Um artesão, no interior do Estado de Sergipe, constrói com suas esculturas, no sítio onde vive, um universo particular a que denomina “Nação Lascada”, nome bastante sugestivo, pois retrata em suas peças, esculpidas em madeira bruta e expostas a sol e chuva, a realidade que vive o homem do interior do nordeste brasileiro. Em seu documentário “Véio”, a diretora Adelina Pontual apresenta a rotina e as idéias dessa figura insólita e de seu fantástico mundo, numa linguagem simples e direta.
Em qualquer país do mundo um homem como esse seria valorizado, quiçá até rico...mas aqui, passa por maluco, infelizmente !
Divulguem mais esse ilustre desconhecido pra ele deixar de ser um ilustre desconhecido, tentarei ajudar...
Um abraço !
Olá, Poeta Jorge Henrique,
Lindíssimo trailer. Os movimentos de dança da câmera para fazerem dançar as peças do "Véio" e as falas dele sobre a vida e a morte de suas obras são muito fortes!!! Fiquei muito curioso para assistir ao filme inteiro. A Adelina pretende disponibilizá-lo no Overmundo em breve??? :)
a frase "...eu dou a vida a quem já está morto...eu não tiroa vida de uma árvore..." mostra a sabedoria em homem simples,
Ari Donato · Salvador, BA 30/6/2008 16:02
Obrigado, amigos, pelos comentários.
Olha, Viktor, a esse respeito já havia comentado com Helena que entraria em contato com Nara Aragão, produtora executiva do documentário, e ela me autorizou apenas a selecionar algumas cenas e a montar um pequeno trailer para postar aqui no Banco. Foi o que pude fazer.
Também não sei se é possível assisti-lo por completo no link que deixei do Porta Curtas da Petrobras.
Um abraço a todos.
Então além de poeta você é editor de filmes também? :)
O teu texto já tinha me deixado amarradona no trabalho do Véio, mas realmente a imagem em movimento é capaz de nos tornar ainda mais envolvidos, né? O filme parece ser excelente e o trailer está muito bom, parabéns. Não tinha a dimensão que ficava tudo assim tão na beira da estrada. Valeu, poeta!
Puxa que bacana, Jorge!
Parabéns e obrigada por fazer conhecer o documentário e o véio!
Grande abraço! Flávia
Obrigado, Helena, pelo elogio ao trailer, mas as cenas do documentário são muito boas, fiz apenas uma pequena seleção do que mais me impressionou, de maneira a deixar que se perceba isso.
Que bom que gostou, Flam, "Véio" é mesmo cativante.
Um abraço a todos.
Muito bom, Jorge. Parabéns pra Adelina e pro Véio!
Pode me passar o contato da Nara?
Abraços
Gostei muito.
Um voto e um beijinho doce de Minas Gerais.
Sílvia
olá adelina,
aguardamos seu filme no Festival www.valecurtas.com.br, inscrições até 10/10/2008.
Gostei bastante. Muito bem feito o vídeo. E as esculturas do "Véio" são impressionantes.
Sucesso.
Abraço.
Tive o prilégio de conhecer Véio e assistir a Nação Lascada, de Adelina Pontual. É isso, é tudo isso, sem tirar nem por...
Thiago Fragata · São Cristóvão, SE 12/5/2009 16:24
Olá, Fragata, que bom tê-lo por aqui também a prestigiar nosso ilustre "Véio". Gostaria de fazer apenas uma pequena observação. O documentário de Adelina Pontual intitula-se apenas "VÉIO". O documentário cujo nome é "Nação Lascada de Véio: a Glória do sertão" foi dirigido por Ribeiro Filho, com roteiro de Ulisses Rafael e produção de Flávia Burgos.
Um forte abraço.
Então preciso conhecer o documentário de Adelina Pontual. Vou entrar nessa fila também! KKK ajuda ae...
Thiago Fragata · São Cristóvão, SE 12/5/2009 19:09Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!