Sepetiba

1
Bianca Wild · Rio de Janeiro, RJ
29/4/2008 · 103 · 5
 

Amostra do texto

Há probabilidade que os índios Tamoios que habitaram a região de Sepetiba, sejam provenientes de redutos indígenas quase inexpugnáveis como o Uruçumirim e Paranapuçu , que foram expulsos no dia 20 de janeiro de 1567 da “cidade” então capitania, provinciado do Rio de Janeiro.
O nome já diz muito. “Sepetiba”, em tupi, significa sítio dos sapês. Mas a região, que já foi coberta de florestas, hoje tem pouco mais de 5% de áreas naturais, sendo que 2% é de vegetação característica de mangue. Mesmo esse pouco de natureza que restou pode acabar destruído por causa da poluição.
Mais tarde com a chegada dos padres portugueses da companhia de Jesus a palavra ficou “aportuguesada” passando então a terra a ser conhecida como Sepetiba.

Sobre a obra

A proposta deste trabalho é examinar como o modo de vida urbano, as tradições culturais locais e externas, a historicidade perdida e esquecida do local, o modo dinâmico das relações sociais urbanas, o progresso e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro como um todo, se uniram, agregaram-se ao peculiar e ao tradicional no bairro de Sepetiba localizado na zona oeste da cidade do Rio de janeiro RJ, como esta localidade específica da cidade do Rio de Janeiro foi atingida por todas as mudanças ocorridas desde seu surgimento, e estagnou praticamente seu progresso, além de ter-se agravado consideravelmente a degradação ambiental na região, para então concluirmos uma pesquisa de cunho histórico, sociológico e antropólogico sobre este bairro tão prejudicado e esquecido.

compartilhe



informações

Autoria
Bianca Wild
Downloads
1782 downloads

comentários feed

+ comentar
clara arruda
 

Passando para a leitura.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 27/4/2008 07:32
sua opinião: subir
Rute Frare
 

Gostei!
Tá votado rsrsrs
Beijos

Rute Frare · São Paulo, SP 27/4/2008 22:37
sua opinião: subir
Ailuj
 

Publicada sua obra
um beijo

Ailuj · Niterói, RJ 29/4/2008 00:08
sua opinião: subir
clara arruda
 

Um lindo dia para vc.Parabéns pela publicação.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 29/4/2008 07:56
sua opinião: subir
Planeta solidario
 

Muito bom!

Planeta solidario · Rio de Janeiro, RJ 3/5/2008 10:45
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 1.7 Mb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados