Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia

1
Marlene Bastos · Goiânia, GO
19/6/2009 · 3 · 0
 

Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia

A semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser a melhor data para começarmos a fazer a nossa parte no que diz respeito à preservação de condições básicas de vida no planeta, hoje e futuramente. Precisamos usar a inteligência para aprendermos a consumir menos e economizar mais os recursos naturais.
Então você deve estar pensando: "se eu não disponho de tempo para me filiar ao greenpeace ou para criar uma ONG, não sobra tempo nem para reciclar o meu próprio lixo, não posso fazer nada."
O primeiro passo é a conscientização de que o planeta precisa de nós, afinal somos nós os responsáveis por tanta degradação ambiental e cabe somente a nós possibilitar a continuidade da vida e a sustentabilidade do planeta azul.
No fundo, já sabemos o que fazer e só nos falta a atitude de começar. E não precisamos de horas extras no nosso dia a dia para divulgarmos práticas ecológicas aos nossos filhos, parentes e vizinhos, principalmente quando servimos de exemplo. Tampouco precisamos fazer um curso para mudarmos alguns hábitos que, às vezes, só requerem um pouco de prática e disciplina.
Que tal começar agora uma mudança na sua rotina? Pode parecer radical, mas temos que esquecer aquela frase que afirma "quanto mais fácil melhor" se quisermos um mundo melhor para nossos filhos e para as novas gerações. Saia da zona de conforto e mãos à obra!
- Adquira uma sacola retornável e diga não às sacolas plásticas sempre que fizer compras. As "ecobags" são feitas de algodão cru e são as vedetes da moda ecológica. É chique ser ecologicamente correto.
- Reduza sua cota de emissão de carbono deixando o carro em casa. Pedale sua bicicleta, caminhe, peça carona ou utilize transporte público. Além da contribuição para o meio ambiente, você estará cuidando da própria saúde.
- Se você não tem outra opção a não ser seu veículo para ir ao trabalho, verifique o modelo do seu carro e opte por combustíveis alternativos. Mantenha os pneus do veículo sempre calibrados.
- Ao enfrentar engarrafamentos no trânsito, tente desligar o motor se você perceber que ficará parado por longos períodos. A moda do momento são os "audiobooks", para quem não gosta de desperdiçar tempo.
- Para aqueles que sofrem de stresse no trânsito, lembre-se que rápidos arranques e altas velocidades desperdiçam combustível. Então, se você quer economizar combustível e salvar o planeta ao mesmo tempo, acelere gradualmente. Conte até 10 e diga: o planeta precisa de mim!
- Use copos de vidro e diga não aos copos plásticos e não-biodegradáveis.
- Reserve garrafas e jarras no escritório para enchê-las com água potável, ao invés de comprar novas garrafas plásticas. Oitenta por cento das garrafas plásticas são recicláveis, mas apenas 20% delas de fato retornam.
- Poupe papel. Quando precisar de um bloco de anotações, vire a página de um antigo documento ou rascunho.
- Se não existe um sistema de reciclagem no seu escritório, inicie um você mesmo. Reciclar nosso lixo contribui para redução das emissões de carbono e, conseqüentemente, do aquecimento global.
- Quando você precisar ter uma cópia impressa, certifique-se que optou pela impressão em ambos os lados do papel. Essa prática é uma ótima “salvadora de árvores”.
- Programe os computadores, monitores, impressoras, copiadoras e outros equipamentos para desligarem automaticamente após longos períodos de desuso.
- Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente em salas vazias e corredores.
- Tenha vasos de plantas em casa e no escritório. São ótimos para o meio ambiente porque removem as impurezas e poluentes presentes no ar.
- No verão ou meses mais quentes, considere usar um ventilador em conjunto com seu aparelho de ar condicionado para distribuir o ar frio mais eficazmente pelo ambiente.
- Não coloque lâmpadas ou televisores próximos ao termostato do ar condicionado. O calor emanado por esses aparelhos pode confundir o termostato, fazendo o ar condicionado funcionar por mais tempo do que o necessário.
- Lave suas roupas somente quando for necessário. Use seus jeans mais de uma vez, ninguém vai perceber.
- Para lavar roupas e louças use produtos ecológicos. É a melhor opção para você e para o meio ambiente.
São mudanças simples que podem mudar o mundo! Como disse Liev Tolstói, "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia". Ah, e não se esqueça, plante uma árvore!

Sobre a obra

As "ecobags" são feitas de algodão cru e são as vedetes da moda ecológica. É chique ser ecologicamente correto.

compartilhe



informações

Autoria
Marlene Bastos
Ficha técnica
www.marlenebastos.nomemix.com
Downloads
404 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados