Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

TÔ DOIDO

INTERNET  -  DIVULGAÇÃO
1
raphaelreys · Montes Claros, MG
22/1/2009 · 312 · 103
 

Amostra do texto





Não estou fazendo sátira e nem pilhéria; pois como diz a sabedoria popular: de palhaço, de rei, de médico e de louco, todos nós temos um pouco. Isto indica que a vida tem duas faces diversas.
Muitos são os autores e filósofos, mesmo os clássicos, que falaram do tema da loucura ao longo da história. Guerra dos ratos e das rãs, o Mosquito, Ulisses e Grilo. E um ilustre desconhecido que escreveu o diálogo de um porco chamado Grúnio Corocotta.
Os loucos, ou tantãs, como eram chamados e ainda o são, povoaram a minha infância. Barulhentos, apalermados ou agressivos, circulando no centro comercial, na Rodoviária e na Estação Férrea dos Montes Claros de antanho. Vieram trazidos de outras cidades, donde foram expulsos sem direitos e lançados nas nossas ruas. Sem piedade, como um lixo humano.
Muitos deles construíram, e mesmo fizeram parte da nossa história, alguns foram até eleitos como políticos, de paletó e gravata. Ajudaram a povoar de medos e temores as minhas emoções da infância. Pude compreendê-los ao ler o Elogio à Loucura, de Erasmo de Roterdã. Dei-me conta de que a insanidade mental pode ser sinal de genialidade, de coerência, e mesmo de sabedoria. Relata-nos Fromm: As vítimas de doenças mentais realmente arruinadas encontram-se entre os que parecem normais.
Os loucos vão da terra para a lua ao sabor das suas imaginações.
As janelas do meu inconsciente foram abertas ao ler as histórias fantásticas de Poe. Acompanhando a descrição da Atlântica, no Timeu de Platão. Lendo os sete volumes da Doutrina Secreta de Blavatsky, e dela também, a tradução do poema épico dos iniciados tibetanos; As Estâncias de Dziam, em que consta a loucura do Criador, ao fazer manifestar e nos legar este planeta insano, no qual habitamos em nome da evolução.
Eles, os chamados lelés da cuca, ficavam nas entradas das fazendas de antigamente enquanto transcorria a era do romantismo e eram considerados patrimônio da casa onde moravam. Podíamos vê-los desfibrando a tenra palha do milho para pitar o paieiro. Tomando café com rapadura no interior das cozinhas, onde escutavam, sem entender no racional das suas mentes, os relatos da vida íntima dos donos da casa, com suas loucuras e as máscaras de falsidade dos que se diziam normais.
Esses registros repassados em seus inconscientes de forma inconseqüente são como o relato de Panomina: retidos da mesma forma que a eternidade usa para registrar o sangue derramado por um mártir, ou o ato de um vil!
Na reflexão dos Estóicos, entretanto, ser louco é deixar-se levar pelas emoções.
Pela doideira da vida, tentando dominar os meus temores e medos, aprendi a decodificar as loucuras alheias, observando o semblante das pessoas. Erasmo diz que; tudo que o louco trás na alma está escrito no rosto.
Já adulto observo um mundo de loucos buscando um panegírico milagroso. Um planeta entupido de dependentes exógenos, que carregam dentro de si a Bela e a Fera. Uma geração entorpecida, inebriada, construindo verdades falsas, aparências, e sob o estupefaciente das emoções efêmeras e das roupagens multicoloridas do Ego-Cambaleante. Falsos moralistas atormentados pelo pecado da carne!
Dormimos, enquanto a química dos medicamentos hipnóticos ingeridos nos conduz a portais dantescos, a realidades oprimidas pelo pensamento seletivo, a mundos construídos de bolhas coloridas. Bem razão tinha Calderon de La Barca, ao se perguntar: a vida, sonhos são?
O desembargador Alberto Silva Franco no prefácio “Mundo às Avessas” que fez para o livro “Justiça e Caos” do escritor Adauto Suannes cita a indagação de Eduardo Galeano: “si el mundo está, como ahora está, patas arriba, no habría que darle vuelta, para que pueda parrarse sobre sus píes?”
Romperam-se as fronteiras de uma tribo global, constituída quase na totalidade de covardes que recusam a se olharem com a cara limpa. Apega-se a tudo o que é ilusório. A loucura é o boom de nossa civilização moderna e atormentada.
Essa triste herança foi construída pela falta de amor fraternal, da negativa das simples razões que emanam do coração. Encerro a crônica com a observação de Erasmo: A loucura é que governa a seu bel-prazer o universo.

Sobre a obra

Em alguma fase da vida parece que estamos ficando doidos. Afinal, de louco, todos nós temos um pouco!A loucura pode ser sinal de muita lucidez ou de potencial criativo não aplicado. Leia esse postado antes de se classificar como louco. Aproveite e mostre a um seu conhecido que esteja se achando doido

compartilhe



informações

Autoria
raphaelreys
Downloads
232 downloads

comentários feed

+ comentar
Juscelino Mendes
 

Louco mesmo é aquele em que resta apenas razão...

Juscelino Mendes · Campinas, SP 20/1/2009 10:35
sua opinião: subir
alcanu
 

Falar o quê ?
que estás louco?
e correr o risco de mais louco do que tu estar ?
Eu acho uma temeridade você vir dizer isso hoje em dia, onde todo mundo se entende, há anos que não vejo nenhum tipo de crime ocorrer por aqui, os pais e os filhos se dão bem, os casais já não se separam há um bom tempo, todo mundo ta indo à missa, embora não haja pecados a serem confessados, a economia permanece estável e o povo se angustia pelo fato do Lula recusar-se ao terceiro mandato, o resto do mundo está um caos, mas o Brasil atingiu a marca de o analfabetos, nem mendigos mais existem por aqui...
a criminalidade anda a zero, há séculos não há nenhum assalto por aqui, os pais respeitam os filhos, os filhos respeitam os pais, o índice de desempregados também atingiu a marca de zero por cento, o que já aponta para abiscoitarmos o Prêmio Nobel de novo !
Houve uma pequena confusão ontem, já sanada por um grupo de voluntários, na fila de distribuição de remédios, dois velhinhos contestaram ser pouco a distribuição de apenas vinte caixinhas de Viagra para cada um deles...
No supermercado Abobrinha duas senhoras brigaram pois ambas acharam uma nota de cem e discutiam para saber de que seria, pois as duas não queriam aceitar o fato da nota ser delas...
acabaram concordando em ficar cada uma com metade do valor das nota...
Não houve nas escolas nenhum caso de reprovação nesse ano letivo findo, todos passaram com nota máxima e zero de absenteísmo, na política, todos os deputados, vereadores, prefeito, governadores estão gozando de prestígio máximo, pois cumpriram tuuuuuuuuuuudo aquilo que prometeram em suas campanhas e as pessoas que recebem auxílio do Governo o estão devolvendo pois dizem não necessitar mais do mesmo, nas feiras livres há problemas com o troco, pois as pessoas se recusam a pagar pouco pelos gêneros de primeira necessidade, fato que se repete com os donos de supermercado que se recusam em aumentar o preço de suas mercadorias...
Por essas e por outras, acho ignóbil uma obra como esta, completamente fora de propósito !
Humpf !
Sem beijo !

alcanu · São Paulo, SP 20/1/2009 11:23
sua opinião: subir
victorvapf
 

Certa vez um explorador quebrou a roda se seu Jeep, num deserto...Nada na frente, nada dos lados e atras...Andou em frente a procura de ajuda, pois os quatro parafusos da roda de sua conducao tinham partido...Depois de muito andar, viu uma Clinica imensa...La chegando , viu na grade do grande portao, diversas pessoas de uniformes, cada qual de um jeito...Falou com o que estava agarrado a grade:

Voce chamaria o Diretor para mim?
-Porque? O que voce quer? Respondeu de arranco...Insistindo tanto em qual era o problema que ele resolveu falar:

E que minha roda do jeep quebrou os quatro parafusos...falou sem muita conviccao

"Porque voce nao tira um parafuso de cada roda e coloca os tres na roda quebrada? Assim da pra voce andar com tres parafusos em cada roda, ate procurar ajuda?

No! Que ideia! Voce e louco? Voce e louco?

O que respondeu de imediato o internado:

E', sou louco, mas nao sou burro!!!!
E', sou louco, mas nao sou burro!!!

victorvapf · Belo Horizonte, MG 20/1/2009 11:36
sua opinião: subir
Angela Lara
 

Raphael, às vezes fica cômodo enlouquecer.... é uma forma de driblar a vida! Parabéns pelo trabalho e voltarei para votar!

Angela Lara · Porto Alegre, RS 20/1/2009 11:58
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

É amigo,
Suas citações são ricas e lembras bem de muitos que estimulam a loucura de se estar nos próprios pés/essência. O boom que se refere onde todos falam, pensam, agem, caminham como robozinhos a repetir o modismo da vez, é deprimente. Sempre me achei meio louco e até já fui chamado assim diversas vezes... Bem, deste ponto de vista, louco é aquele que ousa ser diferente. Os loucos diagnosticados são muitas vezes geniais mesmo e incompreendidos, é claro que existem os que fazem mal aos seus pares, mas estes, talvez não sejam loucos e sim a alteração seja em seu caráter.
Muito boa leitura, seu louco!
Parabéns
abraços

Cristiano Melo · Brasília, DF 20/1/2009 12:01
sua opinião: subir
alcanu
 

Falando sério, agora, muito bom o tema, eu é que queria ver você ficar louco de verdade com esse comentário pirado !
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 20/1/2009 12:13
sua opinião: subir
Ivan Cezar
 

Quem são os loucos ??
- os pacifistas
- os guerreiros
- os articulados
- os desregrados

Quem são os loucos ????

Ivan Cezar · São Sepé, RS 20/1/2009 12:38
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Juscelino Mendes! A busca da razão somente é que faz os loucos, Sem a relatividade nada feita! Beleza o seu comentário!

Alcanu! A doideira se instalou com borra nesse pais grande e doido! Só dá doido cara! E viva a loucura e os loucos!

Victor! Essa do louco que não era burro é mesmo intrigante. Alem da loucura tem a burrice que é pior! E viva a boçalidade tupiniquim!

Ângela Lara! A loucura pode ser mesmo um ardil do sujeito para fugir da realidade! Beleza a sua observação!

Cristiano Melo! Bel relatado o que pensa diferente ser visto como louco. Quase todos o somos! E viva mais um louco em overmundo! Um abraço!

Alcanu! Seu comentário deu mais pimenta ao meu louco postado cara! Sarava!

Ivã Cezar! Todos estão bem pertos de ficarem loucos com a modernidade louca! Um abraço pela sua passagem na loucura!

raphaelreys · Montes Claros, MG 20/1/2009 13:21
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Raphael,
Seu texto tão bem escrito, interessante,
elucidativo como também lúdico.
[...]"Os loucos vão da terra para a lua ao sabor
das suas imaginações".[...]

Quem não for louco,
pelo menos um pouco,
atire a primeira pedra.
Beijos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 20/1/2009 17:02
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Regina! Estas magnífica na foto! Todos somos um pouco loucos até preder definitivamente o controle! Um abraço louco!

raphaelreys · Montes Claros, MG 20/1/2009 17:10
sua opinião: subir
Ivette G.M.
 

Rapha, morro de inveja dos seus escritos! Eu o leio com prazer, mesmo sem nenhum convite para tal.
Sou fã de Michel de Montagne e de seus ditos. Assim, cito aqui uma frase dele: " Falha o arqueiro que não alcança o alvo, mas falha igualmente aquele que o ultrapassa". O que estamos vendo neste mundo globalizado é que ninguém mais acerta o alvo. E o poder econômico chegou ao auge da ganância, ultrapassando-o em muito. Quem sabe os loucos sejam aqueles que acertem bem no centro?
Parabéns e um abração. Ivette G M

Ivette G.M. · Cotia, SP 20/1/2009 17:13
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Ivete G.M.! Loucos são almas encarnadas em missão de renúncia. Vão da tera para o céu e isso lhes basta! É Zip...Zap! Nada de racionalidade! Calderon de La Barca bem definiu: São sonhos! Agradeço ao seu incentivo, mas, sou um cronista aprendiz com pouca estrada nos escritos! Vivo do incentivo recebido! Um beijo!!!

raphaelreys · Montes Claros, MG 20/1/2009 17:28
sua opinião: subir
Vilorblue
 

"A loucura é o boom de nossa civilização moderna e atormentada". Erasmo era grandiósamente lúcido para saber que na época, o clero a nobreza e a burguesia, que então aflorava, eram os verdadeiros loucos. Esta loucura esta em acumular a todo custo. Quanto a nossa querida Terrae Brasílis, são muitos exemplos tristes e aterradores, os Barbacenas, os Francos da Rocha, etc, os manicômios foram verdadeiros depósitos de mentes que não se conseguiam compreender.
A medica psiquiatra Nise da Silveira, alagoana, nascida em Maceió-AL, em 1905, (uma das maiores humanistas da historia deste pais), pioneira na arte do inconsciente, descobriu artistas plásticos incríveis, internados ou não no hospital onde trabalhava no Rio, (Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro), este hospital chama-se Instituto Municipal Nise da Silveira hoje em dia, a Dra. Nise fundou também o Museu da Imagem do Inconsciente, um grande centro de pesquisa e estudos do subconsciente, lutou durante toda sua vida profissional contra as formas agressivas de tratamento, (lobotomia, insulinoterapia, etc), custando este amor pelos irmãos fracos e desprotegidos a prisão como comunista e afastamento do serviço publico de 1936 a 1944 pela ditadura de getulio vargas.
Esta de parabéns meu amigo Raphael, pelo texto cônscio e interessante e pela real simbiose entre a ilustração e o texto.
Volto para votar.
Abç.



Vilorblue · Colombo, PR 20/1/2009 19:07
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Rapha, querido

Só os loucos lêem Blavatsky e na verdade dos principios ,o escrito que aprecio é sânscrito,templário,bjs.

Claudia

Claudia Almeida · Niterói, RJ 20/1/2009 19:13
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Sou levada pelas emoções e sofro...Mas doidos são os que tem fome da maldade...poucos existem sem esse 'quisito' e são inteligentesnão podemos ser taõ fraternos, pois se damos a mão, pensando no bem, damos a opotunidade para que doidos nos derrubem para o abismo, está difícil saber quem é quem nesse hospício chamado Terra...

Cintia Thome · São Paulo, SP 20/1/2009 19:48
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Vilorblue! Seu comentário foi de prima para o postado! Bastante esclarecedor quandto a verdadeira loucura que é a do ego correndo atráz de doideiras da vida! Parabéns pela participação!

Claudinha! Minha flor de Jupiter! Penso que você também é louca por ter lido as Estâncias de Dzian, e a Doutrina Secreta! Posso perguntar uma coisa? Você já conersou com Kuthumi?

Cintia Thome! O certo é saber se portar entre essa multidão de doidos que a cada dia piora mais! O culto do Ego cambaleante tomou a mente humana! Será um aprendizado pela dor!

raphaelreys · Montes Claros, MG 20/1/2009 20:04
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

seu texto é muito bom amigo, um grande abraço.
depois eu volto.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 20/1/2009 21:58
sua opinião: subir
Maria Lúcia
 

Raphael, na verdade todo mundo se diz louco, mas louco que é louco, não sabe que é louco. Muito louco teu postado !
Um beijo louco.

Maria Lúcia · Campo Grande, MS 20/1/2009 23:37
sua opinião: subir
Victor Brum Calaça
 

"Quem seria eu sem a minha loucura,senão mais que um besta sadia, cadáver adiado que procria"Fernando Pessoa o poeta mais importante da lingua portuguesa,depois de Camões , e que tinha depressão, como outros famosos ilustres muitos deles com contribuições importantíssimas para as artes , política, e filosofia, a quem muitos dos ditos normais devem de alguma forma a eles.Contudo nos tempos de hoje com a medicina avançada e diversas formas de terapia,em que essas pessoas podem encontrar um padrão de vida bem melhor , contudo ainda prevalece o mesmo preconceito de outros tempos.Com relação ao texto gostei muito da forma com que foi trabalhado o tema, rico em citações, e de uma leitura bem acessível ao tema delicado.Aliás prefiro este texto ao anterior no que se refere a leitura ser acessível,mas é apenas uma opnião pessoal que não retira o valor do outro texto referido.

Victor Brum Calaça · Cotia, SP 20/1/2009 23:58
sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

E quem nunca foi, pelo menos momentaneamente louco neste mundo de Deus? A loucura é relativa. Cometemos atos insanos sem, na verdade, sermos loucos. A insanidade temporária é saudável, pois nos tornamos mais criativos, mais ousados, mais destemidos e isso tudo pode estar sendo causado por adrenalina, fruto de um estresse de viver neste mundo muito louco. Isso sim, é a pura verdade: o mundo está cada vez mais louco e temos que nos adaptar a ele. Então, temos que fazer loucuras também.
Muito bom o seu conto. Parabéns!

Saavedra Valentim · Vitória, ES 21/1/2009 00:17
sua opinião: subir
Luciano Colossi
 

Vejo muito isso...

Luciano Colossi · Florianópolis, SC 21/1/2009 01:58
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Sempre penso.
Uma oração para os amigos overmanos!

“Oh! Vida oculta, que vibras em cada átomo...; Oh! Luz oculta, que brilhas em cada criatura... Oh! Amor oculto, que a tudo abranges na Unidade...; Possa, todo aquele que se sente uno Contigo, saber que ele é, por isso mesmo, uno com todos os outros”.

Claudia Almeida · Niterói, RJ 21/1/2009 02:12
sua opinião: subir
raphaelreys
 

W.Marques! Obrigado pela leitura do meu doido postado!

Maria Lucia! Bem relatado que o verdadeiro louco é o que não sabe da sua própria doideira! Obrigado pelo beijo louco, pois sou louco por loucas emoções!

Victor Brum! Bem “cadibo” o dito de Fernando Pessoa. O preconceito afasta o paciente dos terapeutas e demais profissionais da área. Tenho muitos conhecidos que permanecem com graves problemas e se recusam a procurar tratamento! Obrigado pela sua passagem no postado!

Saavedra! Nobre overmano!A loucura domina ao seu bel prazer o mundo e os seus habitantes. Diz Fenelon que das operações do espírito a menos freqüente é a razão! Um abraço!

Luciano Colossi! Ai na Floripa também tem muita gente dando uma de doido? Aqui no Norte de Minas tem uma pequena cidade (vou omitir o nome) que quase a totalidade da população tem manias e fobias de loucos! Tem casos que parece coisa de cinema!

Claudinha! Minha flor de Júpiter! Obrigado pela oração e pela energia a todos os overmanos! Um louco beijão!

raphaelreys · Montes Claros, MG 21/1/2009 05:05
sua opinião: subir
lady sophie
 

Simplesmente fantástico!
E cá pra nós, a loucura sempre foi meu grito de liberdade, a melhor desculpa quando me faltou coragem de ser quem eu era!
beijos, muitos beijos

lady sophie · Porto Alegre, RS 21/1/2009 07:28
sua opinião: subir
TÂNIA MARA CAMARGO
 

E quem não é doido, todos nós temos essa doideira e é ela
que nos faz suportar tantas coisas. Trabalho original, bem
escrito, parabéns!Beijos! voltarei p/votar.

TÂNIA MARA CAMARGO · Jundiaí, SP 21/1/2009 10:16
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Lady Sophie! A loucura serve sim, como sustentação para fugirmos rumo a liberdade!" Beleza a suapassagem no postado cara menina! Um beijo louco!

Tânia Mara! A doideira é um lastro de sustentação da vida! Obrigado pelo incentivo! Loucos beijos!

raphaelreys · Montes Claros, MG 21/1/2009 11:05
sua opinião: subir
rosa melo
 

Magnífico!
Coincidentemente falava hoje com o Spírito Santo desse 'estágio' do homem na terra, desse espaço que ocupa o homem, aquém das sua capacidade de SER. Ou mais exatamente da religiosidade com que o homem defende o seu padronizado mundo, fechando a válvula da liberdade para o SER além daquilo que lhe é posto. Ou da loucura insana que é ser gente. ou...

"a loucura não existe.
A loucura está em todos os lugares ao mesmo tempo.
Normal é o tédio dos dias sem graça que as pessoas fazem pra elas mesmas."


Hoje o overmundo chegou pra mim com um grande peso, a caminho da insustentável leveza.

Valeu mano!

rosa melo · Pio IX, PI 21/1/2009 11:51
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Rosa Melo! Valeu o seu comentário no meu postado da loucura e valeu o caminho a insutentável leveza em manter o ser e a loucura que está em todos os lugares. É a grande guerra do eu com o Eu, a batalha de Kurushetra! A liberdade de pensamento nos foi caçada e agora estamos além do eu. Um beijão louco pela sua passagem na minha loucura!

raphaelreys · Montes Claros, MG 21/1/2009 13:16
sua opinião: subir
Marlene Bastos
 

Se "tudo o que os loucos trazem na alma está escrito no rosto", deveria ser bom sermos louco, sem máscaras, fugir da normas criadas por não sei quem, fugir do lugar-comum, da trivialidade do nosso alter ego...
Que loucura esse seu texto!!!
Bjokas

Marlene Bastos · Goiânia, GO 21/1/2009 15:21
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

loucura de texto rapha...
abraços

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 21/1/2009 15:34
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

texto bem escrito e repleto de pertinentes citações,
mandou ver caro Raphael,
abraço,

Carlos Mota · Goiânia, GO 21/1/2009 16:05
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Marlene Bastos! O louco tráz no rosto as marcas do karma quer a sua alma vivenciará! Qualquer rosto por mais maquiado e disfarçado mostra o registro do que vai na alma. Ser louco/manso tornou-se uma postura de meio termo! Beijos loucos para você!

Samuel Luciano! Texto prá l´´a de louco meu caro! Estamos no meio de uma multidão de loucos de diversos matizes! Um abraço louco!

Carlos Mota! Obrigado por concordar com a minha loucura caro colega!

raphaelreys · Montes Claros, MG 21/1/2009 16:43
sua opinião: subir
Isabel Furini
 

Eu também amei o Timeus de Platão e a Doutrina Secreta de Helena P. Blavatsky. Não sei se isso é doidera, mas se que dá um sabor diferente a nossas vidas.
Adorei o texto.

Isabel Furini · Curitiba, PR 21/1/2009 17:43
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Isabel Furini! Que doideira você ter amado o Timeus e a Doutrina Sereta! Chegou a ver Critias? Estou doido para ter o Timeus para releitura! Se tiver sobreando um por aí me manda um pelo ECT. Quero ficar mais doido! Viu As Estâncias de Dziam?

raphaelreys · Montes Claros, MG 21/1/2009 17:50
sua opinião: subir
regina espanhola
 

todos de louco temos um pouco...rsrs
bjo

regina espanhola · São Paulo, SP 21/1/2009 19:34
sua opinião: subir
Ailuj
 

Uma dose de loucura todos temos alguma vez na vida,eu já tive várias.As vezes é bom ser ou se fingir de louco pra melhor viver,né?
O que mais tem por aí são loucos disfarçados de sãos e vice-versa
Um beijo grande e boa noite

Ailuj · Niterói, RJ 21/1/2009 22:23
sua opinião: subir
herculano alencar
 

Deixo, junto com meu aplauso, um poema, para não perder a mania de poeta, pois médico e louco eu sei que sou.

Juízo de louco
Herculano Alencar

Havia um louco! era meu amigo!
Era um mendigo, catava papel.
Vivia num barraco de aluguél,
ao léu, com um brinquedo muito antigo.

Um dia desses, esse meu amigo
brigou comigo sem motivo algum.
Tinha um bafo que cheirava a rum
e uma rolha presa no umbigo.

E me xingou, avacalhou comigo,
sem ter motivo, sem explicação!
Enfurecido, atirou-me ao chão
como se fosse eu um inimigo.

Ainda hoje tento e não consigo
achar que ele não tinha razão.

Abraço fraterno,
Herculano

herculano alencar · São Paulo, SP 21/1/2009 22:54
sua opinião: subir
Ana Neri Andrade
 

beijo
doce
volto prá votação

Ana Neri Andrade · Porto Alegre, RS 22/1/2009 00:45
sua opinião: subir
Inês de Sampaio Pacheco
 

Erasmo, Poe e outros tantos gigantes. Texto da melhor qualidade. Parabéns!

Inês de Sampaio Pacheco · Brasília, DF 22/1/2009 01:26
sua opinião: subir
cibele salma
 

Viva os filhos da loucura, primogênita da vida!
Adaptados, "trumentados" ou agoniados, todos
loucos, literalmente!!!
Beijo dessa louca amiga.

cibele salma · Brasília, DF 22/1/2009 02:39
sua opinião: subir
meus traços e linhas
 

Os loucos são sempre os maiores aventureiros, atire a priemira pedra
àquele que nunca teve seu momento insano!

Louca e excelente postagem!
Parabénsssssssss!

Diná

bjsss

meus traços e linhas · Cabedelo, PB 22/1/2009 03:09
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Regina Espanhola! Todos nós temos um pouco de loucos e de pecadores. Diz Cervantes: que cada qual avenha com o seu pecado!

Julia! Tem louco até em presidência de república. Viu o Busch que saiu ontem? Mandou matar povos para roubar petróleo!

Herculano Alencar! Você tem em então duas partes, médico e um pouco de louco. Tem a de poeta pela quual agradeço a postagem no meu postado louco! E viva a loucura!

Ana Neri! Obrigado pelo beijo doce. Quase fico louco, dado a minha carência e loucura! Um abraço!

Inês de Sampaio! Beleza louca a sua presença e comentário no meu postado louco! Um abraço!

Cibele Salma! Obrigado pelos beijos loucos e "trumentados". Um louco amplexo!

Meus Traços e Linhas! O louco tem a ousadia de acreditar na sua loucura! Um abraço louco!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/1/2009 04:51
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Raphael,

Difícil poder estabelecer a linha divisória entre a lucidez e loucura, pois de certa forma todos já tiveram seus momentos de loucura, que podem ter sido de amor, saudade, raiva, desejo, paixão, e tantos outros sentimentos.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 22/1/2009 08:14
sua opinião: subir
azuirfilho
 

raphaelreys · Montes Claros (MG)
TÔ DOIDO
Um Trabalho Profundíssimo.
Um verdadeiro levantamento da situacáo, que além de nos tocar o coracáo para o respeito e a devida humanidade no tratar e no conviver, nos revela a verdadeira dimensáo e abrangáncia deste outro mundo, táo mal compreendido por todos nós neste outro mundo, táo corrido e que táo pouco tempo dá para quem esta fora dele, com abandono, indiferenca e até preconceito.
Um Trabalho agradável, instrutivo e que deve de fazer parte como leitura e tomada de conhecimento para sermos considerados como um cidadáo Humano.
Parabéns.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 22/1/2009 09:03
sua opinião: subir
Circus do Suannes
 

Votação inaugurada.
Segundo Chesterton, o louco perdeu tudo, menos o juízo. Já São Paulo nos ensinava que a loucura dos homens é a sabedoria de Deus.

Circus do Suannes · São Paulo, SP 22/1/2009 10:58
sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

Bom, coisa de maluco é achar que só os outros é que são loucos, não é mesmo?

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 22/1/2009 11:02
sua opinião: subir
camuccelli
 

Dizem que sou louco, por pensar assim.

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 22/1/2009 11:11
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 22/1/2009 11:23
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Pois é - é fantástico este prazer em reler seus contados. E dizem que no Brasil de médico e tecnico de futebol agrande maioria temos uma pouco; e que de louco não sobra ninguém.
abraço
a dre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 22/1/2009 12:12
sua opinião: subir
Vilorblue
 

votado..

Vilorblue · Colombo, PR 22/1/2009 12:14
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Realmente eu havia esquecido que existem "loucos" como eu. Ler toda esta parafernália de livros (os quais vc bem os cita) me fez lembrar da loucura em que vivemos e não temos tempo de apaziguar a nossa loucura. Parabéns mano, pensador e poeta (da mente e da alma). Votei.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 22/1/2009 12:37
sua opinião: subir
Aube
 

Puxam Rapha, você sempre com textos tão interessantes!
Maravilhoso, adorei!
Que seria do mundo sem os Loucos?
Elogio à Loucura é um dos livros mais fascinantes que já li. Porque só a loucura pode salvar a gente dessa loucura que é viver...
Beijos,
Aube.

Aube · Salvador, BA 22/1/2009 12:39
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Falcão! Das loucuras a melhor é a do amor/paixão, ou amor/tesão. E viva a loucura dos loucos!

Azuir Filho! Obrigado pelo seu comentário meu caro overmano! Vivemos em um mundo louco e cheio de loucos! Um abraço!

Circus do Suannes! De prima o seu comentário ao postado! A única coisa que o louco não perde é o juízo! E viva a loucura!

Bruno Resende! Todo louco acha que o seu vizinho é que é louco! Obrigado pela sua loucura!

Camuccelli! Por pensar que é sendo mesmo louco! Um abraço pela sua passagem meu caro louco!

Samuel Luciano! Obrigado pela passagem na loucura e pelo voto!

Andre Pêssego! Somos todos loucos meu caro. Até o que acham que não o são! Um braço!

Vilorblue! Obrigado pelo voto louco!

Mario Almeida! Só mesmo um louco como eu pode ler tanto livro louco! Um abraço!

Aube! A loucura é um santo remédio para os loucos minha cara! Obrigado pela passagem no meu louco postado!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/1/2009 12:55
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

votos ao texto e a todos os loucos

Cristiano Melo · Brasília, DF 22/1/2009 12:57
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

sabe aquela formiga 'caga fogo'!?
é que ela engoliu um raio de sol...
abraço, reys

Carlos Mota · Goiânia, GO 22/1/2009 13:12
sua opinião: subir
MaluFreitas
 

Quem são os loucos? Louco Eu? Nós? nâo! TODOS....GRAÇAS A DEUS! AMEI O TEXTO!BJS

MaluFreitas · Salvador, BA 22/1/2009 14:08
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Raphael,
Grande texto
Se formos dominados apenas pela razão, a vida perde o sentido,
pois ela é repleta de emoções que só os loucos enxergam.
Já andou na Montanha Russa? Eu já... e gostei!!!
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 22/1/2009 14:24
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

ô loko , meu !
abs, votadaço !

joe_brazuca · São Paulo, SP 22/1/2009 14:30
sua opinião: subir
Inês de Sampaio Pacheco
 

Votadíssimo!

Inês de Sampaio Pacheco · Brasília, DF 22/1/2009 15:33
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cristiano Melo! Obrigado pelos votos aos loucos do overmundo!


Carlos Mota! Essa da formiga caga fogo é coisa de louco cara!

Malufreitas! Ainda bem que você também é louca! Um beijo muito doido!

Doroni! Já fiz pior! Namorava habitualmente em cima de um telhado da casa de uma tremenda gata capricorniana dos olhos verdes pensando estarmos sozinhos e tinha uma vizinha que assistia " o ato" de camarote! Quando descobri a voyeur quase fiquei doido!

Joe Brasuca! Obrigado pelo seu louco voto!

Inês de Sampaio Pacheco! Um axé pelo seu louco retorno e pelo voto! Um abraço louco!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/1/2009 15:48
sua opinião: subir
Raiblue
 

"De perto ninguém é normal'...nem de longe...hehhee

...sem um pouco de loucura, não suportaríamos a 'droga' da realidade...são necessárias altas dosagens de loucura!!!

Excelente texto,raphinha,como sempre, super envolvente com um alinguagem só sua que nos prende e sempre nos ensina muito!!!
Parabéns,meu lindo anjo red!!!
bjks azuis
Blue

Raiblue · Salvador, BA 22/1/2009 16:38
sua opinião: subir
  Gorete
 

Ta todo mundo (l)ouco, oba..ta todo mundo (l)ouco, oba! Lembra desta musica Raphael? rsrrsrs Eu resolvi escrever poesias pra ficar menos insana! hehehhe
Belissimo e profundo texto!
Voto com imenso prazer! deixo meu abraço!

Gorete · Ipatinga, MG 22/1/2009 16:51
sua opinião: subir
victorvapf
 

victorvapf · Belo Horizonte, MG 22/1/2009 17:58
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Raiblue! Loucura é não poder te amar! A vida é realmente uma droga para as nossas emoções frágeis! Um beijo azul e louco!

Gorete! Poesias eleva, a alma dos que estão para ficar loucos! Você já leu Folhas de Relva de Whitmam? Leia que é a SUSTENTABILIDADE da vida!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/1/2009 18:01
sua opinião: subir
Guilherme de Faria
 

Rafael, você é um louco maravilhoso!
Votei, claro
Um grande abraço
Guilherme

Guilherme de Faria · São Paulo, SP 22/1/2009 20:21
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Guilerme de Faria! Obrigado pela presença e pela loucura do voto no meu postado! Seu comentário e apoio são muito importantes am minha escrita louca!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/1/2009 20:25
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Victor! Só agora apareceu o seu comentário de voto! Obrigado pela loucura!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/1/2009 20:27
sua opinião: subir
Patipetista
 

kkkkkkk
ah! Adorei !
E já disse alguém, que achei muito sábio...Tem que ser muito inteligente para ser louco ![:)]

Patipetista · Santo André, SP 22/1/2009 20:33
sua opinião: subir
José Silveira
 

"A loucura pode ser sinal de muita lucidez ou de potencial criativo não aplicado"
pensamento perfeito é pra poucos.
inda + um maluco + maluco como ; entendeu...

José Silveira · Niterói, RJ 22/1/2009 22:57
sua opinião: subir
  Gorete
 

Obgada pela sugestão Raphael!
Vou ler , com certeza; depois lhe digo!
Mais bjss...pena que ñ posso votar mais! rrsrsr

Gorete · Ipatinga, MG 22/1/2009 23:30
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Rafha, amigo.
desculpa a demora. Estava fora por motivos profissionais. Como sempre seu texto é magnifico. Sempre achei que ser louco ou estar louco é melhor maneira de ver as coisas da vida com lucidez. Será?
Valeu, parceiro
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 22/1/2009 23:45
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 23/1/2009 00:55
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Beijos e votos

Regina Lyra · João Pessoa, PB 23/1/2009 01:49
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Patipetista! Toda coisa louca é inteligente! E viva a nossa loucura!

José Silveira! Só os loucos entendem mensagens loucas! Obrigado pela passagem no meu louco postado!

Gorete! Você vota no meu coração. Um longo e louco beijo!

Noélio Melo! A loucura é a melhor estratégia para esse vida louca da modernidade! Sua presença será sempre sentida e desejada! Um forte e louco abraço!

Falcão! Obrigado pelo apoio e pelo voto caro overmano!

Regina Lyra! Obrigado pelos beijos, pelos votos e por me fazer louco pelo seu olhar encantador!

raphaelreys · Montes Claros, MG 23/1/2009 05:52
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

As vezes penso que muitos dos doidos, loucos
são apenas trasvestidos de loucos
mas são Demônios
a querer tua carne
espiritual.

bjus

Cintia Thome · São Paulo, SP 23/1/2009 09:10
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Raphael.

Corretíssimo de médico, palhaço e louco todos nós têmos e um pouco.Belíssimo texto!Voto com louvor.Abraços!!!

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 23/1/2009 11:00
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cintia Thome! Acertou na mosca! São influenciados por " demonios", almas temporariamente pervetidas pela força irredutível do pensamento a querer sugar quem navega em busca da luz! É a busca das trevas pela luz! Um jogo de Manifesto com o Imanifesto. Questões da origem do Espírito quando foi criado! Bela a sua reflexão!

Orisvaldo Tanniy! Somos uma mistura tupiniquim e amorenada de doidos e loucos! Um abraço!

raphaelreys · Montes Claros, MG 23/1/2009 11:11
sua opinião: subir
AnaLu Fernandes
 

De loucos todos nós temos um pouco...
Bjs...Mil...

AnaLu Fernandes · Rio de Janeiro, RJ 23/1/2009 16:05
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Analú Fernandes! Aproveito e lhe mando mil beijos loucos! Obruigado pela passagem na minha loucura!

raphaelreys · Montes Claros, MG 23/1/2009 16:34
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Achei que tivesse postado um comentário + acho que esquecí de enviar ou caiu a maquina... Que pena! Vo(l)tei pra parabenizá-lo pelo trabalho... Pesquisa de LOUCO é? Acho que entendí... mesmo sem entender... a vida é loucura pura ... só pra doido ver... É doid-é?

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 23/1/2009 16:42
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Marioalmeida! A vida é uma loucuira do Criador que revestiu o Espírito de uma roupagem alma para transitar nesse mundo de aprendizado. A

raphaelreys · Montes Claros, MG 23/1/2009 17:51
sua opinião: subir
Ailuj
 

: )

Ailuj · Niterói, RJ 23/1/2009 23:37
sua opinião: subir
wel alves
 

Reverencio!!

wel alves · Linhares, ES 24/1/2009 01:08
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Julia! Obrigado pelo voto! Um abraço!

Wel Alves! Um axé pela sua presença no postado meu caro!

raphaelreys · Montes Claros, MG 24/1/2009 05:30
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

votando, abraçossssss

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 24/1/2009 13:56
sua opinião: subir
raphaelreys
 

W.Marques! Obrigado pelo voto e pelo apoio!

raphaelreys · Montes Claros, MG 24/1/2009 14:03
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Juscelino Mendes · Campinas, SP 24/1/2009 14:50
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Jucelino Mendes! Obrigado pelo voto e pelo apoio!

raphaelreys · Montes Claros, MG 24/1/2009 15:44
sua opinião: subir
Ana Neri Andrade
 

Beijo
Doce....
Alcanu sempre doido enlouquece a todos...rsrsrs
pq tenho que ler o texto do autor e não resito aos comentários mais loucos que as do texto...rsrsr
Doce e insano alcanu!!
bem voltando ao texto!!!
Muito bom...rsrsrs..que que eu estava dizendo mesmo?
insanassss

Ana Neri Andrade · Porto Alegre, RS 24/1/2009 17:38
sua opinião: subir
nina araújo
 

clap! clap! clap! clap! Que coisa rica este texto Raphael!!! E lembrando Plutarco:"Como alguém se torna louco quando não o é e quando não tem a coragem de fingir que o é"
Viva os loucos!

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 24/1/2009 22:50
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Ana Neri Andrade! Alcanu esta com energias não aplicadas. Ele chega a ser paranormal! Um beijo meio louco e insano!

Nina Araujo! Beleza a citração de Plutarco minha cra overmina! O Ego sempre corre o risco de ficar ou fingir estar louco! É uma máscara! Agradeço ao incentivo muito importante ao meu aprendizado! Um louco e tenebroso beijo!

raphaelreys · Montes Claros, MG 25/1/2009 05:35
sua opinião: subir
Angela Lara
 

Votado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Angela Lara · Porto Alegre, RS 25/1/2009 13:39
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Angela Lara! Obrigado pelo apoio e pelo voto! Um beijo louco!

raphaelreys · Montes Claros, MG 25/1/2009 13:45
sua opinião: subir
alcanu
 

só vendo...
e votando !

alcanu · São Paulo, SP 26/1/2009 16:45
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Alcanu! Obrigado pelo retorno e pelo incentivo do voto meu caro!

raphaelreys · Montes Claros, MG 27/1/2009 05:01
sua opinião: subir
ayruman
 

Oi. Desculpe a pressa... É só prá dizer que estou antenado!
Luz e Paz. Abraços. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 27/1/2009 11:18
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Airumam! Obrigado pela antena e pelo voto meu caro!Um abraço!

raphaelreys · Montes Claros, MG 27/1/2009 13:18
sua opinião: subir
Stella Tuttolomondo
 

Uma loucura! rsrs

Stella Tuttolomondo · Rio de Janeiro, RJ 28/1/2009 22:42
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Stella Tuttulomondo! É uma loucura a vida minha cara overmina! Obrigado pela loucura do voto!

raphaelreys · Montes Claros, MG 29/1/2009 05:41
sua opinião: subir
meus traços e linhas
 

Raphael,
Desculpe-me o atraso , estive fora iuns dias , mas aqui estou!
amigo muito loko o texto, mas ningwém é totalmente, nenm totalmente sã, fico com essa parte!
Parabéns por apresentar um texto lngo , não enfadonho!

bjs

Diná

"Romperam-se as fronteiras de uma tribo global, constituída quase na totalidade de covardes que recusam a se olharem com a cara limpa. Apega-se a tudo o que é ilusório. A loucura é o boom de nossa civilização moderna e atormentada.
Essa triste herança foi construída pela falta de amor fraternal, da negativa das simples razões que emanam do coração. Encerro a crônica com a observação de Erasmo: A loucura é que governa a seu bel-prazer o universo."

meus traços e linhas · Cabedelo, PB 30/1/2009 10:56
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Diná! Escrever é verdadeiramente um prazer! Obrigado pelo incentivo. Um beijo!

raphaelreys · Montes Claros, MG 30/1/2009 13:30
sua opinião: subir
Walesson Gomes
 

É mesmo louco!!!

Walesson Gomes · Belo Horizonte, MG 22/2/2009 20:07
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Walesson Gomes! Obrigado pelo comentário ao postado meu caro overmano! Um bom carnaval!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/2/2009 21:05
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 30 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados