Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Suméria - Introdução

1
Bruxinhachellot · Nova Iguaçu, RJ
13/7/2008 · 84 · 4
 

Suméria é um continente banhado a oeste pelo Mar Frígido, a leste pelo Mar do Fogo e ao norte pelo Mar Meridional. O sul é uma região ainda desconhecida e inexplorada. Muitos foram os que se atreveram a desbravar seus domínios, seja por terra ou pelo mar, poucos voltaram para seus lares com vida, desolados. A região ganhou fama de ser mal-assombrada e assim, vem sendo evitada pela maioria dos habitantes do continente sumeriano. No Mar Frígido, fazendo fronteira com a Cordilheira Nevada, encontra-se a "Calota de Gelo Sempterna", local onde se originam os ventos e as correntes de ar frias que invadem o continente sumeriano. O Mar Meridional, pouco navegável, possui águas agitadas por redemoinhos constantes. No Mar do Fogo encontra-se a Ilha do Vulcão, Ilha da Morte e Ilha dos Piratas. Sendo o mais navegável, constitui na principal rota marítima que liga o continente sumeriano a outros continentes.
A origem de Suméria é ainda desconhecida. Seus primeiros habitantes, segundo as lendas, pertenciam a uma raça humana de inteligência notável e ilimitada. Estranhamente essa raça desapareceu do continente, porém os vestígios de sua ocupação ainda podem ser encontrados em alguns locais. A exemplo disso estão algumas construções, a maioria em ruínas, estradas, monumentos e objetos de grande valor.
O continente sumeriano foi reabitado cerca de quatro séculos por diversas raças vindas de outros territórios além-mar.
O primeiro século da chegada daqueles que se tornariam os primeiros novos habitantes a ocupar o continente foi denominado o Século do Terror. A costa leste foi invadida por um maremoto que inundou e destruiu grande parte das cidades costeiras. Além disso, segundo conta a lenda, um terrível monstro marinho emergiu do Mar do Fogo e atacou os habitantes causando mortes e destruição.
O segundo século, tornou-se o Século das Fortalezas. Muralhas imensas foram erguidas da margem leste à margem oeste do continente. Tinha como objetivo conter uma nova invasão marítima. Neste século ocorreram algumas disputas de territórios e assaltos constantes às construções fortificadas.
O terceiro século, chamado de O Restaurador foi o mais tumultuado. Recheado de guerras e conflitos entre os clãs, indecisão quanto ao sistema de governo que deveria ser instaurado, disputas por territórios e pelas rotas comerciais, que só teve fim na segunda quinzena do quarto século.
A partir do quarto século, denominado Século Astral é que as peças começam a se encaixar. O Século Astral é marcado por grandes acontecimentos: os territórios são demarcados e divididos proporcionalmente aos clãs. Institui-se uma cidade neutra - Tremaria - a cidade portuária, na qual está localizada a Cúpula dos Doze, composta de doze representantes de cada clã. Todos os assuntos políticos, comerciais e pessoais são questionados e avaliados por essa instituição. Criou-se a Guarda do Porto com a finalidade de conter a pirataria ilegal, o contrabando de pérolas da Lagoa dos Corais e manter a segurança dos habitantes da cidade e das cargas armazenadas nos galpões do Porto das Gaivotas. Leis foram instituídas. Impostos foram criados com vistas a melhorar as condições de vida de cada habitante do continente. Desenvolveu-se o comércio entre os clãs e as rotas comerciais, terrestres e marítimas, foram ampliadas.

Suméria ainda não foi completamente conquistada. Ainda existem muitos territórios a serem descobertos e muitos segredos a serem revelados. Este será o cenário de muitas aventuras.

Sobre a obra

Conto de aventura, estilo RPG. Na introdução estão apresentados os aspectos físicos, políticos e econômicos. A cidade principal é Tremaría e é a partir dela que a aventura tem início.

compartilhe



informações

Autoria
Cláudia Valéria Miqueloti
Downloads
227 downloads

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Bruxinha
Linda aventura num continente ainda desconhecido.
Amei SUMÉRIA
Bjsssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 12/7/2008 14:03
sua opinião: subir
clara arruda
 

Publicado seu belo texto.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2008 00:35
sua opinião: subir
silviaraujomotta
 

Gostei do seu conto criativo e bem escrito.
VOTO CERTO.
Um beijinho doce, Sílvia-BH-MInas Gerais-Brasil

silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 13/7/2008 11:53
sua opinião: subir
Sheila Fonseca
 

Obrigada,
Beijo!

Sheila Fonseca · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2008 23:13
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados