Overmanas e Overmanos (Damas na frente),
Na última semana introduzimos a todos vocês o nosso projeto musical. A quantidade de acessos foi tão satisfatória que nos decidimos por colocar ao alcance de todos mais uma das nossas canções, um Hip-Hop de título “Ação e Reação”.
O texto
Pelas nossas pesquisas, constatamos que o Hip-Hop original dos EUA tem um padrão bem peculiar, que é o modo como os seus intérpretes ostentam o dinheiro e a sensualidade como forma de poder e superioridade sobre os demais. Como bons brasileiros que somos, optamos pela ousadia de contrariar os padrões estabelecidos na arte e seguir outra linha. Adotamos uma imagem mais satírica do que a esperada e construímos uma narrativa bem divertida, que ao mesmo tempo em que nada tem a ver com sexo e dinheiro, consegue ser ao mesmo tempo educativa.
A informação cultural da canção está na Terceira Lei de Newton, que aparece aqui de uma forma bem rascunhada e caricata. A volúpia é a força motora que aplicada em forma de beijo reage nessa estória bem corriqueira. Justamente por se tratar de uma rápida aula de ciências, preferimos não nos aprofundar muito naquela linguagem própria, cheia de gírias do Rap. O personagem nada tem de superioridade, demonstrando inclusiva certa fraqueza, porém a temática do texto, é claro, desemboca em um final feliz, já que a nossa idéia é divertir e não deprimir.
A música
Neste caso não poderíamos ousar tanto, para não descaracterizar o estilo Hip-Hop. As batidas são de acordo com o tradicional e a letra, a não ser pela parte do refrão, é toda falada em forma de Rap. Pedimos apenas uma atenção especial para o arranjo instrumental que além de uma ótima performance do baixo, inclui uma base muito boa da guitarra e interferências e do Minimoog.
Ação e Reação
Dei um beijo eu comprovei a idéia
que toda ação provoca alguma reação
toda noite tem a ação da emoção
e a reação que faz bater meu coração
na primeira foi empolgação
avancei sem programar o meu experimento
cheguei nervoso, muito afobado
e acabei me atrapalhado no procedimento
também pudera, o meu laboratório
era um salão repleto de mulheres lindas
uma festa que eu já tinha visto nas revistas
mas não fora convidado pra nenhuma ainda
na primeira gata eu já fui me achegando
e sem cerimônia tasquei-lhe um beijo de cinema
confiante nem imaginava
que o meu método pudesse dar algum problema
a reação foi um pouco ruim
num bofetão o projeto viu o fim
na segunda tentativa eu já fui tarimbado
com um monte de fórmulas pra atingir o meu objetivo
de explicar que quase tudo tem que ter um porque
mas um beijo não precisa de nenhum motivo
não dei bandeira, tava só na minha
investigando cada gata que chegava no salão
pra encontrar alguma que de fato eu pudesse
usar como cobaia do meu coração
quando eu vi que alguem estava me olhando
fiquei ansioso mas segurei a onda
cheguei com cuidado e perguntei
se você está sozinha por favor me responda
ela me deu um beijo de alta tensão
que por muito pouco eu nem tive reação
Eu sou um dos autores da canção e estou mandando um comentário só para chamar a atenção dos leitores e atraí-los até nós. É um trabalho bom que merece ser partilhado com todos vocês, amigos.
Jefferson R. de Azevedo.
bacana a proposta, som bem produzido e fugindo das temáticas mais comuns. acho que isso faz muito bem pro rap.
logo-logo vou jogar meu ep novo aqui no overmundo, dai mandoo link pra vocês.
abraçoss
Bom pra caramba o trabalho de vcs.Salve,salve a música negra brasileira...
Billy(Banda JAZAHU)
Parabéns Amigo Rodrigo.
Um Trabalho muito bem feito.
Merece todo elogio e pela fundamentação, firmeza e qualidade.
Voto por merecimento.
uma Grande contribuição a Nossa Cultura Brasileira.
Voce honra a nossa gente. Trabalho certo no lugar certo.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!