TV de Bolso entrevista a Banda Kaimuã

Instale o Flash Player para ver o player.
1
Ilhandarilha · Vitória, ES
15/9/2009 · 15 · 5
 

A banda Kaimuã é formada por jovens e adolescentes da aldeia indígena Caieiras Velha, em Aracruz. Na entrevista eles falam um pouco da formação da banda, das influências e dos objetivos deles.

Na região do rio Piraque-açu, em Aracruz, sete aldeias indígenas fazem uma resistência cultural e territorial enorme. Acuados, por um lado, pela multinacional Aracruz, e por outro pela especulação imobiliária, os descendentes de Guarani e Tupinikim tentam sobreviver e se adaptar a esses fatores, sem perder suas referências culturais.

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Claudia Rangel
Ficha técnica
Gravado em Alegre, em agosto de 2009, durante a realização do Entre Comunidades.
Câmera digital Pentax Optio E50
Downloads
260 downloads

comentários feed

+ comentar
azuirfilho
 

Ilhandarilha · Vitória (ES)
TV de Bolso entrevista a Banda Kaimuã

Um Trabalho muito bacana que é do interesse de todo mundo que quer um mundo melhor para todos no respeito as caracteristicas de cada um.
O Problema não é ser indio ou não indio e sim em quem domina e quem é dominado.
~´E possível conviver pacíficamente desde que não haja exclusão ou imposições que extrapolem os limites da honra e da dignidade.
Parabéns pelo Trabalho admirável.
Abração Amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 16/9/2009 11:34
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Ilha,

Acho que já te faeli de um artigo que li, naõ me lembro onde, sobre a estreita relação ocorrida entre quilombolas e índios nos século 19. O artigo tinha inclusive uma gravura bem bonita com uma canoa de índio transportando gente de uma banda de congo mista bem estranha.
Nunca tive tempo de penetrar nesta praia não mas tem tudo a ver. Ocorreu o mesmo no Peru (segundo o antropólogo brasileiro da pesada Paulo Carvalho-Neto) num lugar chamado se não me engano, Ilha das Esmeraldas onde os índios, influenciados por quilombolas com os quais interagiram na selva, desenvolveram um xilofone ('marimba para os íntimos) sofisticadissima, com as teclas feitas de ticum (aquela 'madeira' de palmeira com que os indios em geral fazem arcos, fhechas e pontas de lanças)
Se eu fosse capichaba 'da gema' igual a você corria atrás da meada desta história.
Bjs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 16/9/2009 20:57
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Já tem gente pesquisando essas interrelações entre índios e negros aqui. Bem pertinho de minha casa tem as paneleiras de Goiabeiras, organização de mulheres que se ocupam, desde séculos, à confecção das famosas panelas de barro feitas totalmente à mão e tingidas com o tanino encontrado no manguezal aqui. Essa técnica de construção de panelas é dos índios e essa comunidade é um exemplo da mistura negro e índio no estado.

Ilhandarilha · Vitória, ES 17/9/2009 08:20
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Ilha,

Blz! Se negros e índios se juntassem em reinvidicações de terras, por exemplo, a reforma agrária brasileira acho que até saía, não é não? Partiam em marcha para Brasília gritando e dançando:
_ "Cafusos, unidos, jamais serão vencidos'! "Cafusos, unidos, jamais serão vencidos'!

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 17/9/2009 08:29
sua opinião: subir
Patipetista
 

Ah!!! Adorei saber um pouco mais dos índios da nossa terra !

Valeu !!!!

Patipetista · Taboão da Serra, SP 23/9/2009 23:12
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter