Técnica Literária

1
Georges Kirsteller · São Paulo, SP
15/1/2008 · 90 · 3
 

Escrever romances é um sonho recorrente de muita gente amiga das letras. Seja por um desafio pessoal, para se provar capaz de aderir à seara dos autores que admira, seja por vislumbrar uma possível carreira de escritor. Mas escrever um romance – sabe quem já tentou – significa percorrer uma longa jornada por terreno acidentado. Não basta uma boa idéia. Para chegar ao fim do percurso, é preciso levar na bagagem uma extensa lista de ferramentas, necessárias até para saber se a idéia inicial é realmente boa. Sem elas, o romance desmorona e se transforma num amontoado de palavras incapaz de atrair leitores. Todas essas ferramentas estão em “Vencendo o Desafio de Escrever um Romance”. A obra impressiona pelo detalhamento com que o autor explica cada uma das etapas necessárias para chegar ao resultado que o título promete.

OBJETIVO DO CURSO (inscrições abertas)
• Dar ao aluno a possibilidade de escrever um livro editorialmente viável
• Possibilitar o entendimento do livro como produto de trabalho
• Possibilitar o entendimento de todas as etapas de elaboração de um livro, desde a sua escrita até o produto final
• Desenvolver a capacidade de observação e percepção
• Desenvolver a criatividade
• Favorecer a exteriorização do poder criativo
• Facilitar a metodização de pesquisas
• Desmitificar a idéia de que só existe “escritor” se houver “inspiração”
• Desenvolver a capacidade de expressão
• Ampliar conhecimentos
• Favorecer o entendimento da relação escritor-editor

O CURSO ONLINE
O curso é ministrado exclusivamente através de e-mails e o aluno receberá, a cada aula, a respectiva apostila, assim como os exercícios correspondentes ao estágio em que se encontra e que serão corrigidos e avaliados com notas de 0 a 10, dentro de 48 horas após a sua entrega. Todas as dúvidas serão respondidas por email, diariamente, com um prazo de 24 horas entre a emissão da dúvida e a resposta.

Com o envio da correção (desde que haja aproveitamento comprovado, ou seja, nota mínima 7) será encaminhada a aula seguinte. Na eventualidade de não se alcançar essa nota mínima, será remetida uma nova bateria de exercícios para reavaliação.

Não há prazo rigoroso para a entrega dos exercícios, mas recomendamos que não passe de uma semana após o recebimento dos mesmos para que não haja solução de continuidade no andamento do curso.

No final do curso o aluno que tiver obtido aproveitamento médio mínimo de 7 receberá um Certificado de Freqüência e Participação. Esta avaliação independe do romance/novela que o aluno deverá escrever como “trabalho de formatura”. No entanto, esta obra será avaliada e criticada por escrito e, se for o caso, o aluno será incentivado a publicá-la.

MINISTRANTE
É bom esclarecer que poucos autores brasileiros seriam tão qualificados quanto Ryoki Inoue para escrever um manual como este. Ryoki tem no currículo 1.074 romances publicados, cifra que o alçou ao Livro Guinness dos Recordes – a edição internacional, ressalte-se – como o autor que mais escreveu livros até hoje no mundo. Outra característica da obra de Ryoki que o habilita a passar adiante suas lições é a variedade de gêneros a que ele já se dedicou. Em matéria de ficção, o homem já escreveu de tudo, de suspense a faroeste, de histórias de amor a aventuras baseadas em fatos reais. A essa última categoria pertence o mais recente romance de Ryoki, “Saga”, uma espécie de “Cem Anos de Solidão” da imigração japonesa no Brasil. Um colosso no qual se vê como funcionam, na prática, as lições que ele reúne neste manual.

compartilhe



informaes

Autoria
Assessoria de Imprensa
Downloads
453 downloads

comentrios feed

+ comentar
crispinga
 

Ótimo texto, teria ainda mais vizibilidade no "overblog". Obrigada pela super-dica!





crispinga · Nova Friburgo, RJ 14/1/2008 22:41
3 pessoas acharam til · sua opinio: subir
crispinga
 

Opa...Visibilidade (:

crispinga · Nova Friburgo, RJ 14/1/2008 22:42
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Georges Kirsteller
 

Cris.. obrigado, na verdade eu até já havia publicado um artigo parecido no overlog.. se quiser pode ver no meu arquivo... tive algumas surpresas,.. acho que é mesmo impossível agradar 'gregos e troianos'. Ainda assim, resolvi voltar aqui no Overmundo e publicar algumas informações que me pareceram pertinentes aos usuários. bjo, Georges

Georges Kirsteller · São Paulo, SP 15/1/2008 00:03
3 pessoas acharam til · sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados