O Ticumbi, ou Baile de Congo de São Benedito, é realizado em Conceição da Barra, norte do EspÃrito Santo, por ocasião do reveillon. A festa começa dia 30 de dezembro, com o ensaio geral do Ticumbi, realizado geralmente num sÃtio afastado da cidade, e termina dia primeiro de janeiro, com a apresentação em frente à igreja de São Benedito.
O vÃdeo apresenta uma parte do auto, onde o Secretário dialoga com o Rei de Congo.
que rico este páis em culturas populares brasileiras.
soninha porto · Porto Alegre, RS 22/3/2008 23:38Olá Soninha, sim, é um paÃs muito rico em cultura, principalmente de manifestações populares. É muito bom que a gente esteja mais aberto para conhecer e reconhecer o que vem daqui.
Ilhandarilha · Vitória, ES 24/3/2008 12:54Valeu, Claudia. A métrica da primeira parte, do debate entre o rei e o secretário, é bem impressionante. São sempre os mesmos "atores"?
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 24/3/2008 16:01
Helena, os integrantes do Ticumbi são os mesmos por anos e anos. Todos têm bastante idade, exceto o Jonas (rei do Congo e filho do Mestre Terto), Quino (o secretário que aparece aqui) e o Rei de Bamba, filho do Quino e o mais novo integrante do Ticumbi de São Benedito. No grupo de Ticumbi de São Benedito alguns senhores esperam anos para entrar no lugar de alguém. E é claro que só pinta uma vaga em caso de morte. Um dos integrantes, entrou só ano passado, apesar da idade e do fato de fazer os pandeiros para o Ticumbi desde rapazinho, como ele diz.
Aqui no vÃdeo do Vitor tem uma entrevista com seu Bibi, artesão dos pandeiros.
Ilha, eu arquivei, na correria. Vou voltar pra ouvir e ver,
um abraço, andre.
Muito bom! Quando vi, quase que em primeira mão esse vÃdeo (hehe), fiquei curioso pra saber se no Ticumbi os participantes têm uma relação parecida com o que acontece com os participantes da Folia de Reis, em que alguns participam por promessas e tal. Têm?
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 26/3/2008 15:03Viktor, não sei te informar isso. Acho que a participação é pela fé no santo, mesmo, sem promessas pontuais. Veja a entrevista com seu Bibi no link que deixei no comentário acima que vc vai entender a relação do pessoal do Ticumbi com São Benedito. Além de uma amigo presente, São Benedito me parece ser para eles o intermediário direto para chegar a Deus.
Ilhandarilha · Vitória, ES 27/3/2008 19:25Tem um relato da festa aqui.
Ilhandarilha · Vitória, ES 1/4/2008 13:22
Caramba! E ainda havia mais este ainda!
Pena que eu tenha gasto quase todo o meu verbo lá no outro.
Tema apaixonante (já disse também).
Abs
...Só uma informação, para o Viktor, que eu sei assim de ter saÃdo numa Congada lá em Minas por uns tempos: A regra de sair nestes ternos costuma ser parecida com a da Folia de Reis sim. No meu caso saà por 5 anos dos 7 obrigatórios (como uma promessa). Fiquei devendo 2 (pretendo ainda pagar um dia)
Abs
Em tempo:
Cumpri os dois anos que faltavam sim: Um aqui no Rio, num evento para o qual o grupo de MInas Gerais nos visitou e outro, em Ouro Preto, nos set do filme "Chico Rei' (dançando por congadeiros reais)
Ufa! Estou quite.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!