Jorge Mário da Silva, mais conhecido como o grande Seu Jorge,
teve uma infância cheia de altos e baixos, mas nunca perdeu a alegria de cantar.
Desde cedo, começou a trabalhar para ajudar em casa. E ainda novo, o chamaram para fazer uma peça musical. Com isso, outras oportunidades foram surgindo e ele acabou encenando mais de 20 peças.
Seu primeiro instrumento musical foi um clarinete, mas sua afinidade sempre foi com o violão. Sua experiência no teatro influenciou na formação de sua banda Farofa Carioca, a qual apresentava uma mistura de diferentes ritmos negros de diferentes
partes do mundo. Mais tarde, Jorge entrou definitivamente para a comunidade musical e participou dos CDs de artistas renomados, como: Tim Maia, Beth Carvalho, Planet Hemp dentre outros.
Seu Jorge diz gostar de diferentes estilos musicais, mas diz ser o samba seu fundamento. No ano de 2001, lança o CD solo "Samba Esporte Fino" - que tem em suas faixas a música 'Carolina', muito conhecida e tocada nas rádio, um samba-rock muito suave e gostoso de dançar -; em julho de 2004, lança o DVD "MTV apresenta Seu Jorge" e, em setembro do mesmo ano o CD "Cru", voltado para o mercado europeu.
Cantor, compositor e instrumentista, Seu Jorge atua no cinema compondo trilhas sonoras para longas-metragens, e como ator, participa de filmes como "Moro no Brasil" e "Cidade de Deus". Em 2003, filma em Roma o longa "The Life Aquatic with Steve Zissou".
Dois anos depois, estrela o filme "Casa de Areia" ao lado de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. No mesmo ano, Seu Jorge grava um DVD ao lado de Ana Carolina, que teve projeção e conhecimento nacional pois a música 'É isso aÃ' fazia parte da trilha
sonora da novela das oito, BelÃssima.
Já no fim de 2006, o cantor grava uma música nova e exclusiva em parceria com a cachaça Sagatiba, ETERNA BUSCA, que vem sendo tocada diariamente em diferentes rádios e está disponÃvel em programas de transferências de arquivos e baixadores de música, como o LimeWire e o SoulSeek, além do site da própria cachaça - - que apresenta todas as informações necessárias para baixar a música rapidamente. Vale a pena pra todos aqueles que não só curtem Seu Jorge, mas que curtem um bom samba!
Oi Fabii. Também gosto do Seu Jorge. O Overmundo é livre, você publica o que julgar interessante. Se eu puder contribuir, diria que tenho certeza que alguém que escreve bem como você poderia fazer uma matéria sobre artistas que não tem muita visibilidade. Gostaria de ouvir sua fala.
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 16/12/2006 17:34Se eu também puder meter o bedelho, gostaria de fazer coro com Alê. Uma vez alguém me disse que Seu Jorge seria uma espécie de Bobby McFerrin brasileiro. Bom, sandices e impropriedades à parte, ele tem um timbre firme, bonito, é muito afinado e muito swing herdado de um outro Jorge, o Benjor. Mas como disse Alê, está com a vida ganha...
Luciano Carôso · Salvador, BA 17/12/2006 02:52
Discordo do Luciano. Até porque, no Brasil, vida ganha só têm mesmo aqueles artistas que já estão há 20 ou 30 anos na estrada, e mesmo assim se conmseguiram amealhar um grande patrimônio.
Agora, concordo com uma coisa: esse texto ficou parecendo release de assessoria. Acho que Seu Jorge merece espaço aqui, assim como Mundo Livre, Juneca, Estamira, enfim, qualquer brasileiro que faça arte. Só não acho interessante nem produtivo para o Overmundo colocar downloads de músicas dele, pois, como o próprio texto diz, o site da Sagatiba (aà vale colocar o link) já disponibiliza tudo.
Agora, Fabii, por que não tentar, por exemplo, uma entrevista com Seu Jorge? Talvez seja um pouco difÃcil, mas não custa tentar. Seria um material inédito, com menos cara de fã-clube.
Caro Fábio:
Acho que me expressei mal quando usei "vida ganha". Era no sentido de desvio do perfil do que é publicado no Overmundo. Mas você "consertou" tudo :-). Concordo plenamente com seu último comentário.
Grande abraço,
Salve, Luciano!
Opa, quem tem que pedir desculpas sou eu! Agora entendi seu comentário. Bacana!
Fabii, me bateu aqui uma curiosidade: que tal uma matéria sobre essa questão de o Seu Jorge , num momento em que tanto artista se recusa a fazer comerciais de bebida, se aliar justamente a uma marça de cachaça? Qual seria o objetivo? Puramente comercial, estético, ou gosto pessoal do Seu Jorge? Que tal entrevistá-lo a respeito?
Fábio Fernandes · São Paulo, SP 22/12/2006 08:28samba e cabelo bléqui!
Tiago Araujo Melo · Aracaju, SE 23/1/2007 13:08
Ninguém se habilita?
Então deixe eu mexer meus pauzinhois aqui e ver o que consigo....
Concordo com o que foi dito, com a sugestão de aprofundar o texto e com a vontade de ver por aqui gente com menos visibilidade (mas aà quem escreve é que decide, e se o texto foi bem votado, ok!). E Fábio, acho ótima a idéia de 'investigar' a história da propaganda de cachaça. Lembrei dum post no blog 'Pensar Enlouquece, Pense Nisso', que gerou uma discussão. Segue o link:
http://www.gardenal.org/inagaki/2006/12/o_jingle_do_seu_jorge.html#comments
Já deixo minha opinião, antigamente curtia bastante o som do Seu Jorge (Farofa Carioca, Samba Esporte Fino), mas não gostei da parceria com a Ana Carolina, nem da propaganda de cachaça - e nem da cachaça em si, aliás! hehehe
abç
Valeu, Rica!
Vou correr atrás - eu gostei da parceria dele com a Ana Carolina, mas não gostei da propaganda da cachaça. Nada contra a bebida, mas não sei até que ponto a arte (não estou falando da publicidade ou de jingles) se presta a fazer propaganda do que quer que seja. Mas é só minha opinião, claro.
Vale lembrar que a Sagatiba não é meramente uma marca de cachaça, mas uma marca direcionada para as classes A e B e para o mercado europeu. Quem gosta de cachaça mesmo tem raiva/nojo/jiriza da Sagatiba por ser um produto "metido a besta" e de baixa qualidade. Ou seja, é mais perigoso ainda ele se associar a essa marca especÃfica de cachaça do que a uma bebida alcoólica qualquer.
Eu, se fosse sambista, iria querer ser garoto-propaganda da 51, da Vale Verde, ou até da Pitu. Mas da Sagatiba é queimação de filme com a galera do "samba roots"! (essa eu não inventei, eu ouvi alguém falando isso a sério)
Seu Jorge é um bom músico e nada mais. Pra mim uma invenção carioca (não que toda invenção carioca seja ruim, ao contrário) mas se você subir geograficamente encontrará vários tão bons ou melhores. O que ele faz não é nada novo.
Questão interessante a da cachaça, mas acho válido, contanto que não haja polêmica, ele tá ganhando a grana dele, é assim que funciona.
Obs: A Sagatiba é uma porcaria mesmo.
Pois é, mas a questão nem é falar ou não do Seu Jorge. Acho que ele merece tanto espaço aqui quanto qualquer artista de qualquer estado (note que eu disse tanto quanto, não mais) ;-)
O que me deixa com a pulga atrás da orelha é essa história da Sagatiba - mas ainda não consegui entrevistar o homem pra saber mais a respeito.
Complementando, Alexandre, concordo contigo: o cara tá ganhando o dele honestamente, ninguém tem que discutir isso.
O que eu tinha curiosidade de saber é por que especificamente uma marca de cachaça - e, como você apontou bem, uma cachaça que não é boa (pelo menos eu não gostei).
Eu adoro cachaça e penso como o E. Atari aà em cima. Acho que ele chegou no ponto, porque é fato que tem algo que incomoda nessa asociação do Seu Jorge com a tal 'cachaça', e acho que a causa é essa: o artista, pelo menos em seu trabalho 'pré-Ana-Carolina', trazia valores que não combinavam com esses valores de cachaça-fake. Acho que é isso que incomoda, com a devida ressalva que é justÃssimo sim ganhar o pão -talvez seja mais uma questão de assumir um 'comercialismo' então...e de repente ele assumiu sim, fazendo o som com a A Carolina! Tou quase mudando de opinião...acho que o incômodo é porque a gente preferia a pegada dele antes...e agora?
Rica P · São Paulo, SP 5/3/2007 17:39
Dizer que Seu Jorge não é mais o mesmo da época do Farofa e que tais é meio bla bla bla, praticamente um clichê quando a análise mira um artista "novo". (há excessões)
Discussões à parte, o som é poooooooooooobre, e ainda tenho a aturar saga saga saga tiba no pseudo-refrão. É dose!
literalmente.
Bons tempos o do Farofa Carioca, cadê esse povo??? Seu Jorge tem direito de fazer sucesso, mas "quem te viu e quem te vê"( lembra da música do Chico Buarque???) Gosto da voz dele, e torço para o seu sucesso, mas sagatiba não é miha praia, a gente logo fica com pé atrás quando há "marcas" envolvidas...
Concordo com o Alê, e valia uma abertura maior para todos os ex-farofas!!! Mas valeu!
É existe um grande abismo entre ser mais um cantor no mercado e ser um BOM cantor.
Seu Jorge mostra em cada trabalho que realmente tem o dom. Ele é um artista completo, canta e interpreta bem.
Sou fã e não abro mão!
ei, fabi, muito legal seu texto... o seu jorge me impressionou muito pela personalidade que existe por detrás da música e das letras, o qual eu nao conhecia.
eu reportei minha impressao do seu jorge aqui no overmundo, dê uma olhada lá!
:]
parabéns,
ani
Seu Jorge é o mestre-salas atual da música brasileira no exterior, em especial na França.
zepereiranoticias.blogspot.com · Belo Horizonte, MG 11/5/2007 15:36salve jorge! poeta, mestre, um lorde tupiniquim!
gaitha · São Paulo, SP 12/5/2007 17:35sou leiga ao falar de "Seu Jorge"no entanto uma apaixonda;pela música,pelo estilo e pela cara de Brasil q ele tem.resumindo "paixao platônica"curto de mais esse negro.
Raquell · Capim Grosso, BA 5/6/2007 20:00
Me sinto imensamente orgulhoso de ser conterrâneo de seu Jorge. Pois é com maior prazer que eu digo que este grande e atual Ãcone da MPB saiu daqui de Belford Roxo.
Abçs!!!
Escutem lá na fila de edição um choro-samba-jazz que eu postei...chama-se choro para o maestro...abs
E eu, que gosto prá caramba de Seu Jorge, com isso?
Só porque o cara arrebenta no marketing, tem um registro de voz inconfundÃvelmente romantico, e deve estar faturando à s pampas, não presta?
Ora, ora!
li ontem isso aqui: http://euovo.blogspot.com/2007/09/vida-submarina-de-seu-jorge_24.html
será q procede? Seu Jorge plagiando?
Seu jorge.
Um grande Artista e um grande cara.
Abraços
Seu Jorge é bom. O fato de ele ter se ligado à uma marca de bebidas talvez seja porque ele veio mesmo de baixo e de repente conseguiu mto sucesso. Ou seja, não quis recusar mais um trabalho, aceitou como mtos aceitam. Tb não gosto disso, mas... se o Zeca pode, pq ele não? hehehe
Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 25/3/2008 03:57
Amei sua materia, tb sou fã de seu Jorge...maravilha!!! Deixo o convite aqui pra dar uma olhada na poesia que fiz, espero que gostés!
bjos Vera
Tudo bem. Mas, antes dele estar no MUNDO ele estava onde? Respondido that question, vou entender.
Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 18/5/2008 15:21
esse é seu jorge
talentoso pra lá de BRASIL,VIVIA ESTE ARTISTA.!
www.site.pop.com.br/dafe
Gostei de t udo, sou dos pés a cabeça música. Poderia ter nascido numa escola de samba que não me incomodaria. Parabéns Seu Jorge.
Ecila Yleus · Recife, PE 3/8/2008 11:52Gosto muito da voz do seu jorge.Das música também.Gostei de ler a homenagem.
camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 14/8/2008 14:56
Votado!
Parabéns pelo trabalho e boa sorte!
Estou com um evento http://www.overmundo.com.br/agenda/brasil-mestico-apresenta-festa-afro-latina , na fila de votação... Se der dá uma passadinha por lá e vota.
Beijos,
Sheila
Ei Velho!Cada vez melhor suave , sucesso sempre Musica Preta Carioca,rs
um beijo
Claudia Bauer só pra você!
Amanha Seu Jorge em Nikiti!
Não mais em Graguatá,rs e sim Caio Martins
Beijos
Seu Jorge , meu veio,posso esclacer para alguns fãs, sempre, foi um artista claro em suas relações consigo mesmo e com os colegas do Farofa Carioca ,que sempre souberam que
partiria para a carreira solo, inclusive a Polygram na época 1997,
tinha conhecimento das suas conquistas inevitáveis de puro talento.
Beijos de sucesso sempre!
Seu Jorge é talento puro.
Ontem mesmo vi a conquista dele de melhor cantor do ano no Faustão. Uma premiação que merece ressalvas em boa parte da sua formatação, mas que fez jus a um artista que a cada dia que passa mostra a grandiosidade do seu talento.
Parabéns.
Votado.
RAPAZ , UM COMENTARIO DE UM ARTISTA QUE ESTA NA MIDIA É FEITO , QUE PROVOCA ISSO TUDO , PORQUE QUE NÓS SOMOS ASSIM EM ! EU GOSTO SO DE ALGUMAS MÚSICAS DE SEU JORGE E ESSE PAPO DE PREMIO DO FAUSTÃO É SO A GRAVADORA BANCA A GRANA QUE TUDO QUE É RADIO E MEIO DE DIVULGAÇÃO FALA DO CARA AI ELE SOBEM NAS PARADAS DE DE SUCESSO , E PRONTO E COM OS RECURÇOS QUE TEM HOJE É BEM MAIS FARCIO SO DEPENDE DA GRANA , MAIS SEU JORGE É LEGAL GOSTO DELE E DE VANESSA DA MATA , ESSA SIM QUE É UMA CANTORA DE VERDADE
SOU CANTOR E COMPOSITOR MAIS SOU PEQUENO NÃO SOU PÃREO
PARA ESSES GIGANTES DA MÚSICA . QUEM QUISER OUVIR UM POUCO DAS MINHAS MÚSICAS ACESSA www.bandaostonhos.com
Para aquele que desconhecer o horror quer é uma seca no nordeste brasileiro , aquele cidadão de pele rachada pelo sol escaldante que ver seu gando seu cavalo morrerem de sede ,mais não abondona seu rancho seus filhos pequenos sofrendo com a disnutrição mais ele sabe que quando ouvir o ronco do trovão as coisas irão melhorar , mais ai esse ronco que ele escutor foi blefe essa chuva passou longem de suas terras e por mais um ano ele sofre sem perde a esperança , mais desta vez a trovoanda pega ele de surpreza ai ele sai pulando de alegria e gritando !! maria !!! ou maria , tira as cementes do zinco que vamos pra roça platar
ai surje BOTA AGUA NO FOGO MARIA PRA MODE FAZER O CAFÉ
CHEGUEI DA ROÇA CANÇADO , VEI ME FAZER CAFUNÉ , A SECA FOI SE BORA PRA ALEGRA MEU CORAÇÃO AMANHÂ ACORDO CEDO VOU CUIDA DA PRATAÇÃO , MARIA à !!! EU SEI QUE ESSE ANO VAI TER FARTURA NO SERTÃO OIÊ OIÊ FARTURA NO SERTÃO
GOSTO MUITO DESSE ARTÃSTA COM DUETO COM ANA CAROLINA!
GOSTEI DO TEXTO QUE BRILHOU A MINHA CURIOSIDADE DE SABER MAIS...PORÉM FICOU UM POUCO A DESEJAR EM REIPEITOS AS ORIGENS DE "SEU JORGE"...A FINAL DE CONTAS DE QUAL MUNICÃPIO ELE NASCEU E VIVEU ? ESSA INFORMAÇÃO SERIA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA NÃO DEIXAR VAGO APENAS A INFORMAÇÃO INCOMPLETA DO TÃTULO" SEU JORGE DA BAIXADA FLUMINENSE PARA O MUNDO"
PS; Amei a sugestão do Sr. Fábio Fernandes em relação a entrevista com Seu Jorge"
Um grande abraço fraternal para todos!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!