Tochas Humanas (Canto Letal)
Seres de fibra, guardiões dessas matas,
Do bicho, do homem, das águas do rio,
Não fogem, não calam, não batem, não matam,
Mas trazem na alma verdes desafios:
Lutar pela Mata, morrer pela Pátria,
Com a Fauna e a Flora a chorar noite a fio,
No ardor do veneno, no ar, no sereno,
No sol, no terreno, no calor, no frio.
Seres de folha, de ouro, de prata,
De couro, de nata, de amor, de Brasil,
Combatem as bestas humanas insensatas
Que as árvores matam sangrando o verdil,
Que as aves sufocam, que a terra poluem,
Que diluem a floresta com fogo ardil,
Que chamas semeiam nas serras intactas,
Nas peles dos bichos e do homem gentil.
Seres humanos, bioma, cristal,
Tutores da vida, anjos da criação,
Solidários na dor, de entrega total,
De vida imortal na mortal salvação;
Que o fogo não queima, mas brilha e inflama
E clama ao terror do pendor capital,
Aos cegos famintos de usinas de cana,
Que amam a gana e não o Pantanal...
Seres-estrela em sublime explosão
No céu da floresta, no ambiente da vida,
Bandeiras de gente, de deuses, de chão,
Que na escuridão cicatrizam feridas;
Espíritos de luz, esses seres de fogo
Se imolam na cruz contra o fel da vinhaça,
Afogando no cálice o vinho do engodo
Que afoga no lodo a pesca, a caça.
Seres-de-chama, da terra, do céu,
Que rompem os véus da senil avareza,
Na mesa da lei do poder, do papel...
Do troféu dos que matam a gentil natureza.
E se não podem mostrar o gênio fogo da alma
Aos olhos incautos dos homens dementes,
Afloram suas tochas na carne, com traumas,
E se tornam letais chamas humanas ardentes.
P.S.: Declamei esse poema durante solenidade ecológica, na Câmara Municipal de Aquidauana, em homenagem póstuma a Francelmo e em saudação ao Presidente da ONG S.O.S MATA ATLÂNTICA, Roberto Klabin.
“Foi uma imolação pela pátria que na terra do mensalão destoa. Francelmo: o último herói do Brasil." -- Manoel de Barros.
Frazão,
fiquei impressionada com seu texto e imagem. De arrepiar. Sem dúvida, um ato heroíco, de quem levou até as últimas conseqëncias seu amor pela natureza, num grito triste e dolorido de alerta... Mas como foi que isto não foi divulgado na imprensa?
Frazao, seu poema faz doer o coraçao, por aqui a plantaçao de cana ta tomando tudo, a gente é indefeso diante de tudo... Meu amigo sei da sua dor, é minha tambem, parabens
sinvaline
Com esta imolação, Francisco Anselmo de Barros fez ecoar seu último grito em defesa do nosso Pantanal.
Numa das cartas que deixou, Francelmo expressou assim o seu cruento desabafo: “Já que não temos voto para salvar o Pantanal, vamos dar a vida para salvá-lo”.
Frazão, este seu emblemático poema tem uma significação muito grande, principalmente pra nós que convivemos com Francelmo, que pertencia ao nosso coirmão Instituto Histórico e Geográfico de MS.
Salve!
AMIGO FRAZÃO...
Letra fantástica... De prima!
Hino para qualquer ambientalista!
Mande essa letra pra eu musicar...
e-mail: lailtonaraujo@ig.com.br
Leia o texto que eu publiquei sobre o problema do Etanol:
http://www.overmundo.com.br/overblog/pesquisando-etanol-descobri-agua-em-po
Parabéns!
Grande abraço!
Lailton Araújo
A frazão,
este teu poema é um grito de alerta para que os depredadores das nossas floresta reconheçam que o que eles estão fazenddo com a naturesa é uma estupidez que nõ tem tamanho. Meus sinceros aplausos e abraços meu amigo.
Carlos Magno.
Frazao Seu relato na fixa tecnica e muito mais contundente que seu poema, apesar dele ser belissimo. Fiquei impressionado com o fato, tao estupido e chocante que dificilmente podera ser transcrito num poema! As empresas nao se importam com os problemas ambientais, porque o lucro e que e o seu deus...Mas enfim o seu relato e um protesto bem feito e registrado para todo o Brasil!
victorvapf · Belo Horizonte, MG 17/11/2007 20:03
Olá amigo Frazão,
GRANDE poema de protesto. Você esvreve tudo de uma maneira a que todos possam entender. Que mais "Frazões" apareçam, para que um dia acabe essa loucura que por aí está a acontecer.
Não vou parabanizá-lo, pois o tema para mim que pertenço ao GreenPeace, é uma obrigação de todos, usando as armas pacíficas que Deus nos deu, para acabar com a destruição da natureza, seja ela aonde fôr. Todos juntos, podemos fazer com o que parece uma utopia, se tornar uma realidade.
Digo-lhe sim, OBRIGADA Frazão.
Um abraço fraterno cá de Portugal.
"Ó Pátria amada, idolatrada, SALVE,SALVE!"
Lindo my brother1
Beijos
Cris
Frazao my brother
Coragem e desprendimento.
Tem que ser arrojado.
tem de ser Poeta.
tem de sensibilizar e se sensibilizar.
Parabéns pela criação que encanta todo mundo.
Um Trabalho ótimo e em ótimo LUGAR..
Um grande abraço
Frazão,
que história mais triste. Às vezes, pensamos que não existem mais esses heróis em tempos modernos. E a imprensa, onde fica? Acho que foi pouco noticiado esse fato.
O texto mostra também que és poeta em todos os sentidos!
Abçs de Betha.
Frazão, irmão de todas as raça, agradecida por me colocar a par dessa triste história.
Que sirva de lição esse protesto dessa criatura de Deus para que todos nós braslileiros possamos lutar e defender nosso Brasil.
Parabéns. Abraços.
Morreu um homem... um homem de verdade
Alguém cuja alma era chama,
Cuja vida era combater a trama
do jogo sujo e desleal
da mentira capital
dos filhos da puta que destróem o mundo
Não há ninguém aqui no momento, mas não importa,
ver-me prostrado no chão frente a esta poesia
frente à lembrança do amado Francelmo
não mudaria nossa dor.
Mas seria bonito, ver uma multidão ajoelhada nas ruas de Campo Grande no dia 13 de novembro, rezando a prece do homem consciente: Senhor, livrai-nos das usinas no pantanal, amém...
Caro amigo e parceiro de lutas - Frazão!
Tua sensibilidade na arte das letras se estende na arte de viver neste momento em que te reportas ao tema ambientalista, retratando a luta de tantos e que tem sua expressão maior e tão cruel na carne e na alma do colega Francelmo.
Parabens por renovar as chamas que aquecem esta luta.
Abraços.
Frazão, confesso-me sem palavras, diante da beleza e da pungência deste maravilhoso poema.
A auto-imolação de Francelmo deveria queimar também a cega sede dos que vivem apenas de destruição.
Voltarei para o voto e já guardei entre os meus preferidos.
beijos
Lindo!
A questão ambiental sempre é bem-vinda!
Abraços!
Não li ainda os demais comentários... mas a nós, Poetas. só resta combater "com palavras". Mesmo assim, foi/é uma grande homenagem.
E temos no OverM um novo cordelista num Martelo Agalopado (de oitavas e não décimas... e daí, isso importa?) flamenjante, de dobrar de inveja o corpo morto de Gonçalves Dias.
"Sou bravo, sou forte... meu canto de morte, guerreiros, ouví"! SINCEROS PARABÉNS, meu jovem !
Oi... Muito forte... ter consciência das "impossibilidades" e morrer por elas, é um gesto heróico, num mundo tão carente de exemplos, de verdades, de homens que lutem no presente e pelo futuro do planeta. Parabéns . Abraços
analuizadapenha · Natal, RN 18/11/2007 21:28
Bem colocado, quando o homem perceber que sangra junto com a natureza talvez seja tarde demais!
Parabéns !
Como sempre você arrasouna sua defininação!
Vo(l)to.
Bjs
Poeta maior, voltando para o voto, a releitura me permitiu ver o quanto sua homenagem é ainda mais perfeita.
"Seres-estrela em sublime explosão"... neste verso, a imagem do mártir, em luz transformado.
Magnífico!
beijos
Frazão.
Imagem forte. Texto excelente. Causa nobre, exemplo de coragem, de vida
Abraços
Noélio.
Essa terra pode cumprir um outro ideal
antes ainda de tornar-se um imenso canavial
basta que mulheres e homens livres
preocupemo-nos em deixar a filhos e netos
a terra que recebemos de pais e avós
que não nos deram a vida para destruir a vida
se não que para amar e defender a vida
(sei que a exploração acumula e se reproduz
sobre a força de trabalho e que só rima com mal)
Grato pelo convite, Frazão.
Um preito e tanto ao gesto extremo em defesa da vida de nós todas, pessoas que ainda procuramos a humanidade inteira.
Muito bom Frazão, sua defesa é justa. Viver e morrer por um ideal... quem o fará??!! São muitos os que falam e poucos os que fazem... consciente seu texto poético e também muito forte. Espero que alcances teus gritos e sonhos.
Bjs
Salve my brother!
texto poetico para contar um triste episódio - bem lembrado.
Até hoje não consigo compreender tal atitude...
Parabens Frazão.
Amigo Frazão,
Retornei agora para votar nesta obra.
10 pra você!
abrs,
Frazao my brother
Salve Amigo Poeta.
Muito sentimento no Coração .
Maior orgulho neste seu sentimento e na sua produção .
Voto com muito amor.
Parabéns e abração .
Azuir
Frazão...
Logo que vc me chamou li...Chorei muito pois eu li em algum lugar sobre isso e veio a minha memória de um agricultor, ou seja, um funcionário de uma instituição pública que viveu 2 gerações num campo experimental ,em uma fazenda, no interior e foi "destruído" a estufa que lá cultivava espécies, mudas de árvores...e ele foi encontrado morto por ter ingerido agrotóxicos, muitos falavam que foi a tristeza da destruição de "teu mundo"..ah Meu Deus! Imagino
a dor destes dois em querer gritar ao mundo dando a própria vida...
A tua poesia é em cada palavra uma gota do choro da terra...Emociona muito. Quantos Franciscos perdemos...e lá se vão um pedaços de terra também...(caramba!)
Olha o voto aí meu amigo Frazão.
Abraços.
Carlos Magno
Que homenagem justa e pungente Frazão. Fiquei mais tocada ainda quando li a ficha técnica. A Francelmo "último herói do Brasil" (Manoel de Barros), toda honra e toda a glória amém.
Para você, mando um abraço emocionado e forte.
Apesar de toda essa sujeira, corrupção e podridão, gente como você existe e a gente toca o barco. Alguns se imolam, alguns se isolam, outros mantêm a luta. Meu campo é a música e, também, a poesia. Vou continuar até meu último sopro de vida e espero que esse sopro seja ainda no trombone.
zecadotrombone · Fortaleza, CE 21/11/2007 11:30À favor da vida! Em defesa do que é bom e preciso! Parabéns!
Zé Geral · Campo Grande, MS 26/11/2007 13:30
a história primeiro
o poema depois
a lágrima furtiva
foi fruto dos dois
Tochas Humanas (a Francelmo)
Seres-estrela em sublime explosão
No céu da floresta, no ambiente da vida,
Bandeiras de gente, de deuses, de chão,
Que na escuridão cicatrizam feridas;
Frazao my brother, você é o MÁXIMO, parabéns, meu voto foi o 3 , desejando sucesso, Efigênia Coutinho
Bravo!
Meu caro frazão, por vezes, chego a imaginar que episódio como este aqui narrado, fosse mera ficção. Triste hein?
É será que o nosso povo compreende tal situação, ou fica ai apenas mais um mártir?
Abraços
Vi que tens um gosto apurado, lindo o seu texto, de muito, muito bom gosto. Aproveiro pra te apresentar "perebah e jair", uma dupla de mc's que oferece um projeto musical diferente de tudo que já conheci, e ainda tem uma múmia como dançarina, hilário, vc como parece ter uma visão diferente, vai gostar das letras e da musicalidade que elas trazem. Deixa um comentário, pra eu saber o que achou! Obrigada.
O atalho está aqui. Ou então vai na fila de votação.
http://www.overmundo.com.br/overblog/a-verdade-sobre-perebah-jair-1
Muito bom!!! votado com louvor...estou com essa musica passe por lá e comente se gostar...
http://www.overmundo.com.br/banco/alma-ferida
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!