Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Prefácio e Apresentação do livro Entre_Nós - Regina Lyra

David Fernandes
1
Regina Lyra · João Pessoa, PB
10/7/2008 · 310 · 93
 

A Poesia de Regina Lyra e sua Contemporaneidade
(Uma Lira que Foge dos Caminhos Convencionais)


Cláudio Murilo Leal*

Regina Lyra, neste livro emblematicamente intitulado Entre_Nós, consolida o seu nome como uma das mais interessantes poetisas da contemporaneidade. Cerca de 90 poemas compõem as cordas de uma lira que foge dos caminhos convencionais, quebra a rotina do déjà vu, e experimenta novas linguagens: uma lira que delira.
Sem inscrever-se na categoria dos starters of crazies – começadores de maluquices – na classificação de Ezra Pound, em seu ABC of reading, Regina renova as estruturas do verso discursivo, respeitando a tradição sem submeter-se às normas (e aos cacoetes) da poesia modernosa. Ao trabalhar a forma para melhor adaptar seu pensamento e sua emoção a uma linguagem sintética, veloz e funcional, a nossa poetisa coloca-se sob o signo da ruptura. Rompe com os esquemas formais rotineiros; com as subjetividades suspirosas e lacrimogêneas do romantismo démodé; com o verso anacrônico, que algumas poetisas de sarau ainda utilizam para chorar as suas mágoas e dores-de-cotovelo.
Regina Lyra não escreve poesia de gênero: feminina ou masculina. É uma poesia vigorosa que demonstra a coragem dos que querem ultrapassar os limites da mesmice, as fronteiras do nhenhenhém da poesia convencional. Entre_Nós foi escrito a ferro e fogo.
Uma poesia vertical, que vai fundo, que não fica boiando, sem entender o mundo e os homens. Assim, não são raras as palavras grafadas mimeticamente, como palmeiras solitárias e verticais; palavras que se destacam no poema ao produzir a impressão de uma retórica enfática, que duplica a força da palavra dentro da economia sintática do poema.

– Construção perfeita
Amizade
v
e
r
d
a
d
e
i
r
a

Ao reler o poema, pergunto, ingenuamente, pois todos já conhecem a resposta: Qual o único adjetivo que caracterizaria integralmente o sentimento da amizade? Claro, o adjetivo verdadeira, não há outro. E ele, adjetivo, destaca-se graficamente no poema, como uma metáfora visual em sua importância unívoca.
O domínio da carpintaria poética não retira de Regina Lyra o seu inspirado olhar, voltado para o cotidiano: "Sobre a musa, / Cotidiano da vida, Circula calor ardente / - encontro amado".
Mestra em condensar a sua mensagem em poemas curtos, este recorte sintético do seu lirismo nada deve ao ultrapassado poema-minuto modernista, que distribuía pílulas de poesia como poetas-farmacêuticos manipuladores de homeopatias.
Nada mais incisivo do que o poema "Amor no Tempo Solar"

Ando em pensamento,
Navego na poeira do tempo.
Vislumbro a cadência
(a)
temporal.

Toco nos raios da constelação
Refletidas imagens
Amadas em tempo.

Regina Lyra escreve uma poesia subjetiva, pois tudo passa pelo crivo de sua alma de poeta. Mas ao falar de si, transmite a sua generosidade para com o Outro. Ela fala de todos nós; interpreta os nossos sonhos, angústias, saudades e desencontros. Ela é a porta-voz das inquietações coletivas. Entre_Nós é justamente isso: um traço de união, uma ligação direta, através do poema, entre o poeta, que sente e escreve, e as pessoas que não conseguem expressar em palavras os seus sentimentos. Entre_Nós é um braço estendido à solidariedade, o eu da poeta transforma-se em nós, quando o leitor, que saiba ler, introjete os versos, adotando-os como seus. Claro, há os insensíveis, e para esses Regina Lyra também dedica a sua nostálgica reprimenda:

A palavra existe para ser dita,
Mas infelizmente surge também
Para quem não sabe usá-la.
Estes não sabem ler
O espelho d'alma.

Neste livro, as velhas dores amorosas recebem um tratamento original. Há poemas estranhos, que não se perdem em hermetismos, mas, como os de Emily Dickinson, são instigantes, ao inventar novas entonações, novas organizações no formato dos versos. Os encontros consonantais abruptos revelam uma dicção rascante e áspera que não é comum de ser encontrada na suposta melodia inerente ao poema lírico:

Neste limiar absoluto
Dos desejos interruptos
Sentir no coração os apelos
Obsoletos.

Assim é a poesia de Regina Lyra, doce e selvagem em seus arroubos amorosos. Formalmente, ao respeitar a tradição lírica, ela sabe, ao mesmo tempo, renovar-se em um verso livre, autêntico e forte.


* Escritor, poeta e professor universitário.
Presidente do Pen Clube do Brasil
Rio de Janeiro - RJ.



Entrenós: A Audácia de um Projeto

Ricardo Alfaya*

Entre_Nós é um dos melhores livros de poesia que tive oportunidade de ler. Digo isso, tanto pela qualidade dos inúmeros poemas que me encantaram quanto em razão do fascinante, difícil e original projeto a que se propôs a autora, Regina Lyra.
A chave para a melhor compreensão da obra se acha na palavra “entrenó”, que, conforme a própria Regina, constitui a principal fonte de inspiração para o título. Porém, na verdade, não apenas para o título. A partir dos significados dos substantivos “entrenó” e “nó”, bem como do pronome “nós”, a poeta desenvolve um belíssimo projeto, com ênfase em cinco aspectos principais: o metalingüístico, o ecológico, o existencial, o social e o sentimental.
O interessante, no entanto, é que a exploração desses temas muitas vezes se dá, de variadas formas, num mesmo poema. São os cruzamentos temáticos, as bifurcações, os “nós” que ligam diversos assuntos, idéias, orações, pessoas, sentimentos. Regina, assim, a par da própria definição do termo que inspirou a obra, situa sua poesia entre dois nós. Isto é, explora, simultaneamente, tanto as conotações positivas quanto as negativas do substantivo “nós”. Afinal, conforme o Aurélio Eletrônico: entrenó – “porção do caule situada entre dois nós”.
Graças à soma desses recursos e procedimentos, consegue obter valiosa diversidade temática, garantindo, ao mesmo tempo, a unidade da obra.
Num momento inspirado, o prefaciador Carlos Murilo Leal se referiu às palavras grafadas verticalmente como “palmeiras”. Um termo muito apropriado para referência, sobretudo considerando tratar-se de uma poesia que nos vem do Nordeste, da encantadora João Pessoa, de tantas palmeiras.
Explorando, à Bachelard, meu “Direito de Sonhar”, atrevi-me a ver também, nessas mesmas palavras verticais, os caules, residência dos entrenós, ficando os versos acima delas como frondosos galhos e folhas balançantes, a exemplo, inclusive do título de um dos poemas.
Tem-se aí um extraordinário nó: metalinguagem e ecologia. Esse, a exemplo de tantos outros muito criativos, que não vou aqui destrinchar, pois em absoluto desejo revelar tudo que vi nesta obra. Afinal, se o fizer, o que restará ao leitor descobrir? E este é um livro que requer a postura do descobridor, do investigador de delícias. Não é obra que se revele ao primeiro olhar, exige a releitura.
Por outro lado, trata-se de cometimento discursivo, com toques de concretismo e predominância do minimalismo. Aliás, o que pode ser mais minimalista do que um nó? Os átomos são mínimos nós que, ligados entre si, formam a maravilha do Universo.
Regina, em sua delicadeza, exercita o difícil equilíbrio entre a claridade e a sombra. No entanto, em Lyra a nebulosidade nunca é completa, porquanto cada parte é iluminada pela luz maior do projeto geral.
Verdade que, ao longo da leitura, em muitos momentos nos veremos diante de intrincados nós, tão apertados, tão emaranhados, tão sofridos. São os nós da dor, do sofrimento, das ausências. Da indignação, perante a indiferença dos homens ao poético, ao justo, ao bom. O lado negativo dos nós. Sobretudo em momentos assim, surgirão silepses, elipses, espetaculares saltos sintáticos, propositais truncamentos na linguagem, ruídos e outros meios dramaticamente empregados. Recursos audaciosos, em favor da estética e do projeto da obra.


* Poeta, escritor, editor.
Rio de Janeiro – RJ.

Sobre a obra

Sônia van Dijck (PB), professora, escritora, ensaísta, poeta, na quarta capa do livro afirma sobre Entre_Nós: [...] "Regina segue, usando versos livres e às vezes brancos, para subverter o universo, como em "Eclipse": "Quando a Lua se esconder totalmente,/O Sol a cobrirá". Ou quando cria sua "Lua dobrada." ("O Valor do Encontro"). E daí? Ela é a Regina de seu livro, e experimenta o erotismo como em A retirada rápida da camisola/Fazer amor,/Desejar bom dia" ("Como Acordarás?"); erotismo que se manifesta, inclusive, no uso da página, sempre que escreve seus versos na vertical, assumindo um traço fálico. Mas, tudo isso, sem se esquecer de um certo tom moralista como em Lobo Bobo" (deixo que o leitor descubra...).Porém, o que me interessa ressaltar é a demanda da poesia desta Regina em um imaginário feminino, que tem desejo de desejo, de prazer, de afeto e de muito mais.

compartilhe



informações

Autoria
Lyra, Regina. Entre_Nós. Ed. Universitária (UFPB), 2008.

REGINA LYRA COMEMORA 10 ANOS DE INTENSA ATIVIDADE POÉTICA, LANÇANDO O LIVRO ENTRE_NÓS

Bienal de São Paulo em agosto de 2008
Ficha técnica
Livro no prelo
Downloads
428 downloads

comentários feed

+ comentar
clara arruda
 

Minha amiga,sei que entederá minha demora.
(Seu primo Ygor Lyra)
Gartoto vaidoso e que vc gostará de conhecer Fez um enorme estardalhaço para ler seu livro.Eu infelizmente estou impossibilitada de viajar.Mas ele terá grande prazer em ir a bienal em S.paulo e te conhecer.Agora vê se manda a dedicátoria pra mim.
Eu gosto imensamente da forma que vc escreve.Da colocação,dos sentimentos.Deixo minha leitura esperando voltar.
Um beijo em seu coração.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 8/7/2008 05:19
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza as análises de fruição! Sua obra deixara marcas em muitas mentes e muitos corações. Poetas são almas em missão de renúncia minha cara! A insônia esta te atacando nas mdrugadas? Bem que tem a Internet para compensar o estreese! Abraços!

raphaelreys · Montes Claros, MG 8/7/2008 06:48
sua opinião: subir
graça grauna
 

Poeta-Regina Lyra: deu uma vontade danada de ler este seu livro "Entre nós", em papel e tinta. Tem como enviá-lo? Anote meu e-mail para informar o numero da sua conta conta e o valor do livro. Bjos de luz

ggrauna@yahoo.com.br

graça grauna · Recife, PE 8/7/2008 08:02
sua opinião: subir
Renato de Mattos Motta
 

Muita sorte, Regina!
que o enredo
de tua
entrenozada
lyra
te leve
a destino
de bestseller!

BjÃo!

Renato de Mattos Motta · Porto Alegre, RS 8/7/2008 08:35
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Regina, estou cada dia que passa mais encantado com o seu caminhar poético. Consistente e doce como uma guerreira-poetisa-de-muitas-letras-e-significados.
Fico muito alegre com a edição de seu sexto livro, com certeza quero um autografado....rs
Pelo que entendi será "lançado" na bienal de sampa, e, com certeza estarei lá. Você possui um estilo próprio que, daqui do over, é dos trabalhos que não deixo passar um sequer, de tão inspirador e "gostoso" de ler, para utilizar de senso comum. Sua rica construção nos leva a reflexões demasiadamente humanas, como diria Nietszche.
MUITA ALEGRIA!!! É o que desejo para o seu novo empreendimento entre-nós, leitores.
Parabéns querida
beijos poéticos

Cristiano Melo · Brasília, DF 8/7/2008 09:41
sua opinião: subir
Ailuj
 

Sei que já sucesso mas mesmo assim te desejo mais e mais...
Beijos e bom dia

Ailuj · Niterói, RJ 8/7/2008 11:18
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

ClarAmiga,
Depois da Bienal estarei no Rio.
Mas participar da Bienal como autor ou leitor
tem um charme diferente.
Realmente é um momento onde respira-se leitura.
Beijos e obrigada.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 8/7/2008 11:37
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Raphael,
Quando a criação vem, a velocidade é total.
Assim não há hora, apenas trabalho.
Como o trabalho deve ser prazeroso,
vamos curtir o prazer da poesia.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 8/7/2008 11:42
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Graça poeta Graúna,
Suas palavras dão um tom de emoção.
O livro ainda não está pronto. Está no prelo.
Sairá da editora início de agosto.
O primeiro lançamento será na Bienal de São Paulo
no mes de agosto. O dia ainda não está marcado.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 8/7/2008 11:46
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Renato,
Obrigada pelos votos de sucesso.
Mas vamos com calma. rs...
O caminho é longo mas acolhedor.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 8/7/2008 11:48
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Cris,
Sua companhia virtual é das coisas mais fraternas
e isso existe neste vasto mundo.
Palavras carinhosas e generosas
permitem que o dia seja mais produtivo.
Beijos e até Sampa.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 8/7/2008 11:51
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Júlia querida,
O sucesso quando bem trabalhado
é um carinho.
Obrigada por desejá-lo.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 8/7/2008 11:53
sua opinião: subir
ayruman
 

Oi Regina. Me chamou aqui estou. Sou grato por compartilhar comigo, um pouco de seu Universo Criativo.
jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 8/7/2008 12:42
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Belo "caminhar", Poetiza (dos lindos e cativantes olhos) !!!...merecedor de nossos aplausos e nossa respeitosa reverência !...e , por óbvio, o texto do "critico" é exímio...analise irretocável !
Parabens por tudo...
abs
Joe
será votado em breve !

joe_brazuca · São Paulo, SP 8/7/2008 12:48
sua opinião: subir
Marco Bastos
 

Olá, Regina.
É muito gostoso ver aqui o Entre-Nós que já li e comentei. Um livro de poesias diferente, um lirismo enérgico e sensível em uma forma inovadora. E tem tudo o mais que já escrevi no comentário.
Por essa razão resta no momento dizer-lhe da admiração que tenho pela sua "tenáz combatividade", própria de quem persegue os próprios sonhos, para realizá-los e dar-lhes concretude. O Entre-Nós será um sucesso e que a Bienal seja uma bela festa.
parabéns.
beijos.
Marco.

Marco Bastos · Salvador, BA 8/7/2008 13:12
sua opinião: subir
Aepan
 

Poetisa Regina... Estou admirado pela grandiosidade do deu trabalho... Desejo tudo de bom em São Paulo... Não estarei lá, mas tenho certeza que será um sucesso...
Airton
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 8/7/2008 13:58
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Regina Lyra · João Pessoa (PB)
Prefácio e Apresentação do livro Entre_Nós - Regina Lyra
·
Nosso Parabéns e reconhecimento pelo talento e graciosidade que tanto nos agrada.
Maior satisfacáo ler as poesias e votar no seu merecimanto.
Uma Escritora e Poetisa Consagrada.
Maior alegria a sua presenca valorizando o nosso Querido Overmundo.
Parabéns e receba o nosso voto de admiracáo.

azuirfilho · Campinas, SP 8/7/2008 16:39
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Regina,

Você faz por merecer todas a honras, não só como brilhante escritora, mas principalmente pela simplicidade e boa vontade em ensinar e incentivar os menos afortunados.

Sucesso sempre!

Beijos

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 8/7/2008 18:43
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

JB,
Você é sempre uma agradável visita.
Jon, bom ue estás aqui,.

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 01:41
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

JON,
BOM QUE ESTÁS AQUI.
BEIJOS,
REGINA

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 01:42
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

DIGO JOE

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 01:43
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

MARCO, QUERIDO POETA,

ESQUECIDO - Regina Lyra

Suas palavras enchem meu coração
preenchem a multidão
e eu fico na mão.


rs...................
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 01:50
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Airton,
Palavras doeces
elevam bem querer
estou aqui.

Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 01:52
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

doces

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 02:22
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Azuirfilho, querido amigo,
Eu agradeço seu coração generoso,
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 02:25
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Falcão, poetÁguia,
palaras doces refletem carinho.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 02:31
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

palavras

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 02:32
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Regina, parabéns pelo novo livro.
Não tenho dúvidas que será um sucesso.
Ficarei torcendo daqui de longe e de perto, em sentimentos.
Beijão

Branca Pires · Aracaju, SE 9/7/2008 20:40
sua opinião: subir
ANIBAL BEÇA
 

Regtina querida, com o aval do meu amigo Claudio Murilo só pode ser bom. Já fiquei com vontade de lê-lo. Mande para meu endereço com o número de sua conta. Faço questão de adquiri-lo. Parabéns, e todo sucesso!!!!

Beijos muitos

ANIBAL BEÇA · Manaus, AM 9/7/2008 20:40
sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

Querida Regina,
Tenho certeza que será um sucesso o seu livro, se já não o é.
Fico torcendo por você, pois sua competência é incontestável.
Seus versos nos instigam a sempre querer mais, a aprofundar nos recônditos de sua alma inquieta e entedê-la.
Parabéns!
Beijos

Saavedra Valentim · Vitória, ES 9/7/2008 21:25
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Branca queridAmiga,
Obrigada pela torcida. Bons fluidos.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 23:39
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Querido amigo BeÇa,
O livro estárá pronto em agosto.
Será lançado em primeiro lugar na Bienal de São Paulo.
Teri imenso prazer que o leia também.
Beijos e obrigada pelas palavras de incentivo,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 23:44
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

SaavedrAmigo,
Palavras ditas om o coração
nos fazem sentir melhor.
Obrigada por acompanhar meu trabalho.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 9/7/2008 23:46
sua opinião: subir
clara arruda
 

Abrindo sua votação.
Não esquece que estou te esperando aqui no rj.
Seu trabalho é de um valor imenso para meu coração.
te amo amiga.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2008 03:25
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Regina,

Retornando para deixar meus votos de sucesso pleno.

Beijos

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2008 05:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Regina, só para reforçar a parabenização pelo seu trabalho...
Muito inspirador!
parabéns
beijos e votos

Cristiano Melo · Brasília, DF 10/7/2008 08:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Branca Pires
 

Regina, de volta para os votos.
beijos

Branca Pires · Aracaju, SE 10/7/2008 08:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Renato de Mattos Motta
 

Vai, Regina!
Tens o meu voto!

Renato de Mattos Motta · Porto Alegre, RS 10/7/2008 09:11
sua opinião: subir
celina vasques
 

Votando Regina!

Parabéns pelo belo trabalho!

Beijo no coração

celina vasques · Manaus, AM 10/7/2008 09:12
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

votadíssimo reguna...
um beijo e parabéns...
samuel

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 10/7/2008 09:47
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

i
t
a
i
p
a
v
a vota;))

Compulsão Diária · São Paulo, SP 10/7/2008 10:47
sua opinião: subir
Ailuj
 

Regina,maior prazer em fechar a votaçao pro banco
Beijos de luz

Ailuj · Niterói, RJ 10/7/2008 11:47
sua opinião: subir
victorvapf
 

Regina, estou tambem aqui, parabens, votando

victorvapf · Belo Horizonte, MG 10/7/2008 13:00
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

votado...
abs
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 10/7/2008 13:09
sua opinião: subir
Rubenio Marcelo
 

Rê,
Como disse, acima, o amigo Marco Bastos, também estou feliz por ver mais esta sua obra maravilhosa (que já li e, honrosamente, comentei na contracapa) ser apresentada ao público. Com certeza, será mais um sucesso de sua lavra, que virá arejar o ao poético do nosso país.
Valeu.
bjs,

Rubenio Marcelo · Campo Grande, MS 10/7/2008 14:08
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Clara, Falcão, Cris, Branca, Renato, Celina,
Samuel, Bea, Júlia, Victor, Joe, Rub,

Queridos amigos obrigada por retornarem.
Carinhosamente agradeço,
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 10/7/2008 14:19
sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

Querida amiga
Voltando para votar
Abraços

Saavedra Valentim · Vitória, ES 10/7/2008 14:51
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Obrigada amigo Saavedra.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 10/7/2008 15:18
sua opinião: subir
Marco Bastos
 

obaaaaa....já é hora de votar.

VOTANDO NA CULTURA

aqui nessa eleição
vou votar sem ser sovina
dou meu voto-coração
na cultura da menina
sem ser lá naquela zona
dou um voto não cafona
dou meu voto prá Regina

Marco Bastos

Marco Bastos · Salvador, BA 10/7/2008 18:05
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Regina.
Nada mais emocionante que preencher as páginas brancas de um livro, com as poesias que a vida nos oferece.
parabéns.
beijos
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 10/7/2008 18:42
sua opinião: subir
Raiblue
 

Linda Rê!!!

Que capa mais linda...delicada como vc!

Parabéns e muito sucesso pra ti!!
beijos blueinfinitos
Blue

Raiblue · Salvador, BA 10/7/2008 18:51
sua opinião: subir
businari
 

Regina, estou desde já com os dedos cruzados!!! Li o prefácio do editor, e concordo com muitos dos adjetivos com os quais ele tenta explicar sua obra. Porém, gostaria de acrescentar mais alguns...quando se trata da transcendentalidade da alma, da transformação das frases que se renovam a cada reviravolta do humor, você é mestra magnânima! Sua fluência quase uterina e seu dedicado garimpo morfológico criam uma obra que se torna morfogênica em seu espectro vibracional, que é interdependente da emoção. E ela traz à luz a consciência primitiva das evas "lilithizadas"...

que seu retorno seja celebrado em taças transbordantes de matéria escura...árvore ou dragão? Serão raízes ou dentes a despontar sob as narinas recrudescentes?

Beijos emocionados,

Mau

businari · São Vicente, SP 10/7/2008 19:30
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Professora, minha linda Professora -
As observações do Prof. Cláudio devem ser a soma de um esforço
para a apresentação dos ser versos, vem sei.
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 10/7/2008 22:08
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Marco, querido PoetAmigo,
Seu voto guardo,
anoto e espalho.
Voto de rei.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 10/7/2008 23:05
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Noélio,
Obrigada e um poetrix para a noite.
Beijos,
Regina

ESCREVER - Regina Lyra

Caneta e papel.
Faço e desfaço
é sopa no mel.

Regina Lyra · João Pessoa, PB 10/7/2008 23:15
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Baby Blue,
A capa é uma tela da artista plástica Marlene Almeida (PB).
O quadro foi pintado em 1988.
Quando o olhei, neste momento de criação,
(faz parte do meu acervo), pensei é o link
do título para os poemas.
Beijos e obrigada por estar aqui.

Regina Lyra · João Pessoa, PB 10/7/2008 23:23
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Mau, querido PoetAmigo,
Suas palavras impetuosas
no contexto poético,
são eloqüêntes.
Agradeço sua atenção e carinho
com o poetrix para a noite.
Beijos,
Regina

VEEMENTE - Regina Lyra

Na intensidade das palavras
sinto-me escrava
dos poemas que penso em criar.

Regina Lyra · João Pessoa, PB 10/7/2008 23:35
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

André,
Obrigada pela presença, palavras.
Obrigada por estar aqui.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 10/7/2008 23:38
sua opinião: subir
Ari Donato
 

Regina, eu me junto ao professor Cláudio Murilo Leal nesta avaliação da sua poesia. Aliás, já disse antes, em outro comentário, que você é uma poetisa, por deixar transparecer que vive, que respira poesia, na forma como defende o genial Rainer Maria Rilke. Gosto das palavras, vivo delas, e com elas também expresso meus sentimentos, mas não sou um poeta. As palavras estão em mim, saem de mim, mas, ser poeta é mais do que isso, é mais do que escrever. Você leva as palavras para mais além, creio que na dimensão do espelho da alma. Abraços.

Ari Donato · Salvador, BA 11/7/2008 00:15
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Ari,
Sua avaliação, sobre o que foi dito no Prefácio e seu comentário,
observando características da minha poesia e da mulher poeta é muito interessante e gosto de saber até onde meus versos alcançam. Com que intensidade eles penetram na alma. Realmente vivo poesia, respiro poesia.
ObrigadAri por vislumbrar este caminho.
Beijos e boa noite.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 00:26
sua opinião: subir
carlos magno
 

Olha o voto aí amiga Regina. Quero te desejar muito sucesso nesse novo lançamento e que venda bastante exemplares, amiga. Meus sinceros aplausos e beijos.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2008 01:40
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Querida Regina,
Nesse universo das palavras, onde a literatura é tão desvalorizada, principalmente a poesia, que bom que vc chegou até aqui. Vc merece todos os louros da vitória.
Parabéns, sucesso e felicidades na Bienal.
Gosto demais do que vc escreve.
Bjsssssss


Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 11/7/2008 11:49
sua opinião: subir
Lili_Beth*
 

Parabéns, minha querida!

Mais uma obra em direção ao sucesso.Adoraria estar no lançamento. Você virá ao Rio de Janeiro?

Beijos_Meus*
*

A M I Z A D E

r
e
c
i
p
r
o
c
i
d
d
e

Beijos_Meus*
*

Lili_Beth* · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2008 12:25
sua opinião: subir
W@nder
 

Sucesso, querida.
Seu trabalho é maravilhoso.
bjs.

W@nder · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2008 14:16
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Obrigada Carlos,
A convivência neste overmundo é muito agradável.
Conhecer pessoas que sentem poesia.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 14:49
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Doroni,
Em um mundo sem Educação tudo é complicado. Imagine em um país onde a Educação chega a nível inferior nos planejamentos governamentais?
Infelizmente aqui a Literatura é para um grupo seleto. Poucos conhecem os nossos grande autores, como por exemplo, um Machado de Assis, na prosa. Quem conhece um Murilo Mendes, na poesia? O verbo conhecer está no sentido da obra, não do nome do autor.
O gupo seleto passa a ser seletíssimo
O nosso dever enquanto cidadã(ão)s comprometidos com
o nosso tempo é denunciar através das Palavras, seja em prosa
ou em versos.
Não concordo quando diz que a literatura e desvalorizada.
COMO pessoas ignorantes podem valorizar o que desconhecem? Este é o problema. É um problema de Educação, de prioridades da Nação, por meio dos chefes de Estado, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Como também nos Estados da Federação e nos Municípios. Enfim é um Problema Nacional. Precisamos exercitar a Cidadania.
A vergonha e o constrangimento estampados no rosto do Senador Garibaldi Alves (RN), Presidente do Senado, em virtude da decisão tomada pelos senadores da República, fazia chorar quem tem consciência dos objetivos de um País.
MAS não desisto, esta é minha vigança.
Obrigada por sua participação e compartilho minha Esperança
em um mundo melhor para os nossos filhos.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 15:11
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

LiLi_Beth querida,
Devei estar no Rio de Janeiro também.
Não posso desperdiçar oportunidades.
Talvez faça o segundo lançamento lá.
Após a Bienal.
Estaremos em contato.
Beijos e obrigada pelo comentário e interesse.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 15:50
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Deverei

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 15:56
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Parabéns, Regina!
Tua trajetória como poeta é um exemplo para todos nós aqui. Desejo muito, muito sucesso.
Beijos e até a Bienal!


Nydia Bonetti · Campinas, SP 11/7/2008 16:02
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Sander,
ObrigadAmigo. Sua presença é importante.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 16:18
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

NydiAmiga,
Bom nos encontrarmos.
Vejo que o Grande Encontro
ocorrerá mais breve do que pensávamos.
Grande beijo,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 17:00
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Parabéns Regina

´Por mais este lançamento.
Um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 11/7/2008 19:35
sua opinião: subir
Saramar
 

Regina, achei muito interessante e, mais, importante, a publicação destes prefácios porque clareiam para os leitores, o universo dos seus poemas, a areia em que se arranham os versos, o céu e o sol das palavras que dão à luz sua criação imensa.
Obrigada por compartilhar.
É lição para aprendiz.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 11/7/2008 23:24
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

EG,
Obrigada.
Até Breve.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 23:30
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

SaraMar,
Agradeço suas palavras amigas.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 11/7/2008 23:31
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Parabéns, Regina, pelo lançamento. Estou às vésperas de lançar meu segund livro de contos e sei bem a emoção, a expectativa, a ansiedade por que está passando.
Essa apresentação que o Cláudio está fazendo, embora longa, é uma síntese de tudo o que seus poemas, falam, formam e fazem.
Muito sucesso para você, não tanto nas vendagens (embora deseje que sejam muitas), mas pela aceitação (que sei que é o maior prêmio para quem escreve.
Sucesso!

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 12/7/2008 00:50
sua opinião: subir
Thiers
 

"........as cordas de uma lira........."

Com a alma ela toca e seduz, se faz luz!
Rê, to até romântico..rs Lindo lindo, de dar água na boca, começo a salivar.. sou um cão lambendo......
Muiiito feliz por poder escrever sobre mais essa vitória.Parabéns menina.

Thiers · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2008 02:52
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Regina,
Atrasado, deixo meus votos, desejando que a presença na Bienal amplie o sucesso que você já tem conquistado.
Beijo carinhoso,

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 12/7/2008 10:18
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Regina, parabéns. Que o seu sucesso continue aumentando.
Beijo.

Sônia Brandão · Bauru, SP 12/7/2008 20:12
sua opinião: subir
silviaraujomotta
 

Regina,
Que sucesso ! Que beleza ! Seu livro é muito bom.Parabéns!
VOTEI COM PRAZER.
SílvIa das MInas Gerais, do mais Belo Horizonte.

silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 12/7/2008 23:05
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Marcos Pontes,
Palavras que encorajam.
Sua leitura e comentário são eloqüentes.
Beijos e bom domingo.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 13/7/2008 10:58
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Regina Lyra · João Pessoa (PB)
Prefácio e Apresentação do livro Entre_Nós - Regina Lyra
·Repassando e com todo carinho votando no seu talento e beleza na Obra e na acáo.
Parabéns
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 13/7/2008 10:59
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Thiers,
Amei o destaque da emoção.
Obrigada.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 13/7/2008 10:59
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Marcílio,
Bom que estás aqui.
Sonia,
Sua presença é um carinho na poesia.
SílviAraújo,
ObrigadAmiga pelo carinho.
Azuir,
Seu retono é mais um presente.
Beijos em todos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 13/7/2008 11:05
sua opinião: subir
Cherry Blossom
 

Parabéns querida o sucesso é pra quem persiste e labora!
Estarei por cá na boa torcida por ti, mas se houver a oportunidade não hesitarei em compartilhar contigo da festa de participar da Bienal!
beijos

Cherry Blossom · Dracena, SP 13/7/2008 15:11
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Beijo, Cherry.
Você é um carinho.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 13/7/2008 17:06
sua opinião: subir
soninha porto
 

Que capa linda!
Gostei do nome.
Gosto dos teus poemas!
Há uma energia boa envolvendo todos os segmentos e com certeza esrtá fadado ao sucesso!
Com certeza compraria se visse na livraria.

Um beijo e minha admiração por ti. Poebeijos.

soninha porto · Porto Alegre, RS 1/8/2008 16:35
sua opinião: subir
Brida
 

Parabéns, menina! Cada livro publicado é uma vitória contra o esquecimento e o mergulho na margem da história. Estes serão lidos algum dia, mas como custa. Custa a vida.
O prefécio é de boa extração interpretativa.
Se puder, visite um texto meu em votação: não ficção, "Non multa, sed multum"; outro de não ficção (teoria da história / da literatura- "Literatura e História" (em edição).
Sucesso!

Brida · Salvador, BA 4/8/2008 21:24
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Soninha,
Obrigada pela presença.
Estou no Rio de janeiro e em breve na Bienal de São Paulo.
Em outubro estarei em Bento Gonçalves (Congresso de Poesia), em seguida Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis onde deverei lançar o livro nestas capitais. Qualquer dica será bem vinda.
Grande e saudoso beijo,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 5/8/2008 14:41
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

BridAmiga,
Estou entrando pouco pois estou com a vida corrida.
Preparando o lançmento aqui no RJ e arrumando as malas para São Paulo.
A visitarei com muito prazer.
Talvez tenha lançamento em Salvador.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 5/8/2008 14:49
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Regina Sucesso minha querrrrrida.
Dia 27 com muita alegria e caneta na mão!
bj

Cintia Thome · São Paulo, SP 26/8/2008 13:24
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Obrigada CintiAmiga querida.
Irmã na poesia.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 26/8/2008 16:13
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

Votado

Coluna do Domingos · Aurora, CE 12/10/2008 10:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 8 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados