Mais um texto sobre identidade nacional... Este aqui fala do encontro do Sepultura com os xavantes, de Parintins e de Carmen Miranda...
Caro Hermano, belo texto, cheios de boas referências ao mundo pop (algumas das quais, reconheço: desconheço). Passam lá dez anos, e o assunto continua atual. Aliás, discutir as raÃzes de um povo, e, portanto, sua identidade, é sempre caso de polêmicas. Afinal, não reza a cartilha das academias que o outro é tudo aquilo que está para além do limite do eu? Mas nas multi-propagadas aldeias globais, onde hei de terminar para que o outro se estabeleça. Qual é o limite dos brasileiros para que possamos reconhecer o estrangeiro? Qual a borda do tupiniquim que nos mostrará a divisa entre Tio Sam e a Tia Anastácia? Chego a temer, é bem verdade, as visões apocalÃpticas dos que crêem que é tempo de reforçar as barreiras, sob a pena de deixarmos de existir enquanto nós! Daà eu pergunto, NÓS QUEM, cara-pálida? Um brinde, pois, ao pluralismo brasileiro (xiiiiii... e isso existe?).
Thiago Perpétuo · BrasÃlia, DF 12/10/2006 19:16excelentes e perpétuas perguntas, Thiago! Saúde!
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 15/10/2006 18:30O quê? Já faz mais de dez anos que lançaram o Roots? E para onde é que foi esse tempo todo, que passou voando assim e nem me avisou?
Daniel Werneck · Belo Horizonte, MG 12/2/2007 15:23Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!