Projeto Portal dos Ventos-FZEA/USP-CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS/RN

Comunidade de Caiçara do Rio dos Ventos
1
maravestruz · Caiçara do Rio do Vento, RN
3/12/2007 · 116 · 11
 

Esta apresentação em forma de texto, procura explicar, objetivamente, o Projeto Portal dos Ventos, uma iniciativa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-USP, junto com a comunidade de Caiçara do Rio dos Ventos/RN, onde opera, desde maio de 2007, um campus avançado da FZEA/USP, com estudantes de graduação, apoiados por mestres orientadores, atuado em parceria com agentes da comunidade, com o objetivo de desenvolver ações voltadas para desenvolvimento sustentado e desenvolvimento humano, de forma autônoma e independente das políticas públicas, mas ao lado delas, propondo um modelo de BASE PRODUTIVA associativa e uma BASE CULTURAL sustentada por ações de pesquisa, extensão e interação sócio-recretativa. Caiçara é um pequeno município com cerca de 3.000 habitantes, baixíssima renda e baixíssimo IDH, com sérios problemas de formatação cultural por aculturação (perda da identidade), por força do ambiente hostil, degradado inicialmente pelas ordas de invasores portugueses no Sertão do Ceará-Mirim, com sucessivos massacres dos índios Tapuias e, posteriormente, pela ocupação desumana do capital escravizador e excluidor, geradores históricos dos baixos índices de desenvolvimento social no semi-árido nordestino. O Projeto entende que só uma REVERSÃO CULTURAL, baseada em desenvolvimento econômico e humano, pode resgatar a dignidade a que o povo de Caiçara tem direito e, em alguns casos, só mesmo com transferência de tecnologia, pois algumas comunidades estão isoladas das possibilidades de investimento, por força de terem se instalado em regiões onde o INVASOR não poderia chegar e, agora, não há capital em crescimento que se atreva a ir a seu encontro. Por isso o Projeto luta por atrair bases de tecnologia (como o grupo Solhyco, de energia solar), capazes de converter, dialeticamente, atraso e isolamento em bases de pesquisa. Hoje o Projeto desenvolve ações culturais, principalmente com crianças e jovens, informatizou duas bibliotecas e está organizando uma terceira (não se trata de inclusão digital, mas organização cultural voluntária e integrada) e está implantando módulos produtivos de apicultura, piscicultura, bovinocultura e estrutiocultura (avestruzes), tudo com muito sacrifício e esperança de êxito.
Caiçara do Rio dos Ventos foi eleito como o nome mais bonito dos municípios brasileiros, pelo IBGE, o que é insuficiente para afastar sua tragédia de histórico abandono.

Maiores informações no SITE:

www.usp.br/unicetex
maravestruzrn@bol.com.br
(84) 99632090 - Márcio.

compartilhe



informações

Autoria
Márcio Cezar Carvalho
Coordenador do Projeto em Caiçara do Rio dos Ventos
Ficha técnica
Pequena apresentação textual em P.Point
Downloads
544 downloads

comentários feed

+ comentar
mhozanamelo
 

Maravestruz, achei legal o Projeto, que é aqui no meu Estado do RN. Gostaria de conhecer melhor o que os alunos da USP e os grupos de voluntários estão fazendo. Vocês trabalham com teatro, cinema, poesia, etc?
Ainda não consegui acessar o site.

Parabéns pela iniciativa.

mhozanamelo · Caiçara do Rio do Vento, RN 30/11/2007 15:44
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

O Projeto entende que só uma REVERSÃO CULTURAL, baseada em desenvolvimento econômico e humano, pode resgatar a dignidade do povo de Caiçara.
Projetos como este deveriam se estender à muitos municipios e comunidades. Parabéns aos estudantes e mestres orientadores.
Se você me permite uma sujestão, no proximo texto, deixe espaço entre os parágrafos, para facilitar a leitura.
Abrçs. e votos.
Nydia

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 3/12/2007 09:54
sua opinião: subir
Saramar
 

Maravestruz, que projeto bendito e difícil!
Mas toda dificuldade é incentivo para quem se propôs a este trabalho de "reversão em área tão pobre e sofrida.
Desejo sorte, coragem e principalmente ajuda para todos os envolvidos.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 3/12/2007 10:52
sua opinião: subir
j.alves
 

Projeto muito interessante, e dificil, e torço para quesiga em frente e seja um sucesso.

j.alves · São Paulo, SP 3/12/2007 12:56
sua opinião: subir
maravestruz
 

Nydia, perdão pela densidade da forma e por eventuais erros originados pela pressa. ( por que estamos sempre com pressa ?). As novas gerações dos caiçarenses agradecem pelo calor humano de seus objetivos comentários. Hoje passamos o dia (desde as 4:00 h da manhã), mostrando a região, as fazendas, a cidade e, principalmente, as crianças em atividades em nossas duas diminutas bibliotecas (mas informatizadas por jovens daqui), a uma missão estrangeira composta por 8 países da Comunidade Européia, Grupo Solhyco (ver site www.usp.br/unicetex) que veio ao Nordeste para avaliar condições para instalação de gigantescas plataformas solares (novas tecnologias em energias alternativas), com a presença do Coordenador Mundial do Projeto, Peter Heller (Alemanha), acompanhado dos professores da USP, Celso Carrer (Coordenador do nosso Projeto em SP) e Celso Oliveira (especilaista em energias alternativas pela USP). O ponto alto da visita foi o "brilho e umidade dos olhos" do Peter, quando viu nossas pequenas vítimas cercadas de Picassos, Cervantes, Guimarães Rosa, Marx, Humberto Eco, Aristóteles, etc. mergulhadas em suas fantasias de reordenamento para os novos tempos... A missão veio a Caiçara (que não era seu destino institucional), por conta do perfil do Projeto Portal dos Ventos. Torçamos, porque acreditamos que o Humanismo ainda faz um alemão corar, fazendo-nos recordar aquela estrofe de Castro Alves: "Não cora o sabre de ombrear-se ao livro, nem cora o livro de chamá-lo irmão..." Abraços, Márcio.

maravestruz · Caiçara do Rio do Vento, RN 3/12/2007 19:36
sua opinião: subir
maravestruz
 

Saramar, E Rosa ? Anda alucinando suas entranhas literárias ? Reserve um bom espaço em sua vida, pois ela vai ser profundamente tocada pela horizontalidade fértil de sua criação verbal. Boa sorte, novamente. "Por quem os sinos dobram em Caiçara" ? Pela força pan-recôndita dos substratos sonoros da expressão verbal, onde repousam as energias que ancoram exclamações como a sua: "bendito e difícil !" Grato pelas palavras de admiração e apoio. Abraços, Márcio.

maravestruz · Caiçara do Rio do Vento, RN 3/12/2007 19:48
sua opinião: subir
maravestruz
 

Pois é, J. Alves, "Hace algun tiempo em esse logar, onde hoy los bosques se vistem de espiños, se ovió la voz de un poeta a gritar: Camiñante no hay camiño, se hace camiño al andar..." (Cancion del pueblo de spaña). Perdão pelo assassinato do Espanhol, eu confesso o crime. Grato, Márcio.

maravestruz · Caiçara do Rio do Vento, RN 3/12/2007 19:54
sua opinião: subir
maravestruz
 

mhozana, você, que foi o primeiro resultado de reversão cultural operada nos subsolos do Projeto, então ainda uma menina caiçarense de 15 anos, hoje coordenando diversas atividades de capacitação, educação e coordenando nossa pequena, mas densa, biblioteca; você, que arregimenta rios de crianças para nossas atividades participativas, tem colaborado sobremaneira para reavivar nossos esforços conjuntos. A participação dos alunos da USP, que está diretamente ligada a Zootecnia e Engenharia de Alimentos, não inclui muitas alternativas de criação e representação, embora eles participem, e muito ativamente, dos eventos artísticos que os voluntários agendam e levam a cabo. É parte do Projeto, mas sem a obrigatoriedade de gestão desses estudantes, a produção permanente dessas atividades. O Site, se não estiver em manutenção, está operante. Abraços, Márcio.

maravestruz · Caiçara do Rio do Vento, RN 3/12/2007 20:06
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

No meu ponto de vista, a inclusão social com base na afirmação de uma identidade cultural forte e contribuitiva para o desenvolvimento sustentável é a única esperança para nossa civilização.

Parabéns a todos você que estão envolvidos em tão maravilhoso projeto, projeto com o qual todos nós (que percebemos a importância do ser, do existir e do resistir), sonhamos incansavelmente todos os dias de nossa solitárias vidas.

Grande abraço Guaicuru!!!

Marcos Paulo Carlito · , MS 3/12/2007 23:18
sua opinião: subir
maravestruz
 

Grato, Marcos, a turma de colaboradores é incrivelmente sensível aos pontos que você destaca.

Abraços, Márcio.

maravestruz · Caiçara do Rio do Vento, RN 4/12/2007 07:58
sua opinião: subir
Ronaldo Duarte
 

Necessário se faz tecer comentários sobre as atividades sociais e culturais desenvolvida nesta região sofrida do sertão nordestino pelo Sr. Márcio, porém, vale dizer: quem aqui habita, sabe que ao sentir no rosto os zéfiros deste pequeno e promissor município, sente na alma que o Criador, daqui se acercou.
Seu Márcio como é carinhosamente tratado pelos nativos, homem simples com sotaque carregado (carioca), jeito matreiro, elegante e gestos requintados, desenvolve corajosamente uma apaixonada atividade cultural, voltada em especial às crianças e jovens. A olho nu, vislumbra-se facilmente que tal atividade é inerente aos fortes, aos homens destemidos e compromissados com o próximo, com o seu povo. Este trabalho belíssimo certamente trará a esta região num futuro próximo resultados significativos a todos, pois ao se sentir incluso, seja criança, jovem ou adulto, o ser humano por si só reage positivamente. Somos sabedores das dificuldades que faz parte do cotidiano do nordestino, em especial ao povo Caiçarense, mas ressalta-se acima de tudo tratar-se de um povo aguerrido, que não se aquieta frente às dificuldades, às barreiras sociais. Atitudes como esta é capaz de mudar uma região, escrever uma nova história, pois ao lançar a semente da inclusão, da cultura, lança-se neste ato as prerrogativas aos cidadãos, o direito de sonhar, de vislumbrar novas fronteiras de forma mais salutar. Que tal atitude sirva de exemplo aos nossos governantes, para que possam estender a esse povo sofrido, benefícios, objetivando a preparação dos jovens ao mercado de trabalho.
Hoje iniciamos nesta região (em fase de pesquisa) uma empresa de mineração, com investimentos vultosos, que penso ser no futuro uma grande potência na produção de gemas (esmeralda), que certamente num futuro próximo necessitaremos de mão de obra especializada, que sejam estes jovens os maiores beneficiados com tal empreendimento, que sejam eles os futuros gestores desta empresa embrionária, idealizando desta forma os sonho destes que tem dentro de si, o compromisso com estes irmãos menos afortunados. Mais uma vez, parabéns Senhor Márcio. As benesses do Pai são estendidas à aqueles que através de seus atos, são capazes de mostra ao irmão, quão grandioso é seu coração.

Ronaldo Silva Duarte

Ronaldo Duarte · Caiçara do Rio do Vento, RN 28/8/2009 17:09
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados