Há probabilidade que os Ãndios Tamoios que habitaram a região de Sepetiba, sejam provenientes de redutos indÃgenas quase inexpugnáveis como o Uruçumirim e Paranapuçu , que foram expulsos no dia 20 de janeiro de 1567 da “cidade†então capitania, provinciado do Rio de Janeiro.
O nome já diz muito. “Sepetibaâ€, em tupi, significa sÃtio dos sapês. Mas a região, que já foi coberta de florestas, hoje tem pouco mais de 5% de áreas naturais, sendo que 2% é de vegetação caracterÃstica de mangue. Mesmo esse pouco de natureza que restou pode acabar destruÃdo por causa da poluição.
Mais tarde com a chegada dos padres portugueses da companhia de Jesus a palavra ficou “aportuguesada†passando então a terra a ser conhecida como Sepetiba.
A proposta deste trabalho é examinar como o modo de vida urbano, as tradições culturais locais e externas, a historicidade perdida e esquecida do local, o modo dinâmico das relações sociais urbanas, o progresso e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro como um todo, se uniram, agregaram-se ao peculiar e ao tradicional no bairro de Sepetiba localizado na zona oeste da cidade do Rio de janeiro RJ, como esta localidade especÃfica da cidade do Rio de Janeiro foi atingida por todas as mudanças ocorridas desde seu surgimento, e estagnou praticamente seu progresso, além de ter-se agravado consideravelmente a degradação ambiental na região, para então concluirmos uma pesquisa de cunho histórico, sociológico e antropólogico sobre este bairro tão prejudicado e esquecido.
Um lindo dia para vc.Parabéns pela publicação.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 29/4/2008 07:56Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!