Um Conto de Natal
Chamava-se Eufrásio Jesus da Silva, Eufrásio por parte de pai e Jesus por parte de mãe. Explico: o pai era ateu convicto e a mãe beata das mais sérias e religiosas (dizem que freqüentava a igreja dia sim e dia também). Como nascera na véspera do Natal, nada mais natural que a mãe encasquetasse com aquele nome próprio. O pai, por seu turno, não era contra nem a favor, muito pelo contrário. Porém, tanto o pai fez que conseguiu colocar o Cristo em segundo plano e doar, à sua cria, o seu próprio rizoma substantivo. A mãe, dona Diva, não ficou de todo feliz, mas cedeu reticente e alegando ter tido uma visão. Não se conhece detalhes da história, também não vale a pena ir tão longe. O fato é que Eufrásio, ainda recém nascido, teve ali no batismo o destino já traçado. Todos o tinham em grande conta desde berço, e entre os presentes não faltaram ouro, incenso e mirra, muito embora em mÃnima quantidade, apenas com valor simbólico.
Eufrásio cresceu e tornou-se coroinha.
Depois, enveredou pelas letras e almejava ser Professor. Tornara-se grande conhecedor das coisas sacras, mas também, por obra do pai, conhecia um pouco de Darwin, Einstein e Newton, dentre outros renomados e ilustres doutores das ciências ocultas, como sempre advertia dona Diva: não ensine ocultismo a meu filho , Eufrásio, isso tudo é balela! O pequeno Eufrásio, no entanto, parece ter herdado a curiosidade infinita do pai. Quanto mais sabia mais queria saber.
Certo dia, descendo a rua da catedral rumo à casa dos pais, o pequeno Eufrásio foi surpreendido por um meliante de arma em punho, tentou fazer como seu pai lhe ensinara: conversar calmamente e passar-lhe todos os pertences de valor. Não obstante, quando estava lentamente rendendo-se ao gatuno, uma senhora da vizinhança deu o alarme: Jesus!- gritou, assistindo ao jovem ser abordado.
Resumo da ópera: o meliante, que, coincidentemente, também atendia pela alcunha de Jesus, assustou-se e disparou um tiro, uma única bala que penetrou as vestes do pobre Eufrásio.
A confusão estava armada. Em torno do Eufrásio, dezenas de pessoas se aglomeravam. O coitado foi levado inconsciente até o hospital mais próximo. Ou melhor, fingindo uma inconsciência que não existia. Encontrava-se lúcido o Eufrásio, tão lúcido que tratou de se desfazer do pequeno livro de bolso, cujo teor com certeza seria motivo de censura pela comunidade. O livro, estrategicamente guardado próximo ao tórax, acabara de lhe salvar a vida.
Quando o Eufrásio levantou-se, no leito do hospital, sem ao menos um arranhão por todo o corpo, as comadres beatas atestaram imediatamente um poderoso milagre de Natal. Ninguém parara para ouvir a versão do Eufrásio, todas as mulheres das redondezas se organizavam, então, em mutirão, para comprar presentes significativos e celebrar o segundo nascimento de Eufrásio. Novamente, ouro, incenso, e mirra. Era novamente Natal para Eufrásio Jesus da silva, pois estávamos exatamente no dia 24 de dezembro de 1961.
Muito bom teu conto, Marcão!
E muito melhor ver tuas publicações por aqui pelo Overmundo novamente!
Grande abraço, mestre!
http://interludios.blogspot.com
Excelente!
Como se viu, o não tão santo Eufrásio foi salvo por algum pequeno pecado e ainda virou santo mesmo....
Como é bom crer!
beijos
Carlos e Saramar, Muito grato!!
abração a ambos,
Marcos,
belo conto: religiosidade, humor, ceticismo... coisas do cotidiano!
abçs de betha.
obrigado, mais uma vez, Betha.
abração,
Querido Marcos:
Amei!
Continue... Como poderei dormir sossegada sem saber o nome do pecado que salvou Eufrásio!?
Beijos_Meus*
*
Lili,
Eufrásio gostava de conhecer todo tipo de literatura. assim, no livro de bolso cabe o que tua imaginação mandar...
abração,
olá... vou arriscar meu palpite, era uma super agenda com nomes bastantes conhecidos...rs. Esperemos em 2008 Eufrásio revelar a verdade e para o autor um Feliz NOvo Ano. Paz e amor
analuizadapenha · Natal, RN 27/12/2007 18:14
Muito obrigado, Analuiza.
Um ótimo 2008 para você, também!!
abraços,
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!