Porquê?
Porquê,
Não consigo me libertar,
Das regras, das normas,
Do certo dito por todos
Como verdade absoluta
Já estou convencida também?
Uma mente travada em idéias,
Idéias impostas?
Nem sei por quem.
Então porque, porque...
Nunca sei a resposta!
Bem, não sei se você já pensou nisso, mas escrever para poder se comunicar, mesmo que de uma maneira intensa e visceral, também acaba sendo apenas mais umas das muitas maneiras de se obedecer às regras.
Quando se quer comunicar alguma coisa utilizando-se palavras, usa-se um sistema lógico dentro da linguagem. Obedece-se à este sistema de regras pré-estabelecidas para que a comunicação seja efetivada.
Talvez o seu "porquê?" não seja a pergunta mais importante a ser feita. Talvez seja mais interessante - além de muito perigoso, é claro - se perguntar "por que eu desejo uma resposta?", "o que em mim quer ter essa certeza?" "por que eu sempre prefiro a verdade à aparência?"
Enfim, a prova de que coisas assim se tornam vÃcios terrÃveis é a seguinte:
"porquê", quando se trata de uma interrogação e é seguido de um ponto, se grafa "por quê", separado.
Não conseguimos nos comunicar de maneira objetiva e coerente fora das regras.
É claro que não estou dizendo que apoio à existência dessas regras especÃficamente. Mas o que talvez nos possibilite EXPRESSÃO no lugar de simples COMUNICAÇÃO seja justamente criarmos nossas próprias regras. Novas regras linguÃsticas para expressar novas potências, sentimentos que não existiam antes, manifestações de vida, de dor, de sofrimento, de alegria, etc. que em nós seja novo.
Coisas assim... sei lá.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!