TEMPO DE BRINCAR

rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
rosa da caatinga
1
rosa melo · Pio IX, PI
6/11/2008 · 150 · 17
 

As regiões do semi-árido são normalmente representadas por um discurso, que tende a enfatizar um quadro de miséria e degradação, historicamente influenciado e atualmente aceito. Eis que nasce este trabalho, a partir do incômodo diante da representação ilusória e utópica da região.
O semi-árido apresenta a mais diversa das paisagens brasileiras, não se oferecendo facilmente à leitura. Resolvi então, com o projeto "Retrato e Canção" investir esforços no sentido de esgarçar as imagens expressas nos meios de comunicação, e forçar uma visibilidade sobre a biodiversidade do semi-árido com o intuito de gerar uma nova consciência, que afirme o melhor aproveitamento dos seus recursos, de maneira sustentável.
No meio desse universo esbarrei com a vida que pulsa na infância sertaneja, e me fixei no seu TEMPO DE BRINCAR.
A cultura do vídeo-game não dita as regras nos recantos da caatinga. E "viva eu e viva tu, e viva o rabo do tatu

compartilhe



informações

Autoria
Rosilândia Melo de Alencar Maia - rosa da caatinga. Graduada em História e Educação Física. UFPI/UESPI. Especialista em História do Brasil e Planejamento Educacional. Professora da Rede Estadual de Educação do Piauí.
Downloads
291 downloads

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Rosa, que fotos maravilhosas! Gostei de todas, mas a primeira e a última são demais! Delícia de brincadeiras e delícia de idéia, que pode gerar pauta coletiva aqui no overmundo. O que acha da proposta de uma pauta coletiva registro de brincadeiras infantis?
abraços

Ilhandarilha · Vitória, ES 4/11/2008 10:29
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
rosa melo
 

Bacana menina! Vamos lá! Eu ainda, e sempre, ando lerda nesse mundo virtual e mais ainda nessa onda de publicação. Na verdade tô aqui empurrada por Joca Oeiras. Mas posso te seguir nessa vereda, com cheiro de terra molhada e sabor de fruta fresca.
Abraço grande!

rosa melo · Pio IX, PI 4/11/2008 11:48
sua opinião: subir
Vilorblue
 

Impressionante, nestas fotos Você acaba de vez com os comentários de algumas pessoas, que dizem que não existe beleza e infância nas regiões do semi árido, as fotos onde tem crianças brincando são ótimas, lembrei da minha infância...
Parabéns e boa sorte Rosa..

Vilorblue · Colombo, PR 6/11/2008 09:50
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Lindo demais. Me lembrei daqueles joguinhos de meninos que postei, lembra? Uma coleção destas brincadeiras dava um livro virtual bem bacana.

Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 6/11/2008 10:59
sua opinião: subir
Robert Portoquá
 

Oi Rosa.
Que fotos magníficas!
O preto e branco deram o tom nostálgico. Remeteram-me á minha infância, que embora tenha corrido (literalmente) em na Capital Paulista, àquela época brincávamos e portávamos de idêntica maneira. Me vi ali! No pião, na amarelinha, na represa, em fim naquele tempo que você captou...
Parabéns pelo belo trabalho.
Obrigado pelo presente que me deste, a mim e a todos que tiverem a sorte de te ver por aqui.
Beijos.

Robert Portoquá · Adamantina, SP 6/11/2008 11:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
rosa melo
 

Bom mesmo é saber que a cultura do shopinng center não é hunânime! Quando fui ao Rio, um cara bacana, do carro que alugamos, incluiu na rota de pontos a serem visitados, o shopping. E perguntei-lhe, o que eu poderia gostar de ver em um lugar como esse, que tem em toda cidade grande. Ele respondeu, "mas, o daqui é vertical". E eu, "Puxa, tô criando uma espécie de fobia a esses aglomerados de prateleiras e bancas com artigos supérfluos. Ei, não sou uma chata, hein! Mas, me leva pra conhecer uma outra banda do Rio de Janeiro, que não passe pelo shopping".

E, o Rio de Janeiro me fez sentir como se há séculos a liberdade não soprasse os meus cabelos... e agora ali... batendo em minha cara. Ao contrário da Tristeresina, onde o povo se acotovela na passagem do sinal, lá na Avenida Central parecia que o Tempo inimigo dos homens não acompanhava os seus passos. O cárcere da minha alma fincada num pelourinho da Terra Natal, rompeu-se em possibilidades de outras vidas fora de mim. A Lapa redesenhou meu rosto, pintou de luzes, com nuances dosadas de penumbra, os becos da minha existência. A música do “Carioca da Gema” desceu do morro e me fez olhar de peito aberto a guerra incessante da humanidade que não se mistura em preto e verde. Nenhuma bala atingiu o espírito das coisas escritas no bronze da estátua de Drumond. A geografia, as encostas, escudavam a sensação do perigo, e eu me derreti displicente diante da poesia dos poetas, que não cantam senão a verdade: "O Rio de Janeiro continua lindo". Rendi-me ao gigante abraço do redentor.

O que quero dizer enfim, é que não importa o lugar, podemos enxergar além daquilo que o mundo pós-moderno quer que enxerguemos, ou aquém.

Ontem sai atrás de focos, e não tive muito progresso, mas jantei na casa de um cidadão que guardava numa caixa de papelão todo o seu gado, de quando era criança. Quem aqui já brincou de curral de ossinhos?

Meu amigo Spírito Santo, serei sua colaboradora, com prazer!

Abraços fraternos em todos.

rosa melo · Pio IX, PI 6/11/2008 15:01
sua opinião: subir
clara arruda
 

Lindas fotos,merecidamente publicado.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 6/11/2008 19:07
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Rosa:
Acabo de publicar o seu postado . A Clara ainda é do tempo em que setenta votos resolviam
Parabéns, beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 6/11/2008 21:04
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Espetacular !
votadaço !
bj

joe_brazuca · São Paulo, SP 7/11/2008 15:33
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Rosa,
O que me atraiu a entrar foi o titulo. Tempo de Brincar faz menção a um dos meus poemas biblicos preferidos, Cap. 3 do livro Eclesiastes e além das belas fotos, a legenda das mesmas também é muito feliz.
Abrs,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 7/11/2008 17:42
sua opinião: subir
Keyser Soze
 

Minha Rosinha, fotógrafa do sertão. Que espetáculo, não sabia que já tínhamos uma artista deste nível em Pio IX. Estou aprendendo aqui por Brasília também, dá uma olhada em Viana Photography.
Parabéns pelas imagens, irrepreensíveis. Técnica e senso estético de artista.
Beijo
Serginho

Keyser Soze · Teresina, PI 10/11/2008 11:17
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

"A cultura do vídeo-game não dita as regras nos recantos da caatinga."

Belíssimas imagens, a da criança com o fuxico próximo ao mandacaru, sem comentários!!!!

Viva o nosso NORDESTE!!!!!!!

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 10/11/2008 16:38
sua opinião: subir
rosa melo
 

Serginho, que alegria! Meu amigo, editor, Joca Oeiras, me perguntou: - "Quem é esse Serginho cheio de intimidades?"
Nossa, que surpresa boa foi conferir que era o SERGINHO! O sempre sensível e genial Serginho. Suas fotos são excelentes. Bem mais sofisticadas que as minhas, no que se refere à exploração dos recursos técnicos da fotografia. Sou uma aprendiz, dessas que nunca aprende.
Junte-se a nós, aqui no overmundo.
Beijo grande!

rosa melo · Pio IX, PI 11/11/2008 11:32
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Muito bom. Voto feito.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 20/11/2008 07:50
sua opinião: subir
Flávio Guedes  - Pensamento Livre
 

O que dizer além de agradecer?? Isso tudo me remete à minha infãncia, e da sua, quem não tem sauddade? Obrigado, obrigado, obrigado.....

Flávio Guedes - Pensamento Livre · Oeiras, PI 15/12/2008 21:53
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Rosa, são lindas as suas fotos. Elas também me trouxeram saudade.
Essas crianças é que são felizes, aproveitam o seu tempo de criança com brinquedos e brincadeiras de criança. Tenho pena daquelas que são levadas a viver como adultos, deixando de aproveitar a melhor fase da vida.
bjs

Sônia Brandão · Bauru, SP 7/1/2009 23:50
sua opinião: subir
candido couto filho
 

Olá Rosa Melo, estou fazendo um trabalho relacionado com as brincadeira infantis chamado Fabricantes de Alegria e gostaria de saber como eu poderia utilizar essas fotos suas. Meu e-mail para contato é cancan@fortalnet.com.br

candido couto filho · Fortaleza, CE 5/2/2015 12:38
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
zip, 4.9 Mb

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados