PRÉ-CONCEITO É PRÉ-JUÍZO

Ronald Rosa
1
Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS
10/10/2008 · 118 · 11
 

Amostra do texto

A INCLUSÃO DA COMUNIDADE GLS NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
PRÉ-CONCEITO É PRÉ-JUÍZO

RESUMO: A presente dissertação foi elaborada a partir da experiência deste pesquisador na Gestão de Projetos da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul no período de 2002 a 2006. Os dois últimos anos de atuação nesse setor foram dedicados ao fomento do Turismo para o segmento de gays, lésbicas e simpatizantes, GLS, no Estado. Nesse período, também fui designado como técnico-consultor do Governo sul-mato-grossense para dar suporte ao “Projeto Gay Bonito”, que transformou aquele município em referência para o turismo de inclusão no Centro-oeste. Posteriormente, a participação no encontro “Diálogos do Brasil”, em 2005, em Brasília, do qual nasceu o documento “Turismo Social: Diálogos do turismo – uma viagem de inclusão”, também ofereceu oportunidade de aprofundamento de conhecimento no assunto. A contribuição laboral oferecida por este articulista em tal evento teve agradecimento especial na referida publicação. Da convivência com a realidade desse mercado específico surge, então, um olhar crítico e perceptivo das dificuldades e facilidades que o segmento oferece. Notei, ainda, que um dos pontos frágeis da questão estava, justamente, na falta de uma produção publicitária que incluísse esse grupo marginalizado, bem como outros, nas ações de marketing gerais. O contrário também foi constatado, ou seja, a observar campanhas voltadas para esse segmento, pude perceber que as peças publicitárias excluíam a comunidade heterossexual, embora a sigla usada para identificar a comunidade homossexual, GLS, Gays, Lésbicas e Simpatizantes, abarque a participação de heterossexuais na última letra na sigla. A própria Constituição Federal é clara com relação à igualdade de direitos. Todo exagero de segmentação caracteriza uma forma de exclusão, visto que restringe ao nomear algo em separado do todo. Não se trata de abolir a segmentação para lograr êxito na venda de produtos. O presente trabalho se propôs refletir sobre alternativas de abrangência de público, pois o preconceito, além de implicações jurídicas, conduz ao prejuízo financeiro. Dessa forma, pretendi contribuir com o exercício de uma publicidade socialmente sustentável, promotora de justiça social e fomentadora de uma economia prática e menos hipócrita.

compartilhe



informações

Autoria
Zéduardo Calegari Paulino
Ficha técnica
Trabalho de conclusão de curso para tecnólogo de produção publicitária da Unigran, no ano de 2007.
Downloads
1714 downloads

comentários feed

+ comentar
Bia Marques
 

Dá-lhe! Sou suspeita, porque sou fã desse trabalho e viva a diversidade!

Bia Marques · Campo Grande, MS 7/10/2008 07:39
sua opinião: subir
Bia Marques
 

e só assim pra eu conseguir ler o artigo inteiro hahahaha!

Bia Marques · Campo Grande, MS 7/10/2008 20:05
sua opinião: subir
Giovanni Guidi
 

Muito interessante. Lerei com mais calma o seu trabalho.
Sucesso.
Votado.

Giovanni Guidi · Piracicaba, SP 9/10/2008 19:29
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Bia me chamou estive aqui apreciando estou outra vez mas esqueci de botar minha carinha, parabéns pelo trablho imagem linda!

Claudia Almeida · Niterói, RJ 13/10/2008 08:24
sua opinião: subir
Zéduardo Calegari Paulino
 

Giovanni, Claudia, que bom vocês passarem por aqui.
A imagem do Gay Bonito é de Ronald Rosa, pai da ideia. Ele ,manda mesmo muito bem!

Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 14/10/2008 02:18
sua opinião: subir
Alex Costa Lopes
 

Oia só q xiki!!! rsrs
Parabéns meu amigo, muito interessante o tema, lerei com mais cuidado o texto na integra, mas desde já digo q amei a idéia e aumento a corrente que afirma o que vc disse.
Abração

Alex Costa Lopes · Cuiabá, MT 14/10/2008 15:27
sua opinião: subir
Zéduardo Calegari Paulino
 

Alex queridão!
Abraços cheios de saudades de nossas longas conversas...

Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 14/10/2008 21:35
sua opinião: subir
Raiblue
 

Muito bom o artigo,Zé!!
Parabéns!


Todo trabalho para quebrar preconceitos e restaurar espaços para todos sem distinção é sempre um grandioso trabalho!!
Gostei do logotipo!!Lindo!

Um beijinho azul
Blue

Raiblue · Salvador, BA 15/10/2008 15:45
sua opinião: subir
Zéduardo Calegari Paulino
 

Agradecido, Blue!

Se cada um fizer uma pequena parte, o todo será maior que todos nós.

Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 23/10/2008 17:48
sua opinião: subir
Luciano Colossi
 

Adorei a leitura! Votado! Já eu, faço poesia com gestos e traços descompromissados... Estou publicando uma nova imagem... essa é muito significativa... Aguardo sua visita!

Luciano Colossi · Florianópolis, SC 26/3/2009 02:41
sua opinião: subir
Zéduardo Calegari Paulino
 

Valeu, Luciano...
Vc já viu minhas infogravuras?

Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 26/3/2009 03:38
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados