Rubens com "R"

1
Profeta Teatro · Campo Grande, MS
11/10/2007 · 88 · 6
 

Rubens com R, encenação poético-teatral concebida e interpretada pelo poeta e ator Profeta. Mescla poesia e teatro numa estrutura simples: o poeta incorpora um personagem, em diálogo sensorial consigo e com o seu público, trazendo para o platéia o trajeto vivo da oralidade na poesia contando a vida do Ator Rubens Correa com a letra R.
O poema aborda a vida e o caráter de Corrêa, seus trajetos, conquistas e decepções com suas raízes. O ator usou um personagem “mendigo de rua” para contar a história, tendo na direção Erika Matiolli e Ellys Natallia, e usou como trilha (retratando o pianista que foi Rubens Corrêa) finalizando com “Saudade de Matão”, composição de Jorge Galati e Raul Torres, que foi a musica de sua vida. O espetáculo utiliza poucos recursos cênicos, o que ressalta a verdade das palavras e a emoção do ator, o que facilita a adaptação da montagem para palcos diversos. Assim como Brecht inventou seu Teatro Épico, Profeta, com Rubens com R, lança os fundamentos de seu Teatro Poético. Estreou na XVIII noite da poesia e ganhou o segundo lugar em valor literário e primeiro em interpretação. É um espetáculo versátil, que pretende apresentar também em outros festivais de teatro, feiras de livros e congressos de literatura.

Rubens com “R”

Respeitável receptor requintado!
Raramente recebemos respeito ao retrospecto relativo, a realeza de rimas, risos e reações.
Ramificar o ruído é reviver o real. Restaurar os rumos é resgatar os ritos. Remava rumo a regata, relaxando o respectivo rol da racionalidade. Rasteava relevando os reprimentes do reto e retomava os rastros rompidos da razão renascente. Restaurava as ralés, reerguia os reprimidos e respondia aos responsáveis. Resgatava dos raivosos risos e rumores. Relatar Rubens é...! Resgatar o romântico romeiro rompante! Raivoso, risonho, renegado, restaurador das ruas, ralés de rodoviárias e rameiras. Reprimido repto. Resmungão resoluto, rompedor de regimento. Resgatava o regionalismo retentiva. Relatar Rubens relembra a razão! Razão receosa dos ritos recônditos. Reviver Rubens... Refere ao ruminante reconhecer redobrado do rédito.
Retaliaram Rubens! Retaliado pelo retrogrado regime radical. Reverteu o rumo e rasurou o recato. Relegado Rubens retraiu receoso, e redimiu o radicalismo reagente da raiz. Rumou rumo ao Rio! A raiz renegou, o Rio ria. Rubens remava rumo as realizações.
Reinava as ralés e os reis, regimentos e os reprimidos, radicais e os reverentes.
Rompia as ruas. Rimava as rameiras românticas e retóricas. Rápido representava o ralo da reconstituição e repudiava o resoluto do radicalismo. Romântico romeiro, ressentia os rumos do regionalismo recalcado e ressaia réplico. Rubens é rota. É rumo, é razão! É a realidade redutiva do racionalismo reto. Rompia o reduto repugnante das reputações reincidente e revia a raiva relatando a real representação recíproca. Representar, reviver, romper o rol da realidade, reativar a rupturas rasas e remanescentes é relativo a Rubens! Relembrar Rubens é reviver as raízes da representação. Reviver o regionalismo renascido na retrocidade.
Rubens é rei, ou raiz? Razão, ou razoável? Recomeço, ou regressão? Relevo, ou relevante? Repto, ou repulsão? Redenção, ou redentor? Rubens é rara recordação!
Recordação do rei da raiz, da razão razoável, do recomeço regressivo, do relevo relevante, do repto repulsivo, do redentor redencivo. Rubens refazia a reação remanescente reaparecer ríspido e roer a razão requintada. Riscava o rosto e respirava, respirava reaparecendo as rugas rasas e roxas. Rubens...Rubens!
A raiz regional resolveu reviver retoricamente Rubens! Rubens Corrêa!

compartilhe



informações

Autoria
Edson da Silva "Profeta"
Ficha técnica
Textos e interpretação: Edson da Silva “Profeta”
Roteiro, direção, produção e concepção do espetáculo – Erika Matiolli e Ellys Natallia
Cenário – O Grupo
Iluminação e Sonoplastia: O grupo
Figurino – Rita de Fátima

Downloads
259 downloads

comentários feed

+ comentar
clara longhi
 

Gostei...interessante

clara longhi · Campo Grande, MS 9/10/2007 23:59
sua opinião: subir
 Profeta  Teatro
 

Bjs Clara !!!!

Profeta Teatro · Campo Grande, MS 10/10/2007 07:47
sua opinião: subir
Frazão Brother
 

Profeta,
Realmente resgatas a realeza do Rei Rubens, resistindo ao reles com a tua reticente retórica representativa.
Rarabéns.

Frazão Brother · Anastácio, MS 10/10/2007 15:21
sua opinião: subir
 Profeta  Teatro
 

Valeu Frazão !!!
Afinal....Rubens é o nosso Rei....
Abraços

Profeta Teatro · Campo Grande, MS 10/10/2007 18:19
sua opinião: subir
acgt
 

Falar de "Teatro" e não falar de Rubens....

Brincou...
...é o nosso idolo eterno...

Abraços

acgt · Campo Grande, MS 10/10/2007 20:02
sua opinião: subir
Jotaoliveiraa
 

A rica rima com erres enriqueceu realmente o texto. Parabens Profeta. Abç do J.

Jotaoliveiraa · Brasília, DF 21/2/2008 22:46
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
jpg, 18 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados