Estar no mundo
Não é favor
É louvor.
Raças, etnias se fizeram uma...
No Brasil
Se fizeram ânima.
E as brumas se desfizeram
Numa única pena da graúna
No ribombar da vida esperança
Essa ave augura a recriação humana
BrasileirÃssima graúna.
Seu solopio por sobre grotas e veredas
Metafórica imagem de liberdade.
Sinaliza o último lugar de sonhos
Pois lá na plácida alvorada
Das promessas descalçadas de esperança
Não permite
Alva lembrança.
Única vontade de por fim ao desengano
Dos desenganados.
Só uma certeza resta.
Na fresta.
O sonhar, o espanto.
O solopio da graúna
Que teima.
Que levanta.
Um desabafo desafio
Tocar o mundo “com a justa ira dos traÃdosâ€.
Autoria: Josualdo Meneses
Nota: solopio é um neologismo do autor.Poema* inspirado na “Poética da autonomiaâ€, de Graça Graúna.
Eu, Graça Graúna, gostaria de compartilhar o poema "Tocar o mundo"; um presente que ganhei de Josualdo Meneses: poetamigo, professor de História na UPE. Ele aprendeu com Paulo Freire a não esconder o desejo de um mundo mais justo, um mundo melhor.
Muito bom. Eu também me reconheço nessa inconformada luta por um mundo mais humano, mais justo e fraterno. Os sonhos não envelhecem.
romulo andrade · BrasÃlia, DF 11/3/2010 08:56Que beleza, meu querido Romulo - também posso te chamar de irmão de luta. Grata pela visita. Transmitirei sua leitura ao poetamigo Josualdo. Paz em ñanderu, Grauninha
graça grauna · Recife, PE 11/3/2010 09:01
No solopio da Grauna. No seu vô dolorido mas livre, está a mensagem de justiça, da esperança, do aconchego da Mãe Natureza. Os sinais de um Mundo melhor que está em nossas mãos construÃ-lo.
Belo presente Josualdo... Saúde e Paz. jbconrado
Parabéns, Grauninha. O poema é o seu retrato. Que seria de nós sem os idealistas que lutam por uma vida melhor, mais fraterna?
Paz e Bem.
Corrigindo. Desculpe o lapso.
No solopio da Grauna. No seu VÔO dolorido mas livre, está a mensagem de justiça, da esperança, do aconchego da Mãe Natureza. Os sinais de um Mundo melhor que está em nossas mãos construÃ-lo.
Belo presente Josualdo... Saúde e Paz. jbconrado
"Única vontade de por fim aos desenganos dos desenganados..." Todo o poema é uma canção de liberdade, há muito usurpada dos desenganados... É preciso ter a coragem de soltar o grito da Graúna e clamar por justiça, por igualdade nesta Terra que surgiu com o canto das aves, em voo livre... Todos nós somos herdeiros desta vontade, desta esperança em dias cada vez melhores. Obrigada pela leitura. Gostei muito, Graça! Bjsssssssss.....
Mena · Brumado, BA 11/3/2010 11:10Minha querida Mena: pela segunda vez, hoje, tenmho a alegria de conversar com você um pouquinho. Saiba que a sua visita me deixa muito feliz. Seu comentário em torno dopoema do Josuialdo é um facho de luz. Bjos, Grauninha
graça grauna · Recife, PE 11/3/2010 13:38Ayruman, meu querido xamã: os sinais do mundo parecem basatante positivos e não será diferente quando você estiver sempre por perto. Grata pela leitura do poema de Josualdo. Paz em Ñanderu, Grauninha
graça grauna · Recife, PE 11/3/2010 13:40Mestre Brandão: primeiramente grata por arrecadar um pedaço do seu tempo e chegar aqui. Fico feliz mesmo de saber que você vê no poema de Josualdo um retrato de mim. Paz em Ñanderu.
graça grauna · Recife, PE 11/3/2010 13:42
É mesmo um LOUVOR estar no mundo
Desde que estejamos dispostos a
Colaborar
Dividir
Respeitar
Ser e estar ...
E Deus me concede a grança e benção de conhecer Graça Grauna e de ler uma verdadeira obra em homenagem a essa mulher guerreira, em todos os sentidos, que bravamente luta em prol dos seus irmãos e todos aqueles que de uma forma ou de outra sofre.
Continue Graça dessa forma, servindo Ñanderu e espalhando a paz e o amor pela terra...
abraços.
Graça Grauna, os poetas são visionários, abrem mundos, lêem almas.
Neste poema, creio, o poeta descreveu exatamente a imagem que tenho da delicada Graúna, nossa irmã e do seu canto, o seu, Graça, na grande poesia da Graúna.
Belo, grande, da grandeza ligada à sua poesia.
beijos
Graça Grauna · Recife, PE
Tocar o mundo
...Um desabafo desafio.
As chances de Amor e Liberdade para todos e o Mundp ser melhor.
Nos resta o ideal para todos de :
...Tocar o mundo com os sonhos e motivação dos que têm amor no coração.
Parabéns pelo Trabalho valoroso e belo.
Abração Amigo para todos.
É o que todos nós sonhamos; um mundo mais justo, um mundo melhor e mais humano. Parabéns ao Josualdo pela beleza da poesia em homenagem bem merecida à Graça Graúna, essa mulher e poetisa valorosa. Que Ñanderu os ilumine sempre!
Beijosss
Amiga querida, seu canto cantado por estes belos versos,uma merecida homenagem a mulher e amiga que vc é.
E vamos levar este canto na certeza que teremos um mundo melhor.Umgrande beijo em seu coração.
"E eu levo na pirraça essa vida dura". (Benito de Paula)
Assim como a 'sussarana', o mandacaru e o Carcará resistem à seca.
Um beijo.
Solopio é um pio solitário... Tangeu-me assim os arcos da lira... E reverberou pra bem longe dos grotões do agreste... Atravessou incólume do nordeste pro norte, esvoaçou por sobre o cerrado, ricocheteou nos pampas, sobrevoou o sudeste e, quase sem querer querendo, se esparramou por sobre o paÃs... E ganhou lugar no meu coração... E meu voto... Abraços...
Pepê Mattos · Macapá, AP 13/3/2010 11:35
COMPARTILHAR ALGO BELO ASSIM... Q BOMMMMM!
PARABENS AO JOSUALDO MENESES......
GOSTEI MTO....BEM MUSICAL I....VERDADEIRO.
BJSSSSSS;
Graça,
Lindo poema. Se todos tivessem o mesmo desejo teriamos sim, um mundo mais justo.Votado. Abraços ao poeta. Beijo na pele do seu
coração.
Voltando minha amiga.Bjus em seu coração.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 15/3/2010 10:12Poetamigos(as), grata pela atenção, pela leitura prestimosa em torno do do poema do amigo Josualdo. Bjos de luz e paz em ñanderu, Grauninha
graça grauna · Recife, PE 16/3/2010 10:07
graça grauna · Recife, PE
Tocar o mundo
Com todo carinho de volta, para de novo elogiar o Trabalho, pelo que é valoroso e para deixar um merecido abraço Fraterno a Autora, que tanto amamos.
Parabéns.
Abração Amigo para todos.
Azuir, Ayruman: grata pela leitura e carinho. Bjos
graça grauna · Recife, PE 19/3/2010 17:30
Graça Grauna,
que belo poema. Aprender com a natureza que clama por liberdade e acolhimento. Toca o coração esse desabafo, esse chamamento...
Estimada Carla Pereira: feliz dia da poesia. Grata pela leitura, pela presença. Bjos
graça grauna · Recife, PE 21/3/2010 17:07
é verdade...afinal somos todos vitoriosos de alguma forma, desde a concepção !
um poema exemplar !
um beijo
Meu querido Brazuca: vitoriozos todos somos quando estamos em boa companhia. E você está aqui. Que maravilha. Grata pela leitura. Bjos.
graça grauna · Recife, PE 22/3/2010 02:08Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!