SOU Sou todas as letras desenhadas, Sou todas as letras escritas,
Todas as palavras da boca. Sou adjetivos, advérbios, sou transitiva ou intransitiva. Sou todos os antônimos, sinônimos, Sou o Verbo!
Sou a metáfora, sou dois pontos, nunca o trema.
Sou a crase à sua vontade. Sou todas as vírgulas, artigos definidos e indefinidos, Sou capítulo, sou resenha, rascunho, vinheta, rabiscos e riscos. Sou a florescência e a decadência em palavras. Sou a Tristeza e a Alegria. Sou livro, sou jornal, revista... Sou notícia, sou manchete, nunca última página. Sou cômica, sou drama, sou trama... Sou título, sou estória, memória, sou conto, sou poesia...
Sou todas as dores, sou todas as desilusões.
Sou as chegadas e partidas. Sou todas as exclamações da vida. Serei sempre a interrogação!Nunca o ponto final! Sou o princípio e o meio das estrofes de Amor. Sou o cio da palavra. Sou o gozo da palavra. Sou a palavra viva e a viva palavra
Sou nome. Maria...Maria Cíntia
CÍNTIA THOMÉ, nascida em Campinas, SP. Formada em Jornalismo (Casper Líbero - São Paulo/SP), Relações Públicas e Publicidade (PUCC - Campinas/SP) e em Pedagogia. Professora universitária em Comunicação Social. Trabalhou no jornal Diário do Povo de Campinas. Foi jornalista responsável pelo house-organ da Cia. Leco de Produtos Alimentícios. Durante dez anos exerceu o cargo de Assessora de Imprensa e Relações Públicas (concursada) do Instituto Agronômico de Campinas e da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo - por dois anos. Trabalhou como “free” na Editora Abril e Revista Claudia. Ganhadora do Maior Prêmio pelo trabalho jornalístico sobre “Duque de Caxias e Integração Nacional” do Exército Brasileiro, em 1972. Recebeu entre outros, o Prêmio “Raimundo Corrêa”, novos Poetas Brasileiros, com a Poesia “Receita”, do Rio de Janeiro, RJ, e o Prêmio Brasiliense com a Poesia “Até Onde”. Participou de inúmeras Antologias Poéticas.
Na cidade de Ribeirão Preto, SP, através de sua Galeria de Arte, sua segunda paixão, tendo estudado com o professor italiano, crítico de Arte, Pedro Manuel Gismondi divulgou trabalhos de artistas nacionais com exposições e montagens da Geração 70 e 80, participando ativamente do mercado e do mundo das artes no eixo Rio-São Paulo, por quinze anos.
Hoje, a jornalista e poetisa, participa ativamente no campo jornalístico de sites de cultura e das artes plásticas, e proferindo palestras sobre História da Arte Brasileira em Pontos de Cultura, eventos culturais e empresas e dedicando seu tempo ao estudo da Poesia nacional e estrangeira e das artes plásticas e ainda escrevendo um romance autobiográfico a ser lançado no próximo ano.
Alguns comentários de Jornalistas, escritores, compositores e literatos.
* FERNANDO SOARES (Jornalista, Rio de Janeiro, RJ). Cíntia. Sem o menor exagero, você é das maiores figuras vivas da poesia brasileira. E, olha... Eu conheço. Conheço bem, embora esteja muito mais voltado para os portugueses, com ênfase em Pessoa, Camões e Guerra Junqueiro. Aqui no Brasil, depois que a Cecília Meireles se foi. Bem, agora temos você!
* OLYMPIO DE AZEVEDO (Escritor e Jornalista, Salvador, BA). Olhos de Folha Minha da poetisa Cíntia Thomé, tem todas as cores e luzes de um arco íris de sentimentos e reflexos orgânicos, que a natureza inteligente pode induzir para o literário. O livro de Poemas da autora é uma identidade que preserva passagens estreitas da vida plural. Bico de pena em todas as direções, até onde a tinta e a cor possam alcançar o imaginário belo.
* FRANCINNE AMARANTE (Jornalista Balaio Cultural TV)A poesia de Cíntia é de uma delicadeza que emociona, revela ao leitor um universo imagético feminino, onde a utopia e a realidade se complementam. Seus versos se renovam em sensações e as palavras ecoam vida, beleza e intensidade.Certamente uma leitura prazerosa e imperdível!
* ADROALDO BAUER (Escritor e Jornalista, Porto Alegre, RS)"...De uma sereia do mar uma estrela de bondade ímpar por boa alma subida ao céu e de lá me olha, com Olhos de Folha Minha, que um poeta lhe deu E só continuo a pensar, como encontrarei Morpheu, que uma deusa do sono não há e me obriga a madrugar e escapar dessa perda diária dos sentidos, a repousante quase-morte da razão, que nos resta sonhar..."
* NIVALDO LEMOS (Jornalista, Rio de Janeiro, RJ). O que dizer diante de obra tão delicada? Que é brilhante calma e pétala como um dia no jardim? Ou que cheira a Adélia Prado na delicadeza e a Cecília Meireles e lembrou-me muito os versos da saudosa Ana Cristina César, pelo ritmo e a combinação de elementos cotidianos para expressar sentimentos, com tanta delicadeza, poesia e precisão. Seu cuidado com as palavras, a profusão de imagens bem construídas, o ritmo da poesia e a sensação de incompletude (amor que se vai, que se esvai) o que só lhe confere originalidade e brilho. E só acontecem com bons escritores, bons poetas - como você.
* LAILTON ARAÚJO (Compositor Músico e Produtor Artístico, São Paulo, SP). Alguns escritos de Cíntia Thomé lembram poemas e canções do grande Cartola! Trágico, belo, humano! Cheio de detalhes da vida! É culto! Ao mesmo tempo é do povo! Vinicius de Moraes tinha o domínio dessa escrita... Cíntia, você domina com maestria a arte de escrever para o coração!
* RENATO TORRES (Escritor e Compositor, Belém, PA). Cintia há aqui uma fulgurância indisfarçável da tua índole romântica, e, creia-me, não é de espantar nem de envergonhar... Tens a verve dos que se entregam em sangue e coração. “Reencontrar sempre e sempre essa rosa drummondiana, quer seja na angústia, quer seja em nostalgia, é necessário”. Provas que há muito a se descobrir, através do exercício da palavra.
* NOÉLIO MELLO (Jornalista, Belém, PA). Teus versos remexem a nossa mente. A sua leveza toca a nossa alma, desafia a ansiedade do tempo, do teu tempo. Tem o selo do seu talento.
* LEVI ORLANDO (Artista Plástico, Porto Alegre, RS). Dos anos dourados aos anos rebeldes, passando pela geração coca-cola e desembocando no culto do efêmero, na diluição e no caos do que se convencionou chamar de Pós-Modernidade.
* HUMBERTO FIRMO (Músico e Compositor, Grupo Musical Águas de Marte, Brasília, DF). Quanta metáfora bem construída. Como uma serpente enrolando-se, teus versos vão descendo em instantes até chegar ao mar cheio de erotismo kundalínico.
* LÍGIA SAAVEDRA (Cantora e, Belém, PA) Teus versos remetem-me à Cornualha de Marion, Brumas de Avalon. Pura sensualidade poética.
* WADSON FERNANDES (Poeta, Belo Horizonte, MG) Obra de arte. Pintura sobre a superfície plana de minha mente. Figuras bem representadas, formas abstratas, em quadros, painéis e todo um conjunto artístico são evocados.
* NATO AZEVEDO (Contista, Belém, PA) Há um jogo de xadrez intercalando cada verso, construindo cada imagem. Elegância ímpar, segredos desvendados em meias palavras, modernismo criativo, sem desvendar para baixarias e explícitos inconvenientes.
* ELIZETE ARANTES (Professora e Agente Cultural, Natal, RN) Você é o Van Gogh da poesia!
* RUBÊNIO MARCELO (Escritor, Campo Grande, MS)pude constatar a forte dosagem metafórica expressa no con/texto da sua verve. Versos que espargem uma metafísica e dura realidade... taedium vitae, beligerância interior, irresignada mundividência.
* MARCELO BRETTON (Escritor e Agente Cultural, São Paulo, SP) Mambembe são os meus olhos que passeiam pelo teu tablado incrustado de uma inusitada magia traduzida em palavras. Tal qual música tocada por Orfeu, me ponho hipnótico.
* JERÔNIMO SANTOS DA SILVA ( Músico, Produtor,Professor, Maceió, AL) Sou compositor, faço letras, letra e melodia as vezes é difícil de se fazer sentir, mas lendo o que escreve achei algo de familiar em algumas das tuas linhas, me deu uma sensação de ouvir, ler, Vinicius, com uma misturada de Chico Buarque.
São muitos os comentários e palavras que não caberiam aqui no site(rs) e assim agradeço a todos o carinho , atenção , dedicação. Obrigado e um forte abraço a todos os Overmanos e Overmanas, a todos de todos os cantos...bjus.
Cintia Thome · São Paulo, SP 10/4/2008 10:56Maravilhoso minha querida.Nem caberia aqui meu simples comentário.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 12/4/2008 10:36
Cíntia,
estou feliz por você. Parabéns............. nunca o ponto final!
bjs de betha.
Parabens irmã na arte.
Parabens Cintia.
Adorei seu texto de apresentação.
Sucesso!
".......................
Sou as chegadas e partidas. Sou todas as exclamações da vida. Serei sempre a interrogação!Nunca o ponto final! Sou o princípio e o meio das estrofes de Amor. Sou o cio da palavra. Sou o gozo da palavra. Sou a palavra viva e a viva palavra
Sou nome. Maria...Maria Cíntia"
Grande beijo,
Regina
Cíntia, você é tudo isso e mais o talento e simplicidade personificada. Sucesso sempre! Beijos
Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2008 02:01
Maravilhoso teu texto, Cintia!
Já havia lido e ouvido no teu blog. Não há quem leia que não queira ir correndo procurar teu livro. Belissima apresentação. Coisa rara, alguem conseguir se descrever com tanta sensibilidade.
Beijos!
OSHF,
Teu livro já é sucesso...
200 exemplares numa noite de autógrafo?
Show de bola, flor.
Estou inserido nele e para sempre!
Parabéns!
Cintia, parabens por tudo, merece estar em bom lugar, beijos
victorvapf · Belo Horizonte, MG 13/4/2008 12:16
Primeira no coração dos apaixonados, na mente dos intelectuais libertários, na lembrança que temos quando pensamos em alguém que produz arte, fomenta a cultura e se posiciona perante o mundo como um jardim...
Jardim em que foram plantadas todas as espécies de atos humanos, dos mais belos aos mais bárbaros. Jardim muitas vezes usurpado, invadido e saqueado nas primaveras onde abundavam os teus frutos...
Mas nada, nem o vento uivante que arqueou ao chão tantos galhos e flôres, foi capaz de conter tua essência uterina, que insiste em parir todos os dias a continua dádiva de frutificar.
E essa voz?!! E eeeeeeessa voz!!!! My love, essa voz atrás da orelha é uma coisa de louco, ninguém resiste, quase desfaleci de arrepios suaves... rsrsrsrs
Cintia, você está no coração de todos nós...
Eu se pudesse iria fazer um "banco de votos" para poder votar neste texto; votar neste apanhado de textos e votar neste contexto - letra, e letras; singeleza e reconhecimento; e voz, declamação. E olha que sou vivente de declamções, vivido com declamadores - encumpridaria este voto na citação dos grandes - vaqueiros e repentistas declamadores da minha vida, mas a todos
e vice versa está/estão igualados aqui.
um abraço,
Cintia
E fiquei feliz, muito feliz em saber de proprio punho um pouco de ti.
andre
Parabéns ... o brilho da sua noite, aonde a estrela maior foram as poesias que nasceram do imenso e cudaloso rio da sua sensibilidade e conexão com alma. Que seja sempre bom o seu caminho e de muita paz. Felicidades.
ps. Linda a capa do livro, com uma imgem forte.
Agradeço a todos, foi uma noite inesquecível, amigos de todas as épocas, até que estudaram comigo no primário, parentes, amigos de meus filhos quando moramos em outros lugares,, a presença do querido amigo poeta e escritor Azuir Filho, o qual dei o "primeiro" autógrafo ", que com certeza fico honradíssima, linda pessoa, fiquei até sem palavras...adorei tudo, junto com o grupo Chorando na sombra...e declamações emocionadas da poesia de Benny Franklin, Olympio de Azevedo e minhas...Tive uma venda maior do que a expectativa, "quase" chegando a 200 exemplares como Benny já informou aí...mas foi um grande prazer...Foi muito bacana...muito.
Agradeço a todos. Logo postarei fotos . Beijos a todos que se uniram trazendo a mim boas energias...com e mails, recados,Cartoes como da amiga e poetiza Saramar, colaborações lindas e boas, comentarios, recados. ...e o mais interessante, Benny Frankin, o Poeta, a Orquídea Selvagem, que por causa do engarrafamento de São Paulo, perdeu-se na "malvada" Selva Sampa (foi uma luta, que apesar de ter ficado triste, valeu muito pra mim...muito), mas irei a Belém, se Deus permitir!
Obrigado..Obrigado...
O livro está no site da Livraria Saraiva,
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2524506&ID=BD3DDB647D8040D101D020729
beijos.
..
http://olhares.aeiou.pt/_olhos_de_folha_minha___o_livro___cintia_thome__/foto1888794.html
A fotografa portuguesa A. Fernandes do Livro
no site www.olhares.com
.
Nossa! Sucesso! eu também quero um.
Regina - poesia em volta · Volta Redonda, RJ 14/4/2008 14:00
És pura inspiração.
A quem devoto toda
a admiração possível!
Um grande beijo, e
meus sinceros parabéns!!
Fantástica!
COMEÇANDO UM DIA MEIO TARDE...MAS C CHAVE DE OURO!!!!
OBRIGADO POR TRANSFORMAR MEUS DIAS EM MOMENTOS DE PURA EMOÇÃO!!!!!
ÉS BÁRBARA !!!!!!!!
Reticências...
Sou feito de pontos e vírgulas
Oceano dos et cetares
Pronto para excitar o teu texto,
Pausar tuas frases, ritmar os teus versos
Exclamar teus gemidos
Serenar tua libido... Ou não !
Nos parágrafos proibidos
Posso ser (entre parênteses), aguardente.
Queres fogo ? Sou tua chama
Queres calma ? Eu duvido...
Sou as cordas retesadas no teu violão
Posso inserir entre aspas,
Desejos, tremores... Tesão.
Ou ser simplesmente ternura
Teu lençol, teu porto seguro
Sou ambíguo para te ser opcional...
Quando findo, faço-te sono em um ponto
Se queres mais...
Reticências, reticências, reticências...
Nunca serei em ti, um ponto final
Serei o próximo capítulo
Teu próximo título
Teu paragráfo inicial
YON RIQUE
respondendo a Marilia, este poema acima do querido poeta mineiro, falecido em novembro/2007, amigo que guardamos no coração pela sensibilidade e luta pela vida com um pouco de paz...saudade...Gerberas Felizes e cata-ventos...
Cintia Thome · São Paulo, SP 18/4/2008 22:38Trago flores amarelas, para a amizade... Jogo pétalas para o seu sucesso! Meu abraço em laços de ternura...Votado.
Regilene Rodrigues · Goiânia, GO 22/4/2008 20:07Lindo! Sequer toquei no livro ainda, mas já imagino que é apaixonante de se ler. Se eu pudesse, traria você pra lançá-lo em minha cidade. Sucesso pra você! Um abraço.
JACK CORREIA · Crato, CE 14/5/2008 15:22
E eu sou só... sua fã.
obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa por ser, pelo privilegio de te ler.
bjsssss :)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!