A INCLUSÃO DA COMUNIDADE GLS NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
PRÉ-CONCEITO É PRÉ-JUÍZO
RESUMO: A presente dissertação foi elaborada a partir da experiência deste pesquisador na Gestão de Projetos da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul no período de 2002 a 2006. Os dois últimos anos de atuação nesse setor foram dedicados ao fomento do Turismo para o segmento de gays, lésbicas e simpatizantes, GLS, no Estado. Nesse período, também fui designado como técnico-consultor do Governo sul-mato-grossense para dar suporte ao “Projeto Gay Bonito”, que transformou aquele município em referência para o turismo de inclusão no Centro-oeste. Posteriormente, a participação no encontro “Diálogos do Brasil”, em 2005, em Brasília, do qual nasceu o documento “Turismo Social: Diálogos do turismo – uma viagem de inclusão”, também ofereceu oportunidade de aprofundamento de conhecimento no assunto. A contribuição laboral oferecida por este articulista em tal evento teve agradecimento especial na referida publicação. Da convivência com a realidade desse mercado específico surge, então, um olhar crítico e perceptivo das dificuldades e facilidades que o segmento oferece. Notei, ainda, que um dos pontos frágeis da questão estava, justamente, na falta de uma produção publicitária que incluísse esse grupo marginalizado, bem como outros, nas ações de marketing gerais. O contrário também foi constatado, ou seja, a observar campanhas voltadas para esse segmento, pude perceber que as peças publicitárias excluíam a comunidade heterossexual, embora a sigla usada para identificar a comunidade homossexual, GLS, Gays, Lésbicas e Simpatizantes, abarque a participação de heterossexuais na última letra na sigla. A própria Constituição Federal é clara com relação à igualdade de direitos. Todo exagero de segmentação caracteriza uma forma de exclusão, visto que restringe ao nomear algo em separado do todo. Não se trata de abolir a segmentação para lograr êxito na venda de produtos. O presente trabalho se propôs refletir sobre alternativas de abrangência de público, pois o preconceito, além de implicações jurídicas, conduz ao prejuízo financeiro. Dessa forma, pretendi contribuir com o exercício de uma publicidade socialmente sustentável, promotora de justiça social e fomentadora de uma economia prática e menos hipócrita.
Dá-lhe! Sou suspeita, porque sou fã desse trabalho e viva a diversidade!
Bia Marques · Campo Grande, MS 7/10/2008 07:39e só assim pra eu conseguir ler o artigo inteiro hahahaha!
Bia Marques · Campo Grande, MS 7/10/2008 20:05
Muito interessante. Lerei com mais calma o seu trabalho.
Sucesso.
Votado.
Bia me chamou estive aqui apreciando estou outra vez mas esqueci de botar minha carinha, parabéns pelo trablho imagem linda!
Claudia Almeida · Niterói, RJ 13/10/2008 08:24
Giovanni, Claudia, que bom vocês passarem por aqui.
A imagem do Gay Bonito é de Ronald Rosa, pai da ideia. Ele ,manda mesmo muito bem!
Oia só q xiki!!! rsrs
Parabéns meu amigo, muito interessante o tema, lerei com mais cuidado o texto na integra, mas desde já digo q amei a idéia e aumento a corrente que afirma o que vc disse.
Abração
Alex queridão!
Abraços cheios de saudades de nossas longas conversas...
Muito bom o artigo,Zé!!
Parabéns!
Todo trabalho para quebrar preconceitos e restaurar espaços para todos sem distinção é sempre um grandioso trabalho!!
Gostei do logotipo!!Lindo!
Um beijinho azul
Blue
Agradecido, Blue!
Se cada um fizer uma pequena parte, o todo será maior que todos nós.
Adorei a leitura! Votado! Já eu, faço poesia com gestos e traços descompromissados... Estou publicando uma nova imagem... essa é muito significativa... Aguardo sua visita!
Luciano Colossi · Florianópolis, SC 26/3/2009 02:41
Valeu, Luciano...
Vc já viu minhas infogravuras?
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!