Sobre televisão, acefalia e babás eletrônicas.

www.thesimpsons.com
1
FILIPE MAMEDE · Natal, RN
24/6/2007 · 96 · 9
 



O homem médio, Hommer Simpson na fala do robótico Willian Bonner, é a representação maior das levas de massas amorfas, digo sociedade brasileira. Consumidora e refém compulsiva da mídia televisiva. Segundo o robô-repórter-editor-chefe e marido da não menos robótica e famigerada Fátima Bernardes, as massas amorfas, digo a sociedade, são incapazes de qualquer aprendizado ou evolução pessoal. Não apresentam nenhuma bagagem cultural e nem o mínimo raciocínio lógico. Não pensam e se perdem na imensidão da multidão. Não se diferenciam de outros homens, e repetem em si um tipo genérico.

Em outras palavras, as massas amorfas, digo, sociedade, estão fadadas a não terem qualquer entendimento acerca do que se veicula diariamente nos jornais no país. Nesse âmbito, as notícias acabam sendo pasteurizadas, massificadas, empobrecidas e inertes. Aliado a isso, está a suposta objetividade do jornalismo, que acaba por ratificar essa pasteurização midiática, que é vil, e subornada por quem a controla.

Enquanto isso, as crianças são desmamadas em frente as suas televisões. As Tv´s com suas programações demasiadas pobres configuram-se como se fossem maternos “úberes vítreos”. Tornam-se no final do processo, verdadeiras babás eletrônicas, educadoras e moralizadoras responsáveis e com programação 24 horas por dia.

À frente desta celeuma encontramos em muitos casos a figura pitoresca do político. 60% dos parlamentares são proprietários ou sócios de empresas de comunicação de massas e os demais, dependentes delas para se reeleger.

Resumo da obra: o homem médio não pensa; Willian Bonner e sua respectiva esposa sofrem de acefalia; as crianças adoram ver TV e os políticos estão de saída para a pizzaria.

compartilhe



informaes

Autoria
Filipe Mamede
Downloads
460 downloads

comentrios feed

+ comentar
Benny Franklin
 

Felipe: ótimo texto. Atual é realista. Blz.

Benny Franklin · Belém, PA 21/6/2007 17:48
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Tânia Brito
 

Filipe, gostei do texto. Resumindo: a grande massa é manipulada pela imprensa e ainda pagamos as melhores pizzarias para que seus donos possam comemorar a "nossa cegueira"...
Como sugestão de edição veja não cabe um "às" suas neste trecho: "Enquanto isso, as crianças são desmamadas em frente suas televisões"
Volto para votar, com certeza. Parabéns pelo forma inteligente como escreve e pela sua capacidade de síntese!

Tânia Brito · Campo Grande, MS 22/6/2007 04:07
3 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Julio Rodrigues
 

Julio Rodrigues · Cuiabá, MT 23/6/2007 13:46
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Julio Rodrigues
 

Desculpa a clicada errada ai atrás!
Mas gostei, todos deviam falar disso para esclarecer os demais.

Julio Rodrigues · Cuiabá, MT 23/6/2007 13:48
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Marluce Freire Nascasbez
 

Felipe,

Muito bom, parabéns!

Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 24/6/2007 20:21
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
FILIPE MAMEDE
 

Segundo o 'robô', "o telespectador do jornal é como Homer, porque teria dificuldade de "entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)". Enquanto isso, as aventuras de Homer, sua esposa, Marge, seu filho mais velho, Bart, sua filha Lisa e a pequena Maggie estão na 17ª temporada --o contrato assinado com a Fox prevê produzir até a 19ª. E pra desespero do 'robô', a revista "Men's Health" elegeu o glutão Homer com um dos dez grandes homens desta última década...enfim...O quadro é pintado com cores escuras...

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 25/6/2007 10:39
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
carol de trancinhas
 

Ótimo texto Felipe.Muito realista.

carol de trancinhas · Brasília, DF 25/6/2007 11:29
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Leidiane
 

Muito legal,penso da mesma forma.
:)

Leidiane · Feira de Santana, BA 1/7/2007 09:58
sua opinio: subir
danri
 

Concordo plenamente com você Felipe. Parabéns

danri · Saquarema, RJ 16/7/2007 14:35
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados