Seu Jorge, da baixada Fluminense para o Mundo

Instale o Flash Player para ver o player.
1
Fabii · São Paulo, SP
16/12/2006 · 311 · 46
 

Jorge Mário da Silva, mais conhecido como o grande Seu Jorge,
teve uma infância cheia de altos e baixos, mas nunca perdeu a alegria de cantar.
Desde cedo, começou a trabalhar para ajudar em casa. E ainda novo, o chamaram para fazer uma peça musical. Com isso, outras oportunidades foram surgindo e ele acabou encenando mais de 20 peças.
Seu primeiro instrumento musical foi um clarinete, mas sua afinidade sempre foi com o violão. Sua experiência no teatro influenciou na formação de sua banda Farofa Carioca, a qual apresentava uma mistura de diferentes ritmos negros de diferentes
partes do mundo. Mais tarde, Jorge entrou definitivamente para a comunidade musical e participou dos CDs de artistas renomados, como: Tim Maia, Beth Carvalho, Planet Hemp dentre outros.
Seu Jorge diz gostar de diferentes estilos musicais, mas diz ser o samba seu fundamento. No ano de 2001, lança o CD solo "Samba Esporte Fino" - que tem em suas faixas a música 'Carolina', muito conhecida e tocada nas rádio, um samba-rock muito suave e gostoso de dançar -; em julho de 2004, lança o DVD "MTV apresenta Seu Jorge" e, em setembro do mesmo ano o CD "Cru", voltado para o mercado europeu.
Cantor, compositor e instrumentista, Seu Jorge atua no cinema compondo trilhas sonoras para longas-metragens, e como ator, participa de filmes como "Moro no Brasil" e "Cidade de Deus". Em 2003, filma em Roma o longa "The Life Aquatic with Steve Zissou".
Dois anos depois, estrela o filme "Casa de Areia" ao lado de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. No mesmo ano, Seu Jorge grava um DVD ao lado de Ana Carolina, que teve projeção e conhecimento nacional pois a música 'É isso aí' fazia parte da trilha
sonora da novela das oito, Belíssima.

Já no fim de 2006, o cantor grava uma música nova e exclusiva em parceria com a cachaça Sagatiba, ETERNA BUSCA, que vem sendo tocada diariamente em diferentes rádios e está disponível em programas de transferências de arquivos e baixadores de música, como o LimeWire e o SoulSeek, além do site da própria cachaça - - que apresenta todas as informações necessárias para baixar a música rapidamente. Vale a pena pra todos aqueles que não só curtem Seu Jorge, mas que curtem um bom samba!

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Fabiola Bastos, fã de carteirinha do nosso Jorge. ;)
Downloads
2180 downloads

comentários feed

+ comentar
Alê Barreto
 

Oi Fabii. Também gosto do Seu Jorge. O Overmundo é livre, você publica o que julgar interessante. Se eu puder contribuir, diria que tenho certeza que alguém que escreve bem como você poderia fazer uma matéria sobre artistas que não tem muita visibilidade. Gostaria de ouvir sua fala.

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 16/12/2006 17:34
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Luciano Carôso
 

Se eu também puder meter o bedelho, gostaria de fazer coro com Alê. Uma vez alguém me disse que Seu Jorge seria uma espécie de Bobby McFerrin brasileiro. Bom, sandices e impropriedades à parte, ele tem um timbre firme, bonito, é muito afinado e muito swing herdado de um outro Jorge, o Benjor. Mas como disse Alê, está com a vida ganha...

Luciano Carôso · Salvador, BA 17/12/2006 02:52
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Discordo do Luciano. Até porque, no Brasil, vida ganha só têm mesmo aqueles artistas que já estão há 20 ou 30 anos na estrada, e mesmo assim se conmseguiram amealhar um grande patrimônio.

Agora, concordo com uma coisa: esse texto ficou parecendo release de assessoria. Acho que Seu Jorge merece espaço aqui, assim como Mundo Livre, Juneca, Estamira, enfim, qualquer brasileiro que faça arte. Só não acho interessante nem produtivo para o Overmundo colocar downloads de músicas dele, pois, como o próprio texto diz, o site da Sagatiba (aí vale colocar o link) já disponibiliza tudo.

Agora, Fabii, por que não tentar, por exemplo, uma entrevista com Seu Jorge? Talvez seja um pouco difícil, mas não custa tentar. Seria um material inédito, com menos cara de fã-clube.

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 19/12/2006 08:14
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Luciano Carôso
 

Caro Fábio:

Acho que me expressei mal quando usei "vida ganha". Era no sentido de desvio do perfil do que é publicado no Overmundo. Mas você "consertou" tudo :-). Concordo plenamente com seu último comentário.

Grande abraço,

Luciano Carôso · Salvador, BA 22/12/2006 03:09
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Salve, Luciano!
Opa, quem tem que pedir desculpas sou eu! Agora entendi seu comentário. Bacana!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 22/12/2006 08:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Fabii, me bateu aqui uma curiosidade: que tal uma matéria sobre essa questão de o Seu Jorge , num momento em que tanto artista se recusa a fazer comerciais de bebida, se aliar justamente a uma marça de cachaça? Qual seria o objetivo? Puramente comercial, estético, ou gosto pessoal do Seu Jorge? Que tal entrevistá-lo a respeito?

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 22/12/2006 08:28
sua opinião: subir
Tiago Araujo Melo
 

samba e cabelo bléqui!

Tiago Araujo Melo · Aracaju, SE 23/1/2007 13:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Ninguém se habilita?
Então deixe eu mexer meus pauzinhois aqui e ver o que consigo....

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 30/1/2007 20:00
sua opinião: subir
Rica P
 

Concordo com o que foi dito, com a sugestão de aprofundar o texto e com a vontade de ver por aqui gente com menos visibilidade (mas aí quem escreve é que decide, e se o texto foi bem votado, ok!). E Fábio, acho ótima a idéia de 'investigar' a história da propaganda de cachaça. Lembrei dum post no blog 'Pensar Enlouquece, Pense Nisso', que gerou uma discussão. Segue o link:
http://www.gardenal.org/inagaki/2006/12/o_jingle_do_seu_jorge.html#comments
Já deixo minha opinião, antigamente curtia bastante o som do Seu Jorge (Farofa Carioca, Samba Esporte Fino), mas não gostei da parceria com a Ana Carolina, nem da propaganda de cachaça - e nem da cachaça em si, aliás! hehehe
abç

Rica P · São Paulo, SP 31/1/2007 13:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Valeu, Rica!
Vou correr atrás - eu gostei da parceria dele com a Ana Carolina, mas não gostei da propaganda da cachaça. Nada contra a bebida, mas não sei até que ponto a arte (não estou falando da publicidade ou de jingles) se presta a fazer propaganda do que quer que seja. Mas é só minha opinião, claro.

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 31/1/2007 14:04
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Seu Jorge é o cara!!

Daniel Duende · Brasília, DF 7/2/2007 17:35
sua opinião: subir
Daniel Werneck
 

Vale lembrar que a Sagatiba não é meramente uma marca de cachaça, mas uma marca direcionada para as classes A e B e para o mercado europeu. Quem gosta de cachaça mesmo tem raiva/nojo/jiriza da Sagatiba por ser um produto "metido a besta" e de baixa qualidade. Ou seja, é mais perigoso ainda ele se associar a essa marca específica de cachaça do que a uma bebida alcoólica qualquer.
Eu, se fosse sambista, iria querer ser garoto-propaganda da 51, da Vale Verde, ou até da Pitu. Mas da Sagatiba é queimação de filme com a galera do "samba roots"! (essa eu não inventei, eu ouvi alguém falando isso a sério)

Daniel Werneck · Belo Horizonte, MG 13/2/2007 17:06
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Alexandre Grecco
 

Seu Jorge é um bom músico e nada mais. Pra mim uma invenção carioca (não que toda invenção carioca seja ruim, ao contrário) mas se você subir geograficamente encontrará vários tão bons ou melhores. O que ele faz não é nada novo.

Questão interessante a da cachaça, mas acho válido, contanto que não haja polêmica, ele tá ganhando a grana dele, é assim que funciona.

Obs: A Sagatiba é uma porcaria mesmo.

Alexandre Grecco · Fortaleza, CE 19/2/2007 12:15
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Pois é, mas a questão nem é falar ou não do Seu Jorge. Acho que ele merece tanto espaço aqui quanto qualquer artista de qualquer estado (note que eu disse tanto quanto, não mais) ;-)

O que me deixa com a pulga atrás da orelha é essa história da Sagatiba - mas ainda não consegui entrevistar o homem pra saber mais a respeito.

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 5/3/2007 16:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Complementando, Alexandre, concordo contigo: o cara tá ganhando o dele honestamente, ninguém tem que discutir isso.

O que eu tinha curiosidade de saber é por que especificamente uma marca de cachaça - e, como você apontou bem, uma cachaça que não é boa (pelo menos eu não gostei).

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 5/3/2007 16:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rica P
 

Eu adoro cachaça e penso como o E. Atari aí em cima. Acho que ele chegou no ponto, porque é fato que tem algo que incomoda nessa asociação do Seu Jorge com a tal 'cachaça', e acho que a causa é essa: o artista, pelo menos em seu trabalho 'pré-Ana-Carolina', trazia valores que não combinavam com esses valores de cachaça-fake. Acho que é isso que incomoda, com a devida ressalva que é justíssimo sim ganhar o pão -talvez seja mais uma questão de assumir um 'comercialismo' então...e de repente ele assumiu sim, fazendo o som com a A Carolina! Tou quase mudando de opinião...acho que o incômodo é porque a gente preferia a pegada dele antes...e agora?

Rica P · São Paulo, SP 5/3/2007 17:39
sua opinião: subir
Roberta Tum
 

Curto muito o trabalho dele! Gostei!

Roberta Tum · Palmas, TO 26/3/2007 10:47
sua opinião: subir
zender
 

Dizer que Seu Jorge não é mais o mesmo da época do Farofa e que tais é meio bla bla bla, praticamente um clichê quando a análise mira um artista "novo". (há excessões)
Discussões à parte, o som é poooooooooooobre, e ainda tenho a aturar saga saga saga tiba no pseudo-refrão. É dose!
literalmente.

zender · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 00:01
sua opinião: subir
cel.
 

Bons tempos o do Farofa Carioca, cadê esse povo??? Seu Jorge tem direito de fazer sucesso, mas "quem te viu e quem te vê"( lembra da música do Chico Buarque???) Gosto da voz dele, e torço para o seu sucesso, mas sagatiba não é miha praia, a gente logo fica com pé atrás quando há "marcas" envolvidas...
Concordo com o Alê, e valia uma abertura maior para todos os ex-farofas!!! Mas valeu!

cel. · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 22:17
sua opinião: subir
Pittyneli
 

É existe um grande abismo entre ser mais um cantor no mercado e ser um BOM cantor.
Seu Jorge mostra em cada trabalho que realmente tem o dom. Ele é um artista completo, canta e interpreta bem.
Sou fã e não abro mão!

Pittyneli · Ribeirão Preto, SP 13/4/2007 20:58
sua opinião: subir
anielle scandarolli
 

ei, fabi, muito legal seu texto... o seu jorge me impressionou muito pela personalidade que existe por detrás da música e das letras, o qual eu nao conhecia.
eu reportei minha impressao do seu jorge aqui no overmundo, dê uma olhada lá!
:]
parabéns,

ani

anielle scandarolli · Ribeirão Preto, SP 17/4/2007 13:55
sua opinião: subir
zepereiranoticias.blogspot.com
 

Seu Jorge é o mestre-salas atual da música brasileira no exterior, em especial na França.

zepereiranoticias.blogspot.com · Belo Horizonte, MG 11/5/2007 15:36
sua opinião: subir
gaitha
 

salve jorge! poeta, mestre, um lorde tupiniquim!

gaitha · São Paulo, SP 12/5/2007 17:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Raquell
 

sou leiga ao falar de "Seu Jorge"no entanto uma apaixonda;pela música,pelo estilo e pela cara de Brasil q ele tem.resumindo "paixao platônica"curto de mais esse negro.

Raquell · Capim Grosso, BA 5/6/2007 20:00
sua opinião: subir
marcio rufino
 

Me sinto imensamente orgulhoso de ser conterrâneo de seu Jorge. Pois é com maior prazer que eu digo que este grande e atual ícone da MPB saiu daqui de Belford Roxo.
Abçs!!!

marcio rufino · Belford Roxo, RJ 12/6/2007 17:57
sua opinião: subir
Mansur
 

Escutem lá na fila de edição um choro-samba-jazz que eu postei...chama-se choro para o maestro...abs

Mansur · Rio de Janeiro, RJ 20/7/2007 23:39
sua opinião: subir
Lígia Saavedra
 

E eu, que gosto prá caramba de Seu Jorge, com isso?
Só porque o cara arrebenta no marketing, tem um registro de voz inconfundívelmente romantico, e deve estar faturando às pampas, não presta?
Ora, ora!

Lígia Saavedra · Ananindeua, PA 29/8/2007 20:46
sua opinião: subir
Cosco
 

li ontem isso aqui: http://euovo.blogspot.com/2007/09/vida-submarina-de-seu-jorge_24.html
será q procede? Seu Jorge plagiando?

Cosco · Rio de Janeiro, RJ 2/10/2007 21:27
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Seu jorge.
Um grande Artista e um grande cara.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 16/3/2008 19:14
sua opinião: subir
Amanda Padillha
 

Seu Jorge é bom. O fato de ele ter se ligado à uma marca de bebidas talvez seja porque ele veio mesmo de baixo e de repente conseguiu mto sucesso. Ou seja, não quis recusar mais um trabalho, aceitou como mtos aceitam. Tb não gosto disso, mas... se o Zeca pode, pq ele não? hehehe

Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 25/3/2008 03:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
raiodesol
 

Amei sua materia, tb sou fã de seu Jorge...maravilha!!! Deixo o convite aqui pra dar uma olhada na poesia que fiz, espero que gostés!
bjos Vera

raiodesol · São Bernardo do Campo, SP 28/3/2008 22:33
sua opinião: subir
SANDRO
 

Pôrra meu!!!
Simplesmente Seu Jorge!

SANDRO · Uberlândia, MG 8/4/2008 13:51
sua opinião: subir
Natália Amorim
 

Tudo bem. Mas, antes dele estar no MUNDO ele estava onde? Respondido that question, vou entender.

Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 18/5/2008 15:21
sua opinião: subir
dafézinho
 

esse é seu jorge

talentoso pra lá de BRASIL,VIVIA ESTE ARTISTA.!
www.site.pop.com.br/dafe

dafézinho · Rio de Janeiro, RJ 11/6/2008 18:30
sua opinião: subir
dafézinho
 

viva seu jorge!

dafézinho · Rio de Janeiro, RJ 11/6/2008 18:32
sua opinião: subir
Ecila Yleus
 

Gostei de t udo, sou dos pés a cabeça música. Poderia ter nascido numa escola de samba que não me incomodaria. Parabéns Seu Jorge.

Ecila Yleus · Recife, PE 3/8/2008 11:52
sua opinião: subir
camuccelli
 

Gosto muito da voz do seu jorge.Das música também.Gostei de ler a homenagem.

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 14/8/2008 14:56
sua opinião: subir
Sheila Fonseca
 

Votado!
Parabéns pelo trabalho e boa sorte!
Estou com um evento http://www.overmundo.com.br/agenda/brasil-mestico-apresenta-festa-afro-latina , na fila de votação... Se der dá uma passadinha por lá e vota.
Beijos,
Sheila

Sheila Fonseca · Rio de Janeiro, RJ 20/8/2008 19:53
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Ei Velho!Cada vez melhor suave , sucesso sempre Musica Preta Carioca,rs
um beijo
Claudia Bauer só pra você!

Claudia Almeida · Niterói, RJ 17/9/2008 12:27
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Amanha Seu Jorge em Nikiti!
Não mais em Graguatá,rs e sim Caio Martins
Beijos

Claudia Almeida · Niterói, RJ 4/11/2008 23:31
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Seu Jorge , meu veio,posso esclacer para alguns fãs, sempre, foi um artista claro em suas relações consigo mesmo e com os colegas do Farofa Carioca ,que sempre souberam que
partiria para a carreira solo, inclusive a Polygram na época 1997,
tinha conhecimento das suas conquistas inevitáveis de puro talento.
Beijos de sucesso sempre!

Claudia Almeida · Niterói, RJ 5/11/2008 19:35
sua opinião: subir
O de Andrade
 

Salve Seu Jorge!

O de Andrade · Alemanha , WW 8/3/2009 12:25
sua opinião: subir
Vinícius Motta
 

Seu Jorge é talento puro.
Ontem mesmo vi a conquista dele de melhor cantor do ano no Faustão. Uma premiação que merece ressalvas em boa parte da sua formatação, mas que fez jus a um artista que a cada dia que passa mostra a grandiosidade do seu talento.
Parabéns.
Votado.

Vinícius Motta · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2009 16:06
sua opinião: subir
OS TONHOS
 

RAPAZ , UM COMENTARIO DE UM ARTISTA QUE ESTA NA MIDIA É FEITO , QUE PROVOCA ISSO TUDO , PORQUE QUE NÓS SOMOS ASSIM EM ! EU GOSTO SO DE ALGUMAS MÚSICAS DE SEU JORGE E ESSE PAPO DE PREMIO DO FAUSTÃO É SO A GRAVADORA BANCA A GRANA QUE TUDO QUE É RADIO E MEIO DE DIVULGAÇÃO FALA DO CARA AI ELE SOBEM NAS PARADAS DE DE SUCESSO , E PRONTO E COM OS RECURÇOS QUE TEM HOJE É BEM MAIS FARCIO SO DEPENDE DA GRANA , MAIS SEU JORGE É LEGAL GOSTO DELE E DE VANESSA DA MATA , ESSA SIM QUE É UMA CANTORA DE VERDADE
SOU CANTOR E COMPOSITOR MAIS SOU PEQUENO NÃO SOU PÁREO
PARA ESSES GIGANTES DA MÚSICA . QUEM QUISER OUVIR UM POUCO DAS MINHAS MÚSICAS ACESSA www.bandaostonhos.com

Para aquele que desconhecer o horror quer é uma seca no nordeste brasileiro , aquele cidadão de pele rachada pelo sol escaldante que ver seu gando seu cavalo morrerem de sede ,mais não abondona seu rancho seus filhos pequenos sofrendo com a disnutrição mais ele sabe que quando ouvir o ronco do trovão as coisas irão melhorar , mais ai esse ronco que ele escutor foi blefe essa chuva passou longem de suas terras e por mais um ano ele sofre sem perde a esperança , mais desta vez a trovoanda pega ele de surpreza ai ele sai pulando de alegria e gritando !! maria !!! ou maria , tira as cementes do zinco que vamos pra roça platar
ai surje BOTA AGUA NO FOGO MARIA PRA MODE FAZER O CAFÉ
CHEGUEI DA ROÇA CANÇADO , VEI ME FAZER CAFUNÉ , A SECA FOI SE BORA PRA ALEGRA MEU CORAÇÃO AMANHÂ ACORDO CEDO VOU CUIDA DA PRATAÇÃO , MARIA Á !!! EU SEI QUE ESSE ANO VAI TER FARTURA NO SERTÃO OIÊ OIÊ FARTURA NO SERTÃO

OS TONHOS · Salvador, BA 28/1/2010 00:53
sua opinião: subir
Vicente Machado
 

o cara é esperto...

Vicente Machado · Rio de Janeiro, RJ 21/2/2011 13:40
sua opinião: subir
FLÁVIA CARDIN
 

GOSTO MUITO DESSE ARTÍSTA COM DUETO COM ANA CAROLINA!
GOSTEI DO TEXTO QUE BRILHOU A MINHA CURIOSIDADE DE SABER MAIS...PORÉM FICOU UM POUCO A DESEJAR EM REIPEITOS AS ORIGENS DE "SEU JORGE"...A FINAL DE CONTAS DE QUAL MUNICÍPIO ELE NASCEU E VIVEU ? ESSA INFORMAÇÃO SERIA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA NÃO DEIXAR VAGO APENAS A INFORMAÇÃO INCOMPLETA DO TÍTULO" SEU JORGE DA BAIXADA FLUMINENSE PARA O MUNDO"
PS; Amei a sugestão do Sr. Fábio Fernandes em relação a entrevista com Seu Jorge"
Um grande abraço fraternal para todos!

FLÁVIA CARDIN · Mesquita, RJ 29/5/2011 01:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
mp3, 5.3 Mb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados