Comunicado
Nós lideranças e guerreiros estamos aqui em nosso movimento e vamos continuar com a paralisação da balsa pela travessia do rio xingu. Enquanto Luiz Inacio Lula da Silva insistir de construir a barragem de Belo Monte nós vamos continuar aqui. Nós ficamos com raiva de ouvir Lula falar que vai construir Belo Monte de qualquer jeito, nem que seja pela força!!! Agora Nos indios e o povo que votamos em Lula estamos sabendo quem essa pessoa. Nós não somos bandidos, nós não somos traficantes para sermos tratados assim, o que nós queremos é a não construção da barragem de Belo Monte. Aqui nós não temos armas para enfrentar a força, se Lula fizer isso ele quer acabar com nós como vem demonstrando, mas o mundo inteiro vai poder saber que nós podemos morrer, mais lutando pelo nosso direito. Estamos diante de um Governo que cada dia que passa se demonstram contra nós indios. Lula tem demonstrado ser inmingo número um dos indios e Marcio Meira o atual Presidente da Funai tem demostrado a ser segunda pessoa no Brasil contra os indios, pois, a Funai não tem tratado mais assuntos indigenas, não demarcação de terra indigena mais, não tem fiscalização de terra indigena mais, não tem aviventação em terra indigena. Os nossos líderes indigenas são empedido de entrarem dentro do predio da funai em Brasilia pela força nacional. O que esta acontecendo com nós indios é um fato de grande abandono, pois, nós indios que somos os primeiros habitantes deste pais estamos sendo esquecidos pelo Governo de Lula que quer a nossa destruição, é esta aconclusão que chegamos.
Lider indigena Megaron Txukarramãe
Aldeia Piaraçu, 26 de abril de 2010
Nota: Carta para imprensa.Favor divulgue esta carta do líder Megaron.Abraço
Matudjo Metuktire
Guerreiro
Nós não somos bandidos, nós não somos traficantes para sermos tratados assim, o que nós queremos é a não construção da barragem de Belo Monte.
Amiga, linda e sincera carta, já enviada aos meus amigo via email, torço para que os mesmos a leiam e a reenviei a outras pessoas.
abraços e conte comigo.
em primeiro lugar a vida humana né, e os índios são humanos sim , são os nossos pais, tidos como os primeiros habitantes daqui e ainda mais eles são patrimônio da humanidade , nós devemos se orgulhar dos índios e não querer deletar o nossa cultura, eu mesmo gostaria tanto de saber falar tupi-guarani
Ney Souza Lima · São Jorge do Patrocínio, PR 29/4/2010 21:11
Tudo pela vida. Abaixo a política de resultados, que ignora o homem. O governo pensou o mínimo que seja no prejuízo à vida humana, nos primeiros brasileiros, que serão os mais prejudicados?
A carta já está sendo divulgada, querida Graça. Unidos aos primeiros habitantes do nosso país.
Meu respeito,carinho e admiração.
Beijos_Meus*
*
Vou divulgar por e-mail à todos os meus amigos e conhecidos.
Beijos
Irmã Graça,a Carta do líder Megaron,nos leva,mais uma vez à uma reflexão sobre a vida dos donos da terra,dos que cuidarçao tão bem desta terra,enquanto senhores da floresta,dos rios e lagos daqui e que hoje são,como os negros escravos alforriados e depois os vindos da Guerra do Paraguai,jogados para os morros,criando as favelas e marginalizando-os.
Os indios são seres humanos que tem direitos,e muitos direitos e não podem mais ficar ao abandono,quase que à revelia dos interesses de empresas nacioonais ou multinacionais que desejam satânicamente,o lucro exacerbado,sem nenhum beneficio para a população indígena.Vamos lutar,à nossa maneira,para que a sociedade organizada se rebele contra todos os males que vem sendo cometidos contra os nossos irmãos.Aabraço,amada.
o índios merecem todo o nosso respeito, já estavam aqui muito antes de nós.
como disse baby numa de suas músicas: todo dia é dia de índio!
Paz em Ñanderu....e...
adiante!
Graça,
Infelizmente, prossegue o ciclo de destruição iniciado com a chegada dos primeiros europeus ao Brasil em 1500.
O que mais precisa acontecer de tragédias, para as palavras proféticas do chefe de seattle serem consideradas?
Abraço,
A carta do chefe de seattle
http://www.youtube.com/watch?v=lPvYnD-MLfg
Concordo com o direito dos indios, alias eles ja teem suas reservas...mas os brancos tambem sao prejudicados com a nova usina que dara conforto a milhoes de pessoas, porque não temos usinas nucleares e os geradores a diesel poluem...Não se concebe retroagir no tempo das lamparinas...Parece que os indigenas são massa de manobra de ongs que são financiadas la de fora para manter o Brasil estagnado, ficando mais facil no futuro explorar uma terra de ninguem...
Existem muitos brasileiros de boa fé com você, mas infelizmente existem os laranjas, comprados e vendilhões da Pátria...
"Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção da terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Deixa para trás os túmulos de seus antepassados e não se incomoda. Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. A sepultura de seu pai e os direitos de seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas que possam ser compradas, saqueadas, vendidas como carneiros ou enfeites coloridos.
Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto".
(Detalhe de Carta escrita em 1854, pelo cacique SEATLE ao presidente dos EUA, Franklin Pierce.
Querida Irmã. Vou divulgar-la para meus contatos.
Não tenho palavras para falar de tamanha atrocidade... Deixo o texto acima para reflexão.
Abraço fraterno. jbconrado
O ar é preciso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro - o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há vários dias, é insensível ao mau cheiro. Mas se vendermos nossa terra ao homem branco, ele deve lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que mantém. O vento que deu a nosso avô seu primeiro inspirar também recebe seu último suspiro(cacique SEATLE)
Mais um pouco de lucidez para nossa reflexão.
Dentro de poucos séculos estaremos a conquistar novos planetas...é o destino da humanidade em que estão inseridos brancos, índios, negros, amarelos e qualquer raça...É a ordem natural das coisas...Cresceivos e multiplicaivos...O universo está aí intacto para ser explorado...Negar isto é negar a vida!
Tenho pena deste cacique, deve ter vivido antes do Búfalo Bill...
Victorvapf
Não sei se viveu antes ou depois de Búfalo Bill Victor, mas com certeza se não foi vítima dele, foi massacrado por um de sua linhagem!
Mas tudo bem este Glorioso Progresso justifica tudo!
É a ordem natural das coisas...Crescei-vos e multiplicai-vos...O universo está aí intacto para ser explorado...Por aqueles que detém o poder nas mãos e em nome do “Progresso” explora tudo o que for de seu interesse. Nem que para isto Vidas inocentes pague a este Glorioso Progresso com seus próprios sangue”
jbconrado
Tem uma usina gerando eletricidade pra tocar a internet, ligar a tv, agora em tres dimensões...lamparina não liga tv, negar progresso a quem não tem, tendo tudo, ha de convir que é muito cômodo dar apoio...Os EEUU tem mais de 500 usinas nucleares, nós temos duas...ao invés de financiar protestos, porque não financiam a construção de uma usina nuclear?
victor
Esta é apenas uma parte da História, meu caro Megaron, se não vejamos.
a) O ano que vem em abril o Lula não será mais o Presidente da República. Vai ser revogada a construção de Belo Monte?
- Não vai. Aconstrução da tal barragem é uma concepção de Estado, do Estado Brasileiro. E o preconceito no Brasil não está no povo mas no Estado.
b) Quem é a autoridade capaz de dar outra destinação ao tal projeto?
= Resposta: O Exercito Brasileiro.
E pela Doutrina Militar Brasileira o INDIO É considerado órfão. Está na Lei que revogou a Escravidão do Índio.
E esta diga Lei vige até hoje, sem ser alterada numa única vigular.
- O dever do povo brasileiro é medrar o Exercito Brasileiro. A questão da terra para o índio quanto para o negro é uma questão militar. E nada é mais preconceituoso no Brasil que o Exercito Brasileiro, as Forças Armadas do Brasil. Este o gargalo. O EXERCITO BRASILEIRO não aceita a integração, a salvação, nem do indio nem do negro brasileiro.
Mas vamos em frente
Abraço
andre
Graça Grauna: em 12/10/1492, Colombo aportou nas ilhas da América Central. Após este fato, a Espanha deu início à exploração do Continente Americano. Utilizando de muita violência, os espanhóis tomaram as terras e o ouro dos indígenas americanos (incas, maias e astecas). Em 10 dez. 2008 a UFMT concede título de Doutor Honoris Causa para cacique Raoni Txucarramãe, pela sua luta em defesa dos índios e do meio ambiente, no mesmo evento recebo a Medalha e o Titulo de Mérito Universitário. Foi assim que conheci pessoalmente Raoni e na despedida ele disse pra mim: "...não pare não, lute sempre pro nosso lado, branco tem fome de terra, não respeita índio". E Lula diz: "... Vou fazer de qualquer maneira, mesmo que seja com recursos do tezouro...". Nesta Semana do Índio, fiz vários debates, parece que o PT esta embalsamado e a eleição deixa o Brasil em compasso de espera.
Antonio João Merireu.
Causa justa! Justíssima! Não temos o direito de agredir ainda mais um povo e uma cultura já tão violentados!
Parabéns pela divulgação, querida Graça!
Os donos da terra ao oferecimento de migalhas:
do amor à propriedade...
Bjs.
Kfarias
Ney Souza
Mestre Brandão
Diacui
LiliBeth
Greta
CezarUbaldo
Roberto A
Zezito
Ayruman
André Pessego
Merireu
Clescio Tapety
Juscelino Mendes
Meus queridos, aqui estou para agradecer de coração, a indispensável leitura e divulgação da carta do nosso guerreiro Megaron Txukarramãe. Que Ñanderu cubra de luz seus caminhos. Sempre,
Graça Graúna
Graça,
venho aqui fazer coro a esse manifesto e protesto.
Bela iniciativa de fazer circular também aqui essa carta.
Abraços
Wander e Branca Pires, queridos: de coração, agradeço a doce e corajosa presença de vocês. Grata por apoiar a carta do guerreiro Megaron Txukarramãe. Pz em Ñanderu, Graça Graúna
graça grauna · Recife, PE 5/5/2010 10:05
Ayruman,
Obrigado epla lembrança, mas já havia lido, apoiado e difunddo de todas as maneiras.
A ressaltar o fato de termos a nos redimir, pelo menos, a coragem profunda dos índios em meio a esta nossa melancólica indianidade se diluindo neste mar de gente, de algum modo cooptada ou mancomunada com este governo sem raça (já que pensando ser branco, não se assume como negro, nem como índio) e trata o povo como uma coisa estranha qualquer.
Amiga conte comigo. Já estou encaminhando par aos meus amigos!
DEUS faça justiça a favor desses brsileiros tão sofridos (os Índios)
Abraços
Meu querido Espirito Santo: suas palavras dão conta do descaso dos governantes em torno da situação dos parentes indígenas e afrodescendentes.Fico pensando até quando vamos resistir em meio a tanto despreso e tantos absurdos. Muito grata por sua sábia presença. Paz em ñanderu.
graça grauna · Recife, PE 6/5/2010 06:48
daqui de campão grito alto e longe, se mecher com a mãe os filhos sairão mechidos. "o extermíndio é assim..."
Valeu o convite pra viver esse texto de Graça. Grata, Ayruman
Bia: sua presença também me emociona. Gratíssima pela leitura e divulgação da carta do lider megaron. Paz em Ñanderu.
graça grauna · Recife, PE 7/5/2010 06:48Meu querido Rapha: agora, sim, posso dizer que minhas raizes estão mais fortalecidas com a tua presença. Grata pela leitura da carta do grande chefe Megarom. Paz em Ñanderu.
graça grauna · Recife, PE 7/5/2010 09:42
ele falou com a voz do coraçao
suas palavras terao eco......
saLdades de vc poetisa.
bjssssssss
É isso aí minha amiga Graça Grauna, tem mais é que botar a boca no trombone mesmo. Meus sinceros aplausos e beijos.
Carlos Magno.
saudades de você também querida Campello. Grata pela leitura da carta de Megaron. Bjos
graça grauna · Recife, PE 8/5/2010 23:02Meu grande Carlos: que alegria vê-lo nestas paragens! Grata pelo pensamento positivo em torno da carta do Megaron. Paz em Ñanderu.
graça grauna · Recife, PE 8/5/2010 23:04É um absurdo o descaso com as raízes e o desrespeito com a condição humana do outro. A imposição é um grande mal do homem, e ele justifica em prol do progresso. Pq ele é tão incerto de si que qualquer motivo que o convença transmite sua fraqueza de ser egoísta com o próximo. Crescei-vos e multiplicai-vos à medida da sustentabilidade e o respeito com o próximo.
Katzuki · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2010 15:15
O Progresso só tem sentido se for um “bem comum para todos” e não um privilégio restrito a uma classe dominante que por sinal já achincalha com os povos menos favorecidos no mundo inteiro e infelizmente quase todos dizem Amém.
Salve amiga Katzuk. Ainda bem que não estamos sozinhos nesta batalha ferrenha pela a decência, a ética, a justiça imparcial e a Vida.
Luz e Paz. Abraço. Jbconrado
Belo monte mais uma tragédia ambiental... Vamos divulgar sim.
abraços
sinva
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!