilhando, as sainhas cheias de malacacheta, fios de ouro; que nada, até os machinhos, roupinhas pintadas, uns até com fio de ouro. diziam... E as roupas tudo pintadas, estampas bonitas, cores vivas, brilhando – malacachetas pregadas.... “Há comentários sobre o ouro”. O ouro que irá destruir Palmares.

compartilhe



informações

Autoria
André Pessego
Ficha técnica
Como viveram milhares de negros, livres, com a posse da terra, por um século.? Livres, com a posse da terra? Qual o repertório das festas...?
Downloads
306 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 36 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados