QUEM É 'OLHOS DE FOLHA MINHA', CÍNTIA THOMÉ

Livro Olhos de Folha Minha Cintia Thomé
Instale o Flash Player para ver o player.
1
Cintia Thome · São Paulo, SP
13/4/2008 · 187 · 28
 

SOU Sou todas as letras desenhadas, Sou todas as letras escritas,
Todas as palavras da boca. Sou adjetivos, advérbios, sou transitiva ou intransitiva. Sou todos os antônimos, sinônimos, Sou o Verbo!
Sou a metáfora, sou dois pontos, nunca o trema.
Sou a crase à sua vontade. Sou todas as vírgulas, artigos definidos e indefinidos, Sou capítulo, sou resenha, rascunho, vinheta, rabiscos e riscos. Sou a florescência e a decadência em palavras. Sou a Tristeza e a Alegria. Sou livro, sou jornal, revista... Sou notícia, sou manchete, nunca última página. Sou cômica, sou drama, sou trama... Sou título, sou estória, memória, sou conto, sou poesia...
Sou todas as dores, sou todas as desilusões.
Sou as chegadas e partidas. Sou todas as exclamações da vida. Serei sempre a interrogação!Nunca o ponto final! Sou o princípio e o meio das estrofes de Amor. Sou o cio da palavra. Sou o gozo da palavra. Sou a palavra viva e a viva palavra
Sou nome. Maria...Maria Cíntia

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
....Cintia Thomé
www.livrariasaraiva.com.br
Ficha técnica
Livro Olhos de Folha Minha-Megastore Saraiva Campinas,apresentação de Benny Franklin e Fernando Soares.Capa realizada Fotógrafa e designer Ana Fernandes, Lisboa, Portugal.O nome do livro foi dado pelo Jornalista,Compositor,Escritor, Olympio de Azevedo(BA) www.livrariasaraiva.com.br
Downloads
397 downloads

comentários feed

+ comentar
Cintia Thome
 

CÍNTIA THOMÉ, nascida em Campinas, SP. Formada em Jornalismo (Casper Líbero - São Paulo/SP), Relações Públicas e Publicidade (PUCC - Campinas/SP) e em Pedagogia. Professora universitária em Comunicação Social. Trabalhou no jornal Diário do Povo de Campinas. Foi jornalista responsável pelo house-organ da Cia. Leco de Produtos Alimentícios. Durante dez anos exerceu o cargo de Assessora de Imprensa e Relações Públicas (concursada) do Instituto Agronômico de Campinas e da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo - por dois anos. Trabalhou como “free” na Editora Abril e Revista Claudia. Ganhadora do Maior Prêmio pelo trabalho jornalístico sobre “Duque de Caxias e Integração Nacional” do Exército Brasileiro, em 1972. Recebeu entre outros, o Prêmio “Raimundo Corrêa”, novos Poetas Brasileiros, com a Poesia “Receita”, do Rio de Janeiro, RJ, e o Prêmio Brasiliense com a Poesia “Até Onde”. Participou de inúmeras Antologias Poéticas.

Na cidade de Ribeirão Preto, SP, através de sua Galeria de Arte, sua segunda paixão, tendo estudado com o professor italiano, crítico de Arte, Pedro Manuel Gismondi divulgou trabalhos de artistas nacionais com exposições e montagens da Geração 70 e 80, participando ativamente do mercado e do mundo das artes no eixo Rio-São Paulo, por quinze anos.

Hoje, a jornalista e poetisa, participa ativamente no campo jornalístico de sites de cultura e das artes plásticas, e proferindo palestras sobre História da Arte Brasileira em Pontos de Cultura, eventos culturais e empresas e dedicando seu tempo ao estudo da Poesia nacional e estrangeira e das artes plásticas e ainda escrevendo um romance autobiográfico a ser lançado no próximo ano.

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/4/2008 01:16
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Alguns comentários de Jornalistas, escritores, compositores e literatos.


* FERNANDO SOARES (Jornalista, Rio de Janeiro, RJ). Cíntia. Sem o menor exagero, você é das maiores figuras vivas da poesia brasileira. E, olha... Eu conheço. Conheço bem, embora esteja muito mais voltado para os portugueses, com ênfase em Pessoa, Camões e Guerra Junqueiro. Aqui no Brasil, depois que a Cecília Meireles se foi. Bem, agora temos você!

* OLYMPIO DE AZEVEDO (Escritor e Jornalista, Salvador, BA). Olhos de Folha Minha da poetisa Cíntia Thomé, tem todas as cores e luzes de um arco íris de sentimentos e reflexos orgânicos, que a natureza inteligente pode induzir para o literário. O livro de Poemas da autora é uma identidade que preserva passagens estreitas da vida plural. Bico de pena em todas as direções, até onde a tinta e a cor possam alcançar o imaginário belo.

* FRANCINNE AMARANTE (Jornalista Balaio Cultural TV)A poesia de Cíntia é de uma delicadeza que emociona, revela ao leitor um universo imagético feminino, onde a utopia e a realidade se complementam. Seus versos se renovam em sensações e as palavras ecoam vida, beleza e intensidade.Certamente uma leitura prazerosa e imperdível!

* ADROALDO BAUER (Escritor e Jornalista, Porto Alegre, RS)"...De uma sereia do mar uma estrela de bondade ímpar por boa alma subida ao céu e de lá me olha, com Olhos de Folha Minha, que um poeta lhe deu E só continuo a pensar, como encontrarei Morpheu, que uma deusa do sono não há e me obriga a madrugar e escapar dessa perda diária dos sentidos, a repousante quase-morte da razão, que nos resta sonhar..."


* NIVALDO LEMOS (Jornalista, Rio de Janeiro, RJ). O que dizer diante de obra tão delicada? Que é brilhante calma e pétala como um dia no jardim? Ou que cheira a Adélia Prado na delicadeza e a Cecília Meireles e lembrou-me muito os versos da saudosa Ana Cristina César, pelo ritmo e a combinação de elementos cotidianos para expressar sentimentos, com tanta delicadeza, poesia e precisão. Seu cuidado com as palavras, a profusão de imagens bem construídas, o ritmo da poesia e a sensação de incompletude (amor que se vai, que se esvai) o que só lhe confere originalidade e brilho. E só acontecem com bons escritores, bons poetas - como você.

* LAILTON ARAÚJO (Compositor Músico e Produtor Artístico, São Paulo, SP). Alguns escritos de Cíntia Thomé lembram poemas e canções do grande Cartola! Trágico, belo, humano! Cheio de detalhes da vida! É culto! Ao mesmo tempo é do povo! Vinicius de Moraes tinha o domínio dessa escrita... Cíntia, você domina com maestria a arte de escrever para o coração!

* RENATO TORRES (Escritor e Compositor, Belém, PA). Cintia há aqui uma fulgurância indisfarçável da tua índole romântica, e, creia-me, não é de espantar nem de envergonhar... Tens a verve dos que se entregam em sangue e coração. “Reencontrar sempre e sempre essa rosa drummondiana, quer seja na angústia, quer seja em nostalgia, é necessário”. Provas que há muito a se descobrir, através do exercício da palavra.

* NOÉLIO MELLO (Jornalista, Belém, PA). Teus versos remexem a nossa mente. A sua leveza toca a nossa alma, desafia a ansiedade do tempo, do teu tempo. Tem o selo do seu talento.

* LEVI ORLANDO (Artista Plástico, Porto Alegre, RS). Dos anos dourados aos anos rebeldes, passando pela geração coca-cola e desembocando no culto do efêmero, na diluição e no caos do que se convencionou chamar de Pós-Modernidade.

* HUMBERTO FIRMO (Músico e Compositor, Grupo Musical Águas de Marte, Brasília, DF). Quanta metáfora bem construída. Como uma serpente enrolando-se, teus versos vão descendo em instantes até chegar ao mar cheio de erotismo kundalínico.

* LÍGIA SAAVEDRA (Cantora e, Belém, PA) Teus versos remetem-me à Cornualha de Marion, Brumas de Avalon. Pura sensualidade poética.

* WADSON FERNANDES (Poeta, Belo Horizonte, MG) Obra de arte. Pintura sobre a superfície plana de minha mente. Figuras bem representadas, formas abstratas, em quadros, painéis e todo um conjunto artístico são evocados.

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/4/2008 01:17
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Cintia Thome
 



* NATO AZEVEDO (Contista, Belém, PA) Há um jogo de xadrez intercalando cada verso, construindo cada imagem. Elegância ímpar, segredos desvendados em meias palavras, modernismo criativo, sem desvendar para baixarias e explícitos inconvenientes.

* ELIZETE ARANTES (Professora e Agente Cultural, Natal, RN) Você é o Van Gogh da poesia!

* RUBÊNIO MARCELO (Escritor, Campo Grande, MS)pude constatar a forte dosagem metafórica expressa no con/texto da sua verve. Versos que espargem uma metafísica e dura realidade... taedium vitae, beligerância interior, irresignada mundividência.

* MARCELO BRETTON (Escritor e Agente Cultural, São Paulo, SP) Mambembe são os meus olhos que passeiam pelo teu tablado incrustado de uma inusitada magia traduzida em palavras. Tal qual música tocada por Orfeu, me ponho hipnótico.

* JERÔNIMO SANTOS DA SILVA ( Músico, Produtor,Professor, Maceió, AL) Sou compositor, faço letras, letra e melodia as vezes é difícil de se fazer sentir, mas lendo o que escreve achei algo de familiar em algumas das tuas linhas, me deu uma sensação de ouvir, ler, Vinicius, com uma misturada de Chico Buarque.

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/4/2008 01:18
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Cintia Thome
 

* JOSÉ ALMIR REIS (

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/4/2008 01:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/4/2008 10:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cintia Thome
 

São muitos os comentários e palavras que não caberiam aqui no site(rs) e assim agradeço a todos o carinho , atenção , dedicação. Obrigado e um forte abraço a todos os Overmanos e Overmanas, a todos de todos os cantos...bjus.

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/4/2008 10:56
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
clara arruda
 

Maravilhoso minha querida.Nem caberia aqui meu simples comentário.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 12/4/2008 10:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
BETHA
 

Cíntia,
estou feliz por você. Parabéns............. nunca o ponto final!
bjs de betha.

BETHA · Carnaíba, PE 12/4/2008 21:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Parabens irmã na arte.
Parabens Cintia.
Adorei seu texto de apresentação.
Sucesso!
".......................
Sou as chegadas e partidas. Sou todas as exclamações da vida. Serei sempre a interrogação!Nunca o ponto final! Sou o princípio e o meio das estrofes de Amor. Sou o cio da palavra. Sou o gozo da palavra. Sou a palavra viva e a viva palavra
Sou nome. Maria...Maria Cíntia"
Grande beijo,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 13/4/2008 00:00
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Cíntia, você é tudo isso e mais o talento e simplicidade personificada. Sucesso sempre! Beijos

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2008 02:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Maravilhoso teu texto, Cintia!
Já havia lido e ouvido no teu blog. Não há quem leia que não queira ir correndo procurar teu livro. Belissima apresentação. Coisa rara, alguem conseguir se descrever com tanta sensibilidade.
Beijos!

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 13/4/2008 09:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Benny Franklin
 

OSHF,
Teu livro já é sucesso...
200 exemplares numa noite de autógrafo?
Show de bola, flor.
Estou inserido nele e para sempre!
Parabéns!

Benny Franklin · Belém, PA 13/4/2008 10:56
sua opinião: subir
victorvapf
 

Cintia, parabens por tudo, merece estar em bom lugar, beijos

victorvapf · Belo Horizonte, MG 13/4/2008 12:16
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Primeira no coração dos apaixonados, na mente dos intelectuais libertários, na lembrança que temos quando pensamos em alguém que produz arte, fomenta a cultura e se posiciona perante o mundo como um jardim...
Jardim em que foram plantadas todas as espécies de atos humanos, dos mais belos aos mais bárbaros. Jardim muitas vezes usurpado, invadido e saqueado nas primaveras onde abundavam os teus frutos...
Mas nada, nem o vento uivante que arqueou ao chão tantos galhos e flôres, foi capaz de conter tua essência uterina, que insiste em parir todos os dias a continua dádiva de frutificar.

E essa voz?!! E eeeeeeessa voz!!!! My love, essa voz atrás da orelha é uma coisa de louco, ninguém resiste, quase desfaleci de arrepios suaves... rsrsrsrs

Cintia, você está no coração de todos nós...

Marcos Paulo Carlito · , MS 13/4/2008 12:41
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Eu se pudesse iria fazer um "banco de votos" para poder votar neste texto; votar neste apanhado de textos e votar neste contexto - letra, e letras; singeleza e reconhecimento; e voz, declamação. E olha que sou vivente de declamções, vivido com declamadores - encumpridaria este voto na citação dos grandes - vaqueiros e repentistas declamadores da minha vida, mas a todos
e vice versa está/estão igualados aqui.
um abraço,
Cintia
E fiquei feliz, muito feliz em saber de proprio punho um pouco de ti.
andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 13/4/2008 13:23
sua opinião: subir
analuizadapenha
 

Parabéns ... o brilho da sua noite, aonde a estrela maior foram as poesias que nasceram do imenso e cudaloso rio da sua sensibilidade e conexão com alma. Que seja sempre bom o seu caminho e de muita paz. Felicidades.
ps. Linda a capa do livro, com uma imgem forte.

analuizadapenha · Natal, RN 13/4/2008 15:00
sua opinião: subir
analuizadapenha
 

ops... caudaloso

analuizadapenha · Natal, RN 13/4/2008 15:01
sua opinião: subir
Kais Ismail
 

BRAVO!!

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 13/4/2008 15:44
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Agradeço a todos, foi uma noite inesquecível, amigos de todas as épocas, até que estudaram comigo no primário, parentes, amigos de meus filhos quando moramos em outros lugares,, a presença do querido amigo poeta e escritor Azuir Filho, o qual dei o "primeiro" autógrafo ", que com certeza fico honradíssima, linda pessoa, fiquei até sem palavras...adorei tudo, junto com o grupo Chorando na sombra...e declamações emocionadas da poesia de Benny Franklin, Olympio de Azevedo e minhas...Tive uma venda maior do que a expectativa, "quase" chegando a 200 exemplares como Benny já informou aí...mas foi um grande prazer...Foi muito bacana...muito.
Agradeço a todos. Logo postarei fotos . Beijos a todos que se uniram trazendo a mim boas energias...com e mails, recados,Cartoes como da amiga e poetiza Saramar, colaborações lindas e boas, comentarios, recados. ...e o mais interessante, Benny Frankin, o Poeta, a Orquídea Selvagem, que por causa do engarrafamento de São Paulo, perdeu-se na "malvada" Selva Sampa (foi uma luta, que apesar de ter ficado triste, valeu muito pra mim...muito), mas irei a Belém, se Deus permitir!

Obrigado..Obrigado...
O livro está no site da Livraria Saraiva,


http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2524506&ID=BD3DDB647D8040D101D020729

beijos.

Cintia Thome · São Paulo, SP 13/4/2008 16:21
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

..



http://olhares.aeiou.pt/_olhos_de_folha_minha___o_livro___cintia_thome__/foto1888794.html

A fotografa portuguesa A. Fernandes do Livro
no site www.olhares.com

.

Cintia Thome · São Paulo, SP 13/4/2008 18:10
sua opinião: subir
Regina - poesia em volta
 

Nossa! Sucesso! eu também quero um.

Regina - poesia em volta · Volta Redonda, RJ 14/4/2008 14:00
sua opinião: subir
Vicente Canato
 

És pura inspiração.

A quem devoto toda
a admiração possível!

Um grande beijo, e
meus sinceros parabéns!!

Fantástica!

Vicente Canato · Salvador, BA 14/4/2008 19:05
sua opinião: subir
marilia carboni
 

COMEÇANDO UM DIA MEIO TARDE...MAS C CHAVE DE OURO!!!!
OBRIGADO POR TRANSFORMAR MEUS DIAS EM MOMENTOS DE PURA EMOÇÃO!!!!!
ÉS BÁRBARA !!!!!!!!


Reticências...



Sou feito de pontos e vírgulas

Oceano dos et cetares

Pronto para excitar o teu texto,

Pausar tuas frases, ritmar os teus versos

Exclamar teus gemidos

Serenar tua libido... Ou não !

Nos parágrafos proibidos

Posso ser (entre parênteses), aguardente.

Queres fogo ? Sou tua chama

Queres calma ? Eu duvido...

Sou as cordas retesadas no teu violão

Posso inserir entre aspas,

Desejos, tremores... Tesão.

Ou ser simplesmente ternura

Teu lençol, teu porto seguro

Sou ambíguo para te ser opcional...

Quando findo, faço-te sono em um ponto

Se queres mais...

Reticências, reticências, reticências...

Nunca serei em ti, um ponto final

Serei o próximo capítulo

Teu próximo título

Teu paragráfo inicial



YON RIQUE



marilia carboni · Londrina, PR 17/4/2008 11:18
sua opinião: subir
Carlos Parrini
 

Adorei. Parabéns. Sucessos sempre.

Carlos Parrini · Rio de Janeiro, RJ 18/4/2008 18:22
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

respondendo a Marilia, este poema acima do querido poeta mineiro, falecido em novembro/2007, amigo que guardamos no coração pela sensibilidade e luta pela vida com um pouco de paz...saudade...Gerberas Felizes e cata-ventos...

Cintia Thome · São Paulo, SP 18/4/2008 22:38
sua opinião: subir
Regilene Rodrigues
 

Trago flores amarelas, para a amizade... Jogo pétalas para o seu sucesso! Meu abraço em laços de ternura...Votado.

Regilene Rodrigues · Goiânia, GO 22/4/2008 20:07
sua opinião: subir
JACK CORREIA
 

Lindo! Sequer toquei no livro ainda, mas já imagino que é apaixonante de se ler. Se eu pudesse, traria você pra lançá-lo em minha cidade. Sucesso pra você! Um abraço.

JACK CORREIA · Crato, CE 14/5/2008 15:22
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

E eu sou só... sua fã.
obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa por ser, pelo privilegio de te ler.

bjsssss :)

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 3/2/2009 00:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
mp3, 1.9 Mb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados