Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Sobre Ser Melancólico

1
Hev · Volta Redonda, RJ
20/1/2010 · 6 · 11
 

Neste mundinho velho, onde ser gente é coisa nova, muitos grandes homens pisaram e do alto de suas inteligências tentaram definir muitas coisas, algumas destas definições parecem tão simples quanto inacreditáveis e sempre me surpreendem.
Certa vez disseram-me:
- Cara, você é melancólico e eu sou fleumático.
Logo de cara me veio um "what's porra is this?". Daí para frente fui ficando meio obsecado com essa coisa toda.
Puxa vida senhor Hipócrates, será que existem mesmo quatro temperamentos básicos para os seres humanos? Só quatro? Somos tantos.
Quando descobri o que era melancólico (o temperamento) fiquei meio desapontado com as definições, exceto pelo fato de ser habilidoso (não sei bem se sou, mas se me disseram é porque me consideram, portanto talvez eu seja).
Alguns gênios do mundo foram melancólicos (um consolo...), mas matematicamente isso não prova muita coisa, deveriam existir milhões de gênios certo?
O fato de gostar de escrever também me identifica com o temperamento. Eu sempre sonhei em ser um escritor e um dia poder viver disso, apesar de ser analista de sistemas (o que faz parte de outro sonho não menos importante).
Antisocial: outra característica peculiar (nossa, sou melancólico mesmo) realmente passo grande parte do meu tempo livre sozinho. Gosto muito das pessoas, conversar sair e tudo mais, por outro lado necessito ser assim, meio isolado, desculpem-me.
O que devo fazer, pensei, é tirar proveito de quem sou da melhor forma possível, posso ter um lá e cá de outros temperamentos mas o "grosso" é isso (não que isto seja ruim). Deve haver uma razão para eu ser este cara não é mesmo? Quem sabe ainda falem de mim pelo mundo (porque não sonhar?).
Enquanto isso não acontece vou tentando melhorar, tocando minha vida, fazendo minhas coisas, melancolicamente (no bom sentido é claro).

Sobre a obra

Algumas considerações de um melancólico.

compartilhe



informações

Downloads
80 downloads

comentários feed

+ comentar
Greta Marcon
 

Hev! vc escreve bem e é muito talentoso! O sucesso está em suas mãos... Acho que melancólicos, todos nós somos um pouco. Antisocial faz parte, é normal... O isolamento pode ser muito bom e proveitoso. Nem sempre nos sentimos à vontade rodeados de tanta gente. Quando a gente se ama, curtimos o isolamento para dar vasão a nossa criatividade... comungar com nós mesmos e sonhar,
sonhar com o sucesso; por que não?
Um beijo!

Greta Marcon · Ponte Nova, MG 19/1/2010 03:52
sua opinião: subir
Alex Real
 

Amigo, ambos sabemos que mesmo acompanhados estamos sós, e a melancolia nada mais é que do que a constatação deste fato, por outro lado, sós estamos mais aptos a penetrarmos nossa persona, e essa descoberta é nossa tarefa no mundo....
abraços

Alex Real · Florianópolis, SC 19/1/2010 10:33
sua opinião: subir
Greyce Kelly Cruz
 

eu acho essa uma característica que remete muito a reflexão...portanto não a considero totalmente ruim...mas se você levar em consideração que isso uma hora vai fazer as pessoas se afastarem, isso sim,chega a ser um problema...

Greyce Kelly Cruz · São Luís, MA 19/1/2010 12:31
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Hev · Volta Redonda (RJ) ·
Sobre Ser Melancólico

Coisas incríveis do existencialismo que as vezes constroem e outras vezes destroem.
Com estas coisas assim não pode ser nem muito ao mar nem muito a terra..
Faz a gente se lembrar do Sartre que nos diz:

...Não importa o que fazem com a gente. O Que importa é o que a gente faz com o que fazem da gente...

Queremos um mundo de Amor e Liberdde para todos usufruirem sem ninguém ser o Dominador do Irmão.
Parabéns pelo Trabalho que sacode a gente e nos faz pensar no Amor e na Liberdade.
Abração Amigo a Todos.

azuirfilho · Campinas, SP 19/1/2010 13:06
sua opinião: subir
kfarias
 

Aprovo todos os comentários e utilizo-os com a devida permissão que agora peço como minhas.
Voce escreve muito bem e esse texto é simplesmente um auto retrato literário, mas... quem não é?

abraços
kfarias.

kfarias · Águas de Lindóia, SP 19/1/2010 20:09
sua opinião: subir
Jairo de Salinas
 

Quando a característica nos agrada e nos faz evoluir enquanto ser pensante, creio que ela deva ser preservada. E quando isso nos faz bem... não custa nada aturar um pouquinho de opiniões desagradáveis, vindas de pessoas que talvez precisem de um pouquinho do que elas mesmas criticam.
Valeu!!!
Um abraço!

Jairo de Salinas · Salinas da Margarida, BA 20/1/2010 16:32
sua opinião: subir
Cezar Ubaldo
 

Sempre preservando o que há de bom no ser,o homem encontra caminhos que o livrem da melancolia.

Cezar Ubaldo · Feira de Santana, BA 20/1/2010 22:48
sua opinião: subir
Sujeito Escaleno
 

Não lembro qual o nome do conto de fadas, mas existe um que narra um sujeito que nunca havia sentido medo na vida. No fim ele morre de melancolia. Moral da história: o medo é um ingrediente para deixar a vida temperada.

Quando pequeno eu sempre odiei contos de fada. Nunca fui uma criança muito afim com brincadeiras infantis e com a convivência com outras crianças.
"- Mãe, quero uma enciclopédia de presente", por conta de meu aniversário de 7 anos. Diziam de mim: "este menino é melancólico".
Bem, no meu rol de gênios não figura nenhum melancólico. Não consigo gostar de Tchaikovsky, acho o Cioran um boboca e o Dürer não era tudo isso que dizem dele.
Enfim, há uma lista enorme de outros "gênios" que também foram taxados de melancólicos: Kafka, Dostoiévski, Borges, Melville, Chopin, Vlaminck, etc. Mas não consigo ver na obra de nenhum desses um único traço que não seja o de Vida, o de desejo de vida, o de criação como forma de auto-transfiguração, de transmutação interna.
Não sei... a definição de melancolia dentro dos parâmetros médicos me parece muito mais viável e aceitável do que apenas a dedução deste temperamento através de análise indireta de possíveis características e sintomas deste estado de "humor".

Ah, sei lá... é tudo uma zorra só..

Sujeito Escaleno · São Paulo, SP 21/1/2010 11:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Raiblue
 

A minha melancolia me faz transcender...em mim não é um estado de tristeza, mas um estado alterado da mente que me remete ao profundo...ao sem limite...um mergulho na alma...E claro que muitas vezes nos vemos de cara com c nossas sombras e energias que nos deixam meio pralisados, mas uma paralisia de reflexão e não de tristeza propriamente dita...

Eu tbém não deixo que roubem minha melancolia...ela é um caminho para o êxtase!
Gostei,HEV!

Bluebeijokas
Blue

Raiblue · Salvador, BA 21/1/2010 14:25
sua opinião: subir
ayruman
 

Aqui apreciando bela e consistente composição sobre a natureza do Ser.
abraços. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 25/1/2010 11:16
sua opinião: subir
Rodria
 

Um tanto melancólico, isso que nos traz força a forçar o tal do lápis a lapidar o grafite, transpassando ao papel nosso estado melancólico, para quem saber sermos compreendidos por sermos tais!
Gostei do texto, ainda mais por ser um conterrâneo!
Abraços!

Rodria · São Paulo, SP 18/3/2010 21:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados