receita de felicidade para compositores de vanguarda

www.sidarta.blogger.com.br/S4-Hokusai-Zen.jpg
1
Valério Fiel da Costa · São Paulo, SP
20/5/2007 · 114 · 4
 

Relendo mensagens antigas descobri uma carta sobre crises composicionais que troquei com dois amigos compositores em 2005. Em determinado momento da carta surge a seguinte receita de felicidade:

Cheguei à conclusão que cada cabeça é um circuito. O "circuitão" é um molde grosseiro. Não estamos em lugar nenhum, não temos que estar em nenhum lugar específico dentro de nossas loucuras composicionais. Não existe molde onde estas se encaixem. Tratam-se de singularidades.

Para começar do zero, algumas medidas:

1 - aposentadoria: fim da carreira de compositor profissional. Início de uma longa jornada de auto-entretenimento sonoro (compondo, tocando, estreando);

Obs: atuar como compositor profissional em três casos:
1.1 - quebrar um galho para um grande amigo
1.2 - ganhar uma bela grana
1.3 - participar de uma experiência marcante
1.4 - combinações dos casos anteriores

Obs2: para despistar músicos chatos que acham que você tem de atender a demandas musicais, diga que não é músico: você é "artista sonoro amador"

2 - virar acadêmico profissional: pegar um título e viver de dar aula de música e fazer pesquisa em uma universidade que tenha um campus no interior;

3 - ir morar no mato: viver em uma casa mais no interior ainda, plantando, trocando bens e serviços por bens e serviços, respirar melhor, comer melhor, viver melhor, desaprender o valor do dinheiro, enviar e receber material pela internet e, de vez em quando,ir à capital para levar adiante algum empreendimento artístico-sonoro (amador);

4 - não atuar como opositor do status quo nem deixa-lo em paz: virar ameaça velada, virus não especificado, guerrilha não declarada, defender despretenciosamente que tudo é possível dentro da arte sonora, não pregar a obsolescência da música, apenas a sua prescindibilidade. E o principal: com tudo isso, continuar compondo, montando trabalhos, dando conferências e participando da vida acadêmica nacional e internacional.

5 - não assumir cargos de poder: são fatores de multiplicação de demandas alienígenas, muitas delas insuportáveis para quem fez as escolhas anteriores.

6 - manter a sociabilidade: frequentar indivíduos de bom astral, de todas as áreas, que se identifiquem com essas idéias, manter-se amando sua companheira, filhos e demais colegas e parentes em sua volta. Este é um empreendimento humano, afinal de contas.

7 - experimentar outras artes: você está livre para melecar uma folha de papel com tinta. Se não quiser mexer com sons durante um mês inteiro, tudo bem: goze de sua aposentadoria!

compartilhe



informações

Autoria
Valério Fiel da Costa
Downloads
490 downloads

comentários feed

+ comentar
carlos magno
 

Legal Valérrio, isso tudo que você falou aí é realmente uma boa dica. Parabéns pelo texto, eu gostei. Meus sinceros aplausos.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 21/5/2007 01:05
sua opinião: subir
Valério Fiel da Costa
 

Obrigado Carlos. Fico feliz com seu comentário.

Valério Fiel da Costa · São Paulo, SP 21/5/2007 11:32
sua opinião: subir
Filipe Barros
 

Provocativo o texto, mas acho que as condições ideais de produção é um ideal, não quero fazer bandeira da urbanidade, ou apologia ao caos, só acho estranho pensar no conceito de condições ideais, para se atingir uma arte mais verdadeira, ou que venha a ser feito. A inspiração nos pega de repente, quando nem imaginamos, e o seu caminho cada um faz, tem gente que produz melhor na calma, outros na pressão. Mas valeu por compartilhar as memórias.

Filipe Barros · Recife, PE 31/5/2007 09:20
sua opinião: subir
Valério Fiel da Costa
 

Poxa Filipe, você levou mesmo a sério o texto não?

Valério Fiel da Costa · São Paulo, SP 31/5/2007 12:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
txt, 2 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados