QUALIDADE DE VIDA DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS NO DISTRITO FEDERAL

1
Cristiano Melo · Brasília, DF
14/11/2008 · 100 · 16
 

Amostra do texto

Percebe-se que o mundo está atravessando uma crise universal sobre os seus modelos de trabalho. As relações de trabalho modificam-se aceleradamente, onde o homem parece ter cada vez menos espaço como trabalhador. Como a Odontologia é uma profissão inserida dentro de um contexto de mercado de trabalho, analisa-se como anda este mercado odontológico e como ele afeta a qualidade de vida destes profissionais.

Sobre a obra

Monografia apresentada ao Curso de Especialização de Odontologia em Saúde Coletiva – UnB para a obtenção do título de especialista em Odontologia em Saúde Coletiva

compartilhe



informações

Autoria
Cristiano Oliveira de Melo
Ellena Almeida Gonsioroski
Maria de Jesus Ramos Leal

Orientadora:Tânia Mara Campos de Almeida (antropóloga)
Ficha técnica
Monografia apresentada ao curso de especialização em Odontologia em Saúde Coletiva da UNB em 1999
Downloads
2145 downloads

comentários feed

+ comentar
Cristiano Melo
 

Caros overmanos, para ler a monografia inteira há de se fazer o download. Obrigado e espero que contribua para pesquisadores da área. Abraços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 12/11/2008 11:24
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Cristiano. Li a monografia, realmente hoje o profissional de odontologia tem que estar presente em muitas esferas. Na rede péblica de escolas, em todos orgãos municipais e estaduais. No comércio e nas empresas, pois outro dia estava lendo que a boca é a 'garagem', a 'entrada' de todas as doenças, com um grande índice de câncer. Muitos que fumam, começam pela boca o câncer, fácil ser detectado por um Dentista, além do que dentes não tratados podem agredir outros orgãos vitais do ser humano, inclusive a auto-estima, a fala, problemas fonoaudiológicos, etc....
Parabéns pelo postado e pela sua monografia e de seus colegas em 18/11/1999. bjubju

Cintia Thome · São Paulo, SP 12/11/2008 13:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Ah...e a presença constante de um Dentista nas empresas (várias), melhoraria até o preju[izo com afastamentos de funcionários por saúde...abab

Cintia Thome · São Paulo, SP 12/11/2008 13:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Cris,
Sou Periodontista. Achei interessante o trabalho, finalmente um foco sobre nossa categoria, desmistificando e desconstruindo a imagem que a maioria da população ainda têm do CD, de que trabalhamos pouco e ganhamos muito. Tive consultório por 20 anos. Estava esgotada e desmotivada. Hoje, trabalho com Saúde da Família.
Vou ler seu trabalho com calma.
Parabéns.

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/11/2008 21:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
victorvapf
 

Muito bom a o trabalho. A proposito, o que faz o Conselho a respeito da atividade ser reconhecida nos EEUU, pois a globalizacao foi imposta praticamente por nosso amigos do norte e no que tange a odontologia, o diploma so pode ser validado depois de uma frequencia na universidades daquele pais. Minha filha mora em Roanoke VA e tem que trabalhar fazendo coroas, como la nao tem esta universidade, fica esperando uma mudanca de estado. Como ai e' o centro das decisoes, ha de convir que a profissao aqui, esta muito desvalorizada la', o que certamente deve ser do seu conhecimento. Muito bom que se valorize a profissao aqui, mas a dita globalizacao tem que ser abrangente, reconhecendo a profissao aqui e acola! Aonde estao os movimentos politicos, para que se modifique esta situacao? Enquanto cada um cuidar de si e Deus por todos, creio que esta situacao continuara...Este comentario meu, vale mais como um alerta para voces, que poderiam fazer algo para mudar esta situacao...

Abracos

victorvapf · Belo Horizonte, MG 12/11/2008 22:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Cris, amigo...fiz o DL e vou ler calmamente, e depois volto...

Contudo, por falar em odontologia, outro dia assisti um reportagem pela TV, que mostra a calamitosa situação das bocas brasileiras...Um sujeito, coitado, "apareceu" na reportagem, mostrando um caos extraordinário em sua boca ( ou o que restava dela...).Bem, reclamava estar desempregado, e que naõ conseguia nenhum emprego, pois nunguem o aceitava, por sua "condiçao bucal", digamos...Mas, ele desempregado, não poderia cuidar dela !!!...Dizia tb, que, nem a mulher o queria mais !...Ou seja..o pobre coitado estava metido numa ciranda sem solução, a não ser pela solidariedade de alguem qeu se dispusesse a ajuda-lo !...Sei que talvez, nada a ver tenha,esta fatídica historia, com a sua Mono...mas...só me lembrou pelo fato coincidente...rs

Mas volto, pra comentar o que captarei de seu trabalho, ok ?
grande abraço, amigo...
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 13/11/2008 20:25
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
celina vasques
 

Pois é Cris estive lendo o que diz Joe, e isso é uma grande verdade, dentista pelo menos aqui no Norte é coisa para ricos!
Nos serviços de odontologia dos pobres apenas arranca-se os dentes e pronto! Obturações? Nem pensar se obturar é com amalgama de péssima qualidade!
Meu avô vasques, ele tinha em Belém uma loja de artigos dentários, a Casa White, que vendia pra todos os dentistas do Norte e Nordeste os artigos, então criei-me vendo dentistas a desfilar por lá, SIMPLEX, etc...toda aquela parafernália usada por protéticos (rsrsrs) e por dentistas, muitos dentes, muitos muitos, de todos os tamanhos e gostos e coroas de ouro e coroas de prata e nem sei que mais!!!
Excelente teu texto muito interessante para todos nós brasileiros!
beijos

celina vasques · Manaus, AM 13/11/2008 23:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
joe_brazuca
 

joe_brazuca · São Paulo, SP 14/11/2008 11:55
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Cristiano,
Excelente Monografia

" Não existe trabalho odontológico sem a existência de um consumidor de trabalho"
É isso aí, e com o aumento demasiado de dentistas, só existirão alguns privilegiados com um público cativo, o resto vão ter de se virar ou mudar de profissão.
Aqui em Manaus, qualquer serviço odontologico esta um preço exorbitante, então, procuramos dentistas do sul, cujo trabalho sai mais em conta.
Mas se faz necessário políticas publicas voltadas para a população com menor poder aquisitivo para que possam usufruir desse privilegio que esta se tornando para poucos.
parabéns!
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 14/11/2008 12:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
celina vasques
 

celina vasques · Manaus, AM 14/11/2008 12:56
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

é bom encontrar trabalhos acadêmicos por aqui. boa iniciativa a sua, Cris, de publicá-lo.
bjos

Ilhandarilha · Vitória, ES 14/11/2008 15:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiers
 

Pra mim.. vc conseguiu sintetizar tudo... o poder da síntese é fundamental. conheço um pco desse assunto. tenho uma prima que é dentista e ela vai mais além da dificuldade q o profissiomnal vive. Ela, tal como eu é uma idealista e trabalha com comunidades carentes. Pra siar da favela onde trabaslha mtas vzs saí protegida... tal a quant de tiros entre os lados. td dia ela n sabe se chegará em casa.
É brabo, meu!
Eu achu Cris que o problema é universal em tdas as áreas...
por isso tenho uma inveja miserável do meu cachorro. Ele tem afeto e consideração. Mas é de uma lealdade surpreendente..
Blz de denuncia

Thiers · Rio de Janeiro, RJ 14/11/2008 15:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
walnizia santos
 

Oi, Cris, meu querido amigo!
Vou ler o seu trabalho com calma.
Mas, desde já, acho que é preciso políticas
públicas voltadas para os cidadãos de baixa renda e
para os desempregados.
Dia desses, um trabalhador de obra, a serviço do meu irmão
disse-lhe: eu preciso de um vale porque estou com muita dor de dente... E meu irmão lhe perguntou: de quanto você precisa?
Ele respondeu: " se for pra obedurá é R$....., mas se for pra distrair é só R$..."
E meu irmão lhe repassou o necessário para uma obturação.
Beijos


walnizia santos · Brasília, DF 14/11/2008 18:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Carlos Mota
 

Carlos Mota · Goiânia, GO 14/11/2008 18:51
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

lindo lindo seu trabalho.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 14/11/2008 19:31
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Claudia Almeida · Niterói, RJ 14/11/2008 19:53
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados