SOLUÇÃO CRIATIVA

(autor ignorado)
1
"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA
18/12/2007 · 102 · 12
 

SOLUÇÃO CRIATIVA
Definitivamente, o Céu estava uma bagunça... quase tudo fora do lugar, lixo por toda parte, poluição, o "escambau". Tinha até uns evangélicos "et similibus" logo alí que sempre fôra um clube exclusivamente para católicos apostólicos romanos.
O diabo é que Deus, com seu infinito poder, não conseguia acabar com aquilo sozinho pois iria ferir susceptibilidades, as diversas áreas de influência de santos e anjos obedeciam a outros comandos. Pior: seu dileto Filho vivera um bom tempo lá na Terra só com a gentalha e adquirira gestos & hábitos meio libertários, de esquerda, reacionários e isso influenciara um bocado de santos por ali.

O Senhor dos Céus (e da Terra) intimou São Pedro a tirar essa pedra do seu caminho matinal, exigiu que o dono das chaves dos portões celestiais desse um fim naquela baderna.
Nem todos sabem -- só quem já morreu! -- que o Céu tem duas portas; os que vêm do Purgatório, depois de penarem uma eternidade, entram pelos fundos. Era justamente essa "galera", que merecia estar no Inferno, quem tratava os verdes campos celestes como um clubeco de subúrbio.

São Pedro coçou a lustrosa careca, alisou a barba rala e, de estalo, lembrou do único sujeito capaz de "quebrar aquele galho", mandando um anjo desocupado chamar o "Bené":
-- "Meu caro São Benedito... o Deus dos Exércitos incumbiu-o de limpar a área, driblar todos os problemas, ir ao ataque contra a sujeira, vencer a desordem e a baderna e, em dois tempos, levar-Lhe um resultado positivo. Caso contrário, sua alma volta à Terra como um vira-lata de caboclo!"
-- "D'xá c'migo, ô da portaria. Vou "bater uma bola" com as bases, "dar um toque na rapêizi" e resolver essa "parada", meu camarada"!

Lá se foi o negro magrinho balançando o esqueleto e pensando como poderia "descascar aquele abacaxi", se sair bem daquela "bananosa". A situação era embaraçosa, tinha muito santo de renome e sobrenome, êle era do andar de baixo da categoria e não podia "entrar de sola" pois iria se machucar, mas se ficasse na defensiva o placar final ser-lhe-ía desfavorável. Voltar para a divisão inferior, nem pensar... sofrera que nem cachorro (êpa!) lá embaixo.

Começou do comêço: os santos e anjos limpinhos e engomadinhos foram situados próximo do rotineiro caminho do passeio matinal do Altíssimo, as caras angelicais e o olhar enlevado para honra e glória de Jeovah.
O esperto "Bené" deu um sumiço no pessoal do 2º time, os barbados e desleixados, com trajes adquiridos em "brechó" barato, a tal ponto que as plagas celestes voltaram a ser "um brinco", sem uma toiça de grama fora do lugar e nem aquelas "peladas" indecentes.

A santíssima Nossa Senhora, que tinha uma "caída" suspeita pelo pretinho --- afinal, seu beato marido José era quase daquela côr -- veio dengosa e charmosa perguntar ao santinho afroeuropeu ( a pedido secreto de São Pedro) como êle havia resolvido a questão.
São Benedito não se fez de rogado e conduziu a Virgem-Mãe até um atalho, com uma placa indicativa. Nela, os seguintes dizeres: "Visite o CANTINHO HIPPYE a 500 metros... mantenha-se à esquerda e boa viagem".
Enfim, o restante do Céu estava à salvo !
"NATO" AZEVEDO
******************************************************************************************


QUEDA E TIRO (trecho)--
-- Pai, estão usando seu santo nome em vão em todos os lugares... até naquele ridículo esporte chamado futebol, veja só !
-- Dileto Filho, êles são perigosos... não vá você morrer de novo e, pior, por nada !
-- Eu vou voltar e acabar de vez com essas heresias... "se Deus quizer"!

Desceu à Terra na semana de Natal de 2010, com bela coroa de louros sobre a...
(ver COMENTÁRIO abaixo)

compartilhe



informações

Autoria
"NATO" AZEVEDO

comentários feed

+ comentar
 

QUEDA E TIRO (continuação)
Desceu à Terra na semana de Natal de 2010, com bela coroa de louros sobre a cabeleira indócil e vestes de beduíno, em pleno "Saara" carioca, sufocado em meio à multidão sedenta de compras & presentes.
Tentou sem sucesso convencer a todos que era o Cristo em nova missão, visitou federações esportivas e Ministérios, governadores e doutores, igrejas e templos de todos os tipos e denominações, editoras e gravadoras, foi de Seca a Meca, do Oiapoque ao Chuí... até pousar na rica sede televisiva do Templo Mundial do Reino do Senhor.

Discretamente o Bispo-Chefe acionou sua segurança particular e o incauto Jesus acabou numa cela infecta de delegacia, onde a psicóloga de plantão recomendou imediato internamento no Manicômio Judiciário.
Por fim, durante a Semana Santa, Êle conseguiu convencer os demais internos a pregá-lo numa cruz, feita às pressas com as tábuas da mesa do refeitório.

Em breve iria ressuscitar, para regressar ao local de onde nunca deveria ter saído... nem da primeira vez !
"NATO" AZEVEDO
***************************************************************************************
Este conto foi publicado na coletânea LETRAS CONTEMPORÂNEAS, vol. 5, pags 70-71, da IGAÇABA Produções Culturais, de Roque Gonzales/RS, 2002
****************************************************************************************

TROVAS "NATALINAS"
Quantos Natais refizeram
a vinda de Cristo à Terra
mas, mesmo assim, não puzeram
belo fim a tanta guerra.

É Natal e o jovem sente
-- vendo ao longe o sol se pôr --
que, melhor que algum presente,
prefere um bom cobertor.

O menino alvoroçado
belo presente aguardou...
no pé de meia, furado,
Papai Noel não deixou !

Nas festas de ano, afinal,
só uma coisa destaco:
dentro ou fora do Natal
Papai Noel "enche o saco" !

Tarado, o "urso" indecente
anotou num bilhetinho:
-- Papai Noel, de presente
eu só quero um... "veadinho" !

Em contrastes formidáveis
a pensar, por horas, fico:
como há tantos miseráveis
vivendo em país tão rico !
"NATO" AZEVEDO

"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA 15/12/2007 17:04
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Nato..já havia lido e aqui deixo meu voto e um Feliz Natalcom mais alegria para todos...mais esperanças......Lindos versos...lindos...

Cintia Thome · São Paulo, SP 16/12/2007 21:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Lili_Beth*
 

Querido Nato:

Belo texto...
Desejo que cada ano vindouro, antes do ano de 2020, os sujeitos encontrem-se mais nesse mundo tão grandiosamente pequeno, com pessoas infinitamente finitas.

Beijos_Meus*
*

Nota: Quando venho aqui..., este ato torna-se a coisa mais importante que eu tenho pra fazer desde o primeiro passo nessa direção, até o momento do (re)torno.

Lili_Beth* · Rio de Janeiro, RJ 18/12/2007 01:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Pois é,
Também acho = a razão de no Brasil Brasil ter se dado , e continuar se dando tanta mistura, divinamente misturada (adorada pelo povo e repudiada pelo Estado) é extamente por em sendo terra de Maria e a tal da QUEDA DELA PELO SEU PRETINHO, como contam tantos contista....... e não pela falta de mulheres como afirmaram tantos no inicio. um abraço, andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 18/12/2007 06:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Nato!
Feliz Natal para todos nós! É preciso resgatar a esperança do menino que nasce para trazer ao mundo sua mensagem de amor!
Que 2008 seja um ano mais justo, com menos desigualdades e mais fraternidade!
Abraço!

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 18/12/2007 07:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Kais Ismail
 

Brilhante!!

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 18/12/2007 19:10
sua opinião: subir
Benny Franklin
 

Gostei, Nato.
As Trovas Natalinas - para mim - é o ponto máximo do texto, Mas a narrativa é boa.
Abraços,
Benny Franklin

Benny Franklin · Belém, PA 19/12/2007 00:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
 

CINTIA, querida... também recebi seus votos de Feiz Natal via e-mail. Agradeço e retribuo da mesma forma! "Será Natal quando nosso coração assim disser..." rabiscou a poetisa num belo soneto.

LILI_BETH, você me cativa com essas "dubiedades" criativas e intrigantes. Preciso te ler com urgência, há uma gênia literária surgindo na Internet e ninguém vê. Volto a você em breve! Beijos!

"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA 19/12/2007 15:27
sua opinião: subir
 

ANDRÉ, grato pela visita! Teu comentário não ficou muito claro mas valeu assim mesmo.
NYDIA, "menos desigualdade e mais fraternidade" é TUDO o que o Mundo mais precisa. Deus te ouça !
BENNY... as trovas são "sacanagem", não consigo gostar do Natal, acho uma época muito cretina, gente que nunca te vê vindo visitar com "votos" de Feliz Natal. Coisas do Vida !

"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA 20/12/2007 16:09
sua opinião: subir
touché
 

amigo Nato : finalmente deixei de lado a preguiça e vim te ler aqui no Overmundo,onde parece que tu brilhas e já demarcou teu territorio..gosto dos teus textos,cheios de ironia e humor e bem brasileiros..te desejo um Natal sossegado e um ano novo com esperança e sorte..abrção

touché · Guarulhos, SP 20/12/2007 23:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Lili_Beth*
 

Olá Nato!

Tu precisas do que fazes
Porque de fases sou Eu
Para ler-me terás que fazer
Uma escolha muito simples
Perder-me ou perder-te
...
Pense bem antes de fazê-lo!

*

Lili_Beth* · Rio de Janeiro, RJ 21/12/2007 02:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
 

OOOHHHH... mon Dieu, c'est TOUCHÈ ici !
Puta que pariu... o genial Editor do mais consagrado zine de poesias e literatura em geral me visitando? Essa é para morrer de enfarte (ou infarto). Camarada, é uma colossal honra ter você entre meus leitores. Seja benvindo, a casa é sua ! Abraços,

LILI_BETH... "isso" mais parece tirado do I CHING, o mais enigmático dos oráculos todos. A escolha entre "perder-me ou perder-te" só seria válida se eu te/a conhecesse, béinhê ! No "escuro" não dá!

"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA 21/12/2007 20:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados