Nesta sétima edição, o tema são os dois séculos de imprensa no Brasil. Como bem destaca o tÃtulo, “Quase 200â€, no EspÃrito Santo os duzentos anos ainda não podem ser comemorados, mas abrem uma oportunidade para reflexão. A imprensa só chegou à s terras que amargavam o desterro da função de proteção à s riquezas de Minas Gerais somente em 1840, portanto, 32 anos após o histórico 1808. Na cronologia dos periódicos pioneiros em todo o PaÃs, o EspÃrito Santo só ficou na frente de Amazonas e Paraná, que se tornaram provÃncias do Império somente em 1850 e 1853, respectivamente.
De O Estafeta, o primeiro jornal capixaba, aos dias de hoje, o livro, escrito por alunos do curso de Comunicação Social da Ufes sob orientação de Martinuzzo, traz a participação da imprensa nos principais movimentos e perÃodos históricos do EspÃrito Santo desde a chegada da mÃdia por aqui.
CapÃtulos
As duas seções iniciais do livro contextualizam a trajetória sociopolÃtica, econômica e midiática do EspÃrito Santo, a partir de 1840. Depois de traçado o panorama por onde se navegará, iniciam-se os relatos acerca do papel da mÃdia na construção do dia-a-dia capixaba.
O terceiro capÃtulo trata dos primeiros jornais – além de O Estafeta, O Correio da Victoria, de 1949. Antes, porém, de chegar à s publicações pioneiras, o capÃtulo fala do cotidiano capixaba no momento em que o Brasil já experimentava o convÃvio com os jornais e por aqui ainda se vivia segundo paradigmas coloniais, sem imprensa, entre outros.
Em seguida, analisa-se a relação da imprensa com a questão da escravidão e o movimento abolicionista. O quinto capÃtulo aborda a estreita ligação do movimento republicano com os jornalistas/jornais de então.
O capÃtulo seis dedica-se a verificar a relação de dois presidentes de Estado de fundamental importância para a vida moderna do EspÃrito Santo, Muniz Freire e Jerônimo Monteiro. A seguir, vem a relação da imprensa com a Ditadura Vargas, representada aqui no Estado pelo interventor João Punaro Bley.
O perÃodo do pós-Segunda Guerra e do pré-golpe militar de 64 é analisado no capÃtulo oito. O cotidiano da imprensa em tempos de ditadura vem descrito na nona parte. No capÃtulo 10, são verificadas as posições da imprensa acerca dos Grandes Projetos no desenvolvimento do Estado, implementados nas décadas de 60 e 70. Por fim, estuda-se a cobertura da mÃdia em tempos de crise polÃtico-institucional no Estado, no final do século XX e na virada do milênio.
Organizador:
José Antonio Martinuzzo
Autores:
Aidê Malanquini . Aline Dias . Amanda Tito . Anna . Beatriz Britto . Ariani Caetano . Augusto Debbané . Brunella França . Carla Sá . Cristiane Britto . Darshany Vieira . Elton Morati . Erica Vaz . Flávia Rangel .Gabriela Leal . Gabriela Zorzal . Gabriel Herkenhoff . Giselle Pereira . Glacieri Carraretto . Janaina Silva . Jananda Soares . Jaqueline Borchardt . João Cláudio de Santana João TarcÃsio . Joyce Meriguetti . Katilaine Chagas . Lara Abib . Lygia Bellotti . Lunélia Lima . Manoela Pagotto . Mariana Batista . Monique Tassar . Roberta Duarte . Shamylle Alves . Simone Azevedo . Simone Resende . Sylvia Ruth . Rafael Scandian
com muito prazer inicio tua votação!
beijo grande e parabéns pelo texto muito bem elaborado!
Bela iniciativa dos coordenadores do curso e sua em divulgar. A história e histórias locais são muito pouco valorizadas no Brasil, ainda mais quando se trata de temas especÃficos. Sucesso aos alunos e à escola na divulgação e reconhecimento do trabalho.
Marcos Pontes · Eunápolis, BA 9/12/2008 18:13
de um bom trabalho espera-se o reconhecimento. que seja.
um abraço fraterno aqui do Carioca.
Silveira
Marcus, parabéns pelos quase 200 anos, espero que a imprensa Capixaba se transforme numa tribuna como o cidadão capixaba necessite e mereça. E a cada dia que passe construa mais e mais sua liberdade de expressão. Um ótimo texto. Parabéns.
Votado.
Abç.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!