Odilene e Willam são estudantes secundaristas, residem em bairros de periferia nas cidades de Recife e Paulista, PE. Atuam de forma independente em projetos experimentais na área da imagem - fotografia. As fotos produzidas são artesanais, fotografadas com uma lata de leite ninho.
Lata Mágica, trabalho experimental, que teve inÃcio há 2 anos, onde Odilene Andrade e Willam Duarte desenvolvem fotografia autoral, e se utilizam de uma lata (leite ninho) como câmera. Um tipo de fotografia primitiva, sem utilizar lentes ou outro equipamento sofisticado, onde a luz solar sensibiliza o papel virgem e assim, vai desenhando a fotografia. A mágia da arte de fotografar estimulando o olhar para o mundo.
Nesses suportes não existem lentes, mas um pequeno furo de alfinete que funciona como um diafragma fixo de uma objetiva. Assim, o tamanho e formato das imagens dependem do material usado na construção de cada câmera, resultando nos mais variados efeitos. A câmera do tipo Pin-hole também não possui visor, a composição, o tempo certo da exposição e o enquadramento das fotografias só podem ser acertados pela experiência. E esta talvez seja uma das suas caracterÃsticas principais – vale o elemento supresa.
Leia abaixo uma pequena entrevista que os jovens concederam a jornalista Vera Moraes para o meu antigo blog.
* Por Vera Moraes
- Como surgiu a idéia do projeto?
O&W: Surgiu quando eu, William, saà da ong e tinha como meta e objetivo trabalhar com Odilene com este tipo de arte. Passei janeiro e fevereiro deste ano escrevendo e quando terminei demonstrei para odilene, ela reescreveu o projeto com mais objetividade e saimos demonstrando o trabalho para as pessoas. O projeto foi aprovado e estamos aguardando começar as aulas.
-Uma curiosidade, vocês sabiam que os Irmãos Molière, criaram o cinema, assim em uma caixinha. Mas vivendo no século XXI como é voltar no tempo?
O&W: O principio da fotografia é da câmara obscura, onde um pequeno orifÃcio é a única entrada de luz para sensibilizar o papel fotográfico. Quando Niepce e Daguerre e William Fox Talbot, iniciaram era novidade. Mas com o aprimoramento das técnicas fotográficas, as câmeras se tornaram um instrumento corriqueiro para a população. Hoje em dia quando é as pessoas nos vêem fotografando com caixas, e latas de diversos tamanhos, é uma novidade. É voltar no tempo ou melhor voltar ao princÃpio de tudo.
- Vocês poderiam explicar mais ou menos o processo utilizado?
O&W: Fazemos um pequeno furo de agulha na lata em que a luz só poderá passar por ali. Coloca-se o papel fotográfico dentro da lata e está pronto para fotografar.
- Esse trabalho se destina a algum outro projeto na área social?
O&W: Sim estamos com esse projeto para dar aulas para jovens de comunidades carentes como é o caso das nossas.
Para conhecer o trabalho de Odilene e Wilian acesse o link do blog lata Mágica.
Olha a lata aÃ....
Olha o furinho aÃ....
Viva!!!!
Parabéns pelas fotos e pelo projeto. Já enviei o link para uma amiga fotografa.
abraços e boa sorte. Ou seria boa viagem?
Oi Gobira.
Os adolescentes são muito talentosos.
Me parece que um especialista nesse tipo de trabalho já levou algumas amostras da Odilene e Willian para França ou Inglaterra. Não me lembro mais. Espero que eles conquistem o reconhecimento e sucesso merecido.
Sds...Elaine Paiva
Elaine, que parazer encontrá-la aqui e ainda mais com os meu queridos meninos.
Parabéns pela divulgação.
O trabalho deles está crescendo, cada dia mais bonito, graças a pessoas como você que o divulga e incentiva.
Beijos
Parabéns, Elaine!
Belo trabalho, iniciativa Ãmpar.
Parabéns aos meninos... Que bela imagem. Simplesmente Maravilhoso.
Abraços e sucesso!
Bonita postagem e a foto então, nem se fala! Fiquei com vontade de ver mais... Tem mais por aÃ, Elaine?!?!?!?
Abraço,
IncrÃvel o efeito que eles conseguiram apenas com a lata. Realmente a experiência valeu a pena!
Alcy Filho · JataÃ, GO 14/4/2007 18:38
que linda a foto...pinhole né? eu bem sei como é dificil essa tecnica
o texto tá bom tb, bem claro
votei
beijo.
A foto está muito boa com constrastes fortes entre luz e sombra. Conseguir um resultado destes exige tempo e muita paciência. Parabéns aos fotógrafos da lata.
Fanny · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2007 11:12Muito legal. Escrevi aqui no overmundo sobre Sebastião Barbosa, que faz pinhole também. O texto chama-se fotografiaviva. Dá uma olhada lá. Adoro a técnica e é bem bacana saber q
Ilhandarilha · Vitória, ES 13/7/2007 11:31
Pessoal, aproveito para comentar que em Porto Alegre, desde 1999, existe o grupo Lata Mágica, especializado em pinhole.
Segue o link:
http://www.latamagica.art.br
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!